A Rheinmetall realizou o estudo de prova de conceito para integrar o míssil antitanque MELLS no veículo de combate de infantaria Marder, e agora recebeu um pedido inicial para atualizar 44 Marder 1A5s do Exército Alemão com o míssil. (Foto Rheinmetall)

A Rheinmetall integrou o avançado míssil guiado anticarro MELLS ao veículo de combate de infantaria Marder 1A5. Após a conclusão bem-sucedida da fase de estudo, o Bundeswehr encomendou 44 kits de retrofit do MELLS, que foram entregues em dezembro de 2017.

Nesse meio tempo, um total de 35 veículos foram equipados com o novo kit de integração do sistema de mísseis. O Marder 1A5 modernizado agora é capaz de utilizar o MELLS, um acrônimo alemão que significa “multirole-capable light antitank missile system”.

Este retrofit contribui para a eficácia de combate das unidades de infantaria mecanizadas do Bundeswehr e, portanto, para a credibilidade da República Federal da Alemanha em contextos de segurança internacional.

No final de 2016, o Escritório Federal da Alemanha para Equipamentos e Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço do Bundeswehr (www.BAAINBw.de) concedeu à Rheinmetall Landsysteme GmbH um contrato para estudar formas de integrar o MELLS no IFV testado e aprovado do Bundeswehr, que chegará ao final de sua vida útil no futuro previsível. Graças ao MELLS, o IFV Marder agora tem uma capacidade antitanque nova e altamente eficaz.

Sob um contrato de desenvolvimento – com a ajuda de duas amostras de veículos –, a Rheinmetall examinou, entre outras coisas, a extensão em que a oscilação devido ao movimento do veículo e o comportamento de vibração resultante teriam que ser levados em conta na integração do MELLS. Os resultados formaram a base para um conceito de armazenamento modificado, permitindo o transporte do lançador e mísseis no veículo de combate de infantaria. O projeto foi realizado durante o primeiro semestre de 2017. O ponto alto veio quando os mísseis sob vibração e estresse foram disparados com sucesso do IFV.

A Rheinmetall acumulou grande experiência em todos os aspectos do Marder. O sistema de armas saiu primeiro das linhas de montagem do precursor da Rheinmetall em Kassel. Extremamente confiável e testado em batalha, o Marder está destinado a continuar sendo um importante cavalo de batalha da infantaria mecanizada da Alemanha por muitos anos.

A Rheinmetall está atualmente procurando maneiras de integrar o MELLS nas versões 1A3 e 1A5A1 do Marder também.

FONTE: Rheinmetall Defense

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
5 anos atrás

Ocasionalmente poderia ser uma ideia de baixo custo para os nossos guaranis subarmados integrar o MSS 1.2.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Marcos
5 anos atrás

“subarmados” ?
Realmente ! Todo APC deveria ter misseis anti-carro… misseis anti-aéreo… Quem sabe se a US Navy der baixa em alguns Phalanx… poderíamos instalar alguns nos Guaranis. O que acha ?

Marcos
Marcos
Reply to  Alfredo Araujo
5 anos atrás

Subarmados sim, para 300 guaranis foram compradas 10 Torres automatizadas, o resto se vira com Mag, no máximo uma .50 manual.

Bardini
Bardini
Reply to  Marcos
5 anos atrás

O Guarani é um VBTP. Não é um VBCI… Metralhadora tá mais do que bom.

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Era melhor fazer um acordo com a Uber ou 99. 80% dos carros não conta com auto proteção.
Devido a carência de MBT o exercício poderia investir na versão de reconhecimento leve do Guarani com tores automatizadas de 30 mm e a RE MAX.
E desenvolver uma torre que suporte o MSS 1.2 com capacidade de automação na recarga.

Bardini
Bardini
Reply to  Leonardo Araújo
5 anos atrás

Claro… Pq é um VBTP Guarani quem pucha a frente de batalha e faz as ações de choque contra o inimigo.
.
No Naval querem instalar ICBMs em Navio Patrulha…
Aqui, querem transformar o Guarani em VBCI…
Fala sério.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Seria interessante ter alguns Marders aqui no EB

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Marder não leva um Grupo de Combate de 9 integrantes do EB… Se viesse, teria de mudar muita coisa.

Ivan
Ivan
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Sim! Mas é exatamente isso que precisa na Infantaria Blindada: Testar e avaliar a melhor formação, ou formação possível. . Alemães implantaram grupos de combate de 6 (seis) combatentes na sua infantaria blindada, montada em Marders ou Pumas, ambos VBCIs (ou IFVs) com uma tripulação de 3 (motorista, comandante do carro e artilheiro) além do GC. . Ingleses optaram por grupo de combate de 8 (oito) nos seus Warriors. . Norte americanos mantiveram na infantaria blindada o grupo de combate com 9, mas seus Bradleys transportam apenas 7 (dependendo da versão seria apenas 6) fuzileiros para desembarcar… Solução: distribuíram os… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Isso depende do quão fora e longe do carro, a Força pensa em empregar os homens.
Mas acredito q, para uma Força Blindada, que é prioritariamente uma força decisiva em uma campanha de alta intensidade, deve -se manter essa ideia da VBCInf até com GC menor.
O EB aja flexibilizou essa fração.
O GC Amv estava a 8 homens. E o de Selva tem 10.
Sds

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Na verdade leva sim, a modernização Revolucion, que remove a torre atual e adota uma torre totalmente externa (poderia ser uma UT-30), abre espaço para mais um, totalizando 3 tripulantes + 8 soldados.

A única questão seria não ser anfíbio. Bastava apenas manter um pelotão de M113 para somente realizar o trabalho e transpor rios.

Mauro
5 anos atrás

levam 7 né…

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

Não gosto de ATGM integrados a veículos.
Prefiro lançadores simples manuseados pela infantaria, acompanhando os blindados.
O processo de lançamento e guiagem (nos ATGM que não usam fire and forget) limita muito e expõe o veículo.
O texto dá uma boa ideia da dificuldade de integração

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Carvalho
5 anos atrás

Eu discordo! Segundo consta os IFVs Bradley armados com TOW destruíram muitos tanques iraquianos na Primeira Guerra do Golfo

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Os Bradley tiveram mais kills do que os Abrams na 1ª GG.

Carvalho
Carvalho
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

HMS….até entendo… Mas as duas Guerra do Golfo foram quase um tiro ao pato. Mas será que o EB teria condições de integrar o MSS 1.2 ao Guarani? Não temos IFVs. Existirá vantagem de um ATGM integrado a um Guarani sobre uma unidade lançadora embarcada no mesmo veículo? Rafael. Não tenho os dados que vc apresenta. Mas o alcance superior dos ATGM sobre os canhões do Abrams pode ser a explicação. Os kills seriam de CCs ou outros veículos? Coloco a seguinte questão. Os kills foram decorrentes da superioridade do Tow ou da combinação Tow + Bradley? Não sei se… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Carvalho
5 anos atrás

Prezados
Não foi pelo alcance, mas pela forma como manobraram sob o inimigo.
Sds

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

Quanto aos Guaranis e MSS 1.2, basta levar o lançador embarcado….

Bosco
Bosco
5 anos atrás

MELLS é o nome alemão do míssil Spike LR de Israel.

BVR
BVR
5 anos atrás

Carvalho -21 de março 2018 – 18h10.
Acho que é bem por aí mesmo.
Outra coisa, sei que o tópico do MSS 1,2 , mas me ocorreu agora.
O kit é descartável ??

BVR
BVR
5 anos atrás

Minha pergunta saiu truncada por erro de digitação, mas quis dizer que sua que não era o tópico do MSS 1,2; mas gostaria de saber se o kit do míssil é tipo atirou jogou fora.

Bosco
Bosco
Reply to  BVR
5 anos atrás

BVR,
Apenas o tubo transportador/lançador é que é descartável. O sistema de mira, laçamento, tripé, etc. é reutilizável.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Série interessante colocar um missel anticarro nos guarani,talvez até de alcance maior pois o missel brasileiro tem alcance 3500 mts,um tanque atira a mais de 4000mts.Mas claro que o guarani não é um caça tanques, é de transporte de tropas, é com blindagem bem modesta.Mas pelo numero de soldados que transporta é quase um pelotão,então é um alvo de valor.O EB poderia também adptar guaranis como defesa antiaérea um canhão antiaéreo é um lançador de rbs-70 com alcance extendido peças para os suecos desenvolverem,um com dois estágio.por que isto helfire tem alcance de 8 km é quase misseis anticarro lançados… Read more »

Bavaria Lion
5 anos atrás

O Marder foi o melhor de sua categoria. Até aparecer o Puma.
Porém é uma solução adequada para qualquer realidade.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Bavaria Lion
5 anos atrás

Melhor da categoria? Esqueceu do CV-90?

Bavaria Lion
Reply to  Blindmans Bluff
5 anos atrás

Também é muito bom.

Ivan
Ivan
Reply to  Bavaria Lion
5 anos atrás

“Melhor” é um conceito relativo.
Melhor em que?

Bavaria Lion
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Caro Ivan

Falo em termos primordiais de um IFV, os quais eu, particularmente, entendo como capacidade de armas, capacidade dinâmica, motorização, confiabilidade e adaptabilidade do conjunto.

Em motorização, blindagem e armamento, o Mader dispõe desde sempre do que há de melhor (claro que na minha opinião).

Saudações.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Bavaria Lion
5 anos atrás

Apenas acrescentando que em combate no Afeganistão os Marders se saíram muito bem com a única queixa residindo na ausência de ar-condicionado no veículo.

Para o EB seria uma adição importante e muito bem vinda.

Nonato
Nonato
5 anos atrás

Offtopic
Acho muito estranho o forte falar muito de “guerras” no exterior (e fala pouco sobre), fala em equipamentos, compras.
Mas as forças armadas fizeram intervenção no Rio, o que se trata de uma guerra, e não há informação alguma nem matéria tratando da doutrina, das operações, dos objetivos, dos equipamentos e táticas utilizadas, a forma de atuar dos bandidos, como agem, onde se escondem, como fogem, que equipamentos usam, como fazem quando a polícia ou exército entra na favela.
Isto sim seria “guerra” na prática.
Sinto falta disso na trilogia.
Apenas uma opinião.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Pareceu com chamada do Globo Reporter:

Militares da Intervenção: O que comem? Onde vivem? Como operam? Seus Predadores? Você verá tudo isto na sexta feira, no Globo Reporte. Rsrsrsrs

Nonato
Nonato
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Apesar de que sei que muita informação pode ser sigilosa. Mas dentro do possível, alguma análise de doutrina, estratégia… Lembro das ocupações em 2009, 2010… A polícia subia numa rua, mas ao cruzarem becos ficavam na mira de bandidos e tinham que correr ou se arrastar. Naquela época eu já tinha ideia de algumas táticas. Tipo estender um lençol preto. Assim os bandidos não veriam a passagem dos policiais. Ou o uso de carrinhos pequenos e com rodas com uma proteção blindada. Tipo como se fosse um escudo (tipo aqueles das guerras antigas, mas maiores e leves e montados em… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
5 anos atrás

Verdade Mestre Nonato,
.
As mídias como um todo tratam muito pouco dos combates corpo a corpo em si

Gelson
Gelson
5 anos atrás

Acho que equipar este tipo de veículo com capacidade AC (mísseis guiados) é uma medida sábia pois existem situações onde eles são muito necessários. Agora, exigir que isto aconteça no Guarani é pedir demais uma vez que nem as torres com canhões estão (ou serão) instaladas tão logo. O EB perdeu uma grande oportunidade de adquirir estes veículos (Marder) quando a Alemanha começou a se desfazer deles (acho que depois voltou atrás). Eles os estavam cortando no maçarico para fazer sucata mas, não atendiam a “doutrina avançada” do EB da época. O fato é que o EB insiste na doutrina… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Gelson
5 anos atrás

“O fato é que o EB insiste na doutrina de levar o GC de FZo completo, como um todo. Neste caso, a viatura ideal (sobre lagartas) para isto ainda não foi fabricada e acredito que nunca será pois deverá pesar algo em torno das 40/50 toneladas, para atender aos padrões de segurança atuais…”
.
Um dos, se não o melhor IFV da atualidade, tem composição 3+9…
comment image

Gelson
Gelson
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Ok, Bardini. O EB vai comprar este então? Já que se enquadra em sua doutrina? O fato é que perdeu-se a oportunidade de se ter um veículo assim no inventário, mesmo que não o ideal; para ficar sem absolutamente nada! Qual a lógica nisso? Outro dia li uma pérola por aqui dizendo que o EB já possui a doutrina, falta apenas os meios (ou veículos)!? Não sabia que jogo de vídeo conseguia implantar doutrina, sem nenhuma prática real! Veja bem, não estou contestando as suas afirmações mas apenas tentando entender como é conduzida a “estratégia” de nossas forças armadas. Um… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Gelson
5 anos atrás

“O EB vai comprar este então? Já que se enquadra em sua doutrina?” . Seria um VBCI fenomenal para o EB… Muito melhor e mais barato que Bradley: . “O fato é que perdeu-se a oportunidade de se ter um veículo assim no inventário, mesmo que não o ideal; para ficar sem absolutamente nada!” . O EB operar M113, que suporta o grupo de 9 Combatentes… Existe algo, embora não seja adequado a função de um VBCI. . Já falaram 300 vezes por aqui… O EB fez estudos e constatou que o 9 é o número ideal. Se esse é… Read more »

Gelson
Gelson
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Então vão ficar sem nada, por muito tempo ainda. Infelizmente!

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Sim, por isso já modernizaram M113…

Ivan
Ivan
Reply to  Gelson
5 anos atrás

CV-90 sueco e ACV-15 turco estão nos extremos opostos das opções de IFV – Infantry Fighting Vehicle.
.
O primeiro – CV-90 – é moderno, sofisticado e caríssimo. O que tem de bom tem de caro.
O sgundo – ACV-15 – é derivado do bom e velho M-113, simples e, de certa forma, barato. O que tem de vulnerável simplicidade tem de barato.
.
Ambos tem seu valor, mas é preciso decidir:
– Mais qualidade e menos quantidade; ou
– Menos qualidade e mais quantidade.
.
Abraço,
Ivan, an oldifantryman.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Gelson
5 anos atrás

Gelson, boa tarde. Além de comprar um meio, vc tem de ter $ para mantê-lo. Além disso, a vida útil deles batia com dos Leo 1. CC era a prioridade. Por isso, não compraram o Marder na época. Sobre Doutrina. No caso do Combate CC+ Inf estamos muito bem. Todos os militares q realizam cursos no exterior em diversos níveis são destaques e trazem a doutrina pras escolas de formação e Centros de Instrução. A falta de alguns meios limitam o uso de capacidades, mas de manobra e emprego de fundamentos, o q é 20x mais importante. A Minimi será… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Agnelo Moreira
5 anos atrás

“A Minimi será adotada ao passo da dotação de fuzis 5,56.”
.
Investir em 5,56 cada vez mais se torna um erro, que vai custar muito caro.
.
Vamos adotar a Minimi aqui enquanto até o UK está pulando fora…
Constataram que só serve para supressão até 250 metros.
http://www.thefirearmblog.com/blog/2018/03/21/british-army-drop-light-machine-guns/
.
Vão voltar a usar o bom e velho mix 5,56 (L85A3) e 7,62 (L129A1 e L7A2 GPMG)…

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

A Alemanha está com excedente de Marder 1A3, na compra da Indonésia dos 100 Leopard 2A4 e Leopard RI deram de brinde 50 Marder 1A3, para cada dois Leopard comprados ia um Marder de brinde.

Ivan
Ivan
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Bingo! . Era aí que o EB deveria caminhar. Um punhado de Marder 1A3 para equipar 2 (duas) companhias de infantaria blindada (28 VBCIs) de um RCB – Regimento de Cavalaria Blindada; ou então equipar 3 (três) ou 4 (quatro) companhias de infantaria blindada (42+2 ou 56+2 VBCIs) para equipar um BIB – Batalhão de Infantaria Blindada. . Atenção: A Cia Inf Bld do EB atualmente conta apenas com 12 (doze), isso mesmo, uma dúzia, de VBTP – Veículo Blindado de Transporte de Pessoal do tipo M-113 com uma metralhadora .50 NÃO estabilizada. São 4 (quatro) blindados por pelotão. Teoricamente… Read more »

Gelson
Gelson
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Walfrido e Ivan,
agora sou eu que digo “Bingo!”.
Pequenas unidades para testar o equipamento (e doutrina) na prática. Muitos exércitos fazem isso.
Mas aqui…nada!
Uma pena, realmente…

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Gelson
5 anos atrás

Vídeo com um dos primeiros Marder 1A3 da Indonésia, ainda demonstrados por tecnicos alemães.
Interessante que nas feiras a sujeira no chão é no padrão brasileiro, diferente da limpeza do Japão e Singapura.
. https://m.youtube.com/watch?v=8x1UDoYbAIo

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Agora vocês falaram a minha língua Ivan e Walfrido!

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Amigos, O ‘Guarani’ não fará ações de choque num primeiro momento. Logo, considero dispensável um míssil AC. Penso até que agrega muito pouco, nesse caso… Já a viatura de reconhecimento ‘Guarani’… A tarefa das forças de reconhecimento é localizar o adversário e prover a informação mais acurada o possível de seu dispositivo. E excitar essas forças, de modo que estas se mostrem, é parte deste objetivo. A tarefa maior dessa viatura, portanto, seria emular o poder de fogo de um carro de combate, fazendo com que o inimigo pense estar diante de uma força considerável e revele seus meios mais… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Bingo 2.
.
Uma coisa é uma coisa;
Outra coisa é outra coisa.
😉

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Bardini,

Gelson,

Há ao menos um IFV que talvez se enquadre nas necessidades do EB e que poderia eventualmente estar ao alcance dos minguados recursos: BMP-3. Este leva, tal como os seus contemporâneos ocidentais, 7 infantes num primeiro momento. Contudo, há provisão para mais dois assentos.

Fora isso, somente APCs ( ou adaptações radicais ) se enquadrariam…

Há também o T-15 ( variante IFV do chassi do carro T-14 ‘Armata’ ) e o ‘Namer’ ( uma adaptação do chassis do carro ‘Merkava’, que é considerada um APC )… Mas estes estão fora de cogitação, evidentemente…

Ivan
Ivan
Reply to  _RR_
5 anos atrás

_RR_,
Amigo, tá louco? 😉
.
T-15 e Namer são caríssimos e atendem doutrinas específicas.
Nem mesmo Puma alemão ou CV-90 sueco.
.
Precisamos de um punhado de VBCIs (IFVs) usados para realmente testar doutrina. Certamente o EB tem alguma coisa pensada nesse sentido, mais é preciso confrontar com a realidade operacional.
.
Alguns usados alemães ou derivados do M-113 como os AIFV belgas ou YPR-765 holandeses serviriam nesse momento.
uma olhadinha no Chile.
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Grande Ivan,Há algum tempo e com muito pragmatismo o Chile vem mostrando o caminho no que tange ao reequipamento de forças armadas através de compras de oportunidade

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Você falou no Namer israelense grande Ivan e de fato ele não é parâmetro para nós em virtude de atender a uma necessidade específica. E falando naquele TO os israelenses desenvolveram o Eitan, um veículo sobre rodas que pesa incríveis 35 toneladas e é empurrado por um motor de 750HP, praticamente um IFV sobre rodas.

https://warisboring.com/israels-next-troop-taxi-is-a-giant-armored-carapace/

Soldat
Soldat
5 anos atrás

Ich weiß nur eins ist der Schild

Rsrs……

Ivan
Ivan
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Bitte, das gespräch ist in portugiesisch.
😉

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ivan
5 anos atrás

99 Luftballons- Hast du etwas Zeit für mich Dann singe ich ein Lied für dich Von 99 Luftballons Auf ihrem weg zum Horizont Denkst du vielleicht gerad’ an mich Dann singe ich ein Lied für dich Von 99 Luftballons Und das sowas von sowas kommt 99 Luftballons Auf ihrem weg zum Horizont Hielt man für UFOs aus dem All Darum schickte ein General eine Fliegerstaffel hinterher Alarm zu geben, wenn’s so wär Dabei war’n da am Horizont Nur 99 Luftballons 99 Düsenflieger jeder war ein großer Krieger Hielten sich für Captain Kirk Das gab’s ein großes Feuerwerk Die Nachbarn haben… Read more »

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Amigos, . O EB já mandou oficiais do CI Bld para ‘aprender’ com alemães e americanos. Um exemplo alemão está no texto de 2017: “A EXPERIÊNCIA DE UM MILITAR BRASILEIRO NO CURSO DE COMANDANTE DE UNIDADE DE INFANTARIA BLINDADA NA ALEMANHA.” Gabriel Santiago – Cap Instrutor do CI Bld; Ádamo Luiz Colombo da Silveira – Cel Comandante do CI Bld. . A doutrina alemão pressupõe um GC – Grupo de Combate de infantaria de 6 (seis) fuzileiros para a Inf Bld, mas de 8 (oito) para Inf Mec e aerotransportada. . Nós optamos pelo Magic 9. Mas devemos testar a… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Caro Ivan. De fato. Falei do BMP-3 justamente por ter ciência do “Magic 9” e de que esta viatura teria possibilidade de satisfazer esse quesito. Só por isso… Qualquer coisa nova estaria fora de questão por enquanto ( ainda mais considerado os programas ora em andamento, e que são absoluta prioridade ). Não ouso questionar isso… Impressionante a racionalidade da força blindada dos chilenos… Gosto daquela composição. — Concordo que o ‘Namer’ é realmente uma viatura bastante específica, melhor adaptada a guerra assimétrica… E não teria a função única de acompanhar seu respectivo CC em campo aberto, tal como ‘Marder’… Read more »

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  _RR_
5 anos atrás

_RR_
Já que colocaram veículos caros na discussão , eu ficaria com o Kurganets-25 , anfíbio, bem blindado não perde em blindagem para os concorrentes, poder de fogo também tem bastante , mobilidade , e de alta tecnologia.

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás
_RR_
_RR_
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

Léo, Sendo honesto, não vejo lá uma grande necessidade de um legítimo IFV… Pra mim, uma variante melhor adaptada do M-113 poderia fazer o serviço. O Kurganets-25 foi pensado justamente para substituir todas as séries de APC e IFV anteriores ( coisa que duvido que fará de fato… ). Contudo, ele não se encaixa nos estudos do EB, que preveem um grupo de combate ( GC ) com nove elementos. E daí que o BMP-3 cai exatamente dentro disso, com sua tripulação de três ( motorista + artilheiro + comandante ) e a possibilidade de levar 7+2 combatentes ( o… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

Particularmente, gosto desse conceito:

comment image

Seria de todo interessante, se pensássemos em algo novo…

Léo Neves
Léo Neves
5 anos atrás

Penso que o BMP-3M seja a melhor opção por ser anfíbio e no Brasil ser anfíbio faz toda diferença Mais barato de manter e comprar, fora que tem o maior poder de fogo entre os concorrentes.
Só perde em blindagem pois é bem mais leve.

Bardini
Bardini
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

K21 coloca um BMP-3 no bolso…
https://www.youtube.com/watch?v=4V6X6QWk9X0

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Bardini
5 anos atrás

K21 é outro nível , ai sou obrigado a Chamar o Kurganets-25 . ?

Bosco
Bosco
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

O Kurganets-25 resolve o “problema” do BMP-3 porque leva 4 mísseis Kornet de 152 mm.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

N acho que ser anfibio neste caso seria uma prioridade. Os IFVs sao feitos para acompanhar e complementar MBTs em combate. Nem os Leo1A5 do EB nem qualquer outro MBT no mundo, ate onde sei, eh anfibio. Ser anfibio, neste caso, seria comprometer muitas capacidades ofensivas e defensivas em prol de mobilidade.

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Blindmans Bluff
5 anos atrás

Ser anfíbio é uma grande vantagem , e abre muitas outras possibilidades em operações principalmente no Brasil onde a muitos rios e trechos alagados.
A respeito da perca de blindagem isso não ocorre no Kurganets-25 onde a blindagem serve para dar maior flutuabilidade.

Bosco
Bosco
Reply to  Léo Neves
5 anos atrás

Léo, Maior poder de fogo? Por conta do canhão de 100 mm de baixa pressão? Isso é relativo! Todo mundo sabe que tem rifle e munição própria pra matar elefante mas eventualmente um elefante pode ser morto com uma 22 (vai que acerta no olho e infecciona). A gente sabe que um RPG-7 eventualmente consegue neutralizar carros de combate apesar de em tese ele não ter sido feito pra isso. O melhor é utilizar contra um moderno carro de combate uma arma que seja capaz de neutraliza-lo. Como sabemos que as ogivas HEAT têm sua capacidade de penetração diretamente proporcional… Read more »

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco
O canhão de 100mm com 40 munições mais o de 30mm com 500 cartuchos , mais o 7,62 mais os mísseis anti tanque disparados pelo canhão mais os Kornets que podem ser adaptados na torre. Não vi ate hoje um IFV com maior opções de armas.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Desde a década de 80 que se fala que a blindagem dos modernos carros de combate já não seriam combatidas com munição HEAT de calibre abaixo de 150 mm. Tendo isso em vista um moderno carro de combate com canhão de 120 mm não confia primariamente na munição HEAT ou HESH para enfrentar outro carro de combate num embate frontal. Ele se aproximaria para poder utilizar sua munição cinética (claro, tentaria flanquear o inimigo para pegá-lo numa posição mais vantajosa), que além de prover maior penetração que a munição “química” (até 2000 m) é menos sensível à blindagem reativa. **Para… Read more »

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

A discussão derivou para um aspecto conceitual interessante (mas sempre no cenário de recursos escasso) 1) De um lado, se propugna a manutenção de uma força blindada com as características atuais: efetivo maior (duas bgd bld); padronização em larga escala, mas com meios defasados; cobrindo a região sul e centro-oeste; Há que se considerar que a maior escala auxilia na promoção da indústria de defesa (o EB desde considerou sua ação de promotor deste segmento); 2) Outros defendem alocação de meios mais modernos (aquisições de oportunidade) em uma força menor; capaz de introduzir doutrinas e revitalizar o espírito bld. Na… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
5 anos atrás

Vou acrescentar que a primeira opção sempre foi formada com base na equiparação de forças com nossos vizinho…algo como: “Estamos ruins….mas eles pior…assim como está dá para o gasto” Acho um pensamento extremamente desatualizado. Não descarto o enfrentamento com vizinhos, mas jamais será na base do combate convencional e de caráter defensivo. Ao contrário, projetamos nossos interesses ao longo da região do chaco e cordilheira andina, e talvez tenhamos, em algum momento, que lançar mão de ações ofensivas em grande profundidade. A ação defensiva se faz com meios defasados mas com maior profundidade. A ação ofensiva é questão de meios… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Interessante foi a exagerada Singapura que decidiu fazer um modelo próprio, o Bionix com cerca de 650 unidades produzidas para usar dentro de uma cidade com metade do tamanho do município de São Paulo.
Os exagerados ainda tem 196 Leopard SG, a melhor versão dos Leopard existente até sair o 2A7, não tem nem onde treinar, fazem treinamentos em áreas alugadas na Austrália e Índia e usam uma base da OTAN na Alemanha. Pois não tem onde treinar tiro com o canhão de 120mm dentro da cidade.
. http://tanknutdave.com/singapores-bionix-ifv-family

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

E agora Singapura apresentou seu substituto para o Bionix IFV.
. https://m.youtube.com/watch?v=8TPHRz3cfn4

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Walfrido, . O mapa, sempre o mapa. https://www.portalsaofrancisco.com.br/mapas-mundiais/mapa-de-singapura . O exército de Singapura se organiza em divisões de armas combinadas com maior parte de brigadas de infantaria moto/mecanizada, mas com uma brigada blindada por divisão. Acredito que funcione com reserva móvel nos setores em que teria que lutar. . Apesar do território ser pequeno, as ilhas que compõe Singapura estão na pontinha do istmo (península) da Malásia, onde o Mar do Sul da China se encontra com o estreito de Malaca. ‘Becos’ e ‘Esquinas’ é o que não falta por ali, com a passagem de boa parte da mercadoria que… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Olha só a vizinhança:
comment image

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Walfrido,
.
Quanto aos Bionix, são diferentes versões que eles operam.
Chamam tudo de IFV – Infantry Fighting Vehicle, mas a maioria seria de APC – Armoured Personnel Carrier.
.
Quantidades aproximadas:
– 30 Bionix II – IFV ou AFV armados com canhões automáticos de 30 mm Bushmaster II Chain Gun;
– 25 Bionix 25 – IFV armados com canhões automáticos de 25 mm M242 Bushmaster chain gun;
– 300 Bionix 40/50 – que considero APC, armados com lançadores automáticos de granadas de 40mm CIS 40 AGL e metralhadoras calibre .50 CIS 50MG.
.
Abraço,
Ivan.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Ivan hoje eles tem cerca de 300 Bionix 25 Infantry Fighting Vehicle, e segundo outras publicações já foram fabricados cerca de 700 Bionix de toda a família.
E agora vão começar a fabricar em série os NGAFV ( next -generation armoured fighting vehicle), substitutos dos Bionix.

Ivan
Ivan
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Walfrido,
Preciso me atualizar. Obrigado.
Aparentemente são 300 Bionix 25.
.
Uma pergunta:
Este NGAFV seria o Bionix II com Bushmaster II Chain Gun de 30mm?
.
Abraço.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Estes são os dados do novo NGAFV da ST Kinetics de Singapura, não confundir com o FNSS KAPLAN 30 NG-AFV da Turquia. . According to specifications released by MINDEF, the NGAFV measures 6.9 m long, 3.28 m wide, and has an overall height of 3.2 m. It will be operated by a crew of three comprising a driver, gunner, and vehicle commander with accommodation for up to eight fully equipped dismounts. The vehicle is powered by a 710 hp MTU 8V-199 TE20 diesel coupled to a Kinetics Drive Solution (KDS) HMX3000, which provides a power-to-weight ratio of 24.5 hp/tonne. This… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Ivan, não deixei claro, o NGAFV não é um Bionix, é um modelo totalmente novo.

Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

Os Russos tem produzido exelentes carros de combate e das mais diversas funções. O que se nota é que estão colocando missil Kornet em tudo. Acho que se tivessem tropa de motociclista teriam Kornet na garupa. Mas, exageros a parte, não parece demais dar a um Guarani a capaciade de intergrar um missil AT. Não seriam em todos. Teriamos na brigada, pelo menos dois carros AT, com esse poder de fogo.