Passagem de Comando do 2º BAvEx

Passagem Aérea de Comando 2º BAvEx

vinheta-especial-forteOcorreu no dia 08 de janeiro a passagem de Comando do 2° Batalhão de Aviação do Exército, e o ForTe novamente participou das solenidades que ocorreram nas dependências do Batalhão Guerreiro, no Comando de Aviação do Exército.

Assume o 2° BAvEx o TC Lunardi, comandante substituto, no lugar do Cel. Paulo Ricardo, comandante substituído, que foi transferido para o Estado Maior do Exército em Brasília.

As nove horas da manhã, ocorreu a passagem aérea de Comando, tendo o Maj. Brilhante (oficial mais antigo do 2° BAvEx) apresentado a tropa ao TC Lunardi, para que e em seguida, o Cel. Paulo Ricardo ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.

Maj. Brilhante apresenta a tropa. Cel. Paulo Ricardo dá o comando de embarque.

Tive a grata satisfação de ser convidado pelo Cel. Paulo Ricardo para tripular a sua aeronave e a partir dela, registrar toda a cerimônia. Um voo emocionante e descontraído, que compartilhamos com as ilustres presenças do Cel. Guilherme (ex-comandante do 1° BAvEx), do Cel. Rogério (ECEME) e do Cel. (Ref.) Julio Lemos, além do 2p Cap. Glaidson e dos Sgt’s Dias e Leandro, mecânicos de voo do “nosso” Cougar.

Cel. Rogério, Guilherme e Júlio Lemos Sgt's Dias e Leandro

Esquadrilha Guerreiro

A passagem aérea de Comando é uma tradição nas unidades aéreas militares, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo.

Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura pela Esquadrilha Guerreiro, composta por duas aeronaves HM-3 Cougar, dois HA-1 Fennec e dois HM-1 Pantera.

Esquadrilha Guerreiro

Tendo a aeronave HM-1 Pantera do Comandante da AvEx ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de passagem aérea de Comando.

Esquadrila Guerreiro posicionada

O HM-3 Cougar EB-4002 pilotado pelo Cel. Paulo Ricardo, deixa a liderança da Esquadrilha Guerreiro e se desloca para o seu lugar no dispositivo (a esquerda da aeronave do Comandante da AvEx).

Em seguida, o HM-3 Cougar EB-4006 pilotado pelo TC Lunardi, abandona a última posição da Esquadrilha e se posiciona a direita da aeronave do Gen. Peternelli, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra.

Passagem Aérea de Comando

CavEx_08.01.10 085 HM-1 Pantera do Gen. Peternelli

Ao fim da passagem aérea de Comando, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assumiu, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Guerreiro para uma passagem baixa sobre o CAvEx.

Esquadrilha Guerreiro tem novo líder

Após o pouso, o Cel. Paulo Ricardo e o TC Lunardi, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves.

Cel. Paulo Ricardo recepcionado pelo seu filho e um sobrinho

Em seguida, o Cel. Paulo Ricardo realizou entrega da bolacha do Guerreiro para o TC Lunardi, para que a partir deste momento ele possa ostentá-la no seu macacão de voo.

TC Lunardi e Cel. Paulo Ricardo

Entrega da bolacha do Guerreiro

Vídeo da Passagem Aérea de Comando

Cerimônia de Passagem de Comando

Passagem de Comando do 2º BAvEx

As onze hora da manhã, ocorreu a cerimônia militar de passagem de Comando, que contou com a presença do Estado Maior da AvEx, Comandantes das demais OM’s, autoridades Militares e convidados.

Passagem de Comando do 2° BAvEx

Cel. Paulo Ricardo TC Lunardi

Pasagem em revista a tropa

Encerrando a cerimônia, o TC Lunardi comandou o desfile terrestre e aéreo do 2° BavEx.

TC Lunardi

Após o desfile, aconteceu um almoço no Clube dos Oficiais, onde a família do Cel. Paulo Ricardo inaugurou a foto oficial, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do 2° BAvEx e o mesmo recebeu o Distintivo de Comando pelas mãos de sua esposa e do Gen. Peternelli.

Inauguração da foto oficial Recebimento do Distintivo de Comando.

Uma última surpresa ainda foi feita ao Cel. Paulo Ricardo, um vídeo elaborado pelo RP do 2° BAvEx, com fotos ilustrando a sua vida profissional, desde a vida acadêmica,  tirando o seu brevet de piloto no CAAVO (Aviação Naval) até a operacional, já como Aviador do Exército.

Fato que muito nos orgulhou, foi do ForTe ter colaborado nesta surpresa, cedendo as fotos realizadas na Operação Laçador, onde mostramos o Comandante à frente da missão, no cockpit do HM-3 Cougar.

NOTA do EDITOR: Agradecemos ao Cel. Paulo Ricardo por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando e já sabendo antecipadamente que o TC Lunardi vai dar continuidade ao nosso trabalho junto ao 2° BAvEx. Desejamos aos Comandantes, substituto e substituído, muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no Exército Brasileiro.

Agradecemos também ao Maj. Brilhante, Cap. Zielinski e Sgt. Fambre (Equipe do RP do 2° BAvEx) pelo apoio na realização desta cobertura.

FOTOS E VÍDEO: Guilherme Wiltgen/ForTe

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bonifacio
12 anos atrás

excelente materia sinto saudades de meu tempo de caserna parabens aos militares desta tão conceituada instituição EX CB BONIFACIO da turma de 88