Pista de pouso clandestina inutilizada

Boa Vista (RR) – O Comando Operacional Conjunto Catrimani II deflagrou, nos dias 7 e 8 de julho, a Operação “Sucuri” com foco na desarticulação da infraestrutura logística de garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomani.

A Operação contou com a participação dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil e de explosivistas do Exército Brasileiro, resultando na inutilização completa da pista de pouso de “Cascalho Novo”, nas proximidades da região de Kayanaú, considerada estratégica para o garimpo.

Após a neutralização de estruturas de apoio instaladas nas proximidades, a pista foi interditada com o emprego de explosivos. Foi utilizado um volume de carga explosiva cinco vezes superior ao aplicado em operações anteriores, com o objetivo de dificultar qualquer tentativa de reparo por parte dos garimpeiros.

O deslocamento das tropas e dos materiais empregados foi realizado com o apoio das aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil. No local do objetivo, a tropa realizou a infiltração por meio da técnica de descida de corda vertical, permitindo o desembarque ágil sem a necessidade de pouso da aeronave.

Como resultado, a operação comprometeu uma das principais rotas aéreas de apoio logístico ao garimpo ilegal na região, ampliando o efeito das ações militares na Terra Yanomami e colaborando para o efetivo desmantelamento das atividades ilegais. A inutilização da pista de “Cascalho Novo” representa um impacto significativo na logística do garimpo ilegal, que depende dessas estruturas para o transporte de equipamentos, combustível e insumos necessários às atividades de extração mineral.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

34 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Esteves
Esteves
1 mês atrás

Maior que Portugal. Maior que a Hungria.

amarante
amarante
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Guarulhos maior que Chicago

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Esteves
1 mês atrás

E dai? Era tudo dos indígenas. As terras foram usurpadas, roubadas. Seu comentário ser sobre a Terra Indígena, e não sobre os crimes que ocorrem por lá, demonstra muita coisa.

Bacchi
Bacchi
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Tudo um dia já foi de alguém e foi tomado por outro, assim é a vida

Thiago Martins
Thiago Martins
Responder para  Bacchi
1 mês atrás

Então, normalizemos a retomada de terras improdutivas pelo mst

Dragonfly
Dragonfly
Responder para  Thiago Martins
1 mês atrás

Se uma tribo indígena chegar no seu bairro dizendo que há centenas de anos aquilo tudo ali era dos ancestrais deles, você desocupará sua casa/apartamento numa boa?
Se sim, tem meu respeito pela coerência.
Caso contrário, perdoe-me, mas é hipocrisia e demagogia.

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Dragonfly
1 mês atrás

Então, meu caro, a sua indignação é com a fala do Bacchi de que “Tudo um dia já foi de alguém e foi tomado por outro. Assim é a vida”.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Thiago Martins
1 mês atrás

Sim, normalizemos tbm a resposta daqueles que estiverem defendendo essas terras, incluindo as forças estatais, que devem zelar pela Constituição, que prevê o direito à propriedade como direito fundamental.
Afinal, quando, acima, se referem a “terra que foi de alguém e hoje não é mais”, se referem aos processos de tomada a força que ocorreram no passado e em exatamente todo e qualquer milimetro do mundo atualmente ocupado.
Ou você conhece algum lugar do mundo em que isso não tenha acontecido? O mundo todo é ilegitimamente ocupado então? Todos devem voltar de onde vieram? Voltaremos todos para onde então? Para o berço das primeiras civilizações? Você já começou esse processo? Já fez o que pra voltar às terras às quais você pertence? Ou o canal é só ficar de ladainha aqui, falando da terra dos outros, mantendo a sua presença ilegítima em terra que não é sua?

Luiz
Luiz
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Eles trocaram por espelhos

sagaz
sagaz
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Defendem o regresso… quem em sã consciência defende o modo de viver indígena? Meninas são estupr4das, bebês com alguma deformidade são eliminados, como é a “justiça” deles? Já as “tribos” mais urbanas todos nós sabemos como são.

wilhelm
wilhelm
Responder para  sagaz
1 mês atrás

“meninas são estupradas, bebês com alguma deformidade são eliminados”

Bem, na “civilização” temos escândalos envolvendo pedofilia e tráfico humano dia sim e dia também (o caso Epstein manda abraços) e clínicas de aborto legalizadas triturando centenas, quiçá milhares de bebês diariamente. De uns tempos pra cá, isso inclusive começou a ser chamado de “empoderamento feminino”.

Será que a diferença é tão grande assim?

Última edição 1 mês atrás por wilhelm
carcara_br
carcara_br
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Tem diferença sim, o Ser humano é um bicho em cativeiro a gente consegue desenvolver comportamentos que são totalmente contrários as chances de sobrevivência. Estamos em cativeiro porque temos essa cabeça maravilhosa capaz de produzir além das nossas necessidades imediatas e ir além. Resultado, das “deformidades” algumas culturas consideram gêmeos (imagina sinal de mulheres hiper reprodutivas) maldições e que um deve ser morto ao nascer…
Creio que existem programas governamentais pra que, se não for possível mudar essas tradições, ao menos eles saiam da tribo e possam ser adotados.
Sinceramente eu odeio tratar isso fora de um ambiente intelectualmente honesto porque parece propaganda pra permitir o aculturamento e as vezes deslocamento e extermínio de populações.

Última edição 1 mês atrás por carcara_br
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Prezado…como em qualquer lugar existe a pessoa boa e a pessoa má (não podemos generalizar)…logo, existe o índio bom e o índio ruim também….O problema ocorre quando esse índio ruim consegue se proteger atrás das leis que protegem sua8 etnia e comete crimes contra o Estado brasileiro, se quer ser índio…seja índio….não seja um criminoso disfarçado de índio…isso precisa mudar.

carcara_br
carcara_br
1 mês atrás

Cratera foi “pequena”, depois perguntam por que esse país precisa de armas nucleares, simples com a profundidade certa a pista inteira seria engolida numa cratera e o solo recobriria com alguns metros os resíduos radioativos perigosos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carcara_br
1 mês atrás

Não. Haveria contaminação radioativa.
Todos os locais nos quais foram feitos testes nucleares estão contaminados até hoje, exceto nos casos nos quais as detonações foram feitas no mar. As correntes espalharam os resíduos, mas o monitoramento mostrou que isso levou anos.

Bombas nucleares são sujas. levam anos para dissipar ou reduzir a intensidade da radiação dos resíduos.

carcara_br
carcara_br
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Eu acho, não sei calcular, que existe um ponto ótimo no qual o vácuo (vaporização e plasma) criado pela explosão, chega a uns 20-30m da superfície já contando o deslocamento e todo esse material ou causa um pequeno efeito na superfície na hora da explosão e depois se acomoda formando uma cratera com centenas de metros, ao menos consigo imaginar isso. ficaria preocupado com o crescimento da vegetação e a profundidade das raízes/ elevação do lençol freático, mas pra tudo tem um jeito na engenharia basta dinheiro e a motivação correta….

Última edição 1 mês atrás por carcara_br
George A.
George A.
Responder para  carcara_br
1 mês atrás

Ninguém em sã consciência cogita usar bombas nucleares no próprio território, a não ser pra testes e mesmo assim a contaminação dura décadas.

carcara_br
carcara_br
Responder para  George A.
1 mês atrás

https://youtu.be/UoDd8Fm-FiI?t=365
Só que não faríamos um lago, mas uma cratera recoberta com uma boa camada de material não radioativo deslocado pela explosão.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  carcara_br
1 mês atrás

Pensei que tu tava de brincadeira. Quem em sã consciência vai jogar uma bomba nuclear pra destruir uma pista clandestina no meio da floresta? Kkkkkkkk que viagem
Se o objetivo é uma destruição enorme, com 1% do preço de uma bomba nuclear, você dinamita o equivalente a dezenas de pistas dessas e não causa um enorme dano ambiental/social no local.

Última edição 1 mês atrás por Felipe M.
carcara_br
carcara_br
Responder para  Felipe M.
1 mês atrás

Não sei se é tão mais barato assim, uso civil de armamento nuclear ocorreu na URSS e nos EUA.
Lagos, incêndios e outros…

naval762
naval762
1 mês atrás

Mostrando que sabem mais do que capinar e pintar meio-fio, parabéns.

juggerbr
juggerbr
1 mês atrás

Missão impossível, estão enxugando gelo… Em pouco tempo um trator refaz, ou abrem outra pista ao lado…

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

Quando há vontade, há jeito. Quando se libera geral ao crime organizado, como feito no governo Bolsonaro, aí não adianta reclamar depois.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Quem é que tem dialogo cabuloso com facçao e usa ate o mesmo logo em campanhas? Quem se recusou a por as facções como terroristas? Quem é que articulou semana passada ida numa favela atraves de ong ligada a facção? Quem teve 90% dos votos em presidios?

Foi o Bolsonaro? Nao né.

Última edição 1 mês atrás por Colombelli
Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

A propósito, Bolsonaro só tem ligação com a milícia, com o bicho, funcionários fantasmas, rachadinhas e outras modalidades de crimes né?

Colombelli
Colombelli
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Prova? Tem indiciamento? Tem inquerito correndo disso?

O teu líder é que foi condenado em 3 instâncias. E nunca foi inocentado ou voce esqueceu que ele foi beneficiado com prescrição?

O teu lider é que esta semana lançou campanha com mikey de facção, que fez vista grossa pro sindicato do irmão e os decontos indevidos no INSS, que teve ministros recebendo integrantes de facção em compromissos oficiais. É o partido dele, e que tua apoia, quem votou contra aumentos de pena e corte de saidinha de presos. Ou vai negar?

Vai negar o petrolão? Mensalão? As falas do Paloci? Dos odebrecht? Os tesoureiros e presidentes de partido condenados?

Maiores esquemas de corrupção da historia humana e que agora se repetem.

São fatos.

Thiago Martins
Thiago Martins
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

A PF poderia provar tudo, mas foi utilizada como quintal pela família citada

Zoe
Zoe
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

Nem precisa trator. Coloca uma galera com pá e refaz.
Podiam derrubar umas arvores né,acho que dificultaria um pouco mais.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Zoe
1 mês atrás

Abatiz se chana esta tecnica da árvore. Tira facil com motoserra.

Como tu leva a galera lá pra trabalhar? Mantimentos pra dias?

Imagina quantas semanas demorrou so pra levar a estrutura ali pra começarem a pista?

O pessoal que atua ali sabe como a banda toca.

Última edição 1 mês atrás por Colombelli
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

É importante para o EB operar, mas temos que admitir que colocar pessoal de engenharia em solo para fazer esse tipo de trabalho é arriscado, ainda acho o método de bombardear com aeronave mais eficaz…a Fab faz isso com super tucano tem vídeos na internet e tals.

Colombelli
Colombelli
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

E o trator vai ali como? É mato fechado por dezenas de km. É feito tudo a braço na maioria dos casos. Demora meses.

Demora semanas tu levar mantimento pra um homem e uma simples pá ate lá.

Colombelli
Colombelli
1 mês atrás

Com pouco explosivo terceario abre um buraco de 5x5m . Nao pousa mais nada. Sem pouso nao tem manutenção. O resto degenera em dias. Pra reconstruir tem que vir tudo a pé ou de voadeira.

É serviço pra meses no mato e sem recursos à mão. Se precisasse buracos a mais ou maiores seriam feitos.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Sem falar que é possível monitorar…com a ação se obteve apenas o bloqueio de um local suspeito…se alguem mexer seria possivel prender os criminosos

Obs – provavelmente eles vão abrir outra….e assim vamos combatendo o crime organizado, não tão intenso e na frequência que gostaríamos, mas sempre progredindo.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Salve senhores camaradas do Forte e Trilogia!

Pista essa que os índios são cúmplices, eles trabalham juntos em extração de madeira,, minério. Índio que tem antena via satélite, anda Hilux e tem TV LCD me é suspeito.

Mas em fim, Bravo Zulu para o guerreiros do exército de Caxias!

Sgt Moreno