As mulheres brasileiras poderão prestar serviço militar em tempos de paz

10

As mulheres brasileiras poderão passar a prestar, voluntariamente, serviço militar em tempos de paz. Substitutivo do senador Expedito Júnior (PR-RO) a proposta de emenda à Constituição (PEC 35/08) do senador Romeu Tuma (PTB-SP) abrindo essa possibilidade foi aprovado nesta quarta-feira (13), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Atualmente, a Constituição federal isenta as mulheres e os eclesiásticos do serviço militar obrigatório em tempos de paz.

Pelo substitutivo aprovado, que agora vai a Plenário, o serviço militar no Brasil passa a ser facultativo para as mulheres e não imposto aos eclesiásticos em tempos de paz. Expedito Júnior considerou a matéria um avanço, já que estabelece isonomia entre homens e mulheres quanto ao direito de prestar serviço militar.

Tuma agradeceu o parecer do relator e disse ter-se inspirado no abandono vivido por meninas carentes deste país para lhes oferecer a oportunidade de, voluntariamente, ingressarem nas Forças Armadas e, assim, obterem uma formação. A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) avaliou a proposta como mais uma conquista das mulheres brasileiras.

Requerimentos

A CCJ também aprovou parecer favorável do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da comissão, a dois requerimentos nesta reunião. Eles foram apresentados pelo senador Mário Couto (PSDB-PA) e referiam-se a votos de congratulações ao líder do PSDB na Assembléia Legislativa do Pará, deputado estadual José Megale, por pedir explicações à governadora Ana Júlia Carepa sobre a compra de kits escolares de uma empresa da Paraíba sem licitação e ao correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Belém, jornalista João Carlos Magalhães, pela reportagem “Pará entrega kit escolar elogioso ao governo” (RQS 174/09).

FONTE/FOTO: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gaspar
gaspar
14 anos atrás

que tipo de servico militar elas poderao fazer ??
sinceramente, sem preconceito, mas eu nao daria uma arma a uma mulher pra ir pra guerra… acho que ELAS no maximo podem fazer o trabalho burocratico, aperadores de radar, radio, inteligencia, medicas, engenheiras, e por ai vai, …
nao sou preconceituoso e sim realista…

Marcos T.
Marcos T.
14 anos atrás

Desculpa o machismo, más já pensou mulheres armadas em plena TPM.

claudio/itajai
claudio/itajai
14 anos atrás

Camaradas

Já temos mulheres pilotos na FAB, temos Bombeiras, PMs(armadas)
Não vejo problema nenhum em ter uma mulher na linha de frente.

Claro q. teremos vários problemas de logisticas (banheiros, uniformes…)

RJ
RJ
14 anos atrás

Marcos T., para isso existem anticoncepcionais com dosagem de hormônio sob medida. Isso ameniza o efeito da TPM. Além do que, assim como nós homens passamos por uma série de exames para determinar se podemos virar soldados, as mulheres terão também que passar por essa seleção. Outros países recrutam tanto homens como mulheres para a linha de frente. Só não vejo igualdade nenhuma no fato de o serviço militar ser obrigatório para homens e facultativo para mulheres… E, a propósito: Gaspar, quando falam em mulher fraquinha para operar um fuzil, me vem logo à cabeça a imagem de uma vizinha… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

outro dia e vi na tv uma policial feminina do choque de SP tentano fazer o servico dela no estadio do pacaembu, mas veio um cidadao e deu um belo chute no peito dela, ela voou uns 5 metros pra tras, so nao caiu pois havia uma corda que a segurou… vendo a imagem, se fosse homem, nao levava esse chute… tem trabalhos que mulheres nao sao aptas… nao vejo uma mulher carregar uma mochila e 30 Kg nas costas e fazer uma patrulha de 25 Km… nao vejo uma mulher carregar um morteiro pesado nas costas pelhas trilhas da… Read more »

klm
klm
14 anos atrás

Brasil com um bando de favelado e desocupado
ainda vai por mulher nas forcas armandas
como se tivese numa situacao igual de pais rico
ate logo Brasil

André
André
14 anos atrás

Esses comentários são a sério?!? O machismo é tão bonito de se ver, mas tão idiota que até dói. Meus senhores todo e qualquer conflito que envolva seres humanos, seja uma guerra mundial, seja uma discussão entre vizinhos, é mais provável ser vencido por quem for superior na estratégia e na táctica do que por quem simplesmente acreditar na força. Uma mulher é tão capaz como um homem. Mas essa do TPM feminino é fantástica, mas pelo que eu vejo, há por aí machos que têem TPM pelo menos 1 vez por semana, às senhoras, pelo menos, é só uma… Read more »

Meia-dúzia
Meia-dúzia
14 anos atrás

No mundo das idéias, a iniciativa é maravilhosa. Oh, que país livre, onde as mulheres podem prestar o serviço militar obrigatório! Estamos próximos ao nível de profissionalismo de um dos maiores Exércitos do mundo, o Israelense!

O único problema está em quem propõe a PEC:
PERGUNTA SE O ROMEU TUMA ENTROU EM ALGUM QUARTEL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS????

Mal tem recurso pra lidar com o efetivo de homens, imaginem construir toda uma nova infra-estrutura pra receber mulheres (banheiros separados, alojamentos separados, fardamentos diferentes, e assim vai…)

p.s.: romeu tuma foi reeleito senador em 2002.

henrique
henrique
14 anos atrás

Nada contra a atuação das mulheres nas forças Armadas, elas já o fazem com muita competência no Brasil e sua atuação pode ser ampliada. Sou contra o uso das Forças Armadas como uma opção para fornecer formação as pessoas carentes. Para isso é que temos um cem número de instituiçoes, como a escola tradicional, as profissionalizantes como SENAI, SESC, etc.
Esse senador Romeu Tuma não sabe o que está dizendo.
As Forças Armadas precisam ter efetivo voluntário e o mais profissional possível. Defendo até a diminuição do efetivo das FA brasileiras, usando mais orçamento pra equipamento e treinamento.

henrique
henrique
14 anos atrás

Finalizando, As Forças Armadas não são uma organização filantrópica, para isso existem as ONG’s e um cem número de instituições.