gdls-riwp-1626

Londres, Reino Unido – setembro de 2025 – A Moog Inc. (NYSE: MOG.A e MOG.B) e a General Dynamics Land Systems UK (GDLSUK) apresentaram durante a feira DSEI 2025, realizada de 9 a 12 de setembro no centro de exposições Excel London, uma versão especializada de defesa antiaérea de curto alcance (SHORAD) do veículo blindado Foxhound 4×4 do Exército Britânico, equipada com a torre Reconfigurable Integrated-weapons Platform (RIwP®).

O Foxhound 4×4, com mais de uma década de serviço comprovado em operações, tornou-se o mais recente veículo a receber a inovadora plataforma modular de armas RIwP, já empregada pelo Exército dos EUA em funções de SHORAD e de combate a drones (counter-UAS). Tanto o Foxhound quanto a RIwP foram concebidos para oferecer alta flexibilidade e capacidade multimissão, podendo ser adaptados a diferentes requisitos operacionais.

Durante o evento, a versão exibida incorporou mísseis HVM/LMM em uso no Exército Britânico, um canhão de 30×113 mm (com função de combate a drones), metralhadora 7,62 mm e sensor eletro-óptico. A integração demonstrou como forças leves podem dispor de significativo poder de fogo e letalidade combinando a torre RIwP com a comprovada plataforma Foxhound.

A torre RIwP utiliza um hub de base comum que pode ser configurado para diversas missões críticas. Assim, além da defesa antiaérea de curto alcance, o Foxhound equipado com a RIwP poderá ser empregado em operações contra drones e em missões de anticarro em função de apoio de combate aproximado montado (MCCO).

Segundo os fabricantes, o uso de tecnologias já maduras e em serviço poderia acelerar o cronograma de entrada em operação dessa versão no Reino Unido, mantendo produção em território britânico e garantindo soberania e liberdade de ação.

Richard Allen-Miles, EMEA Capture Lead da Moog, destacou na ocasião: “Foi emocionante apresentar este veículo SHORAD de alta capacidade na DSEI 2025 e demonstrar, ao lado da General Dynamics Land Systems, mais soluções de ponta. O Foxhound com torre RIwP é uma das plataformas mais avançadas disponíveis para defesa aérea de curto alcance e, graças à sua reconfigurabilidade, pode ser usado em outras missões, incluindo C-UAS e MCCO”.

Para Nick Williams, chefe de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da GDLSUK, “o Foxhound com RIwP é um exemplo poderoso de inovação britânica e colaboração industrial. Ao integrar o sistema comprovado da Moog ao Foxhound em poucas semanas em nossa unidade de Merthyr Tydfil, demonstramos como uma capacidade ágil e soberana pode ser rapidamente entregue para enfrentar ameaças em evolução”.

A apresentação reforçou a parceria de longa data entre Moog e GDLSUK, que já havia realizado integrações da torre RIwP em veículos de referência da General Dynamics, incluindo o Stryker 8×8 do Exército dos EUA, o Tracked Robot 10-ton (TRX) e o Pandur 6×6 da General Dynamics European Land Systems.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mauricio R.
1 hora atrás

Blindado bastante interessante este, tanto a versão original LPPV/MRAP, como esta.
Não é aquela tranqueira italiana, que aqui acham ser a última bolacha do pacote.
Qnto a solução SHORAD apresentada, bastante versátil e muito superior a aquela com misseis RBS-70, que pretendem para o EB.

Renato Pereira
Renato Pereira
Responder para  Mauricio R.
8 minutos atrás

A versão MSHORAD do Guarani é melhor do que o que temos hoje, que é nada!

Mas concordo plenamente com você! Deveríamos ter opção melhor armada e equipada!!!

Santos
Santos
31 minutos atrás

Enquanto isso no BR projetam lançar um Guarani com 3 míseros mísseis, sem radar e sem canhão. Piada. Desperdício de $$ numa plataforma grande e totalmente sub-armada. Até um 4×4 desses leva mais.