A EADS North America recebe primeira parte do contrato para equipar helicópteros Lakota UH-72A

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A EADS North America recebeu US$ 67 milhões de dólares como um primeiro pagamento pelo fornecimento de Pacotes de Equipamentos de Missão (MEP) em Helicópteros Utilitários Leves Lakota UH-72A, operados pelos Batalhões de Suporte e Segurança (S&S) da Guarda Nacional do Exército. Trata-se da primeira fase de um contrato cujo valor total é estimado em aproximadamente $152 milhões de dólares.

Construídas na fábrica da American Eurocopter em Colúmbia, Mississipi, estas melhorias do sistema serão implantadas nos helicópteros UH-72A Lakota em uso em todas as partes dos Estados Unidos pela Guarda Nacional do Exército. Os pacotes ampliam o uso dos helicópteros Lakota para missões de reconhecimento, proteção de fronteiras, operações de comando e controle e de movimento aéreo, que dão suporte às missões de segurança e defesa nos Estados Unidos.

“Este Contrato reforça a capacidade da EADS North America em integrar sistemas complexos de missões que atendem as necessidades de nossos combatentes”, disse o Presidente da EADS North America, Ralph D. Crosby Jr. “Isto também representa um novo marco na evolução do UH-72A, já que este potente helicóptero recebe cada vez mais diferentes funções operacionais no Exército Americano. O suporte às missões S&S é mais uma prova do compromisso de nossa equipe industrial em fornecer produtos modernos que permitem que o Exército realize atualmente missões cada vez mais exigentes”.

O início das entregas dos helicópteros UH-72A equipados com o Pacote de Equipamentos de Missão do Batalhão S&S está programado para 2011. O Contrato anunciado hoje cobre o fornecimento pela EADS North America de, inicialmente, 36 Pacotes de Equipamentos de Missão para o Exército Americano que pretende adquirir sistemas para equipar um total de 99 helicópteros Lakota.

A configuração do UH-72A do Batalhão S&S inclui um sistema de câmera montado na linha de centro dianteira com sensores óticos elétricos e infravermelhos, ponteiro laser, um farol de busca de 30 milhões de velas, console do operador, displays digitais tipo “touch-screen” do posto de pilotagem e cabine com sistema de gerenciamento de vídeo e moving map, um gravador de vídeo digital e sistemas downlink de dados, além de um guincho externo e equipamentos de comunicação e aviônicos adicionais.

Localizados em todo o território americano, os Batalhões S&S da Guarda Nacional do Exército Americano fornecem capacidade de aviação leve, prontamente disponível e dispersa para missões militares e operações de suporte a autoridades civis. Estas unidades atualmente operam aeronaves de asas rotativas antigas, da época da guerra do Vietnã, que serão substituídas pelos UH-72A.

O UH-72A é fabricado em Colúmbia, no Mississipi, pela American Eurocopter, unidade operacional da EADS North America, que possui uma linha de montagem especializada para Helicópteros Utilitários Leves. Uma fábrica de integração de sistemas foi criada neste local para gerenciar o desenvolvimento do Pacote de Equipamentos de Missão dos UH-72A para a configuração do Batalhão S&S da Guarda Nacional do Exército.

O exército americano planeja adquirir um total de 345 helicópteros UH-72A Lakota até 2015, incluindo as versões equipadas para operação dos Batalhões S&S.

Atualmente, a EADS North America já entregou um total de 134 helicópteros UH-72A, todos no prazo e dentro do orçamento. Estas aeronaves estão sendo utilizadas em todo o território americano e em Porto Rico, incluindo missões de transporte aeromédico (MEDEVAC), busca e salvamento, apreensão de drogas, transporte VIP e apoio da aviação em geral.

Os helicópteros UH-72A também foram desenvolvidos no exterior, com as aeronaves agora pertencentes ao Joint Multinational Readiness Center (JMRC) do Exército Americano na Alemanha, para missões de treinamento e apoio, e estão baseados em Kwajalein Atoll no Oceano Pacífico, para missões de transporte e apoio no Local de Teste de Defesa de Mísseis Balísticos Ronald Reagan.

Em outra aplicação para os helicópteros Lakota, a Escola de Pilotos de Testes Navais dos Estados Unidos em Patuxent River Naval Air Station, Md, opera cinco versões H-72A para o treinamento de pilotos de teste do exército americano e países aliados.

O UH-72A é um grande programa de aquisição de defesa da Categoria de Aquisição de Defesa (ACAT) para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e isto marcou uma das mais rápidas introduções de uma nova aeronave na história do Exército Americano. As entregas das aeronaves para as unidades da Guarda Nacional, permitem que as antigas aeronaves OH-58 e UH-1 sejam aposentadas enquanto os UH-72A se tornem o componente ativo do Exército Americano, deixando os UH-60 Black Hawks para missões de combate.

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Black Hawk
Black Hawk
13 anos atrás

sera q esses helicópteros nao poderiam ser utilizados pela policia do brasil?
nao sei se sao blindados mas pelo menos parecem ser bastante resistentes…
sei la eles parecem aqueles little birds do filme “”Black Hawk Down”(adoro esse filme)!!!

Leandro
Leandro
13 anos atrás

Pode até ser um bom helicóptero, mas que o bicho é feio…oxi como é!
Em se tratando de helicópteros, alguém sabe ai a quantas anda a aquisição dos Black Hawk pela FAB (que iriam substituir os Sapões)?

Mauricio R.
13 anos atrás

“…sei la eles parecem aqueles little birds do filme “”Black Hawk Down”(adoro esse filme)!!!”

MH-6 Little Bird