O Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Bope) está testando novos carros blindados, conhecidos como “caveirão”, para reforçar a frota. Após experimentar um modelo blindado russo, os policiais estão atualmente com um veículo sul-africano, apelidado de “paralelepípedo com rodas” –devido ao seu formato.

Segundo o Bope, são avaliados o transporte seguro da tropa, a agilidade e o avanço em terrenos difíceis. A Secretaria de Segurança Pública do Rio ainda não definiu quantos nem quais modelos serão comprados. O processo de aquisição deve começar somente em 2012.

“Fui testar o blindado sul-africano nas dunas de Maricá [região dos Lagos, no Rio] e ele respondeu bem”, disse o cabo Marcelo Silva, que atua no Bope há cerca de dez anos. “Em termos operacionais, estamos procurando uma boa blindagem, mobilidade, mecânica simples, um veículo mais compacto e que possa atender às demandas não conseguidas por nossos blindados anteriores.”

Segundo o Bope, mais modelos passarão por avaliações –entre eles um blindado francês e, talvez, um israelense. Algumas empresas brasileiras também enviarão modelos para serem testados no batalhão.

Contra terrorismo

Além dos blindados, o Bope também terá novos equipamentos para facilitar o resgate de vítimas e armas contra o terrorismo.

O motivo é a proximidade dos eventos que serão sediados no Rio, como a visita do papa em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Atualmente o Bope conta com pouco mais de 400 homens. A intenção da corporação é que seu efetivo chegue a 800 policiais antes de 2016.

FONTE: UOL Notícias

NOTA DO BLOG 1: o veículo em questão é o Maverick, fabricado pela Paramount. Este mesmo exemplar esteve em exposição durante a LAAD 2011, ocorrida no Rio de Janeiro.

NOTA DO BLOG 2: o veículo blindado russo citado no texto é o Tigr. Este veículo foi tema da reportagem “Leves e blindados”, publicado na revista Forças de Defesa nº2.

Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito.

Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br.

Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments