A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, no mesmo cargo durante seu futuro governo, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo divulgada nesta segunda-feira.

O convite teria sido feito na última sexta-feira e tem relação com a operação realizada em conjunto entre os governos federal e o do Rio de Janeiro no combate ao tráfico no Rio de Janeiro. Para a presidente eleita, a participação exitosa do ministro também justificaria sua permanência no comando da pasta.

Durante a reunião, ficou acertada a retirada da área da avação civil do Ministério da Defesa. Um dos desenhos em análise pela equipe de transição coloca toda a área numa secretaria ligada diretamente à Presidência da República. Alternativamente, portos e aeroportos poderiam estar sob os cuidados de um novo ministério. Na visão da nova presidente, a criação de uma secretaria específica poderia evitar um colapso no sistema áereo durante a Copa de 2014.

Na semana passada, o já definido Ministro da Casa Civil, o deputado Antonio Palocci (PT/SP), havia sondado Jobim para permanecer à frente da Defesa. Durante um encontro ocorrido a pedido de Dilma na última quarta-feira, Palocci, que também coordena a equipe de transição, ouviu do ministro que “quem tem de demonstrar interesse em ele permanecer ou não no cargo é o novo governo”, e não ele. Na ocasião, Jobim teria pedido esclarecimentos sobre as condições de permanência.

FONTE: Diário de Pernambuco / Agências

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Nesse momento o “Sarko” deve estar estourado um caríssimo champagne francês para comemorar a permanência de seu vassalo no comando do Ministério da Defesa do Brasil.

Continuaremos a comprar armas dos franceses, pagando um preço superfaturado, por produtos de qualidade técnica inferior.

Tudo em nome da nossa suposta “independência” diante dos norte americanos.

A grande palhaçada continua…

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Jobim, Palocci, Dilma e daqui a pouco Berzoni, José Dirceu…

Aliás, é a volta dos que NUNCA se foram …..

Celso Daniel não volta mais porém, será que seus irmãos, exilados políticos, podem voltar?

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/exilado+irmao+de+celso+pede+justica+e+quer+sombra+condenado/n1237829562299.html

ren
ren
13 anos atrás

tá bom ou tá ruim????
para os franceses tá bom demaaiiiiiiisssssssssss.

Humberto
Humberto
13 anos atrás

Particularmente gostaria de uma nova pessoa no mínimo para vir com novas ideias. Mas .. Deu na FSP Dilma acerta permanência de Jobim Ministro da Defesa do governo Lula e filiado ao PMDB continuará no cargo na gestão da presidente petista Em encontro na sexta-feira, Dilma e Jobim acertaram a retirada da área de aviação civil do comando da pasta KENNEDY ALENCAR VALDO CRUZ DE BRASÍLIA O ministro da Defesa, Nelson Jobim, continuará no posto no governo de Dilma Rousseff. A Folha apurou que Jobim recebeu e aceitou o convite da presidente eleita em reunião na sexta-feira. Dilma e Jobim… Read more »

@wagner
@wagner
13 anos atrás

naaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!

sergio
sergio
13 anos atrás

É uma pena para o Brasil! Que lástima! Na minha opinião, Lula forçou Dilma a manter este Serrista,que não apoiou na campanha da presidente por um único motivo: Defender o interesse comum na compra dos Rafales superfaturados, para a garantia de suas poupudas “comissões”.. Nada explica a mantença deste senhor e a inexorável compra do Rafale. Isto é terrível!!!

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Blz, acho que agora eles terminam o projeto de fomento das ‘massas’ a favor, junto com os nichos marxista da Universidades e pronto. 2014 vão continuar. Releitura de Chaves, rsrsrs.

O camarada ai ta feliz da vida, e como os amigos disseram, o dia em que se confirmar o Jobim no MD novamente, vira feriado na França!

Sds.

Samuel Henrique
Samuel Henrique
13 anos atrás

Tamo fudi……..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora foi tudo pra casa do Ca…………………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem….não me aguentei!!!!!!

evandro
evandro
13 anos atrás

Não Gostei. Acho que deveria ser um militar o Ministro da Defesa.

Rogerio Cirino
13 anos atrás

Discordo de vcs!!

Todos estao olhando ou querendo exergar apenas um fato nao positivo.

Hoje o MD existe como Ministerio devido a atuação de Jobin, antes dele so vierão vaquinhas de presepio.
Tb dizer que o Rafale é pior que que o Gripen NG (que nao está operacional) e o F18 (que não repassam tecnologia), nao dá né!

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
13 anos atrás

Excelente! Já li duas coisas boas do governo Dilma: a saida da aviação civil do Ministério de Defesa (aliás, ouvi do ministro Jobim no simpósio de defesa organizado pela CIESP, que era um absurdo a aviação civil estar no MinDef) e agora a continuação de Jobim como Ministro da Defesa. Eu não o considero o homem ideal, mas os anteriores foram tão ruins (aliás, alguns nem chegaram a ser ruins – foram mortos vivos.) que ele se tornou imprescindivel. Infelizmente, a inexistencia de uma cultura de defesa no ambiente civil torna muito dificil (aliás, quase impossivel) uma escolha adequada. Em… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Ah neiiiiiiiimmmmmmmm

Será que vamo de jaca a la française mesmo?!
É melhor eu começar a me acostumar com essa idéia….

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Concordo com o Cirino. Como ministro ele podia ter feito mais do que fez, mas foi o melhor MD que já tivemos.Foi na administração dele que compramos ( e compraremos ) caças,navios,submarinos,tanques,uma familía de blindados,helicópteros,mísseis nacionais,parcerias com as maiores potencias mundiais e outros.Quanto a dizer que o ministro vai receber ‘comissão’ pela venda do caça, alguém tem provas?Fica todo mundo dizendo que o Rafale é caro, mas que o Brasil devia ter participado do projeto F-35.O custo de desenvolvimento desse caça já estourou o orçamento várias vezes, e seu preço será um absurdo.Na minha opnião, a melhor escolha seria o… Read more »

Ricardo - BH
Ricardo - BH
13 anos atrás

Particularmente acho que o Jobim está fazendo um bom trabalho, que é a “montagem” do Ministério da Defesa, que não existia antes dele. O lado positivo disso é que não há quebra de continuidade. Ou seja, os princípios que estão norteando a montagem do MD não serão alterados, o que acelera esse processo. O lado negativo é que o “ranso” que ele tem com os americanos vai continuar. E aí o país só tem a perder. Mesmo com sua manutenção à frente do MD ele perde um pouco de peso na escolha do vencedor do FX-2, por dois motivos: a)… Read more »

marujo
marujo
13 anos atrás

Ser amigo e eleitor do Serra (fraco gosto, para mim não dá) não desqualifica o ministro Jobim. A Dilma está certa em querer mantê-lo, pois ele foi ó único ocupante do cargo que não foi apeado e tem comando real sobre os militares. Seus méritos incluem também a END e a reforma da estrutura militar brasileira, em curso. O estranho no Jobim é sua defesa apaixonada pelo Rafale (não critico o avião, não tenho condições) e sua participação na venda do aparelho para outros países, isto, sim, uma postura ética questionável.

Solskhaer
Solskhaer
13 anos atrás

Nãooo!!!!
Prefiro o Beltrame!!

marujo
marujo
13 anos atrás

Na gestão Lula/Jobim muito se falou no reaparelhamento das Forças Armadas, em função do protagonismo internacional do Brasil e do pré-sal. Muito pouco – submarinos, helicóteros franceses e russos, navios ingleses velhos – se fez. Tenho receio de que toda a discussão que houve tenha sido só um modo de ganhar tempo e não fazer nada. E tenho receio também que o novo governo, com sua inteção já revelada de não fazer novos investimentos, abandone por completo a área militar, não se lembrando dela nem com compras de oportunidade. Ah!, o Chile já está comprando o HMS Largs Bay, que… Read more »

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Não temos a cultura de pensar em termos de defesa nacional mas, “em compensação” essa cultura de pensar “o que está aí é ruim porém, os anterirores foram piores” é tão arraigada que fazem de Nelson Jobim, um fraudador de constituição (além de nossa saúde, educação e saúde públicos), algo bom o suficiente para ocupar o cargo onde está ! Fez de Sarney melhor que Figueiredo, que Fez Collor melhor do Sarney e LuLLa melhor do que todos, como ele mesmo disse !! E que façam direito isso de tirar a aviação civil da esfera da defesa. Lembram o que… Read more »

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
13 anos atrás

Rogerio Cirino disse em 29 de novembro de 2010 às 10:03: “… e o F18 (que não repassam tecnologia), nao dá né! …”. Cirino, muitíssimo obrigado por me dar chance de falar sobre transferência de tecnologia! Antes de trabalhar na ENGESA (14 anos) trabalhei na indústria automobilística no setor de Engenharia de Produtos: VEMAG, Chrysler e Ford. Muito bem, durante todos estes anos eu ouvi falar em licença. Ou seja, a fabricante de veículo (conhecida como montadora) não detinha os direitos de fabricação de componentes fabricados por terceiros, tais como caixa de cambio, embreagem, carburadores, geradores (alternadores) e muitos outros.… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Putz.. Eu não gosto do Jobim e nem da Dillma, mas agora ela ganhou um ponto comigo ao tirar a aviação civil do MD. Como sempre tem o masssssssss… Vamos ao mundo real.. Grande m…. que a ANAC e a Infraero saiam da pasta do MD, se toda a estrutura de ATC, legislação, prevenção de acidentes, concessão e validação de licenças, continuar nas mãos da FAB! Vai mudar muito pouco, mesmo! É um passo para a bem-vinda desmilitarização, mas será um trabalho para décadas! Não existe gente capacitada e nem infra-estrutura para tocar o barco sem a FAB, que está… Read more »

Rafael
Rafael
13 anos atrás

VAMOS TER CALMA

Nada esta certo ainda…

vcs falam como se o Jobim na Defesa fosse sinonimo de Rafale escolhido

se fosse assim, o Governo já teria assinado o contrato em 7 de setembro de 2009

com os provaveis cortes de orçamento, acho muito mais facil dar GRIPEN NG do q Rafale

a galera ta sofrendo por antecipação

Marco antonio Lins
13 anos atrás

No momento não existe outro, não tem decepcionado
em uma pasta dificil como esta!

Artur Paulo
Artur Paulo
13 anos atrás

Ué cadê aquele discurso todo de rei morto rei posto, na verdade só vai mudar o palhaço mor mas os demais ficarão. é uma pena que um político continua a exterminar com nossas FA’s.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Controle aéreo é coisa muito séria.

Como será feito? Como está sendo feito ou dentro do PAC, o factóide de planejamento para crescimento da economia? Tão factóide que já criaram o PAC2 para planejar o planejamento anterior ?!?!?!? rsrsrsrsrsrs !!!!

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Antonio M disse:
29 de novembro de 2010 às 11:09

desculpem, postado artigo errdao.

Srs. editores, pode apagar por favor ….

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Não sei porque estão reclamando assim vai saber se o novo MD iria cancelar os progrmas de submarinos nuclares, caças, investimento em empresas como a mectron, continuar apoiando o ITA os engenheros da MB com o reator nuclear e demais coisas que ele conseguiu o outro podia ser melhor mais eu duvido só de ver os candidatos que parecem aqueles que só estão ai pra senta na cadeira e ganha dinheiro. Ja o NJ nem ganhava dinheiro pra ser MD, tem pouca coisa que vocês conhecem dele…..

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Não tenho certeza se o Jobim ficará no MD até o final do mandato da Dilma.

Zirium
Zirium
13 anos atrás

Parabéns à Presidente!

De certo, é o melhor a ser feito pensando no instituto da continuidade.
Antes dele houve outros que mais pareceram que a pasta estava vazia…
Portanto, os que não acham que é a melhor escolha que se candidatem à vaga.

Quem tem boca fala o que quer mas na hora do vamos ver….

nassif
nassif
13 anos atrás

Esta na Servia com uma passada na Suiça ???
Me deus nos projetas da corja do Dirceu e Genuino pois pelo jeito vão sair da toca …

Nick
Nick
13 anos atrás

Se ele garantir o aumento REAL do % PIB aplicado à sua pasta, eu apoiaria o Jobin, à despeito do lobby francês, e do discurso antiamericao. Poderia ser 0,1% em 2011 0,1% em 2012, até chegar à 2,03% do PIB em 2018.

[]’s

peter pown
peter pown
13 anos atrás

Quer dizer que os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea são uns incompetentes e, quiçá, corruptos para aceitarem este senhor que vive a querer “entubá-los” com o piores equipamentos e nem sequer esboçarem um reclamação, ficam quietinhos. Nessa eu não creio!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

peter pown disse:
29 de novembro de 2010 às 11:43

Você pode colocar um cone no MD, que os comandantes militares por disciplina e hierarquia não irão reclamar.

Os poucos que falam contra o Governo são sumariamente exonerados e com razão! O dever dos militares é acatar decisões do Governo civil mesmo que ruins, desde que elas sejam legais.

Samuel Barros Pysklyvicz "Jaguar"
13 anos atrás

Não sei se choro, largo de mão ou entro e desespero com essa noticia.

Freire
Freire
13 anos atrás

Bacchi.

Comentário Lúcido.

Brasil.

ZE
ZE
13 anos atrás

Galante, você tem recebido os meus E-mails ????

Não tenho mais recebido a confirmação automática de recebimento.

Bem,

Eu já tentei postar aqui (Poder Aéreo) uma notícia traduzida (por mim) acerca do Rafale, mas o Echelon não deixou.

Mandei a reportagem traduzida para você no sábado de manhã, mas até agora ela não foi publicada

Dê uma olhada na sua caixa postal.

OBS: desconsidere a mensagem escrita no Poder Aéreo.

[ ]s

RL
RL
13 anos atrás

Brasileiro sofre por “Osmose”.

Calma. Deixem ele trabalhar com a Dilma agora.
Vamos ver se com ela ele tenha tanta autonomia ou não frente ao que tem que fazer.
Se não estiver bom. Troca ué.

E isso serve pra Dilma TB.

Fernando Gasparini
Fernando Gasparini
13 anos atrás

afffff é cada uma….. O cara é tao mal ministro,mais tão mal ministro que mesmo sendo um serrista declarado o cara foi reconhecido pelo gran mestre do PT e sua pupila. ofender a honra e chamar de incompetente o ministro da def pq ele nao concorda com a sua preferencia de aviaozinho ideal…. ahhhh por favor né pessoal em vez de ficarem ai caindo em loby de saab e dassault pensem e olhen pelo seu pais.Todos sabemos que o povo do PT é bem partidariooooo bem mais oq deveriam ser, e se mesmo assim ele foi reconhecido por essas pessoas… Read more »

pacau
13 anos atrás

Além das “denuncias” de preferencia e lobby pro Rafale, gostaria realmente de saber quais foram os tão graves erros do MD, fui milico de CPOR, e no meu tempo até a ração era em conta-gotas, uma outra coisa que o pessoal não fala até a quantidade de “ESA” no Brasil aumentou…

“A principal formula para o fracasso é querer agradar a todos”, sempre existirão os insatisfeito.

Ricardo - BH
Ricardo - BH
13 anos atrás

Bacchi, você tem razão. Esta situação da “licença de fabricação” afeta os 3 concorrentes, por igual. Ao meu ver, uma forma mais segura de se garantir isso é fazer um anexo ao contrato de fornecimento, com a assinatura de todos, ou quase a totalidade, dos fornecedores das “montadoras” dos caças, se comprometendo a transferir sua tecnologia. Isso os governos francês, americano ou sueco podem tentar fazer. Mas como você ressaltou, eles não podem obrigar os fonecedores assinarem, se eles não quiserem. Para se garantir a transferência total de tecnologia, deveria ser feita uma negociação com cada um dos vários fornecedores… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

pacau disse:
29 de novembro de 2010 às 12:47

O EB continua com meio expediente.

kaleu
kaleu
13 anos atrás

FU..EU …

vamos ter que engolir a JAKA cara, sem ToT, com deficiências tecnológicas … pagar seu desenvolvimento, que será feito por empresas francesas, claro, não teremos recursos para treinar adequadamente … teremos um equipamento defasado … cujo 1o vôo foi a 24 anos e nem HMD integrado tem … enfim … o Brasil perde uma oportunidade sem precedentes de nos tornarmos de fato FABRICANTES e co-desenvolvedores de aeronaves supersônicas de alta performance para sermos financiadores dos franceses e depois MONTARMOS caças sob-licença da Dassault … lamentável !

Cordiais Saudações
kaleu

Wagner Ulisses
Wagner Ulisses
13 anos atrás

Jobim fez um bom trabalho, acima de tudo defendeu a nossa soberania como nunca, e também com trocas de ministros corremos o risco com os projetos.
Em minha opinião o Jobim busca independência com os produtos.

grifo
grifo
13 anos atrás

Lamentável se a notícia se confirmar e for prolongada a gestão desastrosa do atual ministro.

Pelo menos os aeroportos estarão a salvo. Pena que não dará para dizer o mesmo das Forças Armadas.

Robson Br
Robson Br
13 anos atrás

Fernando Gasparini disse:
29 de novembro de 2010 às 12:42

concordo contigo !!!!!
A coisa é meio estranha mesmo. Tem que ser do jeito de alguns, senão, não serve!!!

Quanto às licensas, a coisa não é como fabricar carros.

Também não é nessa direção que a FAB quer e solicita.

Agora, se for assim: O Brasil estará ferrado se for de Gripen NG, pois terá muitas licenças para pedir……
rsrsrsrsr

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Já que tem gente defendendo o Jobim, famos jogar “farofa” no ventilador. A Odebrecht ajudou E MUITO a campanha da candidata governista. Foram dezenas de milhões de reais. Oficialmente e “por debaixo dos panos”. A Odebrecht é a empreiteira escolhida pelos franceses da DCNS para construir o estaleiro, base naval e até ajudar na construção do submarino nuclear da MB. Um contrato bilionário feito sem licitação. Jobim é adorado pelos vendedores de armas franceses. E foi ele que fechou esse acordo com a DCNS. Que por sua vez colocou a Odebrecht na jogada. Precisa explicar alguma coisa ou já deu… Read more »

Paulo Costa
Paulo Costa
13 anos atrás

Varios ministros vão continuar no governo,isto significa continuidade as vezes necessaria,eu aprecio o serviço do Jobim,muita coisa mudou com ele,e ele tem interesse de continuar na pasta. O seu colega R Gates tambem vem de uma administração anterior.

Zirium
Zirium
13 anos atrás

Prezado Leandro RQ,

Nao sei qual seu ofício mas se eventualmente existisse a Leandro RQ Construtora, você não gostaria de star no lugar da Odebrecht?

Ora amigo, a estrutura do que se planeja construir não é para amadores, é preciso conhecimento e Know-how, proporcionalmente ao tamanho da asneira proferida por você com insinuações que levam a um segundo plano.

O que tem por trás da história?

Tens como provar o que disse?

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

É isso aí!

Falaram que ia ser um governo de continuação. Mas fico incrédulo como levam esse mote ao pé da letra. É uma pena. A esquerda como sempre destruirá tudo aquilo em que coloca as mãos.

Daniel Rosa
Daniel Rosa
13 anos atrás

evandro disse: 29 de novembro de 2010 às 10:02 Cara…INFELIZMENTE os militares se moldaram a ser meros “paus mandados”! Aceitam o que lhes impoem e não batem o pé! Tem cara muito mais preocupado com carreira e promoção do que por a cara a tapa pra provar que esta certo! Teoricamente o Ministro da Defesa deveria ser um militar! Ai já começaria a briga de egos! O povo o Exercito ia querer de qualquer jeito, por ser a força “mais antiga”! Mais antigo não significa mais competente! Que seja civil! Mas que tenha formações que lhe permitam exercer o cargo.… Read more »