Sikorsky demonstra sistema de autonomia MATRIX ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Connecticut, 9 de setembro de 2025 – O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) acompanhou de perto, na sede da Sikorsky, uma série de demonstrações do sistema de autonomia de voo MATRIX™, tecnologia projetada para transformar o uso de helicópteros e aeronaves de asas fixas em missões de logística aérea em ambientes contestados.
A visita teve como objetivo avaliar a maturidade, confiabilidade e flexibilidade da solução no contexto do programa Aerial Logistics Connector (ALC), que busca ampliar a capacidade de reabastecimento e sustentação de tropas em campos de batalha distribuídos e de alta complexidade.
Testes em simulador
No simulador, os membros da equipe do ALC acompanharam helicópteros virtuais executando missões solicitadas pelos fuzileiros. Depois, pilotos militares voaram manualmente as mesmas rotas com o MATRIX atuando como copiloto virtual, avaliando a capacidade de replanejamento dinâmico de missões e a precisão em pousos em áreas confinadas, mesmo com baixa visibilidade e condições de “brownout”.
Voos reais
No mesmo dia, em campo de testes, os militares comandaram remotamente, por meio de um tablet, dois helicópteros equipados com o sistema:
- um Black Hawk opcionalmente pilotado, que decolou autonomamente de uma distância de 13 km para entregar uma carga externa em zona designada;
- e um Sikorsky S-76, que navegou por um percurso virtual de obstáculos até seu objetivo.
Impacto da tecnologia
Segundo Dan Shidler, diretor de Programas Avançados da Sikorsky, as demonstrações mostraram que o MATRIX pode executar missões completas sem pilotos, reduzir significativamente a carga de trabalho em voos tripulados e permitir que até mesmo militares sem formação de piloto redirecionem aeronaves não tripuladas em campo de batalha.
Desenvolvido em parceria com a DARPA, o sistema já acumula mais de 700 horas de voo autônomo em helicópteros Black Hawk, validando suas capacidades junto ao Exército e à Força Aérea dos EUA, NASA e operadores civis, incluindo combate a incêndios florestais.
A tecnologia é considerada pilar dos futuros projetos de aeronaves VTOL da Sikorsky e uma peça-chave para operações militares em cenários de alta exigência, reforçando a aposta no uso combinado de aeronaves tripuladas e não tripuladas em missões críticas.■