Passagem de Comando do 2º BAvEx

Passagem Aérea de Comando 2º BAvEx

vinheta-especial-forteOcorreu no dia 08 de janeiro a passagem de Comando do 2° Batalhão de Aviação do Exército, e o ForTe novamente participou das solenidades que ocorreram nas dependências do Batalhão Guerreiro, no Comando de Aviação do Exército.

Assume o 2° BAvEx o TC Lunardi, comandante substituto, no lugar do Cel. Paulo Ricardo, comandante substituído, que foi transferido para o Estado Maior do Exército em Brasília.

As nove horas da manhã, ocorreu a passagem aérea de Comando, tendo o Maj. Brilhante (oficial mais antigo do 2° BAvEx) apresentado a tropa ao TC Lunardi, para que e em seguida, o Cel. Paulo Ricardo ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.

Maj. Brilhante apresenta a tropa. Cel. Paulo Ricardo dá o comando de embarque.

Tive a grata satisfação de ser convidado pelo Cel. Paulo Ricardo para tripular a sua aeronave e a partir dela, registrar toda a cerimônia. Um voo emocionante e descontraído, que compartilhamos com as ilustres presenças do Cel. Guilherme (ex-comandante do 1° BAvEx), do Cel. Rogério (ECEME) e do Cel. (Ref.) Julio Lemos, além do 2p Cap. Glaidson e dos Sgt’s Dias e Leandro, mecânicos de voo do “nosso” Cougar.

Cel. Rogério, Guilherme e Júlio Lemos Sgt's Dias e Leandro

Esquadrilha Guerreiro

A passagem aérea de Comando é uma tradição nas unidades aéreas militares, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo.

Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura pela Esquadrilha Guerreiro, composta por duas aeronaves HM-3 Cougar, dois HA-1 Fennec e dois HM-1 Pantera.

Esquadrilha Guerreiro

Tendo a aeronave HM-1 Pantera do Comandante da AvEx ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de passagem aérea de Comando.

Esquadrila Guerreiro posicionada

O HM-3 Cougar EB-4002 pilotado pelo Cel. Paulo Ricardo, deixa a liderança da Esquadrilha Guerreiro e se desloca para o seu lugar no dispositivo (a esquerda da aeronave do Comandante da AvEx).

Em seguida, o HM-3 Cougar EB-4006 pilotado pelo TC Lunardi, abandona a última posição da Esquadrilha e se posiciona a direita da aeronave do Gen. Peternelli, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra.

Passagem Aérea de Comando

CavEx_08.01.10 085 HM-1 Pantera do Gen. Peternelli

Ao fim da passagem aérea de Comando, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assumiu, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Guerreiro para uma passagem baixa sobre o CAvEx.

Esquadrilha Guerreiro tem novo líder

Após o pouso, o Cel. Paulo Ricardo e o TC Lunardi, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves.

Cel. Paulo Ricardo recepcionado pelo seu filho e um sobrinho

Em seguida, o Cel. Paulo Ricardo realizou entrega da bolacha do Guerreiro para o TC Lunardi, para que a partir deste momento ele possa ostentá-la no seu macacão de voo.

TC Lunardi e Cel. Paulo Ricardo

Entrega da bolacha do Guerreiro

Vídeo da Passagem Aérea de Comando

Cerimônia de Passagem de Comando

Passagem de Comando do 2º BAvEx

As onze hora da manhã, ocorreu a cerimônia militar de passagem de Comando, que contou com a presença do Estado Maior da AvEx, Comandantes das demais OM’s, autoridades Militares e convidados.

Passagem de Comando do 2° BAvEx

Cel. Paulo Ricardo TC Lunardi

Pasagem em revista a tropa

Encerrando a cerimônia, o TC Lunardi comandou o desfile terrestre e aéreo do 2° BavEx.

TC Lunardi

Após o desfile, aconteceu um almoço no Clube dos Oficiais, onde a família do Cel. Paulo Ricardo inaugurou a foto oficial, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do 2° BAvEx e o mesmo recebeu o Distintivo de Comando pelas mãos de sua esposa e do Gen. Peternelli.

Inauguração da foto oficial Recebimento do Distintivo de Comando.

Uma última surpresa ainda foi feita ao Cel. Paulo Ricardo, um vídeo elaborado pelo RP do 2° BAvEx, com fotos ilustrando a sua vida profissional, desde a vida acadêmica,  tirando o seu brevet de piloto no CAAVO (Aviação Naval) até a operacional, já como Aviador do Exército.

Fato que muito nos orgulhou, foi do ForTe ter colaborado nesta surpresa, cedendo as fotos realizadas na Operação Laçador, onde mostramos o Comandante à frente da missão, no cockpit do HM-3 Cougar.

NOTA do EDITOR: Agradecemos ao Cel. Paulo Ricardo por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando e já sabendo antecipadamente que o TC Lunardi vai dar continuidade ao nosso trabalho junto ao 2° BAvEx. Desejamos aos Comandantes, substituto e substituído, muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no Exército Brasileiro.

Agradecemos também ao Maj. Brilhante, Cap. Zielinski e Sgt. Fambre (Equipe do RP do 2° BAvEx) pelo apoio na realização desta cobertura.

FOTOS E VÍDEO: Guilherme Wiltgen/ForTe