Para evitar uma crise militar, presidente assinará decreto revogando decreto assinado há menos de uma semana

14

crise militar - Dilma no desfile de 7 de setembro de 2015

Ricardo Noblat

ClippingÚltima forma: como previ ontem aqui, não bastava que Jaques Wagner, Ministro da Defesa, assinasse uma portaria devolvendo aos comandantes militares as atribuições que lhes foram tiradas por um decreto assinado por Dilma alguns dias antes do Sete de Setembro.

Portaria de ministro não revoga decreto presidencial. E quem delega poderes pode deixar de delegar.

Wagner rendeu-se à pressão dos comandantes e negociou com Dilma a publicação no Diário Oficial de um novo decreto. Nele, a presidente dará o dito pelo não dito.

O assunto não repercutiu tanto graças à boa vontade da mídia com o governo quando se trata de alguma trombada dele com a área militar. Isso é cacoete adquirido durante a ditadura de 64. Excesso de zelo. Medo da farda.

De resto, a perda pelo Brasil do selo de bom pagador salvou Dilma de ser responsabilizada por uma das maiores trapalhadas já cometidas por um presidente da República nos últimos 12 anos.

A secretária-geral do Ministro da Defesa, petista de raiz e mulher do segundo mais importante executivo do Movimento dos Sem Terra, aproveitou uma viagem de Wagner à China para desengavetar uma proposta de decreto que dormia há mais de três anos.

A proposta foi despachada para a Casa Civil da presidência da República com a assinatura do ministro interino da Defesa, o comandante da Marinha. Dali foi parar nas mãos de Dilma, que a assinou.

O comandante da Marinha jura que não assinou coisa alguma. Ora, a assinatura dele terá sido falsificada?

Os comandantes do Exército e da Aeronáutica juram que não foram consultados sobre o decreto presidencial.

Ora, como a presidente assina um decreto que subtrai poderes dos comandantes militares sem sequer se dar ao trabalho de consulta-los a respeito?

E como tudo isso pôde acontecer e ninguém ser punido pelo vexame da presidente ser obrigada a assinar um decreto que anulará outro decreto assinado por ela há poucos dias?

O governo de Dilma virou uma requintada casa de mãe Joana.

FONTE: noblat.oglobo.globo.com

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.
Rafael M. F.
8 anos atrás

É, malandro. Não mexe com quem tá quieto…

Felipe Morais
Felipe Morais
8 anos atrás

Espero que se concretize. Vamos acompanhar senhores, pois isso não pode cair no esquecimento.
E mais, alguma notícia quanto a situação da secretária-geral?

Já vimos outros cair por bem menos que isso. Não é possível que permanecerá.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Já mexeram e vão mexer novamente, essa laia não se emenda.
Um certo petralha de alta estirpe então ministro da Fazenda, xeretou a conta correte do caseiro e não aconteceu nada de mais c/ o canalha.
E os dolares na cueca???
E os aloprados forjadores de dossies???
Punição severa que seria bom, nada!!!

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Espero que ela continue mexendo com quem está quieto para ver se ao menos esse governo leva algum tranco para valer e o restante acorde pois estamos solenemente, bovinamente a caminho do fundo do poço e quem tem algum poder, principalmente produtivo/econônomico/financeiro deveria ao menos se manisfetar e até agir de forma mais contundente mas preferem ficar quietos e até afagar esse governo e falo de industriais e banqueiros pois sindicatos de trabalhadores e “união de estudantes” já se venderam totalmente a muito tempo. A elite precisa voltar a se comportar como elite no sentido verdadeito dessa palavra, precisam deixar… Read more »

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

E essa que comandante da MB alega não ter assinado nada, que os outros comandantes sequer foram consultados já mereceria um inquérito pois algum dos lados está mentindo !! Se chegamos ao ponto de falsificar assinaturas, Al Capone, Fernandinho Beira-Mar etc
se comparados a essa quadrillha que chegou ao poder, podem ser beatificados.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Estão jogando pela janela uma ótima oportunidade de lavarem as mãos (para não pegar “mal” com seus pares) e deixarem ao poder político mexer na grande e pesada estrutura de pessoal das Forças Armadas. O resto é briga por poder interno nas FFAA, bem como o alimento de teorias conspiratórias por conta de divergências político-ideológicas entre gente do PT com uma ala das forças.

Quem perde com isto?! A possibilidade de reestruturação do RH das forças. É o que penso.

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Não vejo nada de RH. A Dilma está prestes a ganhar um impeachment e foi a forma de tranferir poder para o partido caso ela esteja fora mesmo. Além disso, a economia está ruindo e deveria concentrar esforços nisso mas não, prefere fazer política partidária do que administrar o país, mesmo que soubesse o que é isso.

Uma das grandes mudanças de RH que as FAs precisavam era acabar com a pensão para filhas de militares e isso foi feito. Obviamente que é preciso mais mudanças mas não patrocinadas por essa corja que se instalou no poder.

joao.filho
joao.filho
8 anos atrás

Viva o brazzil!!! Pais da bagunça, da falta de vergonha na cara, aonde palavra, decretos e contratos não valem p@rra nenhuma!!!!
É militar no Brasil? Vai para os Estados Unidos, ou para a Legião!!!! O brazzil já era!!! Salve-se quem puder!!!

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Pois e, assim como foi feito com o Gal Heleno, com o Brig Burnier e outros tantos, estão tentando colocar uma estrela vermelha por baixo da gola dos engalonados, mas no vão levar.O Alm Leal se aprendeu a lição, deve assinar em seguida o próximo lote de navios descomissionados e botar a boca no trombone na imprensa.

G. Abraco

joao.filho
joao.filho
8 anos atrás

Imprensa? Ha! Para que? A Marinha ja esta na sucata faz muito tempo. O povão so quer saber se sacanagem, samba e bolsa disso e daquilo.

Vader
8 anos atrás

Perdeu MST! Perdeu CUT! Perdeu PT!

Bittencourt tem mêdo!

🙂

Perdeu Wellington!

🙂

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

rsrsrsr

Vader, eu não perdi nada. 🙂 😉

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Perdeu sim, todo o pais está perdendo …