JLTV, possível sucessor do Humvee, é testado pelo Exército dos EUA

0

Joint Light Tactical Vehicle - foto US Army

O Exército dos EUA (U.S. Army) informou, em 4 de junho, que está testando um novo veículo que poderá eventualmente substituir o ícone Humvee. O JLTV (Joint Light Tactical Vehicle – veículo tático leve conjunto) deverá oferecer proteção e desempenho aprimorados.

Segundo o informe do U.S. Army, no dia 3 de junho (data divulgada para a foto acima), a força levou um grupo de repórteres a uma pista de teste a 30 minutos do campo de provas de Aberdeen (em Maryland, EUA). A primeira impressão que o JLTV passou foi de ser mais pesado e seguro que os atuais veículos táticos leves. Sobre isso, o Exército afirmou que as placas de blindagem e o vidro à prova de balas oferecem melhor proteção para os soldados.

O projeto do JLTV é tanto conjunto quanto internacional, numa colaboração entre o U.S. Army, o USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), o governo australiano e três times industriais (BAE Systems, General Tactical Vehicles e Lockheed Martin). Assim,o veículo traz diferentes soluções de design e diferentes configurações, para quatro a seis pessoas.

Segundo o diretor do projeto, Tenente Coronel Wolfgang Petermann do Exército dos EUA, trata-se de uma solução balanceada, para reduzir os custos ao longo do ciclo de vida para os operadores, aprimorando a confiabilidade e a facilidade de manutenção. Ainda segundo Petermann, os contratados entregaram os veículos no prazo (em 3 de maio, após 15 meses entre projeto e fabricação dos protótipos) e de acordo com os requerimentos do contrato.

Um desses requerimentos é a transportabilidade, para permitir que fosse transportado por aeronaves C-130 ou helicópteros CH-47 ou CH-53, assim como em diferentes conveses de navios, para garantir uma capacidade expedicionária. O JLTV entra agora na fase de desenvolvimento de tecnologia, para demonstrar sua integração como um sistema completo, com testes tanto no campo de provas de Aberdeen quanto no de Yuma (no Arizona) para atestar sua confiabilidade.

FONTE / FOTO: U.S. Army (Exército dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments