Dinamarca opta pelo sistema de defesa europeu SAMP/T em vez do Patriot dos EUA

Sistema SAMP-T
COPENHAGUE — Em uma das maiores decisões de compras militares de sua história, a Dinamarca anunciou nesta sexta-feira (12 de setembro de 2025) que selecionou o sistema de defesa aérea franco-italiano SAMP/T NG, produzido pelo consórcio Eurosam (MBDA França, MBDA Itália e Thales), rejeitando o pacote Patriot PAC-3 dos Estados Unidos.
O investimento total será de cerca de 58 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente US$ 9,1 bilhões), para adquirir e operar oito sistemas de defesa aérea com capacidades de médio e longo alcance. A Dinamarca justificou a escolha afirmando que o SAMP/T oferece prazos de entrega mais rápidos, menor custo operacional e melhor adequação aos seus requisitos defensivos em um cenário de segurança cada vez mais pressionado pela ameaça russa.
Além do SAMP/T, Copenhague pretende complementar sua defesa aérea com sistemas de médio alcance de fornecedores europeus, considerando opções como NASAMS (Noruega), IRIS-T (Alemanha) e VL MICA (França). Esses sistemas devem formar uma cobertura multicamada (curto, médio e longo alcance), para proteger de forma eficaz contra mísseis, aeronaves e drones.
O governo dinamarquês comentou que a decisão não representa uma rejeição dos Estados Unidos, mas sim uma escolha estratégica pela melhor combinação de custo, tempo e interoperabilidade. A escolha marca também uma importante vitória para a Europa no esforço por maior autonomia militar, reforçando a capacidade de produção e fornecimento do setor de defesa continental.■
Hãh…sei, sei…
Aliado que desconsidera aliado é que nem bêbado que estranha os amigos, só precisa fazer uma vez pra ficar com o filme queimadaço.
Desde quando aliada, ameaça invadir o território de um aliado??
coerente
Em 30 de agosto havia sido noticiada aqui, a autorização dos EUA para a venda de 6 lançadores, dezenas de mísseis, radares, etc, do sistema Patriot aos dinamarqueses, por 8,5 bilhões de dólares. “Parece” que as declarações de Trump prejudicaram mortalmente esta venda.
Vai acontecer mais. O Trump semeou ventos vai colher tempestades. Todos os paises europeus se tiverem opção irão escolher produtos europeus e desenvolver novas tecnologias em alternativa ás americanas.
Bá, tenho minhas dúvidas disso, considerando que a UE continua nessa mania de continuar comprando equipamentos “made in USA” em detrimento de produtos do próprio bloco, principalmente pra comprar e mandar pra Ucrânia.
Mas…quem sabe…milagres acontecem, as vezes…