Acusação de espionagem dos EUA é ‘infundada e sem base’, diz Rússia

5

Autoridades americanas disseram ter desmatelado rede de espiões da inteligência de Moscou

MOSCOU – A Rússia disse nesta terça-feira, 29, que as alegações do governo dos EUA a respeito das prisões de supostos agentes secretos russos apenas dias depois da visita do presidente Dmitri Medvedev ao país são “impróprias e sem base”, segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores russo.

As autoridades americanas disseram ter detido dez pessoas suspeitas de trabalhar secretamente para a inteligência russa. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, elas formariam uma rede de infiltração para coletar informações sobre a estratégia americana em diversos assuntos externos. De acordo com as autoridades, as investigações para desmantelar a rede de espionagem foram realizadas pelo FBI durante mais de uma década.

“Tais ações não têm base e são impróprias. Não entendemos o que levou o Departamento de Justiça a fazer essa declaração no espírito de espionagem da Guerra Fria”, diz o comunicado da chancelaria. “Lamentamos profundamente que isso esteja ocorrendo em meio ao restabelecimento de relações anunciado pela administração americana”, conclui o texto.

As autoridades americanas dizem que os detidos usavam identidades falsas para recrutar fontes políticas e reunir informações para o governo russo. Eles são acusados de coletar informações sobre arsenais nucleares, sobre o mercado global de ouro e de tentar fazer contato com funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), segundo o processo que corre em uma corte federal.

O Departamento de Justiça os acusa de operar na “ilegalidade” sob ordens da agência russa SVR, considerada a herdeira da temida KGB. A ilegalidade se aplica ao dato de eles estarem vivendo nos EUA sob falsa identidade sem a devida notificação que deve ser prestada às autoridades. A lei permite que agentes de outros países vivam nos EUA, mas sob cobertura diplomática ou legítima.

Ainda segundo o texto das acusações formais, os supostos espiões “se ‘americanizaram’ o suficiente para reunir informações sobre os EUA para a Rússia e podem recrutar fontes que estão, ou podem se infiltrar, na política americana”. O Departamento de Justiça disse que eles receberam treinamento de comunicação codificada, como evitar a detecção e como passar mensagens a outros agentes casualmente, em espaços públicos, sem deixar suspeitas.

Moscou tem acusado o Ocidente repetidamente de manter operações de espionagem em seu território apesar de a Guerra Fria já ter terminado. As potências ocidentais também alegam das atividades russas, principalmente nas áreas comercial e científica.

O mais recente escândalo envolvendo espionagem ocorre no momento em que a relação entre EUA e Rússia dá sinais de melhora. O presidente russo, Dmitri Medvedev, e seu colega dos EUA, Barack Obama, encontraram-se em Washington neste mês para mostrar o fortalecimento dos laços entre países que foram rivais na Guerra Fria.

FONTE: Estadão/Reuters



Redes Sociais

A Trilogia Forças de Defesa também está presente nas redes sociais. Para comentar e discutir as matérias com os editores e outros leitores, entre no nosso grupo no WhatsApp e no Facebook. Para correções, críticas e sugestões de pauta, contate os editores: redacao@fordefesa.com.br.
Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Clésio Luiz
Clésio Luiz
16 anos atrás

Oh não, será que eles agora vão encontrar os agentes da Abin que operam nos EUA? 🙂

Andre_Oliveira
Andre_Oliveira
16 anos atrás

A direita americana pretende impedir uma aproximação entre Rússia e EUA. Por quê agora ?

Será que é uma provocação para que a Rússia retalie prendendo e devolvendo os espiões americanos que operam neste momento do lado de lá ??

Mauricio veiga
16 anos atrás

GOSTARIA QUE O SITE PUBLICASSE MAIS MATÉRIAS SOBRE ARMAMENTOS.

Abraço.

Vader
16 anos atrás

E eu tenho saudades do tempo em que o ForTe publicava exercícios de tática…

Kd o Marine? 🙂

ditongo
ditongo
16 anos atrás

Um assunto desse mostra a diversificação de temáticas do site.

Não podemos esquecer que em espionagem de Estado há sempre há atuação de agentes duplos.

Veja detalhes em matéria publicada na Folha de S. Paulo>>> [ http://www1.folha.uol.com.br/mundo/759587-suposta-espia-russa-mantinha-perfil-em-redes-sociais-na-internet.shtml ]

Uma das espiãs foi pega ao seguir a ordem de um outro agente. Quando foi entregar um passaporte a polícia. Pareceu um ato muito ingênuo.

Alega-se que a suposta rede de espionagem pretendia adquirir informações de bastidores de politicos americanos, coisa que não é muito dificil de conseguir, dado a eficiente capacidade jornalística dos americanos. Parece uma acusação sem gravidade comparado a suspeita que chineses roubaram dados do programa de aviões invisiveis da USAF há alguns anos, via rede de computadores.