Home Civismo Estrangeiro cria lista de motivos pelos quais odiou morar no Brasil

Estrangeiro cria lista de motivos pelos quais odiou morar no Brasil

41979
115

Uma lista feita por estrangeiros aponta defeitos dos brasileiros e do Brasil. Logo, a lista circulou e foi criado uma espécie de fórum gringo incorporando mais itens que os gringos odeiam no país.

Finalmente, um americano, casado com uma brasileira, morou em São Paulo por 3 anos, voltou para sua terra natal e fez questão de criar uma lista de 20 motivos pelos quais odeia viver no Brasil.

Resumindo, toda essa atividade de apontar defeitos e falar mal do Brasil gerou essa lista:

1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me”, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.

2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles vêem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles vêem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.

3. Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.

4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.

5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.

6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.

7. Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.

8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.

9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.

10. Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido, uma competição de gritos.

11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.

12. Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.

14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.

15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.

16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinho, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.

17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.

18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.

19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal a longo prazo.

20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.

O fórum gringo adicionou estas outras críticas:

21. A maioria dos motoristas de ônibus dirigem como se eles estivessem tentando quebrar o ônibus e todos dentro dele.

22. Calçadas no meu bairro são cobertos com mijo e coco de cães que latem dia e noite.

23. Engarrafamentos de Três horas e meia toda vez que chove .

24. Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar e-mail ou telefonar 2-10 vezes para as pessoas a fazerem o seu trabalho.

25. Qualidade do ar muito ruim. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado.

26. Ir a Shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada pra fazer se você não gastar. Há um parque principal e está horrivelmente lotado.

27. O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas, dobradiças , tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.

28. Árvores, postes, telefones, plantas e caixas de lixo são colocados no centro das calçadas, tornando-as intransitáveis.

29. Você paga o triplo para os produtos que vão quebrar dentro de 1-2 anos, talvez ais.

30. Os brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.

31. A melhor maneira de inspirar ódio no Brasil? Educadamente recusar-se a comer alimentos oferecidos a você. Não importa o quão válida é a sua razão, este é considerado um pecado imperdoável aos olhos dos brasileiros e eles vão continuar agressivamente incomodando você para comê-lo.

32. As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que você é incapaz de mover qualquer coisa, além da sua cabeça.

33 . O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma idéia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª).

34. A infidelidade galopante. Este não é apenas um estereótipo, tanto quanto eu gostaria que fosse. Homens na sociedade brasileira são condicionados a acreditar que eles são mais ” virís ” por sairem com várias mulheres .

35. Zero respeito aos pedestres. Sim, eles não param para você passar. Na melhor das hipóteses, eles vão buzinar.

36. Quando calçadas estão em construção espera-se que você ande na rua. Alguns motoristas se recusam a fazer o menor desvio a sua presença, acelerando a poucos centímetros de você, mesmo quando a pista ao lado está livre.

37. Nem pense em dizer a alguém quando você estiver viajando para o EUA. Todo mundo vai pedir para você trazer iPods, X-Box, laptops, roupas, itens de mercearia, etc. em sua mala, porque eles são muito caros ou não disponíveis no Brasil.

38. A menos que você goste muito de futebol ou reality shows (ou seja, do Big Brother), não há nada muito o que conversar com os brasileiros em geral. Você pode aprender fluentemente Português, mas no final, a conversa fica muito limitada, muito rapidamente.

39. Tudo é construído para carros e motoristas, mesmo os carros sendo 3x o preço de qualquer outro país. Os ônibus intermunicipais de luxo são eficientes, mas o transporte público é inconveniente, caro e desconfortável para andar. Consequentemente, o tráfego em São Paulo e Rio é hoje considerado um dos piores da Terra (SP, possivelmente, o pior). Mesmo ao meio-dia podem ter engarrafamentos enormes que torna impossível você andar mesmo em um pequeno trajeto limitado, a menos que você tenha uma motocicleta.

40. Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador), são feias, cheias de concreto, hiper-modernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idênticas na aparência. Qualquer história colonial ou bela mansão antiga é rapidamente demolida para dar lugar a um estacionamento ou um shopping center.

FONTES: jornalistas H. Aleluia e Wilson Ibiapina

115 COMMENTS

  1. Imaginem como deve estar o paradisíaco inferno das praias brasileiras hoje e todos haveremos de concordar com o gringo aí de cima.
    E o pior, com a imagem que o Brasil tem no exterior, só o lixo do primeiro mundo é que vem curtir “férias” aqui.

  2. Infelizmente, a lista é radiográfica. Faltou dizer que uns 20% a 30% não se encaixam nessa lista e por isso, são hostilizados. Se sentem extrangeiros no seu próprio país.

  3. Senhores Editores:

    Gostaria de saber dos editores qual a argumentação plausível e reitero plausível com os temas que o site e sua trilogia se propõem com este post ??

    Abordar temas de segurança nacional e a eles correlatos estão “ligados” ao tópico e seu conteúdo ??

    Independentemente de concordar ou não, qual é a lógica ??

  4. Bosco, por incrível que pareça, a imagem do Brasil aqui fora, seja na Europa quanto nos EUA, ainda é boa, de um povo gentil, feliz e festeiro!

    Pra conhecer um lugar de verdade, você tem que morar nele alguns anos e, tirando o imigrante do mercosul, é muito difícil para um estrangeiro conseguir um visto de trabalho por aí, quase impossível eu diria. A burocracia é imensa e tem que passar por 3 departamentos diferentes: PF, Ministério do Trabalho e Relações Exteriores; nenhum deles se entende! Um prato cheio para os escritórios de advocacia especializados nesse assunto.

  5. @Carlos

    Não há como melhorar, sem conhecer o que está errado.

    “Se cada um daqui faz a sua parte, o mundo não vai mudar, mas haverão menos canalhas no mundo!” JFK

  6. Concordo, qual é o objetivo dos Editores em postar esse tipo de coisa ? Isso é sociologia e não tema de defesa.

    Eu concordo com varios dos itens que o cara escreveu, mas alguns estão obviamente exagerados e outros eu simplesmente nunca vi aqui em minha cidade.

    Ele faz bem em denunciar a pobreza intelectual reinante, que gira em torno do Big Brother e do futebol.

    Criou-se a ideia absurda de que o POVO é santo e vítima e sempre a classe rica e os governantes são cretinos culpados por tudo.

    Não é bem assim…

  7. Carlos Alberto, Wagner:

    Nos três sites da trilogia de defesa – “aéreo”, “forte” e “naval” -, é proibido tratar de assuntos políticos ou afins. Mas esporadicamente são colocados alguns assuntos extras, como economia, mesmo política ou esse ai no “forte”, para quebrar a monotonia e permitir aos comentaristas, de vez ou outra, sem abusar, desabafar um pouco.

    Essa é a minha visão do motivo por tal artigo.

    Abraços,

  8. O ataque e a defesa de um país não se faz só com bombas e mísseis, e sim através da conquista de corações e mentes, da propaganda, da guerra psicológica…
    Saber o que estrangeiros pensam sobre nós é importante sim dentro do contexto de nossa defesa.
    Também termos uma visão geral de como é o comportamento do brasileiro médio é também importante para o defensor, mesmo porque, como o povo é parte do patrimônio do país, como o pré-sal ou a Amazônia, devemos saber por quem é que estamos dispostos a dar a vida.

  9. Muito dos itens são reais, outros estereótipos pois correspondem a uma minoria.

    Mas pelo que percebi os estrangeiros que vieram para morar aqui ficaram em grandes centros e isso explica muito, pois em algumas cidades do interior a maioria desses tópicos seriam totalmente descabidos.

  10. Aqui onde moro no interior da serra catarinense vizinho e carro com musica alta se resolvem com tiro de 22. nas caixas de som , e trate alguém com falta de respeito pra ti ver o que acontece….

  11. Eu sou daqueles caras que estudaram EMC e OSPB e não consigo ficar quieto quando vejo a sociedade brasileira indo para o buraco. Um País onde 50.000 pessoas morrem assassinadas por ano e outras 50.000 em acidentes de trânsito tem alguma coisa errada.

    Essa lista é boa para reflexão de fim de ano: o que fiz para melhorar o Brasil em 2013? É possível melhorar em 2014?

    Ou somos um caso perdido?

    A mudança começa no indivíduo e depois na sociedade. Fico feliz que recebo muitos e-mails de jovens que começaram a se interessar por política e economia por causa de alguns posts do ForTe.

  12. Reinaldo Nery:

    S O C O R R O
    S O S
    H E L P
    …—…

    “Alexandre Galante
    29 de dezembro de 2013 at 15:31 #

    Eu sou daqueles caras que estudaram EMC e OSPB ”

    Sim e na minha época além de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira (tenho que nomeá-las senão muitos não saberão o que significa, principalmente uma parte dos jovens a que você se refere), Filosofia e Música. Perfilávamos no pátio e cantávamos o Hino Nacional(todos os dias, inclusive nos dias de chuva pois o pátio era coberto, só estudei em escolas públicas tá!), o Hino a Bandeira, o Hino da Independência, O Cisne Branco, Canção do Exército, Hino dos Aviadores e todos precedidos pelos professores(as) de EMC sobre seus significados e do civismo que envolve tais sentimentos.

    Mas dai a este propósito do post, Valha-me Deus !

    “joseboscojr
    29 de dezembro de 2013 at 12:08 #

    O ataque e a defesa de um país não se faz só com bombas e mísseis, e sim através da conquista de corações e mentes, da propaganda, da guerra psicológica…
    Saber o que estrangeiros pensam sobre nós é importante sim dentro do contexto de nossa defesa.”

    Caro joseboscojr

    Tenho acompanhado suas manifestações neste site e em geral talvez tenhamos um ou outro ponto de vista divergente, mas neste caso:

    “6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.

    14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.

    20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.”

    Repetí três, mas há muitas outras asneiras se considerarmos “Saber o que estrangeiros pensam sobre nós é importante sim dentro do contexto de nossa defesa.”

    Reinado Nery:

    S O C O R R O
    S O S
    H E L P
    …—…

  13. Não podemos generalizar Brasil todo, temos mais de oito milhões de km² com uma população de mais de 200 milhões. Agora os Americanos que da um role na favela do Rio, vai pra Detroit, Michigan lá e “Seguro” “Calmo” só aqui que tem Violência.
    Os Americanos poluem menos que aqui né… O ar deles e mais Limpo.
    Os americanos e Europeus vivem uma economia estável para poder falar mal da Nossa…
    E pra piorar Brasileiros vivem fora dos pais e gostem no prato que comeu…defendendo Americanos e Europeus que tão pouco se lixando pra Brasileiro, que Ate criarão uma lista nos criticando e alguns tem coragem de apoias uma raça dessa, isso e vergonhoso.
    OBS: estou curioso pra saber por que essa Matéria Ridícula?

  14. hahaha me diverti… TUDO VERDADE sem exageros.

    Meu trabalho me leva, já a 14 anos, a viajar pelo país e pelo mundo todo. Conheço todos os estados brasileiros e já morei por mais de 2 anos em 5 e sempre indo e voltando para o exterior por temporadas que vão de 15 dias a 3 meses em média.

    Comparando o Brasil com Europa e America do Norte (exeteo o México), existe um dogma lá em cima que simplesmente NÃO EXISTE aqui: EDUCAÇÃO.

    E isso independe de classe social, um mendigo de Chicago, Paris ou Hamburgo tem mais educação do que um doutor da USP… bom peguei pesado… qualquer um é mais educado que um doutor da USP kkkkk.

    Sds.

  15. Tirando os itens 14, 14, 17 e 40, o resto é verdade.

    Agora o sujeito falar que só o Rio e o pelourinho são bonitos é porque pelo jeito só conhece isso de Brasil. Engano gritante.

    E a imagem deturpada de um pais de indios, futebol e carnaval somos nos mesmos que difundimos. Esperem a copa e verão o fiasco.

  16. Acompanhar os assuntos de ordem política e social de um Estado, são do interesse de qualquer que queira ter o controle sobre o terreno quando necessário. Logo, todo exército deve ter esse tipo de consciência, não só sobre seu país, mas também sobre os territórios que pode operar. Por isso, existe muito estudo sobre esses assuntos no meio militar, particularmente no alto comando dos exércitos de diversos países (se não, todos). É o que percebo via literatura e imprensa especializada.

    Portanto, acho que não há melhor lugar para esses assuntos dentro da trilogia, do que neste Blog.

    Conquistar mentes e corações tem sua importância como meio facilitador para controlar territórios. Não vejo como compreender o noticiário de defesa terrestre sem passar por assuntos geopolíticos-sociais.

  17. A escolha deste tópico foi, ao menos, uma falha.

    Não consegui entender qual o motivador; a qualidade gramatical é abaixo da média da trilogia; a abrangência da pesquisa é limitada a bairrismos e esteriótipos já solidificados (mas não factuais); enfim, não possui qualquer ponto ou conclusão que justifique uma reflexão séria.

    Parece que os editores pegaram um e-mail genérico tipo lista ou corrente, e postaram no blog para atender a meta do dia.

    Falha grave para quem tenta se firmar como mídia jornalística de qualidade.

    Uma pena tentar transformar o site em uma ferramenta política, mas não politizada.

  18. “felipe-Brasilemdefesa
    29 de dezembro de 2013 at 17:02 #

    OBS: estou curioso pra saber por que essa Matéria Ridícula?”

    A resposta:

    “Reinaldo Deprera
    30 de dezembro de 2013 at 1:19 #

    Acompanhar os assuntos de ordem política e social de um Estado, são do interesse de qualquer que queira ter o controle sobre o terreno quando necessário. Logo, todo exército deve ter esse tipo de consciência, não só sobre seu país, mas também sobre os territórios que pode operar. Por isso, existe muito estudo sobre esses assuntos no meio militar, particularmente no alto comando dos exércitos de diversos países (se não, todos). É o que percebo via literatura e imprensa especializada.

    Portanto, acho que não há melhor lugar para esses assuntos dentro da trilogia, do que neste Blog.

    Conquistar mentes e corações tem sua importância como meio facilitador para controlar territórios. Não vejo como compreender o noticiário de defesa terrestre sem passar por assuntos geopolíticos-sociais.”

    Por favor, onde acho no Google Translate a tradução do idioma marciano usado acima para o português, ops
    Português Brasileiro tá, senão …. kkkk….

  19. “Colombelli
    29 de dezembro de 2013 at 21:43 #

    Esperem a copa e verão o fiasco.”

    Estimado colega, seremos manchete de jornais e telejornais, capa de revista e muito mais. A tal da rede social vai “bombar”. Quem viver verá !

    Hospedagem R$, alimentação R$, mobilidade, higiene, suporte médico aos visitantes, atenção ao turista em geral, tourist police e por ai vai …. vai estar tudo “nos conformes” tá, eficiência será nossa marca !

  20. Vou concordar este tópico e outros posteriormente debatidos aqui no Forte, ficam bem deslocados, são assuntos para sociologia,filosofia ……Colombelli ,cuidado com a xenofobia e o preconceito (“País de Índios”), todos os países têm seus nativos: EUA, Canadá, Austrália….e isso não que dizer que lá perdura a fata de educação ou a desordem, vc já esteve em uma tribo de índios?

  21. Che, eu ainda incremento a lista do Carlos Alberto Soares. Estudávamos latim, inglês, francês, caligrafia, canto orfeônico (+ música), história geral + história do Brasil + história do Rio Grande do Sul.

    Tínhamos aula de religião e de ginástica. Aprendi a dizer ‘por favor’, ‘com licença’, ‘obrigado’, a ceder meu lugar para uma pessoa mais velha, levantar na presença de um ‘superior’ na nossa hierarquia de todo o dia, ceder meu lugar para as senhoras e as gurias (que, em compensação andavam cheirosas e eram extremamente femininas).

    Dávamos ‘bom dia’, ‘boa noite’ e dizíamos aos nossos pais e amigos aonde íamos e a que horas pretendíamos regressar. Éramos ensinados a não deixar rastro e não sei quantas centenasd de vezes minha mãe me espera à noite para cheirar meu hálito (pobrezinha!) p’rá ver se eu havia bebido ou não.

    Escutávamos rádio nos carros com volume suficientemente baixo para não perturbar as pessoas que estavam dentro de casa… (SAUDADES: Buick, oito cilindros em linha, estofamento de couro, rádio alta fidelidade…).

    EM SUMA, apesar das opiniões, as complacentes, concordo com estes gringos,sim!

    O que falta no brasileiro é EDUCAÇÃO, para a qual, já de berço, os pais podem e devem bater nas buzanfas dos filhos, pois se não apanharem em casa, certamente, vão apanhar na rua.

    MAIS: brasileiro adora ser engraçadinho e entrar nos aviões, em especial nos vôos internacionais, carregando (e o pior: USANDO!) seus tamborins, pandeiros e zabumbas. É triste.

  22. O choque cultural é interessante, mas nesse post esta sendo egoísta!
    Nem todo brasileiro tem muros em sua casa porque tem medo, e sim porque gosta de ter seu espaço, falar que a culinária brasileira é sem graça é algo ridículo para quem almoça e janta mcdonalds o tempo todo, falar mal de um pais que culturalmente ama estar próximo a sua família é ridículo, é cada coisa que falam da gente que chega a dar nojo.

  23. Carlos Alberto Soares, continuo achando que assuntos que dizem respeito ao que os outros pensam sobre o Brasil, seja sim importante para a compreensão do noticiário de defesa. Mas respeito sua opinião, claro.

    Eu não gosto de ver a opinião de estrangeiros sobre “nossos defeitos”, mas me parece que falta autocrítica aqui. Quase não falamos sobre essas coisas.

    Então, só para provocar e dar risada, lá vai:
    http://www.youtube.com/watch?v=ssEhLSAO16k

  24. O estudo dos movimentos psicossociais são importantíssimos para as autoridades na tomada de decisões, motivo pelo qual todas as Forças Armadas e no Brasil também as Forças Auxiliares, ocupam-se com o assunto.
    O leigo passará ao largo do que possa estar por trás de uma simples manifestação pró ou contra alguma coisa.
    Governos ao redor do mundo estão sendo derrubados a partir de simples e “inocentes” manifestações pelos direitos disso ou contra aquilo, sem necessariamente invadir militarmente territórios.

  25. Eu também estudei OSPB (Organização Social e Polítca Brasileira), Moral e Cívica, matérias que estimulavam o desenvolvimento do sentimento de “brasilidade”. O culto à bandeira, o cântico do Hino Nacional e o culto aos nossos vultos históricos, jamais deveriam ser considerados brega.

    Uma população e FAs com baixo moral, são terra fértil para a disseminação de ideais desagregadores.

  26. Essa pessoa não morou no Brasil, mais sim no inferno, concordo com algumas coisas que ele falou.

    O funcionalismo publico brasileiro é ruim, em alguns estados melhor e outros pior, mais no geral ruim!

    Lixo, mentira, minha cidade é limpa.

    Não destruímos construções antigas pra construir shopping onde vivo, maioria de construções são tombadas e não podemos mexer!

    Ar condicionado, rsrsrs, até em escola publica em Santa Catarina tem!

    Sobre o oportunismo, não podemos generalizar como 100% dos brasileiros sendo oportunista, existe sim como em qualquer lugar do mundo, e a escola se chame CASA BRANCA.

    Sobre a corrupção, sim somos uns otários, mais, em 2014 tem eleições e não temos opção de voto pra mudar, a classe politica brasileira é muito enraizada, tanto direita como esquerda de hoje são corruptos, não adianta malharmos o pau no PT, pois o PSDB de ontem também era corrupto. Voto protesto? tiririca!!?? não da né!!! Aquela de que era do PV, acho que é Marina Helena, Jesus tenha misericórdia de nós, como um ser daquele vai representar um país da grandeza do Brasil???? Como já falei mil vezes aqui, prefiro o regime militar!

    Impostos, sim é muito caro ser brasileiro e difícil ter uma empresa no Brasil, o governo não te ajuda em nada e a burocracia deve ser pior que da antiga URSS. Empresários brasileiros, vocês são HEROIS!!!!

    Policia, sim temos vários policias que mereciam estar presos sim, mais a maioria deles são honestos e não pode pagar o pato pela minoria corrupta e asquerosa. Vivo em Santa Catariana, não temos a melhor policia do mundo, mais temos a melhor do Brasil, talvez por isso minha opinião.

    E no mais, o Brasil é um país rico, mais não desenvolvido, sim temos muitíssimos problemas, mais se olharmos pra traz, vemos que o Brasil já foi bem pior.

    E no mais um estadounidense falando mal do Brasil, se no país dele, tem 40 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, isso representa aproximadamente 12,94% da população, um índice maior que o brasileiro, então que esse cara vá comer um trem pra não escrever outra coisa!

  27. Estudei Moral e Civica e OSPB, mas pode falar com qualquer educador ,pedagogo etc….. ele vai dizer que foi um dos maiores crimes para a educação do Brasil; matérias doutrinatórias da Ditadura Militar,tanto o é, que sairam da grade currícular, na época foi tirada a filosofia, matéria que ensina a pensar e raciocinar sobre questões importantes,amor a pátria não posse ser empurrada guela abaixo, amamos quem nos trata bem,quem nos ama,é só o governo tratar bem a população,dar educação, saúde e segurança que todos serão patriotas e defenderão o Brasil a todo custo!O que se vê hoje ?quando alguém lá fora fala mal do Brasil,os brasileiros só podem concordar e falar mal um pouco mais….por favor sem amores cegos, temos que concordar, têm muita coisa errada, e aceitamos, inclusivem elegendo e reelegendo corruptos…

  28. 3. Realmente, os EUA são um exemplo de defesa do meio ambiente: usinas nucleares, resíduos químicos expostos à população, pesca predatória, etc…

    6- É ridículo um cara comentar isso, vindo de um país onde o presidente propiciou um escândalo sexual…

    14- Pelo jeito é um gringo chinelão que não quis colocar AC na sua casa…

    15- Essa me recuso a comentar hahaha.. nossa população só começou a engordar e piorar de saúde com o advento da “fast-food” americana.

    16 e 17- Realmente, não somos antissociais…

    19- Aposto que nossa água não contém metade da carga de hormônios artificiais e poluentes como na água americana de algumas pequenas cidades, que são escondidas do resto do mundo.

    20- Cervejas da Ambev são todas iguais mesmo, mas pelo menos onde moro, temos uma grande variedade de cervejas artesanais.

    25- hahahaha tirando algumas metrópoles que tem o ar ruim mesmo, a média brasileira de particulados suspensos é muito menor.

    27- As casas aqui permanecem no mesmo lugar após um vento forte. Talvez com menos telhas, mas permanecem. E se tu tropeçar e cair, certamente não irá atravessar a parede.

    35- É uma triste verdade.

    O ranking apresenta verdades, meias-verdades e mentiras. Tenho certeza que o contrário seria perfeitamente possível de ser feito por um brasileiro no exterior, simplesmente porque cada povo tem muitas diferenças culturais.

  29. Bom, como brasileiro radicando legalmente nos Estados Unidos desde 1989, pais que amo muito e nao gosto de malhar, deixa so colocar algums contra pontos:

    1. Nasci no Botafogo, e fui criado em Petropolis,RJ ate meus 16 anos, e nunca sofri um roubo. Em 1994, fui roubado a mao armada e levei uma surra, em Los Angeles,CA.

    2. Coloque Los Angeles Skid Row, Southern California Shanty Town no Google, e vai ver que pobreza incrivel tambem existe aqui. http://www.youtube.com/watch?v=N9ox5Rbd8uQ

    3. As familias americanas, uma das quais agora eu integro, sao extamente o oposto das brasileiras. Distantes e materialistas, so se encontram e se falam em feriados nacionais como Thanksgiving ou Natal.

    4. Os outrora pais de familia, quando se convertem em velhinhos sao imediatamente internados em azilos, e la esquecidos. Na maior parte dos casos, as familias so aparecem quando esta na hora de receber a certidao de obito, para entao dividir os bems materiais, quando os mesmos existem.
    Como sei isso? Minha cunhada administra um tal azilo em Camarillo,CA.

    4. Corrupcao policial. Incrivel, mas aqui tambem existe. Diariamente policiais sao presos e demitidos fazendo todo tipo de peripecias como trafico de drogas, prostituicao, etc. E so ler esse exemplo aqui, apenas um dos casos mais famosos. http://en.wikipedia.org/wiki/Rampart_scandal

    5. Aqui tambem 90% dos temas das conversas sao… The Voice, Survivor, UFC, Sports!!! (Nao e so problema brasileiro nao)

    6. Passei um tempo trabalhando em Arizona, e o racismo e intolerancia chegaram a niveis tao ridiculos que uma vez fui almocar em un restaurante com um colega de pais mexicanos, mas cidadao americano, e o gerente se recusou a nos servir!!! E estavamos os dois de terno e gravata!!!

    7. Custo de vida. Tenho dois trabalhos, ganhei o ano passado $44000 dolares, e duramente consigo cobrir meus gastos,o da minha mulher e meu filho.

    8. Internet, TV. Pago $65 para a Verizon para ter DSL em casa, $200 para meu celular, e o da mulher para Sprint, $130 para ter Directv em casa. E tudo basico, o unico luxo e HBO.

    9. Transporte. Mensalidade do 2014 Nissan Versa que dirijo $350 por 72 meses, seguro $80 por mes. Onibus, metro e etc praticamente nao existem.

    Poderia continuar, mas pra que? Todos paises tem suas imperfeicoes, amo os Estados Unidos, mas nao por isso vou malhar o Brasil ao ponto que pareca o pior pais e povo do mundo.
    Aqui nos Estados unidos estamos atravessando um periodo terrivel de empobrecimento da populacao, aonde um presidente de banco ganha 50 milhoes de dolares por ano, e o caixeiro gaha $7.50 por hora. Mas e o pior pais do mundo? Nao.

  30. joao.filho: no teu novo país existem duas coisas que estão sendo estraçalhadas por aqui: cidadania e patriotismo! E, em parte pelo que referistes: o país aí trata muito melhor os seus cidadãos do que o nosso, aqui. Aqui, dia-a-dia se massifica a ‘demissão de cidadania’, parte da dialética do poder dominante; não sabes como está difícil ao cidadão exercer sua cidadania num país que adoraria declarar-se bolivariano. O nosso aqui também não é o pior país do mundo, existe sempre outros além mar, que nossos líderes estão sempre visitando e perdoando dívidas, outros que obrigam a revisão de contratos, outro para o qual perdemos refinarias inteiras…

  31. Matéria desnecessária para um site de assuntos militares. Com tantas matérias interessantes sobre assuntos militares, inclusive podendo falar sobre o Brasil que dá certo, dar espaço para um cidadão como este é perda de tempo.

    O cara olha para os outros e nem sequer se preocupa em apontar os erros de seu próprio país.

    Lamentável…

  32. “joao.filho
    30 de dezembro de 2013 at 14:36 #

    “Matéria desnecessária para um site de assuntos militares.”

    De acordo!!!”

    Coloquei isso com mais detalhes no meu primeiro post.

    “Joao.filho
    30 de dezembro de 2013 at 13:26 #”

    Respeito sua manifestação sobre os EUA, mas creio que so há dois caminhos para vc:

    volta para o Brazil ou vá para Portland – Oregon, cara é “massa” …..

    “aldoghisolfi
    30 de dezembro de 2013 at 8:41 #

    Che, eu ainda incremento a lista do Carlos Alberto Soares. Estudávamos latim, inglês, francês, caligrafia, canto orfeônico (+ música), história geral + história do Brasil”

    Não mencionei as outras matérias mas é verdade, inclusive sobre boas maneiras, quem tinha a infelicidade de não aprender em casa aprendia na escola.

    Hoje a maioria dos Professores vai dar aulas com medo de apanhar dos alunos, dos pais e por ai vai ….

    “Reinaldo Deprera
    30 de dezembro de 2013 at 9:52 # ”

    KKKKRSRSRSRS eita vídeo porreta, João Filho se voltar cuidado, acho que isso foi no Bixiga ou na Nsa. Senhora Quiropita sei lá ….

    Perdóname mis abuelos ….

    http://www.youtube.com/watch?v=YPxbjTl4WAs

  33. Trabalhei com americanos por 8 anos e eles se enquadram perfeitamente na grande maioria dos itens!

    Como sempre a tendência ao preto ou ao branco, a preguiça intelectual de entender que o mundo é cinza e que brasileiros, europeus, africanos, asiáticos, americanos e qualquer povo de qualquer origem tem defeitos e qualidades. Compará-las é interessante para entender como pensam mas nunca para estabelecer qual é melhor ou pior. Essa lista poderia ser útil como levantamento de coisas que podem melhorar mas nunca para dizer que o país x é melhor ou pior que o y.

    Como sempre, o complexo de vira-lata imperando.

  34. “nunes neto
    30 de dezembro de 2013 at 12:26 #

    …por favor sem amores cegos, temos que concordar, têm muita coisa errada, e aceitamos, inclusivem elegendo e reelegendo corruptos…”

    Caro companheiro de fórum: Respeito sua opinião, apesar de discordar. E digo-vos que não sou cego. Sei que temos muitos problemas que precisam de resolução urgentíssima.

    Com relação ao fato de reelegermos os corruptos, creio que em alguns casos não foram os eleitores quem os colocou lá e explico: Tive um professor que dizia que as eleições, na era da urna eletrônicas, eram decididas antes dos votos. pesquisando na internet, achei pelo menos três casos de fraude (eternamente sendo apurado) e o relato de um expert em informática que explicou no youtube como ele pode fraudar o resultado. Não salvei os links, mas acredito que não seria difícil a qualquer um encontrá-los.

  35. Nunes, eles são 0,8% da população ( embora ocupem 12% do território) mas são a principal imagem que os estrangeiros tem do brasil, dos outros 99,2%.

    Somos vendidos no exterior como um pais que so tem matas, índiose carnaval, ou vai negar isso? A questão, ao contrário da tua interpretação equivocada do meu comentário, não é discutir os índios, se bons ou ruins, mas a imagem do país que é vendida a partir do ponto de vista de que só existem eles e carnaval. Mas se você quiser discutir eles também, veja o que está acontecendo em Humaitá e outros lugares do Brasil com demarcações fraudulentas e reivindicações esdruxulas. Leia mais atentamente o que é escrito antes de ver preconceito e xenofobia, pois eles estão é na cabeça de quem os enxerga em tudo.

    Você acha que o Brasil real corresponde a esta visão limitada de matas, índios e carnaval? Acho que tem muito mais coisa pra mostrar, coisa que não farão na copa.

    E pra responder tua pergunta: morei a 50 metros de uma reserva indígena por 05 anos.

    Carlos, espero que o teu comentário das 2h55min tenha sido feito no módulo irônico, pois se de fato estão sendo tomadas medidas para que tudo corra bem, nada vai esconder a realidade. Nenhuma máscara escondera a verdade.

    Querem só ver? Um conhecido da PF que fez a segurança de uma importante convenção internacional realizada em certo estado brasileiro a pouco tempo contou-e que escoltava um delegação do oriente médio quando passaram carros em que os tripulantes, moradores da cidade, simplesmente abaixaram as calças e puseram a bunda na janela dos veículos. O que devem ter pensado os elementos desta delegação?

    E para finalizar, apontar nossos defeitos não significa que os outros países não os tenham, as vezes os mesmos, as vezes outros, até piores, mas é importante para nos dar uma visão de nós mesmos que somos incapazes de ter. Isso é, sim, importante em termos de defesa. Operações militares levam em conta as características culturais de um povo, a capacidade de luta é medida por ai também, e se o texto pode por alguns não ser considerado o mais erudito, isso não impede a riqueza do debate e o acréscimo de informação.

  36. ernaniborges, tranquilo, você tem todo o direito de discordar de mim, esse é um país democrático, e opniões contrárias são muito bem vindas, inclusive são elas que nos fazem pensar e crescer, já pensou se tudo o que dissermos for certo?Debate sem amores “cegos” são sempre bem vindos!Abçs

  37. Blackhawk, nem vou perguntar a tua idade por que a base da psicologia diz que quando alguém te faz essa pergunta é por que é ou acha que é mais velha, experiênte etc….

  38. Colombelli, acabei que reler o que vc escreveu e realmente, foi uma leitura mal feita por mim, realmente vc coloca que essa é a visão gringa e não sua, mil desculpas!Abçs

  39. Temos que aceitar nossos defeitos como sendo reais, temos que nos encarar a frente do espelho e dizer – eu sou assim mas posso melhorar!!!

    Esse povo que nega a nossa índole de NÃO CIVILIZADOS, pq é isso que somos, NUNCA vai ajudar a mudar esse País.

    Continuamos vivemos sempre a máxima:

    – Viado é o filho do vizinho, o meu filho é homosexual.

    MAIS RIDICULO IMPOSSÍVEL

    Sds a todos, inclusive aos cegos por opção.

  40. Kkkkkkk, quanta negadinha revoltadinha, querendo pautar o blog, rsrs…

    Tirando alguns exageros, isso aí é a cara do Brasil-do-PT “idasisquerdaz”. Um país que abriu mão de ser decente há muito tempo… Onde a mediocridade é a lei, e se vc não a segue vc que não é “brasileiro mulato e com ziriguidum no pé”… Se vc não é medíocre como a esmagadora maioria, vc é quinta-coluna, vendido, capacho, etc…

    Este país tinha que ser coberto pelo oceano e recomeçar do zero… O vídeo “meet the brazilians” que alguém postou acima mostra porque.

    No mais, povo é povo em qualquer lugar, e todos os lugares têm problemas.

  41. O principal defeito do brasileiro para mim é ser o povo mais HIPÓCRITA do mundo. Falso. Vivendo de comer mortadela e arrotar caviar.

    O problema do Brasil é moral.

  42. Pelo contrário nunes neto, sou mais jovem e não me julgo mais experiente ou inteligente que ninguém aqui, mas como tu citou as aulas de moral e cívica só gostaria de lembrar que a maioria das pessoas que hoje governam, legislam e julgam no nosso país as teve, e isso não nos deu um melhor destino!

  43. Lord Vader, tenho certeza que você é muito mais patriota do que qualquer um que se faz de cego para o que está aí.

    Só critica, quem se importa.

  44. Uma pena…

    Aí aparece o Vader e consegue fazer a mágica de transformar um tópico inútil, que se transformara em uma discussão interessante, novamente em um tópico inútil.

    “Asizquerdas” é uma análise tão superficial quanto o próprio tópico em si.

  45. Olha nessas minhas andanças já vi e ainda vejo muita coisa.

    Todas as vezes que vou na França dou um jeito de passar um fim de semana na casa de uns amigos, e quase sempre vamos vizitar os pai deles que moram em Houdan na “periferia” de Paris.

    Pois bem… TODAS as vezes que chego lá, o seu Luis está reformando algum cômodo da casa. Uma casa antiga, de pedra que deve ter uns 300 anos. E ELE tá lá batendo, cortando, quebrando, furando alguma coisa.

    Na frente da casa sua esposa cuida das rosas no jardim, nos fundos eles tem uma horta… mas é A horta, lá ele ciltiva de tudo, batata, repolho, tomate, uva e tem até oliveiras sexagenárias e no porão seu Luis faz vinho com as uvas.

    Agora estou falando de um casal com 75 (ela) e 80 (ele) anos de idade, ambos aposentadas como o mesmo discurso, seu não trabalhar eu enlouqueço. E eles tiram férias todo verão. kkkk

    Dai vou na casa dos meus parentes, amigos, sogros, avós, tios e primos aqui no Brasil e tá TODO MUNDO com um copo de cerveja assistindo o Faustão….

    AAAAHHHH vá tomar banho, dai minha mão me pergunta se eu não me preocupo com o meu futuro, minha aposentadoria…

    – Putz Mãe, entende uma coisa, eu trabalho para poder, continuar trabalhando até cair DURO E MORTO aos CEM ANOS se assim Deus permitir.

    Como minha vó dizia: Mente vazia é oficina do diabo.

    VACUO. É o que é o interior da cabeça do brasileiro.

  46. Caro Colombelli,

    Elementar meu bom amigo, a grande imprensa terá dois caminhos:

    1º Mostra a realidade dos dois eventos, copa e olimpíadas em larga cobertura e

    2º “Tapa” com a peneira e cai em mais desgraça.

    Lógico, haverá a imprensa chapa branca que mostrará as maravilhas, os artistas que receberão os “tubos” para se apresentarem e farão coro com os hipócritas e a banda vai passar.

    Tive um IM há pouco tempo, estava na urgência/emergência cardiológica da Santa Casa na cidade onde resido com minha família, intensivistas dando conta de cinco pacientes em estado grave, mais o meu, recupero a lucidez com medicações e ouço um comentário: “O SAMU está trazendo três vítimas de acidente de carro, como vamos dar conta?”
    Uma jovem senhora que havia sido autorizada a ficar poucos minutos ao lado do pai que estava muito mal, se manifesta: “Aqui não dá, levem para outro lugar”.
    Nessas unidades a separação das pessoas se dá por “biombos” próprios de área médica, portanto quando se está estabilizado, basta prestar atenção que se tem uma boa noção, é “zona de guerra” para bons entendedores.
    Chegam os acidentados e escuto o “barraco” que essa jovem senhora fez na ante sala onde eu estava., ela queria o intensivista e mais enfermeiras em atenção exclusiva ao seu pai, que sinceramente, eu mesmo ouvi o médico comentar: “Senhora ele não para de fumar, são três maços por dia, não para de beber, os remédios não fazem efeito por que ele já chegou bêbado na emergência, é a terceira vez em quatro meses e por ai vai….”.
    Pois bem, o homem estava com enfisema cronica ou aguda, não me lembro, insuficiência cardíaca, morreu no dia seguinte.
    Aos acidentados: uma jovem namorada de um cara que estava mal quase bate num médico pelo mesmo motivo, queria atenção médica exclusiva. Em determinado momento, uma enfermeira intensivista, senhora de cabelos brancos, graduada e com pós, mais de 25 anos de labuta, eu já tinha trocado rápidas palavras com ela, não aguentou: chamou os seguranças e um PM de plantão e aos berros colocou todo mundo para fora(acompanhantes que ficam na ante sala, conhecidos et c….dá de tudo) falando “levem suas famílias aos estádios, levem para a PQP onde está enterrado nosso dinheiro para fazer graça para poucos e por aí foi ….soltando tudo que tinha direito. Da minha chegada por volta da meia noite e só acalmou por volta das 2:30 da manhã.
    Onde eu moro a Santa Casa capta pacientes graves ou que requeiram especialidades de 17 cidades circunvizinhas, a maioria tem somente posto de saúde básico.
    Não é a primeira vez que preciso de cuidados, tenho cardiopatia congênita, nunca fumei e faz muito tempo que não sei o que é saborear uma cerveja com os colegas.

    Nesse evento médico fiz uma intervenção cirúrgica invasiva com dois procedimentos e com bons resultados, mas a melhor técnica para meu caso não foi aplicada apesar de estar disponível no hospital, simplesmente porque o SUS não paga. Veja bem os médicos queriam fazê-la, mas o SUS paga somente uma técnica de intervenção que é boa, mas para problemas como o meu não é a mais adequada. A ideal o SUS não paga.
    Moro no estado de São Paulo, a cerca de 380 km da Capital, numa das regiões mais ricas do estado.
    Sou paulistano da zona norte, com 54 anos e a 15 morando no interior, por questões médicas e outras.

    Já morei em dois estados do nordeste, conheço a trabalho e em turismo todos os estados, sem exceção.

    Conheço outros países sul americanos, europeus etc …

    Fiz uma manifestação contundente na trilogia outro dia e houve post dos editores. Deixa pra lá…..

    Não tenho filiação partidária e não suporte nenhum partido político atual e a esmagadora maioria dessa gente, os considero desprezíveis.

    Minhas formações nos estudos em todos os níveis se deram em instituições públicas

    Certamente a milhões de brasileiros nos rincões deste país que já estiveram, estão e estarão bem mais vulneráveis, suscetíveis ao mais amplo desamparo em todos os aspectos, todos mesmo a ponto da dignidade desses seres humano serem colocados abaixo da linha das piores e execráveis maledicências.

    E de quê adiantará ? Nada. Todos iremos para o mesmo lugar e lá toda essa falta de essência espiritual, essas almas vazias se darão conta do quão viu foram por serem egoístas, egoístas e maledicentes.

    Mas em Julho próximo tudo se resolve, começa a copa!

    Não mais me manifestarei sobre este infeliz tópico,
    fiquem a vontade, neste momento saio definitivamente deste assunto.

    Sugiro aos editores criarem um espaço onde possamos debater os assuntos de grande relevância e cidadania,
    acesso o usual da trilogia.

    http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/30/educacao-basica-falta-de-vagas-e-o-principal-motivo-de-acoes-na-justica.htm

    http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/politica/2013/12/26/EM-SEIS-MESES-AUTORIDADES-FAZEM-1456-VOOS-EM-JATINHOS-DA-FAB.htm

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,contas-e-ajustes-no-mane-garrincha-vao-consumir-r-1507-milhoes,1112971,0.htm

    Dinheiro para o SUS, hospitais, remunerar e requalificar professores, ter escolas decentes não tem, mas:

    http://www.valor.com.br/financas/3381358/bc-perde-quase-r-8-bi-com-operacoes-de-swap-em-novembro

    http://www.istoe.com.br/reportagens/341182_TROPA+DA+ELITE?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1391766-morre-jovem-que-invadiu-e-ocupou-imovel-do-programa-minha-casa-minha-vida.shtml

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-12-30/renan-calheiros-devolve-r-27-mil-por-voo-para-implante-de-cabelo.html

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-12-30/estado-de-sao-paulo-tem-educacao-abaixo-da-media-do-pais-em-avaliacao-do-pisa.html

    http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1069576-apos-dois-anos-africa-do-sul-ainda-paga-conta-de-estadios.shtml

  47. Não vou me alongar muito, mas já expressei o que penso sobre a publicação deste tipo de artigo aqui.

    Meu país tem problemas? Tem sim e muitos.
    Meu país tem virtudes? Tem? Ué, por que não as vemos nos fóruns de discussão?

    Infelizmente este tipo de matéria leva a alguns ao achincalhamento barato e desnecessário.

    Uma pena.

    Espero que no ano que vem continuemos com excelente nível de matérias e o fim de outras desnecessárias.

    Saudações!

    P.S.: EM tempo: LORD VADER, o senhor estava “à venda” em um shopping de Fortaleza. Havia um boneco do senhor com um metro de altura em uma loja de brinquedos…rs

  48. existem algumas verdades que este cara escreveu, mas no computo geral, noves fora, este cara é um chato perdido…

    Longe de mim defender o sistema de transporte no Brasil, ele é pessimo, mas até o Japão tem um funcionario para literalmente “empurrar a pessoa para dentro ddo vagão tão apertado é no Rush”…

    Quanto a organização da familia brasileira, bem cada país tem a sua…

    As unicas coisas que realmente reconheço são a organização/disciplina e educação….

    A educação é o pior de nossos males…

  49. Blackhawk, sim uma parte dos que hoje mandam no país estudaram essas matérias, mas os medalhões , os caciques são bem mais antigos acho que chegaram a estudar Latin!Vader e Oganza, concordo com vcs, temos que aceitar realmente que no geral temos umas caracteristicas bem chulas, sendo uma delas não aceitar que temos muitos defeitos, comer mortadela e arrotar caviar! Amigo Vader, tb concordo que as vezes (98%) vc descamba o assunto para o ant-esquerdismo assim com o Wagner para o ant-americanismo, gosto de suas análises, mas essas ideologias partidárias acabam o assunto, o Brasil está no que está, por causa de raízes morais mais profundas, lembrar que antes do PT, tinhamos partidos de direta no poder ,e antes deles Militares, e antes deles…….Abçs e bom reveillon para todos!

  50. Com relaçao ao tema abordado no texto, uma breve lida nas postagens ja permite afirmar uma outra característica do brasileiro, a qual se manifesta crescentemente dia a dia: essa hipersensibilidade a críticas externas. Pode ser papai ou mamae quando dizem que a tarefinha de casa nao foi feita corretamente, pode ser pq o cunhado cometeu o desaforo de dizer que o motor do carro novo nao eh tao potente quanto imaginava. Pode ser pq a namorada (ou namoradinhuuu, neah?) Nao aprovou o corte de cabelo… Tudo, absolutamente tudo gera chilique. E comecam logo a pisar no chao de forma sinconizada ao melhor estilo “felix”, solta gritinho miado, sai dando rabo de arraia… Uma S-E-N-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E diante da desaprovacao externa… O país de lampião e do jece valadão mudou muito depois do cotismo, do bolsismo e do coitadismo. No Brasil atual eh imprescindível se falar tudo em forma de soneto romântico bem fofinho, se nao a reacao vem em coro: “noooofffaaaaa!!! Que abfuuuurdooooo!”

  51. Respondendo ponto a ponto (do jeito que gosto):

    1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me”, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.

    Isso existe em todo o lugar e não é exclusividade do Brasil. Ou será que os americanos ouvem seu hip-hop no volume mais baixo?

    2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles vêem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles vêem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.

    Concordo. A velha lei de Gérson. Mas lembrem-se que a cultura norte-americana do winner or loser também leva a um tipo de comportamento semelhante, já que o que interessa é ganhar, não importa como.

    3. Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.

    Concordo. O mais incrível é que já fomos um povo muito mais educado. Parece que desaprendemos a ser mais cuidadosos com nossas ruas. Peguem fotos antigas, mesmo de lugares como os subúrbios, e comparem com antes.

    4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.

    O brasileiro tolera porque pratica sua pequena corrupção diariamente. É o guarda subornado, o “presente” para o fiscal, o “arrego” para o funcionário da prefeitura para que o mesmo agilize seu processo.

    5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.

    É curioso ouvir isso de um um cidadão que vem de um país que criou a Playboy, a Hustler, a Penthouse…

    6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.

    Isso tá com pinta de ter sido cantado por uma mulher e o yankee aproveitou a deixa. E não é muito diferente de outros países. Não serve de parâmetro.

    7. Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.

    Estranho ler isso de alguém cujo país até menos de 50 anos atrás possuía leis que proibia negros e brancos de dividirem o mesmo bebedouro…

    8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.

    Provavelmente ele teve experiências negativas com pedreiros, empregadas domésticas e, realmente, admito: é difícil achar bons profissionais nessas áreas.

    9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.

    Concordo integralmente. Mas gostaria de saber se os responsáveis pelo estouro da Bolha Imobiliária de 2008 estão atrás das grades ou só prenderam peixe pequeno…

    10. Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido, uma competição de gritos.

    Bom, realmente tenho que concordar…

    11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.

    Quanto à Polícia, nada a acrescentar…

    Na verdade a idéia de condomínios fechados foi trazida dos Estados Unidos. Jane Jacobs, no célebre “Death and Life of Great American Cities” (traduzido erroneamente como “Morte e Vida de Grandes Cidades”) já denunciava isso na década de 60.

    12. Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.

    Sem mais palavras.

    14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.

    Aí tenho que dar minha opinião de arquiteto. Já soubemos construir no passado, quando as casas eram feitas de tijolo maciço de argila, com paredes de mais de 20 cm de espessura e com grandes áreas verdes, pois toda casa de subúrbio tinha a sua mangueira, a sua goiabeira, a sua cajazeira, o seu abacateiro. As casas eram frescas mesmo no sol inclemente de verão, pois a argila era um magnífico isolante térmico. E as árvores terminavam o serviço, proporcionando sombra e refrescando o ambiente através da evapotranspiração.
    Tal conhecimento se perdeu hoje.

    15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.

    Provavelmente ele comeu nos lugares errados…

    16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinho, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.

    Herança lusitana, filhote…

    Eu entendo o comportamento dele pois sou igualzinho. Mas a maioria dos brasileiros não são.

    17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.

    Herança lusitana, filhote…
    Eu entendo o comportamento dele pois sou igualzinho. Mas a maioria dos brasileiros não são.

    18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.

    Já foi pior. Mas realmente, pagar US$ 30,00 por um serviço de internet de 15MB sabendo que em outros lugares paga-se o mesmo pelo dobro ou até o triplo de velocidade é de deixar qualquer um p$%o!

    19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal a longo prazo.

    Infelizmente concordo…

    20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.

    Concordo com ele, mas esse quadro está mudando. Estão aparecendo cervejeiros artesanais que estão produzindo cervejas de muito boa qualidade. Obviamente não podemos comparar com alemães, belgas e tchecos, que já produzem boa cerveja há mais de 1000 anos.
    Mas quem bebe Miller e Budweiser não tem muita moral para falar de nossas cervejas não…

    21. A maioria dos motoristas de ônibus dirigem como se eles estivessem tentando quebrar o ônibus e todos dentro dele.

    Concordo, mas relevo até certo ponto, pois esses caras levam uma vida de cão, e trabalham sob uma pressão de horário violenta.

    22. Calçadas no meu bairro são cobertos com mijo e coco de cães que latem dia e noite.

    Já foi até pior… hoje cada um leva seu cachorro e seu saquinho de cocô a tiracolo…

    23. Engarrafamentos de Três horas e meia toda vez que chove .

    Consequência de décadas de política urbana desastrada que priorizou o modal rodoviário em detrimento do ferroviário. Com as bênçãos do ABC e do seu sindicato…

    24. Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar e-mail ou telefonar 2-10 vezes para as pessoas a fazerem o seu trabalho.

    Nada a declarar.

    25. Qualidade do ar muito ruim. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado.

    Esse provavelmente é morador de Sampa…

    26. Ir a Shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada pra fazer se você não gastar. Há um parque principal e está horrivelmente lotado.

    Somente gostaria de saber de qual cidade ele(a) está falando. Aqui no Rio, temos o Jardim Botânico, o Aterro do Flamengo, o Parque Nacional da Tijuca, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque Lage e, mais recentemente, o Parque Madureira (que expandirá e ficará 3 vezes maior do que é atualmente). Sem contar as praisas. Cai no erro clássico de tomar a parte pelo todo.

    27. O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas, dobradiças , tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.

    Concordo com ele. Desaprendemos a construir.

    28. Árvores, postes, telefones, plantas e caixas de lixo são colocados no centro das calçadas, tornando-as intransitáveis.

    Sem nada a acrescentar…

    29. Você paga o triplo para os produtos que vão quebrar dentro de 1-2 anos, talvez ais.

    Sem nada a acrescentar…

    30. Os brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.

    Sem nada a acrescentar…

    31. A melhor maneira de inspirar ódio no Brasil? Educadamente recusar-se a comer alimentos oferecidos a você. Não importa o quão válida é a sua razão, este é considerado um pecado imperdoável aos olhos dos brasileiros e eles vão continuar agressivamente incomodando você para comê-lo.

    Fruto da velha herança lusa de demonstrar afeição te entupindo de comida…

    32. As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que você é incapaz de mover qualquer coisa, além da sua cabeça.

    Consequência de décadas de política urbana desastrada que priorizou o modal rodoviário em detrimento do ferroviário. Com as bênçãos do ABC e do seu sindicato…
    33 . O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma idéia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª).

    Sem nada a acrescentar…

    34. A infidelidade galopante. Este não é apenas um estereótipo, tanto quanto eu gostaria que fosse. Homens na sociedade brasileira são condicionados a acreditar que eles são mais ” virís ” por sairem com várias mulheres .

    Não é exclusividade do brasileiro…

    35. Zero respeito aos pedestres. Sim, eles não param para você passar. Na melhor das hipóteses, eles vão buzinar.

    Isso varia de lugar para lugar. De fato, acontece nas grandes cidades. Nas menores, os motoristas tendem a ser mais gentis.

    36. Quando calçadas estão em construção espera-se que você ande na rua. Alguns motoristas se recusam a fazer o menor desvio a sua presença, acelerando a poucos centímetros de você, mesmo quando a pista ao lado está livre.

    Nada a acrescentar…

    37. Nem pense em dizer a alguém quando você estiver viajando para o EUA. Todo mundo vai pedir para você trazer iPods, X-Box, laptops, roupas, itens de mercearia, etc. em sua mala, porque eles são muito caros ou não disponíveis no Brasil.

    Nada a acrescentar…

    38. A menos que você goste muito de futebol ou reality shows (ou seja, do Big Brother), não há nada muito o que conversar com os brasileiros em geral. Você pode aprender fluentemente Português, mas no final, a conversa fica muito limitada, muito rapidamente.

    O João.Filho já respondeu essa por mim…

    39. Tudo é construído para carros e motoristas, mesmo os carros sendo 3x o preço de qualquer outro país. Os ônibus intermunicipais de luxo são eficientes, mas o transporte público é inconveniente, caro e desconfortável para andar. Consequentemente, o tráfego em São Paulo e Rio é hoje considerado um dos piores da Terra (SP, possivelmente, o pior). Mesmo ao meio-dia podem ter engarrafamentos enormes que torna impossível você andar mesmo em um pequeno trajeto limitado, a menos que você tenha uma motocicleta.

    Consequência de décadas de política urbana desastrada que priorizou o modal rodoviário em detrimento do ferroviário. Com as bênçãos do ABC e do seu sindicato…

    40. Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador), são feias, cheias de concreto, hiper-modernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idênticas na aparência. Qualquer história colonial ou bela mansão antiga é rapidamente demolida para dar lugar a um estacionamento ou um shopping center.

    Provavelmente esse camarada não viajou para o interior, onde há cidades muito bem arrumadas.

  52. Oganza

    Felizmente estas características que apontaste nos franceses ainda são cultivadas no interior deste Brasil a fora, sobretudo pelos mais idosos, criados em outros sistema, vocacionado ao trabalho e não ao assistencialismo e ao “politicamente correto”.

    Porem, mais recentemente, forma-se uma legião de cativos que dorme no berço esplêndido do assistencialismo e do cotismo, táticas exploradas ao máximo pelo lulo-petismo como “nunca antes na história deste pais”. Além de gerar um verdadeiro apartheid as avessas, faz com que hoje encontra pessoas que querem trabalhar seja um calvário.

    Quem duvidar do que estou falando, verifique, por exemplo, na construção civil como anda a contratação de mão-de-obra.Tem que se contratar estrangeiros, pois são os únicos que aceitam trabalhos mais pesados Aliás, por não contaminados ( ainda) pelo assistencialismo coronelista que o nove dedos solidificou pra se manter no poder, trabalham bem e não incomodam em nada, ao passo que brasileiros se negam a trabalhar porque já tem o “suporte” pra cachaça e pro cigarro.

    Quanto a EMOCI, OSPB e outras matérias, de fato muitos dos que hoje governam as tiveram e não fazem boa coisa. Mas as perguntas que podem ser feitas são as seguintes: Onde estaríamos se ao menos alguns não as tivessem cursado? O que seria de nós se ao invés delas há época vigesse a politica atual que implica passar os alnos de qualquer jeito, apenas pra figurar nas estatísticas do (incompetente do) MEC? O que se há de esperar de alunos cotistas muitos dos quais sem base para ingressar em uma universidade não é bem mais sombrio?

    Sim a educação decaiu muito desde os anos 80, e as cotas são uma peneira pra esconder a deficiência da base, bem típico dos métodos “a la Goebbels” deste governo.

  53. Bom, quanto certas opniões e mente não há argumentos, mas garanto que independente do partido que estivesse governando esse país, garanto que não estariamos muito diferentes! A mudança só vai vir com a educação do povo, quando deixarem de querer ser politicamente icorretos, enquanto existir gente achando que ser politicamente correto é baitolice, a roubalheira vai continuar nesse país, corrupção, falta de educação e vergonha na cara, por que´”nós é malandro, e politicamente correto é coisa de Mané” , adorei o belo exemplo Vader

  54. nunes neto:

    “…quando deixarem de querer ser politicamente incorretos, enquanto existir gente achando que ser politicamente correto é baitolice…”

    O grande problema é que existe uma MAIORIA de pessoas que pensa de modo incorreto.

  55. Sniper, esse LIXO “politicamente correto” é coisa de gente que nunca teve que lavar um banheiro de compania, e nunca teve que comer limão cravo na sobrevivência. Essa baitolagem toda desapareceria em “três palitos”, se essa cabrada simplesmente um dia tivesse vestido a “pele do guerreiro”.

    Enfim, duvido que essa gente dure dois minutos se o “inimigo” um dia bater às portas…

  56. Os EUA são grande, há muito regionalismo mas não estão onde estão à toa. Apenas como exemplo, recentemente um amigo esteve em Seatle, alugou um carro e ficou impressionado com a educação no trânsito, a qualidade do asfalto etc. Bom sistema de transporte público também. Coisas que no Brasil se começarmos agora levará algumas décadas para se chegar perto deles;

    Aqui, basta ver a quantidade de lixo produzida e jogada de qualquer jeito nas praias de Copacabana/RJ e Caraguatatuba/SP, o maior exemplo da falta de educação de um povo, tanto formal como aquela que se recebe em casa.

    Um povo que não se importa de fazer essa sujeira quer cobrar idoneidade, honestidade dos outros como?! Não ter a capacidade de procurar um local adequado para depositá-lo, ter uma sacolinha e coloca-lo dentro até encontrar o tal local ou, caso esteja perto levar até em casa, qual o problema de se agira assim?

    Temos um longo caminho e não vejo luz no fim do túnel ainda …..

  57. Eu até ia falar algumas coisas nesse tópico.

    Dai vi o vídeo “meet the brazilians” que o cara colocou ali. Melhor não falar nada.

    Enquanto não investirem de verdade em educação nesse país, não vejo futuro nenhum…

  58. 1) No tocante à pertinência do tema, parece-me que o ForTe sempre foi o blog mais “elástico” tematicamente da Trilogia de Defesa, comportando sim debates políticos/sociológicos que acabam por desbancar na história das nações e suas altercações por tais ou quais motivos…

    2) N

  59. 1) No tocante à pertinência do tema, parece-me que o ForTe sempre foi o blog mais “elástico” tematicamente da Trilogia de Defesa, comportando, sim, debates políticos/sociológicos que acabam por descambar na história das nações e suas altercações (guerras) por tais ou quais motivos…

    2) Quanto ao mérito da lista do crítico, bem…, colegas acima já rebateram com propriedade, e aceitaram com propriedade, cada uma das impressões ditas.

    3) Destaque-se que o autor deve ser morador de alguma cidade mais conservadora dos EEUU, ou pertencente à classe média do “cinturão do algodão”, pois suas críticas, como dito, se conformam à atitudes vistas no próprio EEUU, em regiões mais ao norte e ao oeste: New York e Califórnia que o digam, que devem fazê-lo arrepiar-se, seja pela conduta sexual, social, política, econômica de seus mporadores. Talvez porque sejam regiões “menos americanas” e “mais cosmopolitas”…

    4) Nós por aqui também lemos discursos ufanistas de nossa terra em detrimento de outras nações, seja pela ausência de mulheres bonitas (particularmente adoro as francesas, espanholas e italianas, imbatíveis…), frieza de relacionamento, pessoas sozinhas que morrem em casa e seus cadáveres jazem meses até que sejam descobertas, comidas plásticas, insosas, inodoras, insípidas, gordurosas, e população idem, etc…, etc…, etc…

    5) No fim, tanto cá como lá, depende do ponto de vista do copo “meio-cheio”, ou “meio-vazio”…

    6) Quanto ao turismo, vê-se que os franceses, reconhecidamente xenófobos e ignorantes com os turistas, e não menos os americanos, recebem um fluxo cada vez maior, sendo aquele país europeu o principal destino mundial nessa veretente da economia… Pela educação, gentileza, fino trato, de seu povo ? Não creio, mas pelo que ele fez por si mesmo, e está lá para todos verem… E gostam, tanto que vão pra lá…

    7) Por fim, se você arruma a sua casa para morar bem nela, sempre poderá receber as visitas sem se preocupar diretamente com elas… Se elas não gostam da sua casa mesmo assim, azar, mas acho difícil… É o caso dos franceses, americanos, italianos…

  60. Ozawa
    2 de janeiro de 2014 at 15:07

    “Destaque-se que o autor deve ser morador de alguma cidade mais conservadora dos EEUU, ou pertencente à classe média do “cinturão do algodão””

    Eu imaginava quele fosse um WASP, mas WASP’s não casariam com latinos…

  61. Meu falar que Rio de janeiro e O Pelourinho são bonitos!!Você deve estar maluco!O rio é uma das cidades mais feias do brasil e o pelourinho parece o inferno na terra!!

  62. Radicais em ambos os lados num post em que uma pessoa deu seu ponto de vista…

    O mesmo aconteceria se alguém do Sul desse seu ponto de vista sobre ter morado e não ter gostado do Norte

    Aprender com as diferenças, assimilar pontos negativos e tentar corrigir é um primeiro passo pra evolução, assim como aprender que cada um tem seu ponto de vista e cultura, não necessariamente uma estará mais certa ou será superior a outra… mesmo pq como dito aqui por alguns colegas muitos dos tópicos citados se aplicam a várias sociedades, inclusive americana e europeia…

  63. O mais interessante é que acham isso tudo mas quando estao de ferias ou se houver um jogo de futebol, vêm sem pensar duas vezes.
    Me poupe!! Da NOSSA terra, quem tem que achar algo ruim é quem nela habita, e se assim for, procurar fazer algo para mudar isso (contanto que seja um problema publico, claro).

  64. Um pouco exagerado este relato, mas muita coisa faz sentido, principalmente ao que se refere a corrupção e falta de segurança.

  65. O Brasil não é isso não, esse Gringo vem falar mal de nós, quem são esses que vivem arrumando guerra com todos os países do mundo, que tem uma cultura arrogante, que acham que temos que copiar a cultura deles? Vem falar da nossa comida, não entende nada de nutrição, dar preferência a comida processada industrialmente, porisso que são campeões em tomar remédios pra tudo, cheios de colesterol de diabetes vivem de Mac Donalds. Gringo fala que somos infles mas vivem vindo para o Brasil fazer turismo sexual, saem do país deles e vem atrás de sexo, além do mais com menores o que é pior de tudo. Não são Santos não, conversa mole. Lá nos EUA o povo não vivem em contato com os país, se eles vivem com brigas e não se falam somos criticados por essa múmia que quer viver no isolamento. Esse deve ser um alienado mental, quer viver sozinho vai para Mongólia onde para encontrar um vizinho tem que andar 2 km de estrada. Na França o povo tbem passa 1 semana sem tomar banho, e vem dizer que deixamos um papel fora do lixo. Ora vá às favas, fique por lá mesmo.

  66. blind man stuff concordo com voce . Voce tambem esqueceu de colocar que brasileiros sao pessoas invejosas, falsas, interreseiras e ruins. Voce fez muito bem de voltar para os estados unidos que e 100% melhor. ate para fazer amizade, encontrar um bom emprego aqui no brasil e dificil e sem conta que aqui e caro demais pra viver uma vida de qualidade.
    Se eu falasse ingles fluente ou espanhol eu tambem iria embora daqui do brasil.
    eu entendo o que voce passou neste pais, que so tem gente invejosa e hipocrita
    que deus abençoe sua vida ai nos eua

  67. Moro em santa catarina, próximo ao Vale europeu, acho q alguns d vcs deveriam conhecer essa pequena região considerada a melhor do Brasil em qualidade de vida, nossa cultura aqui é completamente diferente do resto do país, muitos estrangeiros dizem não parecer estarem no Brasil, SC ao contrário do país tem seu índices no q diz respeito a qualidade de vida comparados a países desenvolvidos, talvez porque fomos colonizados por europeus…

  68. Concordo com tudo isso que ele disse no texto, mesmo sendo brasileiro, tenho vergonha de ter nascido nesse país imundo, cheio dos jeitinhos, dessa gente preguiçosa e burra!

  69. Concordo com vários outros colegas acima que mostram sua discordância editorial. Ao que parece, os editores do Forças de Defesa, por ação, omissão ou cumplicidade, decidiram destruir o seu próprio portal dedicado a assuntos de “Defesa”. De preferência ridicularizando seu próprio povo.

  70. Alexandre Galante 29 de dezembro de 2013 at 15:31
    “Eu sou daqueles caras que estudaram EMC e OSPB e não consigo ficar quieto quando vejo a sociedade brasileira indo para o buraco. Um País onde 50.000 pessoas morrem assassinadas por ano e outras 50.000 em acidentes de trânsito tem alguma coisa errada.”

    Me desculpa aí, mas o o que isso tem a ver com o propósito editorial do portal? Pq não cria um portal de politica ou desabafos para tal? Vc quer destruir o que vc proprio criou? Que profissional é vc? Não leve a mal, mas não é isso que seus membros procuram aqui.

  71. Sou estrangeiro e moro uma boa parte do ano no Brasil… Eu mataria e principalmente morreria por esta terra e por este povo, mesmo conhecendo todos os seus defeitos, sei que não há neste mundo um país perfeito nem uma nação sem defeitos. Ainda alimento a esperança de que em algum momento este país vai mostrar a sua verdadeira vocação e o seu verdadeiro valor dentro do cenário mundial.

    Quem não vem pra ajudar então que não venha.

    Me arrepia cada vez que canto o verso que diz
    ” E se ergues da justiça a clava forte,
    veras que um filho teu não foge à luta ,
    nem teme quem te ama a própria morte.
    Terra adorada, entre outras mil es tu Brasil ho! pátria amada,
    Dos filhos deste solo és mãe gentil,
    Pátria Amada Brasil!!!”

    Que Deus salve o Brasil.

  72. Muita verdade escrita, é de envergonhar, mas poderiam ressaltar algo de bom também, afinal já que listaram só o que é de mal aqui, acabaram por se igualar a nós. será que não temos nada de bom, não tirando nehuma dessas afirmações envergonhantes? eu concordo com a lista, mas vem cá, temos coisas boas tb. ou não?

  73. eu sou brasileira,moro no brasil,e gosto e essa pessoa ai diz que as mulheres nao respeitam o corpo?o corpo é nosso e a gente se veste como quiser.

  74. Sim vc tem razão em muitas CV coisas, mas sinceramente falar da comida??? Kkkkkk ta de sacanagem… A pior comida do mundo é do EUA ovo bacon…sai pra lá e outra Brasil tem muitas e muitas coisas boas. Aaa e outra não sé toda maioria assim.. Braseiros somos amorosos.. Agora vc ta comparando traça com pessoas boas…sai pra lá americano q compra o mundo

  75. Moro aqui,e concordo com tudo,meu sangue não tem nada a ver com o Brasil,detesto futebol,não gosto de calor,não gosto de cinismo ,gosto de trabalhar,é por isso que estou estudando muito idioma,para poder buscar algo melhor para meu futuro e do meu filho,e sair deste pais insustentável

  76. Eu sou brasileira! Amo o meu país.
    Apesar de todas as mazelas do Brasil, com certeza não há no mundo um país que abraça todas as raças..culturas..credos..Não há no mundo um povo que transforma as dificuldades em Alegria..Energia..Criatividade…Beleza…E PAZ.
    O Brasil é único!
    Viva o povo Brasileiro!!

  77. Nunca li tanta merda em um texto apenas . NY – pessoas rudes é má educadas o tempo todo, vc pede uma informação te mandam procurar no Google ou dizem ” não ” . RUAS SUJAS SIM, SUJAS CHEIAS DE BARATAS, LIXOS E RATOS. Os nova iorquinos se acham melhores do que qualquer outro estado e/ou NY-> USA são os melhores do mundo. A água daqui também é questionável. O metro MEU DEUS QUE COISA MAIS COMPLICADA ( e suja ) … As praias de NY são pagas e feias, e ao contrário do que ele disse nem todas as cidades do Brasil são cheias de concreto. Esse cara é um asno. Só fala merda .. O que vc conversa cm um americano? Nada. Pq simplesmente eles não conversam, se acham os melhores e superiores .’ Acham que as brasileiras sambam e mostram os peitos o dia todo E ACHAM QUE FALAMOS ESPANHOL. Sem contar que é melhor vc cuidar do seu corpo do que comer fast-food todos os dias .

  78. Discordo de vários itens!
    Estão generalizando São Paulo e Rio de Janeiro com o resto do país, não é bem assim..
    O Brasil tem seus defeitos sim, mas colocar aspectos como se fosse o pior país também não né!
    Moro em Curitiba – PR, aqui foi eleita a cidade mais limpa do país, sujeira no chão e má educação vai de pessoa pra pessoa e da sua educação perante a sociedade.
    Falar que o país como um todo é ruim tendo visitado 1 ou 2 cidades não vale muito como argumento, eu acho.

  79. Risos ande esse cara mora? Eu quero saber? Por que morei em diversos Países e não Vi diferença alguma! Me diga estrangeiro aonde não existe problemas eu quero saber? Me diz aonde você mora por favor???? Por que de todos o meu Brasil ainda continua sendo o melhor.

  80. Sou brasileira, concordo com praticamente tudo que está escrito aqui, porém vivo USA por 12 anos (NJ), e não acredito que aqui não haja defeitos…
    1 -O ar aqui, é 10 mil vezes mais poluído, a menos que vc viva no west do país ou lugares pacatos como North/South Carolina, claro que uma grande metrópole como SP também vai ter a qualidade do ar péssima…
    2- as casas aqui também são desprovidas de arquitetura (todas extremamente iguais)
    3- Segurança muito boa, mais é claro que depende da zona em vc vive, ande em Bronx depois de escurecer e me diz se é seguro?
    4- A minha educação tem limite, sou tão objetiva qto são os Americanos, ninguém aqui nunca se preocupou em ferir meus sentimentos, então empatamos aqui!
    5- A pessoa que comentou sobre america do Norte e Europa excluindo México deveria voltar para a escola, pq México geograficamente não está na America do Norte!
    6- a cidade em que vivo é suja, e cheia de buracos nas ruas, não vejo diferença nenhuma entre o Brasil (grandes metrópoles e USA grandes metrópoles neste sentido)
    7- Sobre a família vejo pessoas morrendo no hospital sem nem um filho ao lado, sem ninguém, então não me encomoda ser brasileira e sim ter vínculo com a minha família e a do meu marido (Português) cultura bastante semelhante as brasileiras
    8- O principal motivo de eu ter escolhido USA ao invés de Brasil é que leis são cumpridas e a corrupção não é extrema como no Brasil…e é claro o custo de vida por não se pagar imposto sobre imposto em mercadorias faz a vida melhor.
    9- é lógico que, USA tem que ser melhor que o Brasil em vários pontos afinal como comparar um país DESENVOLVIDO com um em DESENVOLVIMENTO

  81. Meus avós no BRASIL ainda trabalham, são proprietário de terras, e sim com 80 anos ainda cultivam o pomar, vão pastoriar o rebanho ( isso pq meu avô por causa da idade já caiu dos cavalos e se machucou por algumas vezes até costelas já quebrou e não desistiu de cuidar ele mesmo do que lhe pertence, meus tios e tias todos aposentados continuam trabalhando, portanto generalizar que todos são vagabundos e com copo de cerveja na mão (haja visto que mais da metade da minha família nem bebe) é estupidez do próprio brasileiro, pq acha que não ha defeitos em outros países, sobre qtos morrem na violência brasileira por ano sim é um número elevado, mais em países de primeiro mundo em um único ataque morrem 3.000 pessoas como no Setembro 11 nos USA (sem contar chacinas nas escolas, cinemas e igrejas), outros 500 pessoas recentemente na França em uma boate, portanto, por mais que eu ame os USA eu também amo o Brasil e sim todos os países do mundo tem defeitos, não enxergamos pq vemos do lado de fora, não vivemos lá para ver tudo e a mídia de países desenvolvido só Mostra o bom do país à menos que não tenha como ocultar por ser tamanha a catástrofe, enquanto a nossa mídia cria blogs como esse pra mostrar ao mundo só o lado ruim

  82. Cada país tem suas vantagens e desvantagens eu jamais morarua na Europa pq o tempo que visitei me deparei com um monte de gente egocêntricas e fedida já que água é raridade, o metrô cheirava a cebola nos EUA o metrô é tão imundo que tem ratazanas do tamanho de um gato, se cada macaco olhasse para o próprio rabo teriam coisas melhores pra fazer

  83. Expatriados como eu, fomos embora por essas razões e muitas outras mais…Não voltarei nunca! Brazucas que sairam do TERCEIRO e descordam desse artigo, deveriam voltar para o Merdil!

  84. Lugarzinho nojento é o Brasil…E só piora! Felizmente não vivo mais aí fazem mais de três décadas.
    Ou voce é e se sente brasileiro, ou não! Quem é fica quem não é sai, simples assim.

  85. Odiei esse post… Gringos preconceitusos acostumados com vida de rei… O Brasil com todos problemas que tem é um país bom… Não é uma Síria onde chove bombas… Lugar de gente festeira e feliz… Isso q somos… Quem não gosta estude mto para morar longe daqui..

  86. Só li fatos principalmente no quesito 40. Onde ele citou que as areas históricas são demolidas, moro em Salvador e aqui ja vi uma porrada de casa histórica sendo derrubadas, alem do mais favelas aos montes surgindo perto de locais tradicionais e nobres, ta foda essa ralé

  87. Deixei o Brasil no dia 27 de outubro de 2002, moro em Detroit, Michigan e hoje sou a pessoa mais feliz do MUNDOOOOOO!!!!!!!!!!!!
    Consegui trazer toda a minha família para cá e hoje temos casas próprias, carros e sonhos realizados por conta da honestidade do governo e instituições financeiras!!!! Todo mundo trabalha e temos o respeito de todos nas ruas, no trabalho e dos E.U.A!!
    Concordo com tudo que li acima!!

  88. Ainda tem outros costumes brasileiros que ele não catalogou como: NÃO RESPEITAR FILAS; OS HOMENS GOSTAM DE MEXER NOS BAGOS PARA DIZER QUE É MACHO NA FRENTE DE TODO MUNDO; AS GROSSERIAS QUE FAZEM QUANDO PEDIMOS LICENÇA PARA PASSAR, QUE FICAM COMPLETAMENTE OFENDIDOS; FICAM PROCURANDO BRIGA DE TODAS AS FORMAS, PRINCIPALMENTE QUANDO RECLAMAMOS DE ALGO QUE ESTÁ INCOMODANDO; NÃO COSTUMAM PERGUNTAR MAIS COM UM “POR FAVOR” ANTES DE SABER ALGUMA INFORMAÇÃO E NEM AGRADECER, SOMENTE CUTUCAM E PERGUNTAM, COMO SE FOSSE SUA OBRIGAÇÃO PRESTAR INFORMAÇÃO E POR AÍ VAI.

  89. Esqueci de acrescentar que no Brasil, tem que ter cuidado com alguns idosos. Depois que aprovaram a lei de proteção ao idoso, muitos deles estão procurando briga para entrar com processo de danos morais e físicos contra a pessoa. Eles procuram briga pra tudo e xingam por qualquer motivo banal para processar. Ficam provocando até a pessoa perder a razão. Cuidado!!!

  90. Bem que notei que nasci em um país errado. Não são todos os brasileiros que são assim, nem todos aqui são ladrões.

  91. 100% de acordo!
    Os brasileiros são oportunistas. Sorrindo eles procuram pelo um jeitinho de aproveitar um a outro.
    Eles se chamam irmão e amigo e nem se tocam no sentido dessas palavras. Vão andando na rua e assaltando próprios irmãos e amigos!
    São tão preocupados com ser educados mas fazem brincadeiras sem respeito e sem graça. São muito superficiais. Preferem caixa bonita do que está dentro. Sei que tem pessoas bons e verdadeiros, mais infelizmente muito pouco.
    Estou contando dias para sair daqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here