Saab recebe pedido de radares Giraffe 1X do Exército dos Estados Unidos
Giraffe 1X em veículo com camuflagem Barracuda
São Paulo (SP), 28 de setembro de 2025 – O Exército dos Estados Unidos concedeu à Saab um contrato para fornecer radares Giraffe 1X em apoio a parceiros de cooperação em segurança. O valor do pedido é de aproximadamente US$ 46 milhões. O pedido foi registrado no terceiro trimestre de 2025.
A Saab fornecerá os sistemas Giraffe 1X, com início das entregas previsto para 2026. O pedido reforça a crescente demanda pela tecnologia avançada de radares da Saab, que fortalece as capacidades globais de defesa aérea e de contramedidas contra sistemas aéreos não tripulados (C-UAS).
“Os radares Giraffe 1X da Saab oferecem ao Exército dos Estados Unidos uma capacidade comprovada em combate que pode ser rapidamente implantada para enfrentar o crescente espectro de ameaças globais, incluindo sistemas aéreos não tripulados”, afirma Erik Smith, head da Saab nos Estados Unidos.
“O diferencial do Giraffe 1X é sua capacidade de combinar desempenho avançado de contramedida UAS, em longo alcance, com um design compacto e móvel em que os comandantes podem confiar em qualquer ambiente. Com vigilância aérea contínua e em tempo real, o Giraffe 1X oferece aos Estados Unidos e a seus parceiros de cooperação em segurança uma vantagem operacional decisiva, garantindo que permaneçam à frente dos desafios emergentes.”
Como radar 3D compacto e leve, o Giraffe 1X pode ser utilizado como um ativo móvel, transportável ou fixo, integrando-se tanto a plataformas terrestres quanto navais. Com sua verdadeira capacidade multimissão – abrangendo proteção de forças, defesa antiaérea e vigilância da superfície marítima – o Giraffe 1X é o primeiro radar de sua categoria, oferecendo flexibilidade operacional incomparável aos comandantes.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura: ajudar as nações a manterem suas pessoas e sociedades seguras. Com o talento de seus 26.000 colaboradores, a Saab ultrapassa constantemente os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sede na Suécia, com operações importantes em todo o mundo, e faz parte da capacidade de defesa de diversas nações.
A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.■

Nada sobre a maior batalha campal desde a revolução de 1932?
132 mortos e contando.
Na esperança que nossas baixas fatais fiquem em 4.
Solidariedade aos familiares dos honestos que caíram.