Pantsir S1 - imagem KBP

Grupo de Trabalho deverá seguir para a Rússia no próximo dia 18 de janeiro

No final de novembro, o blog das Forças Terrestres publicou matéria sobre o envio de um Grupo de Trabalho à Rússia, para avaliação do sistema Pantsir-S1, a partir de informações publicadas no Diário Oficial da União. A notícia repercutiu em diversas mídias nacionais e internacionais, incluindo  edição em português de meio de informação russo, como já havia repercutido matéria anterior, de setembro, a respeito da autorização para negociação do sistema Pantsir-S1 com os russos e também matéria especial de comparação dos novos requisitos para os sistemas antiaéros de média altitude com os requisitos anteriores. Algumas vezes o blog foi citado, em outras o texto foi apenas copiado, sem se dar crédito algum, mas isso é algo comum de se ver e não vem ao caso.

O importante é que, devido à grande repercussão do que é publicado aqui, achamos por bem atualizar os leitores (assim como meios eventualmente pautados pelo que sai aqui no blog das Forças Terrestres) sobre uma pequena mudança na data da viagem do Grupo de Trabalho. Segundo portaria publicada do Ministério da Defesa publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, com data de 10 de dezembro, a visita foi antecipada em 10 dias. Ao invés do período de afastamento do país ser no período entre 28 de janeiro e 10 de fevereiro de 2014, o grupo agora deverá se ausentar do Brasil entre os dias 18 e 31 de janeiro, para realizar a avaliação do Pantsir-S1.

Pantsir-S1 - foto KBP

A composição do Grupo de Trabalho, que inclui militares tanto do Exército Brasileiro quanto da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais) não foi alterada em seus integrantes. Vale lembrar que o líder do grupo é o general de brigada Márcio Roland Heisse (comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea), que foi entrevistado por nós na LAAD 2013. O texto da entrevista está na edição número 8 da revista Forças de Defesa, em matéria especial sobre o sistema Gepard. Se você ainda não adquiriu seu exemplar, não perca tempo, pois já está no forno a edição número 9.

Para saber mais sobre o assunto, clique nos links no próprio texto acima ou na lista a seguir. Para acessar o texto da nova portaria do Ministério da Defesa sobre a mudança de data da visita, clique aqui.

IMAGENS: KBP (clique no link para saber mais sobre o sistema Pantsir-S1, com textos e infográficos em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Ai ai ai ….
Seria esse o grande legado ?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Quem viver verá ! “Entre outras exigências, as baterias deveriam ser compatíveis com os radares usados no país, caber nos aviões de carga da Força Aérea Brasileira (FAB) e ser equipadas de mísseis com alcance de 30 quilômetros. Pois o Pantsir-S1 não atende a esses requisitos. “Pagaremos um preço aviltante por um equipamento que nem sequer poderá ser integrado ao nosso sistema de comunicação militar”, diz um oficial do Exército que participou das discussões sobre as necessidades da artilharia antiaérea. Não faltam modelos da concorrência que, além de mais baratos, cumprem com as exigências.” Fonte: Forte/Forças Terrestres. De novo, ai… Read more »

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Hoje, os documentos técnicos estão sendo “moldados” às necessidades político-ideológicas. Meses de trabalho técnico são desvirtuados em uma penada.