SAMP-T-1024x662

Sistema SAMP-T

COPENHAGUE — Em uma das maiores decisões de compras militares de sua história, a Dinamarca anunciou nesta sexta-feira (12 de setembro de 2025) que selecionou o sistema de defesa aérea franco-italiano SAMP/T NG, produzido pelo consórcio Eurosam (MBDA França, MBDA Itália e Thales), rejeitando o pacote Patriot PAC-3 dos Estados Unidos.

O investimento total será de cerca de 58 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente US$ 9,1 bilhões), para adquirir e operar oito sistemas de defesa aérea com capacidades de médio e longo alcance. A Dinamarca justificou a escolha afirmando que o SAMP/T oferece prazos de entrega mais rápidos, menor custo operacional e melhor adequação aos seus requisitos defensivos em um cenário de segurança cada vez mais pressionado pela ameaça russa.

Além do SAMP/T, Copenhague pretende complementar sua defesa aérea com sistemas de médio alcance de fornecedores europeus, considerando opções como NASAMS (Noruega), IRIS-T (Alemanha) e VL MICA (França). Esses sistemas devem formar uma cobertura multicamada (curto, médio e longo alcance), para proteger de forma eficaz contra mísseis, aeronaves e drones.

O governo dinamarquês comentou que a decisão não representa uma rejeição dos Estados Unidos, mas sim uma escolha estratégica pela melhor combinação de custo, tempo e interoperabilidade. A escolha marca também uma importante vitória para a Europa no esforço por maior autonomia militar, reforçando a capacidade de produção e fornecimento do setor de defesa continental.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
BVR
BVR
3 horas atrás

Hãh…sei, sei…
Aliado que desconsidera aliado é que nem bêbado que estranha os amigos, só precisa fazer uma vez pra ficar com o filme queimadaço.

Última edição 3 horas atrás por BVR
Deadeye
Deadeye
Responder para  BVR
2 horas atrás

Desde quando aliada, ameaça invadir o território de um aliado??

Gabriel BR
Gabriel BR
3 horas atrás

coerente

Santamariense
Santamariense
1 hora atrás

Em 30 de agosto havia sido noticiada aqui, a autorização dos EUA para a venda de 6 lançadores, dezenas de mísseis, radares, etc, do sistema Patriot aos dinamarqueses, por 8,5 bilhões de dólares. “Parece” que as declarações de Trump prejudicaram mortalmente esta venda.

João Carlos
João Carlos
56 minutos atrás

Vai acontecer mais. O Trump semeou ventos vai colher tempestades. Todos os paises europeus se tiverem opção irão escolher produtos europeus e desenvolver novas tecnologias em alternativa ás americanas.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  João Carlos
45 minutos atrás

Bá, tenho minhas dúvidas disso, considerando que a UE continua nessa mania de continuar comprando equipamentos “made in USA” em detrimento de produtos do próprio bloco, principalmente pra comprar e mandar pra Ucrânia.

Mas…quem sabe…milagres acontecem, as vezes…