Home Camuflagem CFN inicia fase de testes com novo uniforme camuflado

CFN inicia fase de testes com novo uniforme camuflado

5823
89

A Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Abastecimento da Marinha e o Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN), vem trabalhando para aprovar, em breve, o novo uniforme operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). A fase inicial de testes começou no dia 8 de julho, no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais – Batalhão Tonelero. O novo camuflado também foi utilizado, em caráter experimental, por um pelotão de Fuzileiros Navais durante a Operação “Formosa”, realizada entre os dias 8 e 17 de julho, no município de Formosa-GO.

A Gerência de Equipagens Operativas do CMatFN está à frente do projeto e vem trabalhando intensamente para testar e aperfeiçoar o uniforme, produzido em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI/CETIQT), que cuida do projeto e da integração da cadeia de fornecimento; a Santista, responsável pelo desenvolvimento tecnológico e pelas funcionalidades do tecido; e a BDS Confecções, encarregada do desenvolvimento do projeto e da confecção do uniforme.

As características modernas do tecido nyco, utilizado pelas principais Forças Armadas do mundo, como a dos Estados Unidos da América, representam a principal diferença do atual para o novo camuflado. É o que diz o Gerente de Equipagens Operativas do CMatFN, Capitão de Mar e Guerra Figueiredo. “O novo camuflado possui um tecido muito confortável, com propriedades térmicas, que distribuem melhor o calor pelo corpo, repelem insetos e são antimicrobianas. O uniforme também é resistente e de alta durabilidade, entre outros benefícios”.

Outra diferença importante é que o novo camuflado será confeccionado em dois padrões de cores. O atual será mantido para emprego em operações ribeirinhas, devido às especificidades do ambiente de selva e sua vegetação mais escura. Para atuação em área urbana e rural, onde o cenário é mais claro, foi produzida uma cor com predominância de tons em bege, cinza e verde-claro, ideal, por exemplo, para uso durante operações de Garantia da Lei e da Ordem.

O novo camuflado vem sendo desenvolvido desde 2018, como produto estratégico de Defesa, uma vez que estimula a produção da indústria têxtil e de confecção nacional. Nos testes realizados até agora, o balanço vem sendo bastante positivo, na opinião do Comandante Figueiredo. “O camuflado se mesclou muito bem ao ambiente, proporcionando uma boa camuflagem ao usuário. Sob a observação de equipamentos de visão noturna com irradiação infravermelha, o tecido camuflado manteve a mesma eficiência de ocultamento”, avaliou.

Os testes continuarão ao longo deste ano, de modo a verificar seu desempenho nos diversos biomas existentes no País. A próxima previsão de utilização do novo camuflado será durante a Operação “Dragão”, que ocorrerá em novembro.

FONTE: Marinha do Brasil

VEJA TAMBÉM: Novo uniforme camuflado ACU do Corpo de Fuzileiros Navais

89
Deixe um comentário

avatar
30 Comment threads
59 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
36 Comment authors
Renato B.MacJoão GirardiJoao Moita JrBeserra(FN) Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Nesta foto ele parece o ACU…

Que o exército americano jogou fora tem mais de 10 anos.

Kommander
Visitante
Kommander

Espero que esse seja o camuflado para ambientes urbanos, caso contrário…Pra mim, o ideal para os CFN em ambientes de selva e operações ribeirinhas seria esse:comment image

André Souza
Visitante
André Souza

Como faz para colocar foto aqui ?

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

Copia a URL e cola.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

O USMC muitos e muitos anos atrás testou para ambientes urbanos o Urban T, que na prática não serviu de nada. Hoje o USMC usa o MARPAT deserto para ambiente urbano.

Todos estes uniformes cinza os americanos descontinuaram muitos anos atrás…

ACUPAT – USArmy
ABU – USAF
Urban T – USMC

Todos foram pra um lado, foram para o outro…

E no fim chegaram no Multicam ou suas variações para não pagar royalties para a Crye Precision

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

ACU não, UCP.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

É ACU, sim. Agora estamos de OCP.
ACU foi um desastre em qualquer terreno fora o urbano. Eu que o diga. Na mata se fica bem óbvio, não faz blend com nada.

Juan Soares
Visitante
Juan Soares

ACU não e a camuflagem, e o ‘cut’ do uniforme, a camuflagem e a UCP (Universal Camouflage Pattern), ACU e o (Adaptive Combat Uniform) que traz muitas inovações como tecido mais confortável, espaços extras de velcro, tecido que não pega fogo tao facilmente e etc etc, esse tipo de uniforme e usado no brasil mas somente por forcas especiais e esse tipo de uniforme seria revolucionário aqui, sem contar que de acordo com rumores, esse uniforme só sera usado em GLOs, que seria o lugar perfeito para o seu uso nas suas cores atuais.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Aqui está tudo o que devemos seguir, nomenclature, etc do uniforme. É a referencia que tempos Para o US Army e to as as unidades DE Reserva e National Guard.
https://armypubs.army.mil/epubs/DR_pubs/DR_a/pdf/web/ARN6028_DAPam670-1_Web_FINAL.pdf

wwolf22
Membro
Famed Member
wwolf22

os uniformes sao a prova d’agua??
Terão alguma eficiencia contra “miras térmicas”??

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

Sim, porém a resposta estava no texto, leia lá novamente, por favor.

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Na “MINHA OPINIÃO “, a melhor camuflagem, a que esconde mesmo o guerreiro em ambiente de mata fechada e selva é a camuflagem da aeronáutica (FAB), aquele tom de azul escuro no meio da camuflagem, deixa a pessoa totalmente camuflada no ambiente…, OBS: não estou puxando o saco da Força Aérea, tanto é que acho aquela farda azul deles usarem, um tanto assim…, meio delicada demais, para militares, parece que todos só ficam em escritório… Más a gandola camuflada deles, a camuflagem é excelente…, quando novas…, pois depois que desbota ai ela denuncia a posição, acho que até mais que… Read more »

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Na “MINHA OPINIÃO “, deveriam padronizar a camuflagem da aeronáutica e do exército, sendo uma só…, de preferência a camuflagem da aeronáutica, que esconde mais em ambiente de mata fechada e selva…, e a dos Fuzileiros Navais eu acho que são boas, devido à desembarcarem em ambientes de mata rasteira de praias, e rios…, onde tem bastante, aquele tom mais claro, tipo cor de areia…

Romão
Visitante
Romão

Não é questão de “core de areia”. O fato é que a camuflagem dos Fuzileiros Navais (a atual) se adapta perfeitamente à vegetação de restinga, predominante na maior parte do litoral brasileiro. Já a nova, realmente, deve levar em consideração a coisa da “areia”…

https://www.google.com/search?q=restinga&rlz=1C1CAFB_enBR841BR841&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwim4MH39s_jAhUXIrkGHd6xCJEQ_AUIEigC&biw=1440&bih=789#imgrc=Dr_m80CVqXEAqM:

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Aqui no Vale do Paraíba, vejo muitas manobras militares, com o pessoal da Engenharia de Pindamonhangaba e do CAVEX aqui de Taubaté, em incursões de tomada, de cabeças de ponte, com os helicópteros, só que aqui é muito verde descampado, devido à Serra da Mantiqueira e do Mar, e a camuflagem do exército, denuncia onde está os soldados, aqui na minha região, acho que o velho verde oliva, camufla mais os soldados nas montanhas verdes, com pouca vegetação de selva… Más já na Amazônia, o da FAB é o melhor que existe (a camuflagem)

Luiz Floriano Alves
Visitante

Só espero que estes uniformes não sejam confeccionados na China. Não podemos declarar vencedora uma marca e, depois colocarem o pedido na China.

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Verdade…

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Santista e BDS Confecções, é daqui mesmo!

André Souza
Visitante
André Souza

Colombelli os novos modelos de boot do CFN estão disponíveis no PDU só que ainda não é regra de uso compra quem quer, até porque o valor do novo boot é muito caro. Referente ao uniforme a fonte é da Marinha logo éa fonte oficial.

André Souza
Visitante
André Souza

Sim sim, infelizmente esse tipo de sigilo gera esse desencontro de informações.
Eu tenho foto do novo camuflado mas não sei como colocar foto aqui para mostrar.
De qualquer forma deixo o link de uma página mostrando o novo tipo.
https://www.fuzenave.com/blogs/noticias/fuzileiros-navais-iniciam-fase-de-testes-com-novo-uniforme-camuflado

Kommander
Visitante
Kommander

Seria esse, André?comment image?v=1563907562

André Souza
Visitante
André Souza

Isso Kommander, esse mesmo, muito obrigado!
Vou tentar colocar um que aparece o boot novo.

Chevalier
Visitante
Chevalier

Verdade. Tá branco. E ainda que esse branco vai ficar sempre sujo, com mancha de terra, tendo que lavar pra nao passar vergonha.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

E não irá ter versão combat shirt ? Gandola é do tempo da minha vó…

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

O US Army está abandonando o combat shirt, muitos guerreiros com queimaduras graves e até fatais. Tenho um grande amigo que é filho de Pai Americano e é Médico do US Army, agora ele esta lotado na Coreia do Sul, mas ficou em dois turnos no Iraque e tratou muitos soldados e mercenários com as famigeradas Combat Shirt. Porém, a mesma não é novidade alguma, em uso a meia década no Toneleiro.

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

ACU é Army Combat Uniform (Uniforme de Combate do Exército). O tipo de corte do uniforme.

A camuflagem é UCP, Universal Camouflage Pattern (Padrão de Camuflagem Universal).

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Não tem nada a ver com o assunto…, más acho bem legal o sistema de boinas que o exército usa, diferenciando por cores as unidades…

A FAB poderia aposentar aquela cobertura azul estranha e adotar boinas também, tipo boinas pretas e o uniforme azul…

A marinha deveria aposentar aquela cobertura estranha também escrita “Marinha do Brasil” , e adotar boinas também, tipo o uniforme branco e boina preta…

Sei que são uniformes que carregam tradições e histórias, más já que está tudo modernizando…, né…

Uma coisa para se pensar…

Abraço a todos, fiquem com DEUS…

André Souza
Visitante
André Souza

Cristiano então na época com a criação do Grumec foi estudado e incorporado o uso de boinas azul escuro parecido com uma que a Marinha Russa usa, porém foi extinto não sei se pelo Comando da Marinha ou pelo próprio governo o motivo foi o fator “doutrina”, que não se encaixava na doutrina da força.

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Não sabia disso…
Pois o combatente brasileiro tem que passar uma imagem de temor, para às forças armadas de outros países, e a vestimenta é a primeira impressão que a força passa…
Obrigado

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

André, perdão amigo, porém, a Boina Azul Marinho que o CFN quase adotou não tem nada haver com Russos ou qualquer povo slavo. Veio do Fuzileiros Navais Portugueses é a Boina Verde dos Fuzileiros Reais de Vossa Majestade. A ideia é para o Toneleiro e ainda está em aberto. Até mesmo a Calça bege do nosso Uniforme 6.2 e do 6.4 está em debate para ser trocado pela cor marrom como o do USMC, por conta da diferença com o Uniforme dos Oficiais da Marinha Mercante que é o mesmo que o nosso.

André Souza
Visitante
André Souza

Opa Beserra, não realmente não tem nada a ver com os Russos não, usei só como exemplo, mas esse cenário foi com os Grumec’s na época da criança deles.
Não sabia que essa idéia estava em aberto no CFN não, ficaria padrão, essa boina.

Roberto Dias
Visitante
Roberto Dias

Forças militares possuem a “tradição” como guia de muitas coisas, no caso de equipamentos e táticas, elas vão sendo substituídas devido a obsolescência e outros fatores mais recentes, mas uniformes… amigo, substituir um boné, chapéu, gandola, boot, com origem histórica, é difícil!

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Valeu…

Kommander
Visitante
Kommander

No EB eles levam esse papo de tradição tão a sério, que ainda usam equipamento da segunda guerra.

João Moro
Visitante
João Moro

Reconheço que demorei uns segundos para achar o soldado… Acredito que será um bom uniforme.

Bosco
Visitante
Bosco

O problema é o peso do “uniforme”: 5,003 t (3 kg de uniforme e 5000 kg de muro) rrssssssrsrssssssss

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

O “kit cenário ideal para o uso do uniforme” é de papelão, o Kit todo 5kg… kkk

Delfim
Visitante
Delfim

Vcs reclamam pq não usam cinza e preto como na PCERJ.

André Souza
Visitante
André Souza

Real né ? É a unica que nunca mudou o padrão de uniforme, existe um motivo ?

jusé
Visitante
jusé

A marinha precisa adotar urgentemente um uniforme descente para o pessoal da armada e isso deveria ter sido antes de ontem, aliás à muitos anos atrás. O tal “uniforme” do pessoal da armada é feio, imprático (principalmente aquele mescla horroso dos cabos e marinheiros….se é que “aquilo” pode ser chamado de uniforme). As marinhas ocidentais, pricipalmente europeias e até a marinha australiana adotam uniformes modernos e descentes para seu pessoal. Apenas sugestão….Parece que existe um “projeto” pra isso sim massss….deverá sofrer “resistencias”…..e o pior é que provavelmente dentro da própria armada….e os motivos serão variados..Mas que DEUS ajude e aquela… Read more »

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Mais uma prova da falta de integração entre nossas FAA,s. Enquanto que o EB abriu aquele programa nacional para dotação de novas tecnologias no fardamento com a ABIT sozinho sem a participação das demais, o CFN já está em estudo de adoção de novo fardamento. Porquê não se comunicam e criam um programa conjunto de adoção de novo fardamento, porém com camuflagens mais adequadas aos ambientes de operações de cada força? Mas aqui não há integração de nada e o MD que deveria obrigar dentre outras coisas aquisições conjuntas, não passa de um cabide de empregos. E nossas FAA,s continuam… Read more »

Kommander
Visitante
Kommander

País de amadores é assim mesmo! Pode negativar a vontade.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Disse tudo caro Kommander.
Eu também não ligo para negativação rsrsr.
Sou o campeão aqui em negativação kkkkkkk.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

E os Comanfs AOR2 rs

Vai entender….

Kommander
Visitante
Kommander

Procurei e não achei…
Tem alguma imagem dos Comanfs com o AOR2, Rodrigo?

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

https://correiodajuventudebr.blogspot.com/2018/08/a-marinha-do-brasil-adotara-em-breve-o.html?fbclid=IwAR0i6CJW1Io7FBi2n1RHqMfxvPY2Qg_dYe62S5c4bXKDgfq_eIM5KKW8Nd4

No Instagram deles confirmaram.

Embora o Multicam tradicional e o AOR2 se tornem praticamente iguais a média e longa distância.

Eu prefiro o AOR2

João Girardi
Visitante
João Girardi

Concordo com você, Collombelli, o Brasil precisa de uma camuflagem própria, penso que a do COE é muito boa (não sei qual padrão é, mas me parece que foi desenvolvida às necessidades daquela tropa), seria bacana ver o Exército Brasileiro usando ela.

Kommander
Visitante
Kommander

O corporativismo é o grande problema das instituições brasileiras. O uniforme do GRUMEC é muito bom, lembro na primeira vez que vi, foi até uma reportagem que uma moça fez para o Globo esporte. Estava muito padrão o uniforme dos operadores! Será que a MB não pensa num multicam?

André Souza
Visitante
André Souza

Kommander a “treta” entre Marinha e Exército vem desde o inicio da República, você acha mesmo que vai haver integração agora ? Pura disputa de poder, na GLO aqui no Rio isso era visível.
Exemplo: Quando invadiram a Rocinha e não avisaram ao CFN, a P.A foi em viaturas da P.E.

Kommander
Visitante
Kommander

Que treta, hein! Parece briga de criancinha, um querendo aparecer mais que o outro. Mas isso só reforça o comentário do Foxtrot, a integração entre as forças é quase nula, fazem alguns exercícios juntos de vez em quando só para mamter as aparências. A integração, cooperação é muito pouca, devia ser maior entre as FA, e o MD se omite a assumir sua responsabilidade.

André Souza
Visitante
André Souza

De fato Kommander, isso é reforçado quando nosso presidente reforça essa idéia fazendo com que fique subentendido que existe uma força líder, dando cargos em sua maioria a militares do Exército.

Kommander
Visitante
Kommander

Achei que só eu pensava dessa forma. FAB e MB estão aí só de enfeite? Não xiste gente competente nas outras duas forças? O presidente da a entender que o exército é especial.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Quando os Fuzileiros tomaram a iniciativa e invadiram o complexo naquele ano, ficou bem feio para o exército…, o exército que tinha que tomar a iniciativa…

André Souza
Visitante
André Souza

Cristiano Salles sem ser clubista “somos a ponta da lança” ADSUMUS!!! KKK

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

Adsumus, e somos clubistas sim. Kkkkk

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

É Made in China?

Bardini
Visitante
Bardini

O padrão é beeeem parecido com o dos chinas…

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

Não leu a matéria amigo? Paz a longe dos Chinas

LBacelar
Visitante
LBacelar

Legal que em pleno século XXI, todas as fotos liberadas, possuem resolução tão ruim que parecem o video do ET Bilu!

PS: UCP é horrível como camuflagem

Vinícius Almeida
Visitante

Péssimo camuflado, reflete muita luz e não camufla em bioma nenhum do território brasileiro, triste ver uma unidade altamente operativa apresentar um camuflado tão ruim como esse; fico triste pelo fuzileiro que estiver com esse camuflado em alguma missão da ONU da Africa.

Romão
Visitante
Romão
Romão
Visitante
Romão
Romão
Visitante
Romão

“a probabilidade de uso em combate dos fuzileiros em todas as hipoteses razoaveis é de que isso não ocorra em praias”. ————————————– Com “probabilidade razoável”, você está querendo dizer: a) favelas b) selva amazônica na fronteira com a Venezuela c) missão de paz em qualquer parte do globo. – Eu respondo: – na hipótese A, devo dizer que as operações de GLO (garantia da lei e da ordem) devem ser exceções, já que existe polícia pra isso. – Na hipótese B, as forças mais empregadas certamente seriam pequenas frações de COMANDOS e de infantaria de selva. E pode acreditar que… Read more »

Bille
Visitante
Bille

Buenas. Não lembro exatamente qual, salvo engano foi o multicam, que os EUA tiveram que substituir no Afeganistão porque estavam virando alvos. Camuflado tem mais haver com ambiente operacional do que com Força singular. E o Brazil insiste em não realizar estudos acima das forças para dizer em nível estratégico em quantos ambientes se pretende trabalhar e como vai padronizar isso entre as forças, afinal de contas alguns militares vão ter que ter mais de um tipo de camuflado até por causa de transferências. Mas o mais escrot@ é a famigerada tabela de correspondência de uniformes. Nem isso as FA… Read more »

Bille
Visitante
Bille

Colombelli

Coletes táticos podem até ser ruins, mas e os coletes balísticos? Percebe-se que não existem em quantidade razoável para a tropa. e colete à prova de bala é quente e pesado, mas melhora a sobrevida do militar em confronto. Se não se usa colete tático na selva, não vejo explicação lógica para colete balístico.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Uma placa descente de cerâmica e klevar pesa ai no máximo 1,5kg

Destas chinesas mesmo e custam na casa dos US$100.00

Pena que é produto controlado e tenho medo que dê merda para importar.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Tem razão…, Colombelli…, e não usam capacetes também…

Cristiano Gr
Visitante
Cristiano Gr

Não conheço de perto o uniforme dos fuzileiros, mas o atual uniforme do EB é excelente para selva, mas para situações de campo aberto, como nos pampas, e onde, geralmente são utilizadas e treinadas as peças de Artilharia e Cavalaria, o uniforme não é eficiente. Em uma distância de 100 metros o uniforme se torna verde muito escuro, quase preto, e se destaca do resto da vegetação. Numa distância de 300 metros pode-se contar perfeitamente o número de combatentes. E o mesmo vale para os veículos, que têm um verde muito escuro e em campo aberto são muito fáceis de… Read more »

Cristiano Salles
Visitante
Cristiano Salles

Acho bem imponente os estilos camuflado em geral…, más realmente…, em pastagens, serras, cerrado o velho verde oliva camufla mais, é um verde mais claro…

A Venezuela ainda utiliza o velho verde oliva…

Poderia o uniforme ter 2 lados, o lado de fora camuflado, para ambientes de selva é matas fechadas, e o verde oliva pelo lado de dentro, para operações aqui no sudeste, sul…

Admo .50
Visitante
Admo .50

Bela farda, tão buscando soluções.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Não tem nada a ver com o assunto aqui, deste post…, más uma coisa que acho legal colocar em discussão, em alguma próxima matéria do forte, é sobre as forças especiais do exército ter um nome…, tipo a que outras nações tem lá fora: SAS, DELTA FORCE, SPETNAZ, SEAL, BOINAS VERDES etc… Pois com um nome forte e respeitado lá fora, seria bom para a organização exército brasileiro em geral… Pois só Brigada de Forças Especiais é algo meio normal entre outras nações…, agora com um nome que intimida, tipo: COBRA (Comandos Brasileiros), ou sei lá, outros por pesquisa…, para… Read more »

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

Não existem tropas chamadas Spetnaz. O termo significa algo como SWAT ou Comandos em Slavo.

José Ricardo Moraes
Visitante
José Ricardo Moraes

Boa noite ! Ao invés de colocarem o digital o porque de não utilizar o mesmo desenho da camuflagem (lizard) que é o formato padrão das 3 forças mas com as cores próxima ao do multicam, mesmo porque os britânicos, Austrália e outras forças já fizeram e ficou muito bom é apenas uma idéia.

Beserra(FN)
Visitante
Beserra(FN)

O Lizard também será digitalizado e empregado no mesmo tecido.

Rodrigo LD
Visitante
Rodrigo LD

Estamos querendo reinventar a roda. Vários tipos de uniforme dificultam toda a logística (produção e distribuição), tornando a padronização difícil. Façamos como Argentina, Bolívia, Austrália, Reino Unido e até mesmo como a própria PF, adotando o padrão Multicam. Provou-se eficaz em diversos ambientes, passando a ser o uniforme padrão não só do US Army como também da USAF. Algo que não acontecia desde o padrão Woodland. Gostaria também de ver as FFAA brasileiras utilizando um mesmo uniforme camuflado, distinguindo-se apenas pelas insígnias e distintivos. Não vejo outro no mesmo nível do Multicam atualmente. Além disso, possui uma qualidade e uma… Read more »

Romão
Visitante
Romão

Compare a quantidade de biomas dessas países supracitados com a do nosso.
https://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAhSpQAL-1.jpg

Zeca
Visitante
Zeca

Melhor seria a pencott, ou uma versão dela. Eu é que não quero ver nossa tropa confundida com a dos argentinos.

Welt
Visitante
Welt

Viram aquele padrão novo Mexicano ?
US4CES que também tem pequenas variações de tons ?
Algo naquele estilo vejo como o ideal

Welt
Visitante
Welt

Fiquei realmente impressionado com o Pencott por fotos. Ao vivo nunca o vi.
O futuro é padrão que mistura macro e micro padrões.
O problema que vejo no Pencott é ser um projeto importado e “comercial”.
Teríamos que pagar para usar. Nesse quesito eu acho que deveriam fazer um estudo abrangente (3 forças) para desenvolvermos os nossos sem depender de tecnologia estrangeira.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Taí um ponto essencial quando o uniforme forma uma cor única a distância.

Zeca
Visitante
Zeca

Eu tenho uma barraca no padrão greenzone. Aqui, na mata Atlântica do sul, eu sou acostumado a perder ela. Tive até que colar umas fitas laranja nela, porque eu estava perdendo mais tempo procurando ela que pescando.

Gente boa
Visitante
Gente boa

A MB deve abolir o aquele uniforme “mescla” dos Cabos e Marinheiros, acabar com a ideia de que são subalternos já nos uniformes, além de desconfortáveis como amigos dizem, são ridículos, zero mobilidade a bordo. o tecido deveria ser maleável e impor respeito, parece ser proposital, não creio mais na ideia de tradição, já me cheira a “vingança” por João Cândido, ou seja, vamos ridiculariza-los. Pensamento tão pequeno e mesquinho, que esqueceram que os tempos passaram e os militares sofrem com tamanho descaso.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Concordo com você…

totonho
Visitante
totonho

No assunto do post, uma sugestão….Excelente. Aproveitando a “deixa”…, uma sugestão ao almirantado (que conduz a marinha)….vivemos novos tempos de modernidades e adequações. A Marinha conta com aproximadamente 70 mil componentes, dos quais apenas uns 15 mil são FNs. Enquanto isso milhares e milhares de jovens marinheiros são subutilizados em OMs de terra limpando corredores, banheiros, alojamentos, calçadas, gramas e etc. Porquê não selecionar alguns milhares deles (inclusive centenas e centenas de sargentos) e capacita-los como combatentes infantes? A marinha conseguiria, sem aumentar concursos e etc, elevar sua força de infantaria em mais uns 10 mil combatentes pronto para o… Read more »

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Do COE é bem legal também…, Boaaaaa…

João Girardi
Visitante
João Girardi

As forças armadas podiam largar logo o orgulho e padronizar a camuflagem do COE, que parece ser bem eficiente e uma evolução natural da lizard stripes pra um padrão digitalizado. A propósito, qual o nome desse padrão de camuflagem?

Mac
Visitante
Mac

Pencott é o padrão dos sonhos! Tenho um e moro em SP. Apesar de ser desenhado com cores pra vegetação temperada, é incrível sua efetividade na vegetação Brasileira. Se melhorar as cores, fica perfeito.

O padrão em si, utilizando 6 dimensões de pixels, é o trunfo!

João Girardi
Visitante
João Girardi

Triste ver o CFN não aprendendo com os erros dos outros.
https://www.warfareblog.com.br/2019/07/a-camuflagem-do-exercito-de-us5-bilhoes.html