Oshkosh Defense reforça mobilidade do Exército dos EUA com novo lote de reboques para equipamentos pesados

15
Oshkosh

Oshkosh, WI – 11 de junho de 2025 – A Oshkosh Defense anunciou nesta terça-feira a assinatura de um novo contrato com o Exército dos Estados Unidos no valor de US$ 27,6 milhões para a entrega de 55 reboques médios para transporte de equipamentos (MET – Medium Equipment Trailers). Este é o terceiro pedido dentro de um contrato de produção de cinco anos, do tipo IDIQ (entrega indefinida/quantidade indefinida), assinado em novembro de 2023.

Projetado em parceria com a empresa holandesa Broshuis B.V., o MET é uma solução de mobilidade robusta e moderna, voltada para apoiar os esforços de modernização logística do Exército norte-americano. O reboque de seis eixos é compatível com o trator M1300 do sistema Enhanced Heavy Equipment Transporter System (EHETS) da Oshkosh, e foi desenvolvido para transportar veículos de combate de até 60 toneladas.

Entre os principais diferenciais do MET estão sua capacidade de operar em redes rodoviárias europeias com cargas de até 45 toneladas, sua suspensão hidráulica ajustável para vencer obstáculos aquáticos e sua aptidão para atuar sob viadutos de até quatro metros de altura — uma vantagem crucial em operações de mobilidade global.

O novo sistema foi idealizado para transportar plataformas-chave do Exército dos EUA, como os veículos Bradley, AMPV (Armored Multi-Purpose Vehicle), o obuseiro autopropulsado Paladin e os veículos de apoio à artilharia FAASV, reforçando a mobilidade tática em ambientes operacionais complexos.

“O MET é mais um exemplo de como a Oshkosh Defense entrega soluções inovadoras para desafios logísticos sofisticados,” afirmou Pat Williams, Diretor de Programas da Oshkosh Defense. “Em um cenário em que velocidade e mobilidade são cruciais para o sucesso das missões, o MET se destaca como um ativo vital para manter uma postura de força eficaz e ágil.”

O programa MET completou recentemente os testes de verificação de produção do governo norte-americano (PVT) com meses de antecedência. A produção dos novos reboques será concluída até junho de 2026.

Com design resistente, alta capacidade de carga e compatibilidade com múltiplas plataformas, o MET é uma peça essencial para garantir a prontidão operacional do Exército em cenários desafiadores e, por vezes, hostis.

A Oshkosh Defense, subsidiária da Oshkosh Corporation, é referência global na produção de veículos militares e sistemas de mobilidade de última geração. Já a Broshuis B.V., parceira do projeto, é uma das maiores fabricantes europeias de reboques especiais e soluções de transporte pesado, com histórico comprovado de fornecimento para forças armadas ao redor do mundo.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Inscrever-se
Notificar de
guest

15 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

Refletindo aqui.

Se o Brasil escolher um MBT de verdade, precisaremos de um tank transporter desses, embora existam excelentes caminhões no Brasil, alguns até adaptados para uso offroad que rodam na grande maioria no mercado de cana de açucar, acredito que uma carga indivisível como um MBT que excede não só em peso, mas também em dimensões exija algo específico como um desses, aí a brincadeira vai ficando muito, mas muito mais cara…e não é qualquer um que faz manutenção em um desses.
Em caso de necessidade de emprego de carros de combate, lembro muito dos relatos da segunda guerra mundial, onde os soviéticos conseguiam tirar e colocar os T-34 da/na linha de frente com muito mais facilidade que os pesados tanques alemães com seus Tigers e Panthers, carros de combate pesados que necessitam operar em grandes distancias é um problema logístico fenomenal em todos as vertentes (transporte, suprimento e manutenção).
No comparativo 1×1 (supertrunfo) todo mundo dá palpite e tem seu favorito, mas na pratica a história mostra que funciona diferente, penso que um país de dimensões continentais como o nosso, precisamos fazer chegar o meio no lugar certo e na hora certa e ter capacidade de mantê-lo operacional com todo apoio que se exige, convocando modais de transporte civil se necessário for, como os soviéticos fizeram.
Jamais vou falar que um mmbt é melhor que um mbt, tudo tem seu ponto forte e seu ponto fraco, mas penso que no nosso cenário atual, nos convém pender mais para o lado lógico e estratégico do que para o lado tático e conservador…abraço a todos.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

Nós temos limitações orçamentárias e de infraestrutura que o EUA não precisam nem pensar a respeito.

Tanto na Europa quanto no EUA há oferta abundante de ferrovias quanto aqui nem pavimentada a maioria das rodovias são.

Talvez algo mais viável pra nós seria investir em infantaria blindada embarcada em IFVs como o Bradley ou CV90.

RPiletti
RPiletti
1 dia atrás

O conjunto reboque e trator chegaria em qual valor?
Anos atrás a compra de L1A5 caiu do céu…

Última edição 1 dia atrás por RPiletti
Colombelli
Colombelli
Responder para  RPiletti
22 horas atrás

Pode por 1.5 milhão de dolares nesta conta fo cavalo mais reboque

FERNANDO
FERNANDO
1 dia atrás

Não precisamos disso ai.
Nós já temos.

Henrique A
Henrique A
Responder para  FERNANDO
1 dia atrás

Os nossos são de origem civil, são suficientes para o que nós temos mas coisas mais pesadas provavelmente demandariam algo desse nível.

Josè
Josè
Responder para  Henrique A
1 dia atrás

Se avaliar bem verá que esses equipamentos militares são baseados em equipamentos civis, como exemplo uma D11 pesa mais de 110 toneladas.

PauloR
PauloR
1 dia atrás

Isso serve como desperdício de dinheiro pq qualquer caminhão civil MAN, IVECO, SCANIA, VOLVO ou Mercedes consegue transportar tanques pesado

Colombelli
Colombelli
Responder para  PauloR
22 horas atrás

Eles pensam no off road e em cenario mundial por isso naonusam meios civis

Henrique A
Henrique A
Responder para  PauloR
11 horas atrás

Se meios civis fossem iguais a um meio especializado como este por qual razão então ele existe? Certamente ele tem características e capacidades que o diferem de um modelo civil.

Bacchi
Bacchi
Responder para  PauloR
9 horas atrás

No caso do trator não tem o porque trocar pois já existe o M1300 a mais de 30 anos e ele foi projetado justamente pra isso, transporte de blindados já respeitando o limite e tamanho das rodovias europeias, um caminhão civil pode ate ser adaptado pro uso militar mas nunca vai se equiparar a um caminhão que foi desenvolvido já com apenas esse proposito.

Josè
Josè
Responder para  PauloR
6 horas atrás

PauloR no caso a matéria se refere a carreta/reboque e não ao caminhão/cavalo mecânico.

Colombelli
Colombelli
22 horas atrás

Este, meus amigos, é mais um gasto que teriamos caso adotássemos um CC do tipo mbt de primeira linha.
Ainda se soma adequação de pisos, garagens, oficinas, novos guindastes, veiculos de socorro, combustivel a mais. Tudo isso foi posto na ponta do lápis pra se chegar ao limite de 50 ton alem da questão das rodovias, estradas e pontes.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Colombelli
11 horas atrás

Qual será a proporção deste meio/para o que ele irá rebocar? Será de um pra um ou mais?

Última edição 11 horas atrás por Henrique A
Heinz
Heinz
Responder para  Colombelli
5 horas atrás

Até 50 Ton existem apenas algumas opções para se comprar um MBT, T90, Type 10.
O Vt4 tem 53 ton e o k2 black panther tem 56.
Só resta as gambiarras MMBT