Brigada desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira até Manaus em preparação para a Operação Atlas

3
Operação Atlas - 1

Porto Velho (RO) – Entre os dias 16 e 18 de setembro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) executou uma complexa operação de concentração e embarque de meios logísticos, iniciando a sua participação na fase de deslocamento estratégico da Operação Atlas. Ao todo, 48 viaturas — entre leves, especializadas e de transporte — além de 11 militares, foram embarcadas em balsas no Rio Madeira, partindo de Porto Velho (RO) com destino a Manaus (AM).

Logística em ambiente operacional real

O movimento logístico da 17ª Bda Inf Sl está inserido na Operação Conjunta ATLAS, voltada à defesa da Amazônia e ao fortalecimento da presença do Estado na região. A adoção de um rigoroso sistema de comando e controle permitiu a coordenação do embarque e do deslocamento com elevado grau de sincronização, segurança e eficiência.

Presença e prontidão na defesa da Amazônia

Mais que uma ação logística, a concentração de meios revela o papel do Exército Brasileiro na defesa territorial, na proteção dos recursos naturais e na defesa da população amazônida. A Operação Atlas simboliza a integração das capacidades operacionais da Força Terrestre em um dos teatros estratégicos mais relevantes para o país.

17ª Brigada de Infantaria de Selva

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva contribui diretamente para a projeção do Exército Brasileiro como força dissuasora, pronta e capaz de atuar em todo o território nacional ao cumprir sua missão constitucional com eficácia. A ação, conduzida por meio de transporte fluvial, evidencia a eficiência logística da brigada um dos cenários mais desafiadores do País: a Amazônia. Em um ambiente onde a mobilidade terrestre é limitada, o uso do modal fluvial reafirma a adaptabilidade da tropa e sua capacidade de atuar com prontidão, mesmo em regiões de difícil acesso. Isso é reflexo do constante preparo das organizações militares que integram a Brigada, dotadas de meios modernos e recursos humanos capacitados.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dworkin
Dworkin
2 horas atrás

Cadê os guaranis ?

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
2 horas atrás

Essas balsas são rebocadas ou tem propulsão própria?

Eduardo dos Santos
Eduardo dos Santos
7 minutos atrás

Enquanto os Estados Unidos levam poucas horas para deslocar tropas e equipamentos para qualquer lugar do planeta as forças armadas brasileira ficam postando o deslocamento que já faz não sei quantos meses que foi planejado para uma manobra como se fosse a rainha da cocada, em caso de guerra não saíam nem do lugar.