Rússia acelera produção de armamentos modernos em meio a guerra na Ucrânia

44
T-90M

Kiev, 9 de setembro de 2025 – A Rússia pretende fabricar centenas de novos tanques, aeronaves e sistemas de mísseis até o fim de 2025, apesar de já ter consumido grande parte de seus estoques de armamentos da era soviética. A informação foi divulgada por Vadym Skibitskyi, vice-chefe da inteligência militar da Ucrânia (GUR), em entrevista à agência Ukrinform.

Segundo o oficial, Moscou planeja entregar 57 caças modernos – incluindo Su-57, Su-35, Su-34 e Su-30 – ainda este ano. A lista de metas inclui ainda cerca de 250 tanques T-90M, aproximadamente 1.100 veículos blindados de transporte de tropas como o BTR-82A, além de 365 sistemas de artilharia de nova produção, sem contar modelos atualizados ou restaurados.

Skibitskyi destacou que o Kremlin continua a apostar fortemente na recuperação e modernização de blindados e peças de artilharia retirados de estoques antigos. Estimativas ucranianas sugerem que a Rússia já teria utilizado entre 50% e 75% de seus arsenais herdados da União Soviética, mas mantém capacidade industrial para compensar com novos armamentos.

“Após o colapso da URSS, muitas fábricas reduziram a produção, mas não fecharam. Isso permitiu à Rússia preservar linhas industriais e seguir como exportadora de armas”, afirmou.

A inteligência ucraniana também aponta para a produção planejada de quase 2.500 mísseis de alta precisão em 2025, entre eles Iskander, Kinzhal hipersônicos e variantes de cruzeiro e balísticos. Ao mesmo tempo, há um salto na fabricação de drones de ataque e reconhecimento, como Geran, Harpy e modelos FPV, usados em larga escala no conflito.

No campo dos blindados, a doutrina russa estaria se ajustando: a frota de tanques deve se concentrar nos T-90, T-14 Armata e T-80, enquanto a artilharia prioriza modelos novos ou modernizados como Koalitsiya-SV, Msta, Malva, Giatsint e Magnolia.

Skibitskyi afirmou que os próximos sistemas russos de mísseis buscarão três avanços principais: maior alcance, precisão aprimorada e ogivas mais potentes. Apesar das sanções ocidentais, a Ucrânia acredita que Moscou conseguiu driblar parte das restrições e manter cadeias de suprimentos essenciais para sustentar uma produção militar em larga escala.■


 

Inscrever-se
Notificar de
guest

44 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nilo
Nilo
2 dias atrás

Já nos impressionava a considerada maior fábrica de drones do mundo com estimativa de produção 5.000 unidades de longo alcance por mês.
A indústria bélico russa está sendo modernizada e certamente irá continuar produção mesmo depois o encerramento do conflito objetivando reposições de grandes quantidades de equipamentos perdidos.
Toda a ironia quanto ao Pequeno PIB da Rússia, demonstra que a Rússia não relativiza sua soberania, e na planilha de custa, a.da soberania tem prevalência nas decisões, deve ser porque estão longe da Faria Lima.

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
2 dias atrás

Trump faz ameaças ao Brasil com poder e intervenção militar.

Logo descobriremos quantos de nós não valem a m* que cagam.

amarante
amarante
Responder para  Esteves
2 dias atrás

O que não vai faltar é patriota aplaudindo, se duvidar leva até AS familiares para os marines.

Atirador
Atirador
Responder para  amarante
2 dias atrás

Se candidata ai para combater contra os EUA

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Esteves
2 dias atrás

Trump não ameaça o Brasil, ele esta ameaçando e “atacando” aqueles que ele considera que estão atuando como ditadores e não respeitando a democracia, principalmente no tocante à primeira emenda de liberdade de expressão. E isso esta sendo feito por um grupo de pessoas no Brasil que estão no poder, não por todos os brasileiros.
Inclusive contra cidadãos americanos e empresas americanas.
Isso não sou eu que estou dizendo, é o que o próprio Trump e seus assessores dizem.

Jean Carlo Menezes
Jean Carlo Menezes
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

Contra empresas norte americanas? Contra cidadãos norte americanos? Trump sabe que é a cartada final, a defesa da “liberdade” de expressão é nada mais do que defender que um vira-latas submisso como pretexto. O fundo real são os BRICS, isso põe medo nele. Sabe que a China já é maior que os eua, que em poucos anos a economia da India será a segunda e eles ocuparão a terceira posição. O dólar perde espaço e os BRICs já preparam o “PIX” entre seus países. Isso representa perda de poder. Aqui dentro qualquer um pode se manifestar livremente, pode até pegar a bandeira dos eua e dizer que é patriota. O que aconteceria durante o regime de 64 se o cidadão fosse protestar na rua? Iria ganhar flores e apertos de mão como os PMs de Brasília faziam em 08/01?

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Jean Carlo Menezes
1 dia atrás

Em 64 não tinha internet, mas tem gente pegando 14 anos de cana por comentários no youtube, sob pretexto de propagar “discurso de ódio”, que aliás, nem tem tipificação no CP nem em leis esparsas.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

A constituição americana só se aplica nos Estados Unidos.

Vitor
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

Impulsiona nota de bajuladores..depois fala que foi o vizinho..autêntico narrativa de complexo de vira latas.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Luís Henrique
1 dia atrás

“ele considera que estão atuando como ditadores e não respeitando a democracia”

E não estamos julgando justamente quem atentou contra a democracia?

Última edição 1 dia atrás por LUIZ
Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  LUIZ
4 horas atrás

Atentou contra a democracia em uma tentativa de golpe de estado com tias do zap, vovós, vovôs, crianças, mulheres e sem nenhuma arma de fogo???

Esses argumentos são ridículo.
Nunca existiu em nenhum país do mundo uma tentativa de golpe de estado desse jeito?

Quebrar vidraças, fazer arruaça, invadir prédios públicos não é tentativa de golpe de estado.
Em nenhum lugar do mundo teve tentativa de golpe de estado desarmado, é uma idiotice acreditar nisso.
É óbvio que é uma perseguição política.

A falta de democracia começou quando soltaram um bandido, preso, condenado por 10 juízes em 3 instâncias e soltaram mais dezenas ou centenas de políticos corruptos.
Tudo isso para não deixar o Bolsonaro ganhar novamente.
Em seguida veio a perseguição das poucas mídias que defendiam o Bolsonaro como a Jovem Pan, onde ocorreu a Censura, que só existe em ditaduras e países autoritários. A Jovem Pan foi silenciada.
Veio também censura de jornalistas em redes sociais e todas as pessoas que tinham repercussão com milhões de seguidores e que falavam mal do Lula.
A campanha do Bolsonaro colocou um vídeo do Lula onde ele se dizia a favor do aborto. Fizeram apagar o vídeo, sob pena de multas absurdas, sendo que não era um video fake, era real.
Centenas e milhares de contas em redes sociais foram censuradas, obrigaram a deletar contas sob pena de multas absurdas, isso contra empresas americanas e também teve contas de cidadãos americanos que foram bloqueadas e censuradas.

Hoje existem dezenas de jornalistas brasileiros vivendo em outros países, porque aqui estariam pagando multas absurdas ou presos.

O Trump e milhares de pessoas no mundo todo estão vendo isso, não são cegos.
Para aqueles que fazem 1 hora de lavagem cerebral por dia na rede esgoto ou na cnn, na band, na folha, no uol, está tudo em ordem, o Brasil está indo bem e só estão fazendo a justiça.
Quem não participa dessa lavagem cerebral sabe o que esta acontecendo. É uma perseguição política para um projeto de perpetuação no poder, igual ocorre hoje na Venezuela, onde eleição após eleição ninguém consegue tirar o Chavismo do poder.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Luís Henrique
1 dia atrás

E ele respeita a democracia americana ?

Pedro
Pedro
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Quem quiser ir lutar contra os EUA pra defender bandidos e ditadores fique a vontade.

Machado
Machado
Responder para  Pedro
19 horas atrás

Quem trair a pátria brasileira tem que perder imediatamente a nacionalidade brasileira e ser preso. Essas pessoas que se dizem brasileiros e apoiam intervenção estrangeira não podem residir no Brasil e portar nacionalidade brasileira.

J R
J R
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Eles derrubam o Brasil em 15 min, bastam meia dúzia de misseis pra por toda nossa elite políticas de joelhos e fugindo pra algum canto do país.

Eromaster
Eromaster
Responder para  J R
18 horas atrás

Em 20 anos no Afeganistão não conseguiram derrubar a milícia Taliban e você achando que vão derrubar o Brasil em 15 minutos. È de tanto assistir filmes de Hollywood que causa ilusão na mente.

Brasil é um país continental, precisará de milhões de homens e muitos recursos pra tentar invadir. Nem os EUA aventuraram numa empreitada pesada dessa.

Maus
Maus
Responder para  Nilo
2 dias atrás

Engano seu, Rússia e China tem tantos bilionários quanto no EUA

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Maus
1 dia atrás

Somados? Talvez. A China tem menos de 500 Bilonários, já postei esse dado aqui no Chat… Os Americanos continuam o Pais com o maior numero de Bilionarios do Mundo, é apenas uma reallidade. Quanto a riqueza vai o alerta que o PIB Brasileito é maior do que o PIB da Russia. Basta procurar a informação e constatar a verdade… hoje a Antiga e Saudosa “Mãe Russia” é “filho chorão da China”.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Nilo
2 dias atrás

Acompanho um canal sobre o desenvolvimento econômico,industrial e militar na Rússia, apesar da guerra eles estão sempre lançando novas plantas industriais,seja para o uso civil ou militar,fábrica de laticínios, plantas agrícolas de criação de gado,suino,ovinos e avicultura,sempre acompanho e as vezes me surpreendo com que estão fazendo em meio a esse caos econômico e geopolítico.

Nilo
Nilo
Responder para  adriano Madureira
2 dias atrás

Pois é, os russos em pleno conflito militar com OTAN, em pleno embargo econômico consegue por em prática um planejamento industrial e de desenvolvimento tecnológico. Nós em tempo de paz e com um superávit Record histórico persistente temos perspectivas baixa no crescimento econômico, no desenvolvimento tecnológico e industrial.

SteelWing
SteelWing
Responder para  Nilo
2 dias atrás

Aqui o pessoal acredita na “mão livre do mercado ” , não precisa de planejamento na economia, tudo magicamente e aleatoriamente vai dar certo ( sendo que isso nunca aconteceu)

Última edição 2 dias atrás por SteelWing
Colombelli
Colombelli
Responder para  Nilo
1 dia atrás

Superavit record🤣 estamos com deficit record …olha os numeros. So os correios foi 4 bi em 6 meses

Wellington
Wellington
Responder para  Nilo
1 dia atrás

Só é necessário entender que a Rússia está na mesma posição dos EUA, a posição de ataque.
Foi ela que quis a guerra, foi ela que invadiu a Ucrânia.
Tanto Rússia quanto EUA usam da força para intimidar e conquistar o que for necessário.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Wellington
1 dia atrás

A Rússia ta fazendo o que toda grande potência faz: defender seus interesses assim como os EUA fez chegando a fronteira russa usando a Ucrânia. Da mesma forma o Brasil não deve aceitar a interferência dos EUA nos interesses do Brasil internamente e externamente.

Comenteiro
Comenteiro
2 dias atrás

Nessa altura do campeonato?

José 001
José 001
2 dias atrás

Recebendo durante três anos essa mesma quantidade e qualidade de equipamentos o Brasil não teria do que reclamar.

Mas claro, irão dizer que equipamento que não é padrão OTAN não presta,

Que não compensa devido a necessidade de se criar uma nova doutrina, como se qualquer equipamento relativamente novo no Brasil não necessitasse de criar uma nova doutrina.

E os clássicos, “É tudo mentira, a Rússia não tem capacidade de construir tudo isso!”, “Olha a fonte, é desculpa para Ucrânia pedir mais armamentos e dinheiro!”, etc.

Última edição 2 dias atrás por José 001
naval762
naval762
2 dias atrás

A Russia PRETENDE FABRICAR… se conseguir 1/4 do que ela pretende será muita coisa.

Esteves
Esteves
2 dias atrás

Cadê a fonte? Malditos vermelhos. Tudo mentira. Foice de SP. A Rússia inventa. O Putin aumenta.

Enquanto isso… a OTAN reconhece que, embora tenha havido retrocessos, a Rússia se tornou um ator “mais eficiente”, capaz de sustentar seu esforço militar.

Nós? Sustentamos a Faria Lima.

amarante
amarante
Responder para  Esteves
2 dias atrás

A “Farinha” Lima.

Vitor
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Pois é… e o tal do agronegócio ganha bilhões exportando para China…e no campo político joga contra.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Esteves
1 dia atrás

E voce conhece algum pais na historia que tenha sido menos eficiente em tempo de guerra?

Qual a novidade?

Esteves
Esteves
2 dias atrás

6% do PIB vão para Defesa. Pensões vão para outro lado.

Produção de Tanques

• Capacidade mensal: até 125 tanques por mês, conforme inteligência da OTAN — equivalente a cerca de 1.500 tanques por ano
• Produção do modelo T-90M: crescimento de ~60–70 unidades em 2022 para cerca de 250–300 unidades em 2024, totalizando entre 540 e 630 unidades produzidas desde o início da guerra; estima-se até 300 tanques T-90M em 2024
• Refabricados e modernizados: de 1.500 tanques entregues por ano, entre 1.180 e 1.280 eram veículos reativados, não novos
• Aumento industrial declarado: produção cresceu ~5,6 vezes segundo o ministro Shoigu

Produção de Munições Artilharia

• Mensal: entre 250.000–300.000 projéteis, totalizando cerca de 3–3,5 milhões por ano
• Comparativo global: três vezes o volume produzido por EUA e Europa juntos
• Alternativa estimada: até 4 milhões de projéteis de 122/152 mm por ano possíveis com expansão industrial

Drones

• Produção estimada de 5.000 drones de longo alcance por mês (total anual ≈ 60.000 unidades)
• Em 2024, cerca de 3.500 drones entregues, com meta de atingir 6.000 até 2025
• Shoigu afirmou aumento de 16,8 vezes na produção de drones
• Em 2024, foram mais de 1,5 milhão de drones produzidos, incluindo cerca de 4.000 drones FPV com precisão

Veículos Blindados e Outros

• Em 2023, entregues cerca de:
• 1.530 tanques
• 2.518 IFVs e APCs
• 100 aeronaves
• 150 helicópteros
• 4 submarinos
• 3.500 drones
• 16,5 milhões de “meios de destruição” (foguetes/mísseis)
• Crescimento desde 2022:
• Tanques: +215% (de 123 para 387 unidades/trimestre)
• Blindados: +141%
• Artilharia: +149%
• Defesa aérea de curto alcance: +200%

Sustentação e Estoques

• Estoques soviéticos permitiram manter produção contínua, embora cerca de 80% das entregas sejam modernizações e não veículos novos — expectativa de redução dos estoques entre 2025 e 2026
• IISS indica que, apesar de perdas de cerca
de 1.400 tanques no último ano, a Rússia sustenta sua força graças a estoques robustos e capacidade de reposição

Um estudo de 2025 estimou o tamanho total do mercado de defesa da Rússia em US$ 45,5 bilhões em 2024, com projeções de crescimento até US$ 68 bilhões em 2032.

Outra análise aponta que o mercado de defesa e aeroespacial atingiu US$ 34,7 bilhões em 2023.

Para 2025, o orçamento militar planejado é de 13,5 trilhões de rublos, também cerca de US$ 144–145 bilhões, ou 32,5% do orçamento federal…quase 7% do PIB.

A fonte está por toda a internet. Eu somente agrupei alguns dados. Para compreender a pujança industrial russa, é necessário estudar como foi possível sustentar a industrialização desde 1917 com recursos econômicos do campo e às custas dele.

Atenciosamente,

Esteves, o Ansioso

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Só não conseguem fabricar gente…

nukenyn
nukenyn
2 dias atrás

”No campo dos blindados, a doutrina russa estaria se ajustando: a frota de tanques deve se concentrar nos T-90, T-14 Armata e T-80, enquanto a artilharia prioriza modelos novos ou modernizados como Koalitsiya-SV, Msta, Malva, Giatsint e Magnolia.

Ué..! o T-14 Armata não foi cancelado?

Nilo
Nilo
Responder para  nukenyn
2 dias atrás

Um país a Rússia que tem projetos, que se da ao direito do erro, como aprendizado, persiste. Aqui ainda se persiste na caça aos comunistas, a narrativa é de sustentar uma democracia genérica, golpista, enquanto nos debatemos com lideranças espirituais que em nome de Jesus, eleva a bandeira de outro país que nós é hostil e busca nos subjugar, enquanto determinadas lideranças políticas que tem como lema os ideais do MAGA, sustentando o desmantelo do Estado Brasileiro. Década de formação de oficiais que acreditam que as Forças Armadas são um poder moderador persiste.

Sergio Machado
Sergio Machado
2 dias atrás

Em suma, o conflito serviu para limpar a prateleira da velharia.
Tudo novo e FFAA azeitada para um conflito aberto e direto com a OTAN que se avizinha. No mínimo com a Europa, com apoio dos EUA.
Não vai dar coisa boa.

Maus
Maus
2 dias atrás

75%? A Ucrânia tem foto dos 30 mil tanques destruídos?

Nilo
Nilo
Responder para  Maus
2 dias atrás

Só vale se tiver o número do chassi.

João Carlos
João Carlos
2 dias atrás

A Coreia do Norte tambem conseguem fazer fragatas, submarinos, misseis nucleares o povo está na miseria mas os militares estão felizes, são prioridades. O Putin vende o petroleo e o gas a preço da chuva a quem quiser comprar e mete o dinheiro todo nas fabricas de material de guerra, o que faz mexer a economia (desemprego nulo, ordenados altos, as pessoas felizes, menos os familiares dos que morrem na guerra) ok. Mas continua a pergunta quando a guerra terminar o que vão fazer ás fabricas de material de guerra? transformam-nas em fabricas de carros e camiões?
Mas quem os compra? se podem comprar carros chineses.
E quando os militares voltarem para casa onde arranjam trabalho?
Por isso digo que o Putin não pode acabar a guerra porque assim que acabar a guerra ele morre.

BraZil
BraZil
2 dias atrás

O melhor de tudo é que a matéria, desta forma, dá a entender que a produção militar Russa será acelerada a partir deste ano e não que começou em meados de 2023. É certo que há sistemas não conhecidos, que aos poucos vão surgir e há os já conhecidos em projeto, que aguarda-se para ver seu comportamento no campo de batalha…e há a quantidade enorme, que é outro fator de desequilíbrio usado pelos Russos. Mas sua principal arma é bem conhecia: a séculos:a determinação inabalável.

Fábio De Souza
Fábio De Souza
2 dias atrás

A Industria Militar da Rússia , é simplesmente Fantástica ,inovadora e que se adequa ao conflito Militar , com Rigor e Exatidão . A OTAN sem a ajuda dos Americanos , não daria conta de um conflito Direto contra a Rússia.
Isso fica nítido quando o Trunp em seu primeiro mandato , já alertava , a OTAN que os países membros deveriam investir mais em Poderio Bélico. Ou seja , quando um Presidente de Vem a Publico , e menciona algo . Pode ter certeza , que ele tem uma informação confiável , ainda mais quando essa autoridade é o Presidente dos Estados Unidos da América ..

marcos terra
marcos terra
1 dia atrás

Mas eles nao estavam usando chip de geladeira? Nao ia falir com 90 dias? Nao passava de um posto de gasolina? Putin nao estava morto?

Bigliazzi
Bigliazzi
1 dia atrás

Vão continuar produzindo as “Hiper Armas Putiniana” ques são destroçadas nos cenários da Ucrania, Siria e Irã??? Certamente a corrupção que se alastra no patético governo russo vai encher ainda mais os bolsos de dinheiro. Segue o jogo… com essas armas os Russos estariam em Kiev em tres dias e em tres semana em Paris… e lá se vão quase 4 anos de fiasco diário.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 dia atrás

Ao longo dos anos, tornaram-se evidentes as consequências de destinar cerca de 40% do PIB para fins bélicos.

Tanques de guerra, por si sós, não proporcionam qualidade de vida à população, salvo na hipótese de conquistas territoriais que gerem novas riquezas a ELITE POLÍTICA.

AAAh, mas a qualidade de vida na Rússia já se encontra em patamar satisfatório…

Entretanto, a tendência é de deterioração.

Aliás, seria pertinente indagar às famílias dos milhares de soldados mortos em ataques a trincheiras qual é, de fato, a percepção delas sobre o tal “bem-estar ?

Estava assistindo um video no Telegram retratando quatro veículos BMP em ofensiva contra uma trincheira. Dois foram destruídos por minas, em explosões enormes. Os outros dois foram neutralizados por artilharia e drones, com posterior perseguição e neutralização dos combatentes.

Me impressionei como em questão de minutos, inúmeras vidas, de ambos os lados, foram ceifadas. Mas, em troca de quê?

O que efetivamente a população russa terá a ganhar com a recém-incorporada região de Dombas?

A resposta parece evidente: apenas Putin colhe os frutos dessa empreitada, em detrimento de milhões de seus próprios cidadãos!

Mas nós temos indivíduos de limitada capacidade intelectual que insistem em reduzir realidades complexas a figuras isoladas, como se na Rússia, existisse apenas Putin, ou, nos Estados Unidos, apenas o Trump. Essa “simplificação empobrece o debate e torna quase impossível dialogar de maneira racional, visto que as pessoas “são ou se fazem” carentes do mínimo de discernimento.