Argentina firma acordo com os EUA para adquirir blindados Stryker

M1126 Stryker
Em 2 de julho de 2025, o ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, e o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, assinaram no Pentágono uma Carta de Aceitação (LOA) para a compra de blindados Stryker 8×8 para o Exército Argentino. A aquisição faz parte dos esforços para recuperar as capacidades estratégicas militares do país, alinhando-se a iniciativas recentes como a compra de caças F-16, e visa fortalecer a relação de cooperação em defesa entre Argentina e Estados Unidos.
Petri destacou que a compra está em sintonia com as diretrizes do presidente Javier Milei de investir novamente na defesa nacional, buscando modernizar as Forças Armadas e garantir a soberania e a paz interna, além de permitir a participação argentina em missões internacionais de paz. Hegseth, por sua vez, ressaltou a parceria histórica de mais de 200 anos entre os dois países e apontou interesses comuns, incluindo o enfrentamento de ameaças regionais, como a influência da China. Embora não tenha sido divulgado o número exato de veículos adquiridos, anteriormente os EUA ofereceram um pacote de 27 blindados Stryker à Argentina.
O Stryker, derivado do LAV III canadense e fabricado pela General Dynamics, entrou em serviço no Exército dos EUA em 2002, com o objetivo de preencher a lacuna entre veículos blindados pesados sobre lagartas e veículos leves sobre rodas. Com mais de 4.900 unidades produzidas, possui diversas variantes como o M1126 para transporte de tropas, M1134 antitanque, M1133 para evacuação médica, e o M1296 Dragoon equipado com canhão de 30 mm. Inicialmente, General Dynamics e General Motors receberam contrato de US$ 8 bilhões para fornecer 2.131 veículos ao Exército norte-americano.
O blindado padrão pesa cerca de 16,47 toneladas, mede quase sete metros e alcança velocidade máxima de 97 km/h, com alcance de 500 km. Sua proteção combina aço de alta dureza e blindagem cerâmica adicional, resistente a projéteis de até 14,5 mm. Diversas melhorias foram incorporadas ao longo do tempo, incluindo blindagem reativa, proteção contra minas e dispositivos explosivos improvisados (IEDs), além de sistemas eletrônicos avançados e capacidade para transportar maior carga útil.
A frota atual de blindados da Argentina inclui veículos como M113, UR-416 e Mowag Grenadier, mas a aquisição dos Stryker representa um salto tecnológico, oferecendo maior proteção para as tripulações, integração com sistemas C4ISR, maior poder de fogo e mobilidade em terrenos difíceis. O pacote oferecido pelos EUA inclui também metralhadoras M2A1, sistemas de comunicação, torres remotamente operadas e equipamentos de navegação, aumentando a interoperabilidade argentina com as forças da OTAN. Além da Argentina, outros países como Ucrânia, Tailândia, Bulgária e Macedônia do Norte também operam ou planejam adquirir o Stryker, enquanto nações como Canadá e Israel optaram por sistemas alternativos.
LEIA TAMBÉM:
Argentina avança na modernização dos caças F-16 com parceria da Terma
Eles de maneira modesta estão melhorando aos poucos… é pouco mas é exemplar pra quem vive de megalomania e acaba com muito menos (nós).
…agora respira fundo…e se faz de doido…
(não tem como comparar, principalmente nesse quesito, cerca de 30 Stryker que o Exército Argentino está adquirindo com quase 600 Guaranis operados pelo Exército Brasileiro)
Foram prometidos 2000… é isso que eu quero dizer… eles não estão fazendo alarde enquanto a nós eram prometidos mundos e fundos… a interpretação de vocês está deixando a desejar.
Você mora na Argentina? O que é alarde? 30×600 é goleada, se não foram as 2000unidades, ainda assim 600 são bem mais que a compra deles. Não tem justificativa você cutucar o BR com a citação de megalomania, quando temos motivo para bater, devemos bater, porém 30 strykes dos argis não podem virar motivo para criticarmos as nossas compras.
Sem contar que estamos tendo contratos de exportação, e pelo jeito vamos continuar tendo.
O contrato inicial tinha a opção de ATÉ 2000, não que 2000 iriam ser comprados.
A sua que falhou.
Não… o contrato previa essa número tanto que teve que ser alterado.
Foi “alterado” porque as opções não foram exercidas.
Não eram opções.
Era efetivamente um contrato para 2044 Guaranis 6×6.
Tanto que quando reduziram para cerca de 1600 tiveram que alterar o contrato e indenizar a Iveco pela redução da encomenda.
Uma Indenização bem significativa.
Vão fazer sim, muito alarde.
Vamos novamente.
Prometeu 2000 e entregou 600, é melhor ou pior de quem não prometeu nada e vai receber 30?
Sua comparação é descabida, para achar um motivo para criticar.
Fim.
Não lembro de ser uma promessa, foi mais uma intenção de se adquirir 2.000 unidades do Guarani…
Porém houve mudança de planejamento, o que considero normal: reduziram para completar com os LMV, que eu particularmente achei interessante…seria mais se dobrassem pelo menos a quantidade de Guaicurus…
Os mais de 2000 se mostraram uma quantidade excessiva para o EB. Ocorreram cortes e também a conversão do contrato de 150 Guarani em 420 Guaicurus. Acredito que, no total, serão ao redor de 1000 Guarani, em todas as versões, ao redor de 5 vezes a quantidade de EE-11 Urutu que o Exército operou. Os Guarani substituíram todos os Urutus, principalmente nas Unidades de Cavalaria Mecanizada, permitiram a transformação de Batalhões de Infantaria Motorizados em Mecanizados e permitiram a criação de novas Unidades de Infantaria Mecanizada.
Outras fontes citaram 8 unidades iniciais, ou seja, apenas 2 pelotões. Não equipa uma Companhia….
Marcelo acaba com as mentiras de chapéu de alumínio, a patriotada leva tapa na cara de peroba rsrs
https://www.lapoliticaonline.com/politica/defensa-4266/
Resumindo, Milei fez o Exército Argentino de otário rsrs
Sem entrar no mérito de qual é melhor, o EB já recebeu mais de 700 Guarani.
da mesma forma que não dá pra comparar 11 ou 12 Grippen , ou mesmo os 36 ( quando cheguem todos ) com a USAF como brazuca gista de fanfarronesr .
Meu caro o Brasil ainda tem uma vantagem numérica imensa sobre a Argentina , em se tratando de exército.
Essa compra foi só ( pelo baixo número) agradar o miguxo Trump. Porque em se mantendo o número de 27, até a Tailândia, no presente momento, comprou 6 vezes maís Striker.
Discordo. Só de Centauros II que são mais caros que esse Stryker nós encomendamos mais. Se comparamos com os Guaranis que foram entregues, é covardia.
Eu não estou me referindo a números comparativos mas da =/= entre o que é prometido e o que é entregue.
Você estava por aqui nos anos 2010s? Se lembra do alarde da época, do “Brasil putênfia”?
Foram prometidos mais de 2000 Guarani inicialmente, quantos vieram? Só um exemplo, se prometia tanta coisa que eu nem mais me lembro de tudo.
“vive de megalomania e acaba com muito menos”
O nosso muito menos é muito mais que o deles.
“A produção do Guarani é realizada na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), construída com investimento de R$ 55 milhões, gerando 200 empregos diretos e 1 400 indiretos. A expectativa é produzir 115 unidades por ano, mas tendo capacidade para 200. Possui cerca de 90% de componentes brasileiros.
O aço da blindagem é fabricado no Brasil pela Usiminas, no centro de pesquisa e desenvolvimento, mantido em Ipatinga para produzir aço balístico.”
“Data de Criação2009
FabricanteIveco
Custo unitárioR$3.644.076,17
Quantidade
produzida600 de 1500 unidades a serem entregues até 2033″
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/VBTP-MR_Guarani#:~:text=julho%20de%202019.-,Produ%C3%A7%C3%A3o,Ipatinga%20para%20produzir%20a%C3%A7o%20bal%C3%ADstico.
Incrível, foi só apertarem o rapaz que ele finalmente largou um “a culpa é do Petê” meio disfarçado kkkk
Compramos centenas de Guaranís, feitos aqui, Linces ( não vou chamar de Guaicurus, sorry ) e Centauros.
Deus sabe que tenho várias críticas as FA’s BR, mas nesse quesito, o EB está a anos luz do Exército Argentino.
Eu não estou me referindo a números que eles adquiriram vcs os nossos mas sim o que foi prometido por nós e o que efetivado foi entregue.
Você se lembra do segunda mandato do Lula? Se lembra do que diziam que o Brasil seria, o que as FFAA teriam? Então, como estamos hoje? Não acha que é muito mais vergonhoso fazer tantas promessas e acabar tão aquém do que simplesmente fazer sem alarde aquilo que é possível dentro de uma realidade de restrições?
Cara, mesmo com as centenas de tesouradas na verba do MD, as centenas de promessas não cumpridas, e as centenas de caneladas orçamentárias do governo e forma como quase 90% da verba do MD vai pra soldo/ pensão, AINDA SIM temos:
800 Guaranís;
Linces;
Centauros;
Gripens;
FCT’s;
Riachuelos;
Fora as compras de oportunidade, como o Atlântico.
E nesse mesmo período de tempo, a Argentina:
Perdeu um submarino;
Escolheu F-16 usado;
Compra de menos de 30 Stryker’s também usados;
Então, embora eu concorde contigo sobre “promessas não cumpridas do Brazil Puthênfia”, a Argentina não são exemplos de NADA.
Quer usar como exemplo de “promessas não cumpridas” ou “o que deveríamos ser, mas não somos”, nos compare com Marrocos, Itália e Turquia, aí sim.
Mas usar Argentina como parâmetro e exemplo…desculpe, mas simplesmente não tem comparação.
Temos 2 centauros.
Não esquece do vexame dos SEM
Ahhhhh cara, não acredito que esquecí dessa, muito obrigado por me lembrar disso.
Cara…
Porcentagem assim não existe….
Salário e pensão não são 80% do orçamento.
Eles são X.
Se o orçamento é y, é 80%.
Se é y+ Z, é 80%.
kkkkk, modesta é a nossa, da argentina e a conta gota.kkkk. A quantidade de veiculos encomendado no primeiro contrato (cerca de 2000), era fora de realidade, ia sobrar Guarani e faltar outros veiculos, era normal acontecer uma redução para priorizar outras compras, foi feito só um equilibrio.
É para sentir inveja deles por acaso?! Não trocaria os nossos Iveco Guarani no plástico pelos Strykers argentinos amigão…
Se eles querem ostentar com material de segunda mão,problema deles,nosso veículo é um produto novo e pode evoluir tecnológicamente, mesmo sendo apenas um VBTP, mas serve ao propósito…
“La Plata”,ou melhor: a ausência dela falou mais alto…
E lá se vai a possível compra dos guaranis…
#graçasadeus. Tambem se foi o calote. Queriam financiado por nós.
Provavelmente Tio Sam ofereceu algo que o Brasil não tem condições (ou não quis mesmo): opões generosas de financiamento/pagamento.
Não, Tio Sam não ofereceu nada, foi só uma compra politica, Milei deixou claro que faria isso, com o alimento incondicional com os EUA.
Sejamoa brutalmente sinceros aqui:
O Guaraní nunca teve chance na Argentina, da mesma maneira que o 390.
O tempo que a gente gasta “agradando” eles, a gente oferece ambos os produtos acima pra outros países.
E já falei várias vezes que eu estou doido pra ver a Índia escolher o 390, pra gente tirar as peças do 390 que são fabricadas lá, e serem fabricadas na Índia.
A hora da aposentadora dos C-130 da FAA está chegando.
Salvo engano, apenas uma cedida recentemente pelos EUA possui menos de 40 anos.
A única forma da escolha não ser pela aeronave da Embraer é os EUA oferecer mais Hercules para a Argentina.
“A única forma da escolha não ser pela aeronave da Embraer é os EUA oferecer mais Hercules para a Argentina.”
O que seria extremamente provável de acontecer.
Acho que os argentinos irão optar pelo C-130 por questões ideologias
Concordo 100%!
Será muito mais interessante e benéfico acordo com a Índia! Além da venda, claro
Pois é, mas deveríamos nem se quer ter componentes sendo fabricados lá, já que se nem se quer cogitam na aquisição do material em que eles são parte fabricante e que gera empregos. Melhor passar esses componentes lá fabricados para países que possam adquirir o produto ou trazer para cá de volta para ser fabricado aqui. Temos muitas empresas necessitando de produção e para gerar empregos e gerar vendas para tentar resistir a pirâmide de impostos que é exigido a quem quer produzir nesse país.
Li alguns anos atrás uma notícia hispânica de que a EMBRAER estava cogitando retirar a fabricação de partes do KC-390 da Argentina justamente pela falta de não quererem adquirir a aeronave e seria feito uma transferência para algum país europeu (nesse tempo, não tínhamos o KC-390 em Portugal ainda); por um lado, faz sentido, já que existem peças britânicas; poderiam ser substituídas pelos indianos, por exemplo, com uma nova tecnologia embarcada. Enfim. Outra negativa é em relação ao Guarani. Além do que eles estavam pedindo, queriam de qualquer forma que o Guarani fosse construído na Argentina por inteiro. Isso não fez sentido, já que é o Brasil que constrói e possui fábrica pra isso; apenas não temos a IVECO do Brasil construíndo o motor, algo que também poderia ser transferido para o Brasil. Não é possível contar muito com os argentinos não.
Como diz um dos personagens do filme o quatrilho em relação a um preço “isso nao está salgado. Está uma ‘barica’ de sal”.
O Milei está se mexendo. Mas o gap leverá décadas pra ser tapado, se é que um dia conseguirão.
Mais um oportunidade para quem ainda não entendeu que a Argentina nunca será um parceiro do Brasil.
Carta de intenção, planos, conversas, blá blá blá, para aquisição do KC-390 e do Guarani e…e…e…e…
Mais uma vez, nada.
Simples assim.
Quando falamos que eles são X ou Y, alguns defendem pelo motivo de conhecerem A e B que são “gente boa”. Única parceria boa com eles é eles entrarem com a b**** e nós com o pé…
Isso tudo é sandice desses “nachinalistas” com devaneios de o Brasil liderar o tal de “Sul global” Com o “BRICS” contra o “Ocidente imperialista”… tá na mesma linha do Pochman de fazer um mapa de cabeça pra baixo… é tudo maluquice que só existe na cabeça desses tapados que infelizmente governam o país há 20 anos.
Então o comentário acima de que, usa uma aquisição mequetrefe para denegrir as compras do nosso exército é só uma forma, uma tentativa de forma subliminar criticar o atual governo, é como disseram, foi ser apertar, que solta a verdadeira intenção rsrsrs chapéu de alumínio, depois quer que eu não ria, rsrsrs
Naquele mapa de doido o Pochman, só para piorar, colocou a Argentina no centro e no topo do mundo.rsrs
E o pior de tudo e a FAdeA ter abocanhado participação na montagem de partes do KC-390 só com essas promessas…
Fácil de resolver, os Tchecos e Portugueses compraram não é?? realocar a produção para a OGMA em Portugal e para a AeroVodochy.
Manda realocar a produção para a Índia que já está em bom tamanho, para atender a nível mundial a produção do KC.
“… Argentina nunca será um parceiro do Brasil.”
Como não?
É nosso maior parceiro comercial, ficando atrás apenas de China e EUA.
Em termos de exportação, também ocupam essa posição e, devido as mudanças econômicas do país vizinho, com este índice inclusive tem aumentado.
Importante observar que, para um país onde importamos muito e exportamos pouco com o a Rússia, batemos continência.
Para um pais onde temos uma relação comercial muito mais intensa e com muito mais retorno, tratamos como “inimigos”.
Vai entender…
Os empresários argentinos fazem negócio com empresas brasileiras. O governo não deles não faz.
Sem contar que a Relação do Brasil com a Argentina no Mercosul é como Alemanha e França, nossa indústria mesmo com diversos problemas é mais competitiva do que a deles.
Pois é.
.
E nem é difícil compreender a ação dos argentinos, que estão agora, aprofundando suas relações com os que apoiaram o atual governo durante a campanha.
.
O governo brasileiro apoiou o projeto contrário abertamente e perdeu, mais uma vez, em sua aposta… Estamos colhendo os frutos de mais uma relação que estabelecemos.
.
Não é a primeira e não será a última vez que assistimos um presidente indo contra o interesse nacional, para se meter abertamente em política no estrangeiro, visando benefício próprio.
Como é que é?: #…..abertamente e perdeu, mais uma vez, em sua aposta…………..Não é a primeira e não será a última vez que assistimos um presidente indo contra o interesse nacional…#
Pelo amor de Deus, vai falar de tanque rsrsrs quem aposta no governo Milei? rsrsr
Em que pese a Argentina ocupar o 3° lugar entre os parceiros comerciais, o saldo é praticamente equilibrado, com leve superavit brasileiro.
De qualquer maneira, a diferença entre o volume comercial do Brasil com a China e EUA é gigantesca, estando a Argentina muito próxima de Chile, Canada, México, Espanha, Países Baixos (não necessariamente nessa ordem).
A Argentina, até por questão cultural, nunca será um parceiro ou aliado muito confiável e isso vale para todos os setores da sociedade.
Inimigo? no momento não. Um vizinho, cujo convívio atualmente é bom. Porém é importante a manutenção e vigia do muro.
E com o corredor bioceânico o comércio com o Chile deve aumentar bastante.
Mas assim se mede uma parceria pelo equilíbrio.
Uma relação pessoal funciona da mesmo modo.
Nossa relação com a China, por exemplo, está rumando para este equilibro (eles ainda importam mais do que exportam) principalmente devido ao setor automobilístico.
O único porém, desta relação são a diferença de produtos. Enquanto nós exportamos mais commodities eles exportam mais produtos manufaturados. E estes últimos tem.muito mais valor agregado.
Mas isto é devido uma deficiência nossa.
Possivelmente o valor destes carros será baixo, como os F16. Motivo e econômico. Brasil também faz isto com estoque de desativados EUA. Argentina está em processo melhoria, porém ainda está amparada FIM. No aí Plata.
Acho que as pessoas não compreenderam bem o motivo real desse negócio com os EUA, em detrimento do Guarani. Na minha opinião, não tem nada que ver com as qualidades de um e de outro. Vou definir com algumas palavras:
Quebrados, mal pagadores, FMS, FMI, recursos minerais.
E por favor, não comparem o Brasil com a Argentina, estamos décadas na frente em 99% dos temas de defesa.
Independente da qualidade do Guaraní, os argentinos SEMPRE tiveram má-vontade com esse veículo.
O chamavam de “carrinho de mão”, e era esse adjetivo pra baixo.
E outra: só acredito quando eu vir esse veículo realmente chegando na Argentina.
Ok, mas…quem chamava o Guarani de “carrinho de mão”? O público dos canais de defesa? Alguns militares? Tem quem chame o Gripen de “avião de papel”, e nós, e especialistas de vários países, sabemos que não é.
A Argentina vive do passado “glorioso”, tem muito de política na escolha. Para alguns nacionalistas argentinos, é inimaginável depender do Brasil em algum componente de defesa. A Argentina sempre será um problema por uma união tecno-militar sulamericana.
E hoje, estao mais dependentes dos EUA do que nunca. Porque os norteamericanos podem financiar a um mal pagador.
Faltou Malvinas, esses equipamentos jamais poderão ser utilizados militarmente contra a Grã-Bretanha, para desespero de um certo grupo de argentinos.
Meu amigo,…tentar recuperar pela força as Malvinas, mesmo com sistemas de armas novos, russos e chineses, seria o fim da Argentina.
A questão é que voltaram a ter uma relação carnal com aquém apoio claramente a Gra Bretanha a derrota-los, e tem gente aqui que diz que é sandice não acompanharmos os atual governo argentino, desculpe-me mas é tolice demais.
Excelente aquisição.
Conaiderando-se que a possibilidade de calote é tão certa quanto o nascer do dia de amanhã caso os argentinso comprassem o Guaraní, eu não lamento nem um pouco eles terem escolhido o Stryker.
Se os argentinos derem calote, é problema dos EUA.
Ou melhor, é problema dos Argentinos, pois aposto que o “homem-laranja” não pensaria 2x em “passar a mão” naquelas reservas de lítio argentinas, como “caução” dessa dívida…
É…. pro desfile anual essa guarnição é suficiente. Pra defender o país, faz nem cocegas…
A inveja dos argentinos impede que comprem Guaranis, KC-390 e Super Tucanos.
E no caso dos dois primeiros estaria fomentando sua combalida indústria.
Quando o motor do Stryker tiver problemas, em vez de encomendar uma peça na fábrica da FTP de Córdoba, terá que se virar para comprar e trazer uma peça dos EUA.
Submissão TOTAL! E qual a contrapartida? Nenhuma. Já vi exatamente esse filme aqui por essas bandas!
Vendo os comentários nao da para parar de rir, os caras anunciam que vão comprar 28 unidades, nao dizem quando para variar, nossa que coisa incrível aprende EB , ai tbm vão receber meia dúzia de F16 de no mínimo uns 35 anos aprende FAB , ai olho nosso lado q ta ruim admito, mas ja substituímos todos os urutus, começamos a receber novos caça tanques, lento mas substituímos fuzis, entre outros itens, fab devagar mas substitui Kc e ta recebendo gripens e helicóptero de transporte e treinamento.
Marinha tá substituindo submarinos e vai substituir velhas fragatas.
Como será que eles veem nossas aquisições?
Criticar blz mas comparar com isso e muito ter sentimento de vira lata mesmo.
Tiveram uma ditadura mais sangrenta do que a tirania fascista da Itália sob mussolini
Sim, a repressão Argentina foi pior que repressão interna na Itália do duce.
Há centenas de oficiais e agentes policiais e da inteligência Argentina em prisão perpétua pelas barbáries padrão medieval cometidas.
Foi tão grave que não foi possível qualquer anistia como por essas bandas.
Lá os militares tornaram-se quase invisíveis na sociedade.
Pra não falarmos no desempenho bisonho nas Malvinas.
Milei, um direitista e patriota, dentro de suas limitações orçamentárias e da choradeira britânica em ouvidos na casa branca, faz o que lhe é possível para apagar esse passado tétrico e não permitir que a grande ditadura vizinha assuma protagonismo militar.
Fala da barbárie q foi a ditadura na Argentina e depois vem dizer que o Brasil, onde todos tem liberdade, tbm é uma ditadura. Que bizarro.
Viva os Hermanos, não vo fica comparando com Brasil, pra min que gosto de Defesa fico feliz, não tinham nada, agora tem F-16, stryker . . . que assim continue aos poucos que seja.
Mesmo que algum dia possa ser um risco a nossa soberania torço para todos Países da América Latina terem Forças capazes, quem sabe assim as nossas melhorem e sejam levadas mais a sério também.
Bajulando “o pai” já conseguiram F16, tankers e agora Stryker.
Estão avançando rápido para quem estava quebrado analisando compra de pucara.
Pensar que hoje, atual, nossas forças não tem recursos nem para combustivel, como mudamos em menos de 3 anos…
Projetos da industria militar nacional feito pelo partido dos Trabalhadores:
Projetos do governo Patriota para os militares:
??????????
Vc realmente acredita que foi o partido dos roubar… digo, trabalhadores? Hahaahahahahahahahahahahah
Em que pese o governo petoca, as FFAA não afundaram….
No governo do patriota, em q pese a maior pandemia de nossas gerações, as FFAA mantiveram seus projetos.
Projeto de folha de pagamento e promoção? Rsrs
Errou. O governo patriota fez uma coisa: favoreceu a previdência dos militares.
Po… não favoreceu não.
Aumentou a contribuição, inclusive das pensionistas.
Com salários e benefícios mais gordos
Não contraria, rsrsrs, a patriotada.
E parece que o lobby do Doritos com os seus fanboys do terceiro Mundo está dando certo, não é mesmo?
Ao mesmo tempo em que a austeridade e o neoliberalismo devoram tudo, sobra dinheiro para comprar essas coisas.
Cortes apenas no futuro do país e no lombo dos tontos, pois pra milico, político e elites, ai tem de sobra. Ai não tem crise econômica!
As FA argentinas estão se arrumando com o Milei, inclusive estão para adotar o Arad como fuzil do exército.
Enquanto uns melhoram seu país, outros destroem (nossa realidade)
Apesar dos problemas enfrentados pelo Brasil, mesmo assim, estamos anos-luz a frente dos argentinos, sequer nos servem de comparação.
Eu não disse que eles estavam melhores que nós, eu disse que eles estão se “arrumando”. Pra quem não tinha aviação de caça, agora possuem o F16. Para quem não tinha um VBTP moderno, agora vão de stryker. Pra quem usa FAl, parece que vão de Arad.
Amigo, continuam sem um VBTP moderno, até o nosso corpo de fuzileiros fez uma compra de VBTP maior que essa.
verdade, mas é só um primeiro lote
Se entra nas forças armadas da Argentina tome um anti tétano o nível de aquisição de equipamentos obsoletos só agrega ao Museu.
Te informe. Eles compram pouco mas compram bom equipamento. Drones de ataque israelenses heron( pioneiros na AL), rbs70 ( 20 sistemas), carl gustaf m4 ( mais de 70 unidades), caminhoes dos EUA e estudando um grande lote do unimog 5000, programa TAM ahora andando e com 10 unidades entregues em um ano.
Estão melhorando depois de anos da esquerda destruindo o pais e as FA com os kirchner e Fernandes.
Patriota vou lhe ser explícito, Kichener e Milei que se danem, o problema da Argentina, se arrasta a décadas com a esquerda ou com a direita, ao mas Milei é um traidor está ao lado de quem ajudou a lhes enfiar uma faca na guerra das Malvinas, agora se para um país do tamanho da Argentina vc acha o supra sumo alguns Drones de ataque israelenses e rbs70 ( 20 sistemas), carl gustaf m4 ( mais de 70 unidades), é como digo, depois não querem que eu ria rsrsrsrs
Daqui cem anos os argentinos arrumam a casa rsrs
Pessoal, a premissa era obter veículos 8×8 e não 6×6. O Guarani só entrou na jogada por questões óbvias, entretanto era óbvia a escolha final dos argentinos e a negativa do Brasil de não oferecer os Guaranis como os argentinos queriam. E, pelo amor de Deus! Gente comparando o quantitativo de strykers adquiridos de primeiro momento com o quantativo de Guaranis que temos; é besteira essa comparação. Pelo o que li LOA deles: serão, de primeiro momento, apenas 8 unidades.
8 unidades armam o que? Uma pequena Companhia?
“Parceria histórica de 200 anos…” Tiraram dessa conta o ano de 1982 e as décadas de embargo militar?
Pessoal está confundindo as coisas…deixe um pouco de lado a rivalidade e patriotismo para poder analisar os fatos de forma imparcial.
É inegável que o Eb tem forças armadas maiores que a Argentina e comparar em números é perda de tempo….o que dá para comparar são os programas….exemplos:
-O programa Guarani envolve não só o a viatura 6×6 em si (vai muito além que isso) ainda esta em curso e sofreu várias modificações e ainda pode sofrer devido ao programa ser muito longo e mudou muita coisa nas prioridades do eb desde a assinatura do contrato inicial.
-O programa de modernização do CC TAM argentino foi um programa que teve seus detalhes, mas podemos afirmar que é um case de sucesso também e obteve resultados além do esperado.
O que temos que admitir que o esforço de reequipamento das forças armadas Argentina tem assinado contratos importantes atualmente e os nossos tem sofrido diversos problemas entre o governo e as forças armadas por N motivos e isso não pode ser considerado normal.
Exato. Estão em fase de recuperação depois que os kirchner e seus asseclas arrasaram o pais e (como aqui), procrastinaram projetos.
Talvez nao venham comprar submarinos ou modernizar sua frota de superficie como anunciaram, e o desmonte feito nas FA deles depois de 82 os colocou muito abaixo do Brasil e do Chile. Mas dentro das possibilidades, estão progredindo, em contraste à estagnação de antes. E o que estão comprando são armas eficientes pra nosso TO ainda que algumas aquisicões tivessem opções melhores ( caso deste blindado)
Isso é fato. Não opinião.
Ps: nao confio neles e penso que nao deviamos por eles no programa kc nem ter ofertado o guarani. Eles ainda não entenderam que agora são 2 escalão na AL.
Parece haver controvérsias
https://www.lapoliticaonline.com/politica/defensa-4266/
Tapa na cara rsrs
No país idealizado pela patriotada: (fora do tópico) A Fazenda Pública do Estado de São Paulo (Fesp) entrou com pedido de embargo da homologação do plano de recuperação judicial alternativo da Avibras Indústria Aeroespacial.
Ao tentar embargar a homologação, o governo paulista atua para inviabilizar a retomada da Avibras, empresa que participa do Programa Espacial Brasileiro e é certificada como estratégica para o país.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/07/03/fazenda-do-estado-de-sp-apresenta-recurso-contra-decisao-que-validou-plano-alternativo-de-recuperacao-judicial-da-avibras.ghtml
O drogado do Milei é muito doido msm. kk O povo passando fome e direita como sempre querendo aparecer pros outros.