HEL_TD_TRUCK_610x434

Pela primeira vez, o Army Space and Missile Defense Command do Exército americano utilizou uma viatura de oito rodas equipada com laser de alta potência para eliminar com sucesso 90 alvos entre morteiros e aeronaves não tripuladas (VANTs).

O Demonstrador Móvel de Laser de Alta Potência (HEL MD, na sigla em inglês), construído sob encomenda pela Boeing, foi testado no campo de teste de mísseis de White Sand, e confirmou a capacidade de um canhão laser móvel para conter foguetes, artilharia, VANTs, bem como os sensores de reconhecimento empregados nos drones.

O sistema de controle do feixe é composto por uma torreta em forma de cúpula, que cobre todo a área do teto de um veículo tático pesado (HEMTT). A estrutura de direcionamento pode rotacionar 360 graus, e um complexo de espelhos aponta e concentra o feixe em direção ao alvo desejado. O disparo do laser alcança velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo – a velocidade da luz.

bds_hel_td1_300De acordo com o vice-presidente da Boeing Directed Energy Systems, Mike Rinn, “esses testes foram os primeiros em que o HEL MD neutralizou disparos repetidos de morteiros, bem como ameaças aéreas a uma velocidade próxima da luz, e com alto grau de precisão”. As demonstrações foram feitas com um canhão laser de 10kW, que será substituido por um de 100kW nas provas subsequentes.

O desenvolvimento dos lasers é resultado de uma parceria entre o Exército e a Boeing que já dura sete anos, e que passou por 2013 com um orçamento oscilante de 12,4 milhões de dólares. No começo deste ano, a Marinha americana anunciou planos para empregar um sistema de laser a bordo da estação flutuante USS Ponce em 2014.

FONTE: Business Insider (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Kim Jong-un manda executar o tio

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Poder Aéreo fora do ar

roberto bozzo
roberto bozzo
10 anos atrás

Srs o Aéreo esta fora do ar ???

Estou a horas tentando entrar e aparece a mensagem “Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados”.

SIM, FICOU FORA DO AR POR ALGUMAS HORAS DA NOITE DE ONTEM, POR UM PROBLEMA TÉCNICO JÁ RESOLVIDO.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Bozzo:

Idem

“Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados”

Mayuan
Mayuan
10 anos atrás

Fiquei um bom tempo imaginando as implicações que sistemas como esses terão nas doutrinas de defesa AA quando operacionais.

Mais divertido ainda é imaginar o que terão de inventar pra superar essa defesa.

A eterna corrida pra inventar algo para o qual não haja defesa e depois para inventar a defesa para algo cujo ataque era inevitável.

Control
Control
10 anos atrás

Srs

Estes brinquedinhos bem como os UCAVs, AUVs e as PEM vão provocar uma revolução, não apenas, nos “modus operandi” da guerra, como na indústria de defesa. O Brasil deveria estar mais antenado nestas tecnologias, pois cada mudança tecnológica que surge é uma oportunidade de realizar um salto tecnológico colocando a indústria do país no mesmo nível dos mais adiantados. Além, é claro de tornar obsoletos equipamentos e táticas anteriores.

Sds

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

“Além, é claro de tornar obsoletos equipamentos e táticas anteriores”
De acordo. Mas o problema é que já estamos obsoletos faz muito tempo. A realidade é que estamos atolados ainda na década de 80, salve em rarissimos casos. Infelizmente, essa tecnologia chegará no Brasil quando virar obsoleta em algumas décadas, assim como o M-113.