sábado, setembro 25, 2021

Saab RBS 70NG

C4ISR

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O gráfico mostra as três camadas do conceito de C4ISR americano para o campo de batalha. C4ISR é a sigla para “Command, Control, Communications, Computers, Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance”.

Observe-se que na guerra moderna e nas futuras, a informação correta no tempo mais breve possível, pode significar a diferença entre a vitória ou a derrota. A identificação IFF (amigo ou inimigo) também é fundamental, para evitar fratricídio ou “fogo azul”.

A “fusão de dados” fornecidos pelas mais diferentes plataformas também é uma característica fudamental dos sistemas avançados de C4ISR, que permitem a tomada rápida de decisões pelo Comando.

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
12 anos atrás

Importantissimo isso hoje Galante!

Quer seja guerra convencional, unconvencional, assimetrica, guerra de “3 quarteiroes”, MOOTW (military operations other than war) ou o que for…

Nao e a bala de prata logico mas sem isso hoje fica muito dificil de ganhar.

Semper Fidelis!

Marcos T.
Marcos T.
12 anos atrás

Imagino num futuro não muito distante um sistema de imagem 3D que mostra em tempo real, o campo de batalha, parecido com aquele que aparece no filme “Star Wars O Ataque dos Clones”.
Será que é muita imaginação minha?

trackback
12 anos atrás

[…] hora de representações altamente realistas em 3D, do ar / terra / mar, com dados fornecidos por ISR, para qualquer ambiente […]

RS
RS
12 anos atrás

E o Bin Laden? Quero mais noticias de crimes

Últimas Notícias

Exército Brasileiro testa variante de engenharia do Guarani

Capacidade deve ser implementada em todas as brigadas mecanizadas Os primeiros testes de campo foram iniciados no Arsenal de Guerra...
- Advertisement -
- Advertisement -