Acusação de espionagem dos EUA é ‘infundada e sem base’, diz Rússia

5

Autoridades americanas disseram ter desmatelado rede de espiões da inteligência de Moscou

MOSCOU – A Rússia disse nesta terça-feira, 29, que as alegações do governo dos EUA a respeito das prisões de supostos agentes secretos russos apenas dias depois da visita do presidente Dmitri Medvedev ao país são “impróprias e sem base”, segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores russo.

As autoridades americanas disseram ter detido dez pessoas suspeitas de trabalhar secretamente para a inteligência russa. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, elas formariam uma rede de infiltração para coletar informações sobre a estratégia americana em diversos assuntos externos. De acordo com as autoridades, as investigações para desmantelar a rede de espionagem foram realizadas pelo FBI durante mais de uma década.

“Tais ações não têm base e são impróprias. Não entendemos o que levou o Departamento de Justiça a fazer essa declaração no espírito de espionagem da Guerra Fria”, diz o comunicado da chancelaria. “Lamentamos profundamente que isso esteja ocorrendo em meio ao restabelecimento de relações anunciado pela administração americana”, conclui o texto.

As autoridades americanas dizem que os detidos usavam identidades falsas para recrutar fontes políticas e reunir informações para o governo russo. Eles são acusados de coletar informações sobre arsenais nucleares, sobre o mercado global de ouro e de tentar fazer contato com funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), segundo o processo que corre em uma corte federal.

O Departamento de Justiça os acusa de operar na “ilegalidade” sob ordens da agência russa SVR, considerada a herdeira da temida KGB. A ilegalidade se aplica ao dato de eles estarem vivendo nos EUA sob falsa identidade sem a devida notificação que deve ser prestada às autoridades. A lei permite que agentes de outros países vivam nos EUA, mas sob cobertura diplomática ou legítima.

Ainda segundo o texto das acusações formais, os supostos espiões “se ‘americanizaram’ o suficiente para reunir informações sobre os EUA para a Rússia e podem recrutar fontes que estão, ou podem se infiltrar, na política americana”. O Departamento de Justiça disse que eles receberam treinamento de comunicação codificada, como evitar a detecção e como passar mensagens a outros agentes casualmente, em espaços públicos, sem deixar suspeitas.

Moscou tem acusado o Ocidente repetidamente de manter operações de espionagem em seu território apesar de a Guerra Fria já ter terminado. As potências ocidentais também alegam das atividades russas, principalmente nas áreas comercial e científica.

O mais recente escândalo envolvendo espionagem ocorre no momento em que a relação entre EUA e Rússia dá sinais de melhora. O presidente russo, Dmitri Medvedev, e seu colega dos EUA, Barack Obama, encontraram-se em Washington neste mês para mostrar o fortalecimento dos laços entre países que foram rivais na Guerra Fria.

FONTE: Estadão/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
13 anos atrás

Oh não, será que eles agora vão encontrar os agentes da Abin que operam nos EUA? 🙂

Andre_Oliveira
Andre_Oliveira
13 anos atrás

A direita americana pretende impedir uma aproximação entre Rússia e EUA. Por quê agora ?

Será que é uma provocação para que a Rússia retalie prendendo e devolvendo os espiões americanos que operam neste momento do lado de lá ??

Mauricio veiga
13 anos atrás

GOSTARIA QUE O SITE PUBLICASSE MAIS MATÉRIAS SOBRE ARMAMENTOS.

Abraço.

Vader
Vader
13 anos atrás

E eu tenho saudades do tempo em que o ForTe publicava exercícios de tática…

Kd o Marine? 🙂

ditongo
ditongo
13 anos atrás

Um assunto desse mostra a diversificação de temáticas do site. Não podemos esquecer que em espionagem de Estado há sempre há atuação de agentes duplos. Veja detalhes em matéria publicada na Folha de S. Paulo>>> [ http://www1.folha.uol.com.br/mundo/759587-suposta-espia-russa-mantinha-perfil-em-redes-sociais-na-internet.shtml ] Uma das espiãs foi pega ao seguir a ordem de um outro agente. Quando foi entregar um passaporte a polícia. Pareceu um ato muito ingênuo. Alega-se que a suposta rede de espionagem pretendia adquirir informações de bastidores de politicos americanos, coisa que não é muito dificil de conseguir, dado a eficiente capacidade jornalística dos americanos. Parece uma acusação sem gravidade comparado a… Read more »