M113 A2 MK1

Curitiba, 06 de novembro de 2017 — A BAE Systems entregou a 250º unidade modernizada do Veículo Blindado de Transporte de Pessoal M113 ao Exército Brasileiro. A atualização do M113B para a configuração M113 A2 MK1 mais recente inclui a reforma do casco e dos componentes, e a substituição ou atualização dos motores, transmissões e sistemas de resfriamento, conferindo um nível superior de desempenho geral, flexibilidade operacional e prontidão ao veículo.

A BAE Systems obteve contratos em 2011 e 2016 para atualizar 386 unidades do modelo M113 do Exército. Sendo um dos veículos militares sobre lagartas mais versáteis do mundo, a nova tecnologia do trem de força e os aprimoramentos da suspensão garantem que o M113 funcionará efetivamente por muitas décadas.

“O programa de modernização do M113 é um ótimo exemplo da forte relação da BAE Systems com o Exército Brasileiro e do nosso esforço conjunto para trazer essas novas e importantes capacidades para a frota”, afirmou Brian Lawton, gerente de programas internacionais da BAE Systems. “Estamos ansiosos para ampliar e avançar nesta parceria, dando continuidade ao programa de modernização e aumentando a participação da indústria brasileira”.

A empresa está trabalhando em parceria com o Exército para realizar o programa de modernização do M113 no Brasil, no Parque Regional de Manutenção 5 do Exército, em Curitiba (PR). A companhia também está investindo em empresas locais para produzir e renovar componentes-chave, como parte do esforço da BAE Systems para fortalecer a cooperação industrial, oferecer empregos, e transferir tecnologias-chave e técnicas avançadas de fabricação.

“Nós nos concentramos continuamente em formas de apoiar a economia local por meio do uso de cadeias de suprimentos locais, parcerias industriais e outros investimentos para estabelecer e apoiar capacidades de desenvolvimento e produção local”, disse Marco Caffe, gerente geral da BAE Systems para o Brasil.

O M113 constitui a maior família de veículos blindados sobre lagartas do mundo, contando com mais de 80 mil unidades atualmente em serviço em pelo menos 44 países.

Sobre a BAE Systems
A BAE Systems atende as necessidades de seus clientes e oferece uma ampla gama de soluções avançadas em equipamentos de defesa, aeroespaciais e de segurança. A empresa trabalha em conjunto com seus parceiros locais para desenvolver, construir, produzir e apoiar as inovações que garantem a soberania, sustentem a economia e protegem os interesses comerciais dos diversos países em que atua. Seus 88 mil funcionários, nos seis continentes, estão empenhados em criar soluções que protegem e fortalecem nações, comércio, comunidades e pessoas.

DIVULGAÇÃO: G&A Comunicação Empresarial

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jeff
Jeff
6 anos atrás

Eu vejo o exército com “os pés no chão” e, sem trocadilhos, a marinha e aeronáutica deveriam fazer o mesmo. Das 3 forças, tem-se a impressão de ser o exército a que melhor administra seus parcos recursos.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Considerando que andam aparecendo metralhadoras M1919 nos morros cariocas, não duvido de alguns pintados M113 de preto se fazerem presentes.
.
É um veículo consagrado para se levar infantes perto da frente de batalha, mas não muito perto. Israel só os usa até no mínimo 100 metros da frente.

Marcus
Marcus
6 anos atrás

Qual o significado da sigla MK?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Concordo Jeff, Braço Forte, Mão Amiga e Pés no chão!

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Marcus 6 de novembro de 2017 at 16:48
Qual o significado da sigla MK?
=> Mark

Bardini
Bardini
6 anos atrás

O EB teve por muito períodos o dobro do orçamento da MB, que todo mundo senta o sarrafo. Tem a pior relação Custeio e Investimento x Pessoal das 3 Forças. O dobro de gasto com Inativos que a MB, que todo mundo senta o sarrafo. Nem na pior parte da crise houve estudo para efetiva redução do quadro de pessoal. MB já está se mexendo e FAB implementou mudanças. Tem fácil acesso a material barato de segunda mão no estrangeiro. Modernização de material de segunda mão é uma pechincha, comparado as necessidades das outras forças. Tem Estatal encostada, mas só… Read more »

Carpophorus
Carpophorus
6 anos atrás

Boa noite Senhores, alguém sabe dizer se essa modernização do Cascavel foi aceita pelo EB?
http://www.forte.jor.br/2016/10/27/tiro-tecnico-com-viatura-blindada-cascavel-modernizada/

camargoer
6 anos atrás

Olá Bardini. Seus números são compatíveis com o fato do EB ter mais pessoal do que a FAB e a MB juntos. Já fizemos esta conta aqui e sabemos que o pessoal (ativo e inativo) é responsável por 25 a 35% do orçamento total. Por exemplo em 2016, o comando do EB ficou com quase 37.8 bilhões de reais, a FAB com 19,4 e a MB com 21,3. Ou seja, o EB continua recebendo praticamente o dobro do que a FAB e a MB recebem.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Seus números são compatíveis com o fato do EB ter mais pessoal do que a FAB e a MB juntos.”
.
Qual a quantidade de baratos conscritos que FAB e MB tem?
.
“Já fizemos esta conta aqui e sabemos que o pessoal (ativo e inativo) é responsável por 25 a 35% do orçamento total.”
.
Fizeram a conta errada.
Página 27:
http://www.defesa.gov.br/arquivos/lai/despesas/serie_estatistica_2014.pdf

Alexandre Galante
6 anos atrás

Um Força Armada que não precisa comprar caças e nem navios de guerra é muito mais fácil de gerir.

Ronaldo de souza Gonçalves
Ronaldo de souza Gonçalves
6 anos atrás

O m-113 âo meu ver deveria reforçar um pouco mais a blindagem ou pelo menos ter um adicional de blindagem adicional.Ele foi desenvolvido na guerra do Vietnam na década de 60 e as melhorias aqui apresentadas foi relativo a mecânica e não a blindagem ou armamento poderia pelo menos por uma grade de proteção contra RPG.Eu sei que o veiculo é bom e barato de operar é um taxi de batalha mesmo mas o srs. notem que ele tem mais de 50 anos,já é um vovó já é hora do exercito pensar numa substuição aos pouco,pelo menos colocar um misseis… Read more »

Augusto
Augusto
6 anos atrás

O EB poderia reduzir a estrutura, acabar com RM e CM e colocar a responsabilidade toda na divisão cada divisão para uma região específica. Redução de estrutura organizacional é uma ótima forma de poupar dinheiro sem perder capacidade. A Argentina já faz isso ela não tem mais os Corpos de exército que era responsável por cada região agr quem faz isso são as divisões. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Structure_of_the_Argentine_Army . Além do mais ótima negócio essa modernização, na minha opinião só falta lançadores de fumaca automáticos e uma mira noturna para metralhadora ou mesmo a instalação da Remax nesses veículos.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Bardini 6 de novembro de 2017 at 17:47
Tem muito ex-combatente e seus dependentes pendurado no EB e não nas outras forças, proporcionalmente.
Além do efetivo ser maior.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Alexandre Galante 6 de novembro de 2017 at 18:32
Tem Carro de Combate, Reconhecimento, Transporte, artilharia de Bda, Div e EX, engenharia, estrutura logística móvel, aviação e mais sei lá o q…
Marinha só tem navio e a FAB avião…. bem poucos, aliás…
Se for pensar assim…

Caio
Caio
6 anos atrás

Com quase trinta de bilhoes de doletas no ultimo ano, so da comprar produtos de segunda mao e remendar as velharias que temos. Eita RALO sem fim!!!.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Galante, compare uma unidade com uma unidade.
São comparações Q não levam a nada.
O q mais se questiona é q a marinha está quase com mais almirantes 4 estrelas do q escoltas… E olha q admiro e defendo a Marinha, pq sei q são problemas complexos, mas o povo não entende.
Sds

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Marinha só tem navio e a FAB avião…. bem poucos, aliás…”
.
O EB só tem caminhão então.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Caminhão, não. Fuzil.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Cada força possui seus problemas. O EB sempre teve maior orçamento devido realmente ao número de pessoal. Isto não quer dizer que a FAB e MB não necessitem também de um orçamento condizente. Entretanto comparar meios, realmente fica difícil. Um navio, caça ou avião cargueiro são meios que necessitam de pessoal especializado, maior manutenção tempo de vida útil da aeronave ou navio de guerra ou mesmo cargueiro. Conclusão: cada Força sabe das suas necessidades. Concordo com o Srs. Galante, Bardini e Agnelo e também discordo dos três. União faz a Força dividindo nos tornamos fracos. abraços a todos. Alguns M113… Read more »

Silvio RC
6 anos atrás

Resumindo: O EB economiza, a FAB gasta e a MB esbanja!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Brasil, bem vindo ao século 20!!!

João Augusto
João Augusto
6 anos atrás

Galera, vocês já ouviram falar de revestimento em poliuréia e outros que o valham (“Line-X”, por exemplo)?
Acredito que poderia servir de um ótimo adicional para a blindagem do M-113 e com pouco peso. Vejam esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=5NwWlhagEkI

Será que seria uma boa?

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Será que interessaria ao EB a conversão de alguns M113 em Arisgator, por enquanto o kit de conversão só vendeu para a Indonésia que encomendou a conversão com os italianos de 200 unidades de M113 que comprou da Bélgica.
Vejam no vídeo como fica mais ágil na água.
. https://m.youtube.com/watch?v=qItCQm3vUd0

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

A blindagem continua pedindo reforço.

Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

colombelli 7 de novembro de 2017 at 16:13

Onde assino ?

https://www.youtube.com/watch?v=VJHL0gdDAME

Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Voltando ao tema, excelente essa revitalização do M 113,

linda fotocomment image

http://www.forte.jor.br/?s=M+113

Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Bardini
Bardini
6 anos atrás

Quem já foi atrás dos números, sabe que o EB é quem tem a pior relação pessoal x custeio x investimento.
.
Sobre equipamento…
O custo de aquisição das 4 Tamandaré, praticamente cobre a aquisição dos 1.500 Guarani. E as 4 Corvetas não fazem nem cócegas nas necessidades da MB.
O custo do contrato desses 250 M113 aí, não compra metade de um Gripen. E será necessário ter mais do que estes 36.
.
É fácil equipar o EB. Mesmo não tendo dinheiro sobrando, opção tem de sobra no mercado.

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

A diferença é que o Exército precisa comprar um carro blindado sobre rodas, desenvolver o Guarani. Quer comprar um sistema de saturação, vai de Astros. Quer comprar peça de artilharia, vê se nos estoques americanos tem algo. Quer comprar um avião para transporte logístico, se contenta com o Sherpa. A Marinha tem que comprar um submarino, tem que ser nuclear. Tem que comprar uma fragata, tem que ser novo e de um dos grandes estaleiros ocidentais. Oriental, mesmo que seja de uma potencia industrial naval, não serve. É lógico que é muito mais fácil para o EB comprar equipamento de… Read more »

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Pessoal,

Não pretendem instalar visão noturna para o motorista nas M113 modernizadas?

Fábio Mayer
Fábio Mayer
6 anos atrás

Essa pataquada de “transferência de tecnologia” foi criada para gerar grandes programas públicos, envolvendo bilhões em verbas que necessariamente passariam por empreiteiras, que começaram a ter divisões industriais de defesa. É aquela coisa: pega-se uma boa ideia, capacitar a indústria nacional, e se faz um contrato de poucas unidades (poucos caças, poucos helicópteros ((e, pior, não no estado da arte)) poucos submarinos, poucos sistemas anti-aéreos), gasta-se 10 vezes o preço individual de cada um deles no mercado, ganha-se um pouco de expertise, mas não se desenvolve realmente uma indústria nacional, basicamente porque os programas acabam se encerrando em si mesmos:… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“A Marinha tem que comprar um submarino, tem que ser nuclear.” . Foi definido como política de defesa que a MB teria como área estratégica a pesquisa nuclear. FAB ficaria com o setor espacial. EB ficaria com a defesa cibernética. . “Tem que comprar uma fragata, tem que ser novo e de um dos grandes estaleiros ocidentais. Oriental, mesmo que seja de uma potencia industrial naval, não serve.” . Já fizemos navio na China. A reconstrução da base na Antártica esta sendo feita por chineses. . Estaleiros na briga pelas 4 Corvetas Classe Tamandaré: China Shipbuilding and Offshore Co Ltd;… Read more »

Negrão
Negrão
6 anos atrás

Senhores,

Por que o Charrua não foi aceito pelo exército brasileiro? Ele poderia ser adaptado para os dias atuais?
Sou leigo, mas ele me parece um veículo baixo e fácil de esconder, ao contrário do Guarani.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Se é pra ficar caro a aquisição de equipamentos pra galera não apedrejar o EB então basta encomendar uns 220 Leo 2A7 + que conforme uma postagem antiga aqui no Forte tava por uns 36 milhões a unidade (logo 7,9 bi se for em reais os 36 mi).

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Pessoal, para quem acha que o M113 modernizado deveria ter mais blindagem, procure por imagens dele em travessia. Ele ficou apenas um pouco acima da linha d’água. Não tem como acrescer mais peso a ele.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

colombelli, o ‘Vital de Oliveira’ foi feito na China, sendo fiscalizado por pessoal da MB. Até o momento não se fala de problemas. . “Submarino nuclear foi retomado somente para justificar os franceses e a propina que cedo ou tarde será descoberta.” . Pode até ser, mas a parte da propina que descobriram até agora não relaciona a MB. E existe forma de fazer malandragem sem envolver a MB nesse contrato. . “Deveriam ter pensado em mais dois ou três convencionais que fariam a mesma coisa…” . Já pensei assim. Mudei de ideia e discordo desse ponto de vista, por… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Nossa estratégia é defensiva. Não precisamos avançar mar a dentro. ”
.
Até onde eu já li, toda a nossa estratégia é fundamentada em Anti-acesso e Negação de Área, A2/AD. Não existe forma de implementar a parte do “Anti-acesso” sem entrar mar adentro.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

O resumo do que é a nossa estratégia…
comment image

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Colombelli, acho que você está desprezando as dimensões do Atlântico e o potencial do SSN perante um SSK. . Um SSN é peça fundamental na estratégia de negar o uso do Atlântico por um inimigo. Se entrincheirar na costa, esperando um inimigo se aproximar é basicamente dar espaço para a aviação inimiga atuar, bem como, aumentar o alcance dos mísseis de cruzeiro sobre o nosso território. . SSN: Meio mais capaz para combater outro SSN e caçar um SSGN/SSBN. Meio mais efetivo para cortar linhas de suprimento. Meio mais efetivo para combater um FT baseada em um PA. Não é… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Negrão, um veículo baixo oferece pequena proteção contra IEDs, uma grande ameaça atual. Os blindados mundo afora estão sendo padronizados na altura do Guarani, sendo grande parte deles ainda mais alto. Dizem que o Charrua afundou nos testes. Mas o motivo deve ter sido falta de dinheiro do EB mesmo. O EB comprou o Cascavel e o Urutu, desprezando Osório, Tamoio, Charrua, Jararaca, Sucuri e Ogun. A verdade é que nossas empresas desenvolveram produtos que o mercado, e não apenas o EB, não quis, por serem limitados ou inferiores a seus pares. De qualquer forma, hoje não faz sentido ressuscitar… Read more »

AL
AL
6 anos atrás

Colombelli, tenho de fazer coro ao Bardini, e peço desculpas aos demais pela discussão fugir do tópico. 12 convencionais não fariam o serviço de 3 SSNs, por um simples motivo: velocidade. O Galante mesmo já bateu nessa tecla N vezes aqui na Trilogia: SSN é o verdadeiro submarino. Vamos aos números: nossos U-209 tem uma velocidade de cruzeiro de 4 nós (cerca de 7 km por hora). Uma frota teria qualquer de seus navios desenvolvendo pelo menos 16 nós, ou mais, ou seja, seriam pelos menos 4 vezes mais velozes, e o MO outro dia comentou que já tem mercante… Read more »

AL
AL
6 anos atrás

Mas eles não tem velocidade para isso Colombelli. A interceptação só seria possível se a rota da frota, ou das frotas, você conhecida nos mínimos detalhes e os subs mandados uma semana antes. Aí entra o detalhe crucial: temos meios para isso? Busca, descoberta e acompanhamento de navios inimigos? Esse foi o calcanhar de aquiles da Kriegsmarine na 2 Guerra Mundial, eles não tinham meios de encontrar navios inimigos, os próprios subs tinham de fazer o serviço, e isso atrapalhou e muito o desempenho deles.

Control
6 anos atrás

Srs Para contribuir para o debate. Quanto as características dos SSN e SSK e suas vantagens e deficiências. Velocidade: Os SSN, no geral, tem maior velocidade (os Akula, dizem, chegam a mais de 40 nós) e podem sustentá-la continuamente. SSK`s mais recentes até conseguem velocidades altas (mais de 20 nós) , mas por pouco tempo (há informes de maior persistência em maior velocidade por subs AIP). O problema é que os submarinos, quando em maior velocidade ficam cegos e surdos pois seus sistemas de sonar são afetados pelos ruídos gerados pela turbulência da água, pela cavitação e até pelo ruído… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Um SSN pode escolher como, onde e quando vai atacar. Depois do ataque, o SSN tem capacidade para se evadir e aumentar em muito a área de um possível contra-ataque inimigo, devido sua velocidade sustentada. . Um SSK, caso de sorte de esbarrar com o inimigo perambulando por sua limitada área de atuação, pode atacar e entregar sua posição… Mas se evadir é que são elas, quando não se tem velocidade. E se tiver velocidade, é limitada pelo combustível. A região do contra-ataque não é tão expandida, o que facilita a atuação do inimigo, sendo que pode calcular a região… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Busca, descoberta e acompanhamento de navios inimigos? Esse foi o calcanhar de aquiles da Kriegsmarine na 2 Guerra Mundial, eles não tinham meios de encontrar navios inimigos, os próprios subs tinham de fazer o serviço, e isso atrapalhou e muito o desempenho deles.” . Os U-boats não eram submarinos. Eram Submersíveis. Existe uma grande diferença entre estes termos. Os U-boats só podiam atacar na superfície ou em profundidade de periscópio, por isso atuavam a noite. Eles podiam permanecer apenas poucas horas submersos. Uma vez que os aliados detectavam um U-Boat e ele submergia, era praticamente o fim do U-Boat, que… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Conforme citado por muitos, a velocidade tem a virtude de permitir a evasão só SSN quando perseguido por torpedos, porém, atualmente, há torpedos de maior velocidade, o que reduz esta vantagem. Ou seja, ter maior velocidade é uma vantagem relativa pois ela prejudica a discrição ao permitir a localização do submarino pelo seu ruído.” . O SSN tem muitas cartas na manga. Velocidade aliado a variação e profundidade. Formação de “Knuckles”. Despistadores ativos/passivos. MOSS. Ruídos do ambiente, e por aí vai… . O torpedo leve de um Escolta ou helicóptero tem pouco combustível. Ou ele tem persistência ou velocidade, nunca… Read more »

AL
AL
6 anos atrás

Verdade Bardini! Esqueci de mencionar esse detalhe a respeito dos U-Boats.

Com relação ao seu comentário das 17h47, concordo também.

Colombelli, entendo de verdade seu ponto de vista pelo lado econômico. Se for para ter 1 ou dois SSNs (se é que um dia essa “criança” virá à luz por estas bandas) não farão grande coisa. Mas, que eles são necessários, isso são. O ideal seria o mix planejado pela MB, se não me engano eles queriam uns 6 SSNs e 9 SSKs, aí seria interessante e correto, estrategicamente falando, dado as particularidades da nossa plataforma continental.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Control, a sua dissertação em 9 de novembro de 2017 at 17:26 é a melhor que eu já li em todos os comentários da trilogia sobre SSKs X SN. Me convenceu ainda mais que é um delírio da nossa MB a pretensão de construir um, pelo menos nos próximos 20 anos. Melhor ter mais SSKs, como o Colombelli justificou.
Aliás, a pretensão da nossa marinha de ter capacidade de projeção de poder, com NAe, aviação de caça embarcada e SN é que a trouxe à triste realidade em que se encontra.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“”Me convenceu ainda mais que é um delírio da nossa MB a pretensão de construir um, pelo menos nos próximos 20 anos. Melhor ter mais SSKs, como o Colombelli justificou.” . A MB abriu mão dos SSK? Não. Ambos vão coexistir na MB por um bocado de tempo… . “Aliás, a pretensão da nossa marinha de ter capacidade de projeção de poder, com NAe, aviação de caça embarcada e SN é que a trouxe à triste realidade em que se encontra.” . 1º Que você precisa ler mais, pq a pretensão do NAe não é essa. O objetivo do NAe… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Navios patrulha, algumas corvetas(5), algumas fragatas(¨6), vigilância marítima a cargo da MB (FAB repassando) submarinos costeiros(5) e os que estão sendo construídos(5) e modernizados(4), mais os varredores e barcos patrulhas fluviais. Tem muitos meios para a MB adquirir, modernizar ou construir localmente. Não é fácil ainda mais com este contingenciamento mentiroso. E não é para uma super marinha. Temos muitas dificuldades nas três Forças são poucos àqueles que se importam com Defesa e Soberania. Metade do que proponho para MB, já ficaria felicíssimo….