‘Ghost’: camuflagem termal para infantaria

1

Em posts recentes foram abordadas pesquisas e desenvolvimentos no campo da redução da assinatura IR (infravermelha) para veículos (ver links no final desta matéria). Neste post abordaremos um sistema para combatentes, em especial infantes e forças especiais.

A companhia alemã Blucher Systems GmbH produz e comercializa sistemas de camuflagem termal/IR para soldados baseados simplesmente em vestimentas especiais. Ao invés do tecido comum, são empregadas fibras metalizadas com o propósito de se obter uma redução imagem termal de uma pessoa.

A vestimenta é chamada de “Ghost” (fantasma). Um combatente no campo de batalha utilizando a vestimenta de redução de assinatura térmica Blucher Ghost possui uma capacidade de sobrevivência muito maior no campo de batalha.

Para os sistemas de detecção termal IR o combatente, dependendo da situação e do ambiente, ficará totalmente oculto ou tentará confundir seu atacante. Mesmo que as condições ambientais não permitam a ocultação total do combatente, o ganho de alguns segundos ou frações de segundo através da dúvida do inimigo no campo de batalha podem ser cruciais para o sucesso da missão ou a sobrevivência do indivíduo.

O sistema ainda tem a vantagem de receber diversos padrões de pintura de camuflagem tradicional que reduzem a assinatura visual como qualquer outro fardamento camuflado comum.

No vídeo abaixo um exemplo do efeito do sistema Ghost em campo. Aos 1:2min do vídeo um indivíduo sem o uso da vestimenta termal passa por um outro que está utilizando o Ghost e fica estacionado. No momento seguinte o indivíduo com o sistema ghost começa a se movimentar e só assim ele é notado pela grande maioria das pessoas que assistem o vídeo.

Maiores informações no site do fabricante

FOTO: Blucher Systems GmbH

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius
LuppusFurius
11 anos atrás

Predador , a vida imitando a arte!!!