O Brasil registrou a marca histórica de 62.517 mortes violentas intencionais em 2016 e, pela primeira vez na história, superou o patamar de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde e fazem parte do Atlas da Violência 2018, divulgado nesta terça-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o estudo, o indicador corresponde a 30 vezes a taxa de assassinatos da Europa.

Em 2016, o país registrou uma taxa de 30,3 mortes intencionais por cada 100 mil habitantes –em 2015, esse índice foi de 28,9. Até então, a maior taxa já medida no Brasil tinha sido registrada em 2014, quando alcançou 29,8 mortes intencionais por 100 mil habitantes.

O Atlas traz dados de 2006 a 2016, último ano com dados disponíveis para o levantamento. Nesse período, 553 mil pessoas foram mortas de forma violenta no país, o que inclui assassinatos, latrocínios e morte em decorrência de intervenção policial. No período, os homicídios cresceram 13,9%.

De acordo com o levantamento, 71,5% das pessoas que foram assassinadas no país em 2016 eram pretas ou pardas. O estudo revela que, em 2016, a população negra registrou taxa de homicídios de 40,2 mortes por 100 mil habitantes. O mesmo indicador para brancos, amarelos e indígenas foi de 16 mortes por 100 mil habitantes.

Veja o ranking com as maiores taxas de homicídio por 100 mil habitantes:

  • Sergipe – 64,7
  • Alagoas – 54,2
  • Rio Grande do Norte – 53,4
  • Pará – 50,8
  • Amapá – 48,7
  • Pernambuco – 47,3
  • Bahia – 46,9
  • Acre – 44,4
  • Ceará – 40,6
  • Roraima – 39,7

Já os estados com os menores índices de mortes violentas foram São Paulo (10,9), Santa Catarina (14,2) e Piauí (21,8).

Leia a matéria completa no site do UOL, clicando aqui.

 

Subscribe
Notify of
guest

200 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Isso é o que é registrado… imagina se conseguisse saber todos os casos, muitos só descobertos somente anos depois…

Vivemos em estado de guerra civil diariamente e nem nos damos conta, é triste saber que muitas dessas mortes foi por motivo fútil, totalmente banal, como roubos de celular, roubo de valores insignificantes realizados para comprar drogas, vinganças/rixas estúpidas e principalmente em brigas de trânsito e brigas de pessoas alcoolizadas/drogadas.

Falta capital cultural e bom senso para população.

Uma lástima.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Aff, desconsiderem esse “somente”, acabei por não revisar e ficou redundante rsrs.

Bravox
Bravox
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Pensei o mesmo na parte do que é registrado (deve estar beirando 90 a 120 mil ano)

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bravox
5 anos atrás

De boa, o número 62 mil já é muito ruim e homicídio ao contrário de outros crimes deixa um resultado óbvio que é um cadáver. Por mais que existam desaparecimentos vocês estão sugerindo que se consegue fazer desaparecer 30 a 60 mil cadáveres por ano. Se fosse realidade seria praticamente indústria.

E isso sem contar esses supostos mortos que ninguém conhece e ninguém reclama. Lembram o fuzuê que foi o desaparecimento do Amarildo no Rio?

A situação real já é séria demais para ainda se imaginar em cima do problema.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Esses números são muito maiores

Os famosos “desaparecidos que nunca são encontrados, maioria são queimas de arquivo e desovados de uma maneira que nunca são encontrados.

Nem 5% dos casos de assassinatos no Brasil são solucionados.

Algo assustador

Camargoer
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Caro Rodrigo. Os números de mortes violentas (essencialmente homicídios) não está relacionado à condenação do assassino. Concordo que esse é outro problema muito sério. Sobre os desaparecidos, segundo uma reportagem da Folha de S,Paulo, foram cerca de 700 mil desaparecidos nos últimos 10 anos, mas a maioria deles foram sepultados como indigentes (não identificados). Além disso, a grande maioria teve morte não relacionada a homicídio, mas foram acidentes (atropelamentos, quedas) ou doenças. Quando o relatório informa que ocorreram 60 mil assassinatos por ano, estão contabilizados todos os casos, incluindo aqueles que não foram solucionados e que as vítimas não foram… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Concordo 100%

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

E os desaparecidos?
Ninguém aborda esse tema , onde muitos são mortos e não entra na estatística de mortos.

Camargoer
Reply to  Leonardo Araújo
5 anos atrás

Caro Leonardo. Os números sobre mortes são contabilizadas pelo Ministério da Saúde. Eles englobam todas as mortes registradas no país, inclusive as de indigentes. Encontrei um dado na internet que menciona algo em torno de 70 mil desaparecidos por ano, mas isso não significa que todos faleceram. Agora, se uma pessoa desaparecida falecer e seu corpo não for encontrado, realmente não dá para coloca-la na estatísticas de óbitos. Por outro lado, as estatísticas são comparativas e quando os dados de óbitos no Brasil são comparados com os óbitos nos EUA ou outro país, são todos números sobre óbitos registrados (incluindo… Read more »

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Isso é o que é registrado e publicado!
Existem locais do pais que as pessoas não viram sequer estatistica

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

O Brasil sempre com recordes negativos. Não poderia ser diferente.

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

PENSO que estes dados somente vão ser alterados para menor SE a população se engajar na represália ao banditismo organizado. A começar pela urgente revogação do Estatuto do Desarmamento, que gerou essa violência toda, na certeza da falta de reação de uma população desarmada; que se acovarda e demite de cidadania.
O homem de bem está refém do bandido patrocinado pelo Estado.

Bosco
Bosco
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

O politicamente correto nos ensinou há 30 anos quando a violência começou a tomar ares de que iria sair do controle, que não devíamos reagir. Antes, achávamos que era porque corríamos mais riscos se reagíssemos. Hoje, sabemos que foi pra preservar o oprimido que roubava porque não tinha condições de comprar um Nike. Paulo Freire fez escola!!! Hoje, esses “coitadinhos” atiram em você de qualquer jeito, só pra ver o tombo. Num país sério, que cuida dos seus cidadãos, em vendo aumentar a violência iria orientar seus cidadãos as se armarem, a se protegerem, a aprender a atirar, aprender defesa… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 anos atrás

No caso das armas é uma questão cultural de cada pais, nos EUA tem um tipo de lei no Japão tem outra por exemplo. Quando um pais como os EUA por exemplo arma seus cidadãos, você tem uma cidade nos EUA com 3 milhões de habitantes com um PIB local de 40 bilhões a 100 Bilhões de dólares por exemplo, numa mesma situação no México ou no Brasil uma cidade do mesmo tamanho pode ter um PIB 10 vezes menor. No Brasil temos áreas como as favelas onde que possuem uma população de 100 a até 500 mil habitantes que… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Correção a Policia Civil de SP tem cerca de 35 mil e a PM cerca de 90 mil, a PF cerca de 15 mil.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Aldo, o Estatuto do Desarmamento é uma vergonha e deve ser parcialmente revogado, em especial, a parte que praticamente extinguiu o porte de armas para quem “não é amigo do rei”. . Porém, dizer que ele gerou essa violência toda é errado. A taxa de homicídios antes da entrada em vigor já estava em 26…28/100 mil hab. Aumentou para 30 e pouco. Um aumento significativo, mas nada de outro mundo para botar toda a culpa no Estatuto. Boa parte da culpa é das polícias que não funcionam, do judiciário que solta bandido a rodo e de leis frouxas feitas pelos… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

também acredito que o estatuto em si não é o que fez descambar de vez a situação, até por que ter arma e não ter o mínimo de preparo para usar não adianta nada, aliás, aumenta ainda mais o problema, visto que no Brasil qualquer esbarrão já é motivo para te mandarem chumbo. Infelizmente é um problema da base cultural, a molecada principalmente, em grande parte, acham bonito ser bandido, não gostam de estudar, só querem saber de vagabundagem, aliado ao péssimo estado do país que não tem bons empregos, não oferece suporte adequado ao estudo, vide a péssima situação… Read more »

W.K.
W.K.
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Não se esqueçam que antes da entrada em vigor do Estatuto do desarmamento, já se implementavam leis e medidas em nível tanto estadual, como federal, dificultando cada vez mais o acesso legal a armas.

Vide a perseguição a proprietários legais de armas efetuada por Mario Covas em SP nos anos 90, medidas provisórias do FHC tentando proibir a venda e registro de armas (que foram derrubadas no STF a época), lei 9.437 de 1997 etc…

O fato é que, coincidentemente, a criminalidade explodiu no Brasil justamente quando se iniciou uma radical mobilização politica para banir a posse legal de armas.

Gauderio
Gauderio
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Meu caro rafael, dizer que as polícias nao funcionam é um equívoco. Eu sou policial militar no rio grande do sul e aqui prendemos bastante, nossos índices de prisões cresce a cada ano. O problema são nossas leis e não nossas pms.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Pois é, venderam que proibir as armas legais era a solução para diminuir a violencia mas essa falácia da esquerda já caiu faz tempo. Pior é que ainda insistem no erro e criam malabarismos para dizer que o desarmamento salvou não sei quantas vidas como já vi em uma matéria da rede bobo, salvou só se for a vida de bandidos já que agora só um lado pode matar.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Pois é Snake, acabei comprando essa ideia na época, pensava que proibindo as armas de entrar no país de alguma forma melhoraria a situação, mas dai com o tempo percebi que nossas fronteiras não possuem fiscalização alguma, principalmente na divisa com o Paraguai…
Acho que o estatuto precisa ser revisto e liberado o porte para pessoas acima de 21 anos com bons antecedentes, que façam exames psicológicos e realizem curso preparatório regulamentado e certificado pelo exército.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Snake, Esse “estudo” é maior picaretagem possível. Rigor estatístico zero. Foi feito por aquelas ONGs picaretas e saiu em toda a mídia, já que eles são os especialistas em segurança. Desarmar o cidadão foi péssimo, sem dúvida, mas o impacto no aumento da violência não foi tão grande assim, basta olhar os dados de antes de 2003. Sobre o porte de arma, penso que o teste prático deveria ser mais rigoroso do que é hoje e, talvez o exame psicológico (não sei ao certo a eficiência dele). O grande problema é a discricionariedade dos delegados federais que indeferem os pedidos… Read more »

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Caro Rafael. O IPEA é um órgão do governo federal vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O IPEA nem é uma ONG nem é picareta. É o órgão serio que serve para municiar o próprio governo e sociedade de estudos sobre diversos assuntos. Eu baixei o Atlas de 2017 (o de 2018 ainda não está disponível). Comecei a ler. Recomendo a todos que leiam o relatório antes de opinar.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Caro Camargoer, respondi ontem sua mensagem, mas ficou presa rsrs.

Kellyson_RM
Kellyson_RM
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer a matéria de que o Snake falou( e Rafael em seguida) deve ser a da globo, de acordo com o “Mapa da Violência 2016 – Homicídios por armas de fogo no Brasil”, e não sobre o “Atlas da Violência”, feito pelo IPEA. O estudo do qual ele ta se ferindo é do “Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos”, se eu não me engano.

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

Eu estudei ha uns 28 anos mais ou menos, num curso de licenciatura em Pedagogia, duas cadeiras de Fundamentos da Ação Pedagógica 1 e 2, nessas disciplinas nós aprendiamos através de filosofia, estudos, trabalhos e provas aliada práxis que: quando os governantes desvalorizam a educação, o seu povo mais diretamente, terão que construirem muitos presídios. É matemático. Supertributacão acabam empregos, falta de investimentos em educação a criminalidade aumenta e por aí vai… É estatístico.
Simplificando bastante o povo não pode ser tratado como objeto, infelizmente. Sem ofensas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Ivanmc
5 anos atrás

Isso não explica por que existem muitos países mais pobres e com educação mais precárias que a do Brasil onde a violencia é muito menor. O que explica é uma certa ideologia que usa a pobreza para justificar os crimes e pelo jeito voce também já sofreu a lavagem cerebral dela e talvez nem perceba.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Acho que o Brasil ao longo do desenvolvimento acabou concentrando muitos dos fatores que levam ao aumento da violência, no fim acho que somos azarados demais.

Igor
Igor
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Quais seriam esses fatores?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Igor
5 anos atrás

Igor, me desculpe, estou com pouco tempo para poder fazer um post elaborado (tenho que comentar tudo de forma rápida), mas se você der uma olhada nos meus outros comentários acho que da para ter uma noção melhor.
Até +.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

SmokingSnake, a verdade é difícil as vezes.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

O Brasil está tomado por apenas 1 corrrente ideológica nos últimos 30 anos, a mídia matou qualquer um que pensava diferente, sequestraram o país, transformaram o país em um rebanho de idiotas (basta ver as músicas mais ouvidas pelos adolescentes e adultos), virou uma zona…estão 30 tratando bandidos como vítimas, isso mesmo, aquele que estupra uma garota, aquele que rouba de um senhor através de técnicas de estelionato, aquele que mata o frentista de um posto, aquele que rouba um mercado e mata um segurança, uma dentista saindo do seu consultório…TUDO ISSO virou vítima! Código penal e de processo penal… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Perfeito!!! Onde assino????

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Excelente comentário!

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Parabéns, faço minhas suas palavras.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

No Canadá como as casas são, não tem uma grade nas janelas.

https://www.youtube.com/watch?v=q1IOuUE24L8

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Perfeito

Quem viveu no Brasil antes dos anos 80, parece que hoje está vivendo em outro planeta ou país, que um dia morou……..

João Vicente
João Vicente
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Gente kkkkkkkkkkkkkk onde eu riu mais? Enquanto uns confrontam com dados, outros tiram percepções do Datena. Uma corrente ideológica somente kkkkkkkkkkkk E daí vem um monte de seguidores kkk

Para gente. Cria vergonha e vai ler os relatórios completos. Fica chamando ong de picareta mas não consegue ler as páginas dos relatórios do IPEA, NEV e etc…

Fica ai falando besteira sem fundamentação.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

E esses são os crimes consumados. E quanto aos crimes tentados e não consumados? Passam de 200 mil as tentativas.
E o tanto de gente que fica com sequelas graves (paraplegia, cegueira, coma permanente, lesão cerebral grave, tetraplegia, etc.) e não entra na estatística.
Estamos vivendo um caos e não há esperança… só vai piorar. Não há nenhuma luz no fim do túnel!!!
E querem saber de uma coisa… o brasileiro não merece coisa melhor não. Tá até bom!!!

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Quando um individuo é alvejado, leva facadas ou qualquer coisa desta natureza e não morre no local do crime mas no hospital , o governo manipula os dados .

Já estamos na casa dos 70.000 por ano amigo!

Camargoer
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Caro Gabriel.
Os dados usados pelo Atlas da Violência foram compilados da OMS e do Ministéirio da Saude, classificados usando o CID10. Portanto não importa se a vítima morreu no local ou no hospital dias depois. Nos dois casos, o registro de óbito irá classificar como a causa da morte a ação externa. A metodologia está bem explicada no relatório do IPEA. Vale a pena consulta-lo para entender como foram obtidas as informações.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

Concordo em parte Ivan. Gasta-se muito em educação no Brasil, dinheiro que pelo visto é mal empregado, como mostram os indicadores. Talvez o excesso de tributos, principalmente em momentos de crise econômica e financeira, como o caso do Brasil, além dos muitos prejuízos à economia, seja um dos incentivadores da criminalidade, pois contribui para a diminuição de vendas, diminuição do poder de compra, e por consequência o aumento no número de desempregados que muitas vezes se vêem sem outra opção senão a marginalidade. A curva de Laffer mostra bem a relação entre tributação x arrecadação, alta sonegação e baixo crescimento… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Não a dúvidas de que o dinheiro gasto pelo governo é mal gerido, isso em todas as áreas. Infelizmente o excesso de burocracias faz com que até mesmo os dados estatísticos sejam deturpados, o Brasil é um trem desgovernado e boa parte da população que não quer nada com nada se aproveita dessa situação de caos para criar mais caos ainda.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Isto alimenta a popularidade de certos “salvadores da pátria” que prometam, basicamente, matar os bandidos. Uma lástima.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Caetano Veloso e Chico Buarque farão um show, patrocinados pelo PSOL, para os bandidos, exortando-os a abandonar o crime espontaneamente. Que tal? Tá bom pra você?

Bosco
Bosco
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

E também tem aquelas passeatas onde todos estão de branco pedindo paz e soltando pombinhas brancas. Elas são ótimas para reverter a crueldade dos oprimidos que resolveram atravessar a linha e viraram opressores.
Funciona que é uma maravilha!!!

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Não sei como idéias tão mal explicadas conseguem encantar tanta gente.
Se ele explicasse como vai funcionar a coisa eu poderia analisar e concordar ou não. Mas o traste não fala nada além de bordões que surtem efeito em um lado sombrio de cada um de nós, uma esperança quase infantil de que a pessoa que fala aquilo terá a capacidade de realizar.
Mas como??? Por quais caminhos legais? Vai facilitar o porte de armas pra sairmos atirando uns nos outros, é esse o plano?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Simples: fará o bandido pensar duas vezes porque não sabe se você está armado ou não. Se ele não estiver cheirado não vai querer morrer. Precisa desenhar?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Eu sou totalmente pró-armas, mas achar que só isso irá diminuir a taxa de homicídios e a violência em geral é bobagem. Precisa bem mais do que isso e, a bem da verdade, depende muito mais dos governadores do que do presidente.
Bolsonaro, por ora, apresentou pouquíssimas propostas. Seu eleitorado é formado por pessoas que tem fé cega no “mito”. Posso até votar nele contra alguém de esquerda, mas ele é bem limitado.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

A defesa pessoal é como o goleiro, é a última linha de defesa contra o crime. Ela ajuda, mas está longe de ser solução para a violência.

Acredito que a solução de curto prazo vai passar pelo aumento massivo da comunidade carcerária e mesmo isso não vai resolver se as prisões continuarem como o purgatório sem controle que é hoje, principalmente pelo descontrole.

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Caro Renato. Os dados do Ministério da Justiça mostram o contrário. Nos últimos 14 anos, a população de encarcerados no Brasil cresceu 260%, chegando ano passado a 726 mil (segundo apurei em uma reportagem da Agência Brasil (EBC) “Com 726 mil presos, Brasil tem terceira maior população carcerária do mundo”. Neste mesmo período, o número de assassinatos passou de cerca de 25 para 30 homicídios por 100 mil habitantes (um crescimento de 20%). Portanto, o aumento da população encarcerada não reduz a taxa de homicídios.

Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Caro Cel.Nery. Creio que a premissa esteja errada. A existência de penas (levas ou pesadas) não desestimula um indivíduo de cometer um crime. Alguns estudos mostram que quando o benefício parece ser grande em relação ao risco, o indivíduo tende a aceitar a aposta. Os resultados mostram, por exemplo, que em em cara-e-coroa (50% de ganhar, 50% de perder) se o ganho financeiro for maior que 2,5 vezes a perda, a maioria das pessoas tende a aceitar a aposta. Além disso, a maioria dos homicídios são por causas fúteis (ciúmes, embriaguez, vinganças). Nesses casos, o homicida não está avaliando racionalmente… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Não estou pensando nessa premissa. Estou pensando no meu direito fundamental de defesa da minha integridade física e do meu patrimônio. Como eu possuo arma, tenho porte legal e sei utilizá-la muito bem, não pensarei duas vezes em “queimar” um criminoso, seja ele branco, preto ou pardo, de 15 a 25 anos. Farei-o conversar com Jesus mais cedo. Se eu não o fizer, ele fará comigo sem titubear e sem remorso.
Mas pode ter certeza que não vou assassinar ninguém por conta de uma briga de trânsito.

Camargoer
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Caro Cel.Nery. Entendo sua posição mas tentei avaliar a questão do ponto de vista do número de assassinatos. O que tentei ponderar foi que o fato de existir pessoas armadas de um lado não irá desestimular as pessoas do outro lado de cometerem um crime. O criminoso não leva em conta o real risco de ser morto (alguns até entram em conflito com a PM apostando na sorte, que não existe) Concordo com o seu (e o meu) direito de autodefesa. Contudo discordo que isso seja suficiente para desestimular outra pessoa a cometer um crime contro o Senhor ou contra… Read more »

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Então é esse, de fato, o plano!?
Que coragem hein, vai ser mole pros comunistas tomarem o poder por revolução armada!
Vai ser tanta morte no trânsito que vamos mudar a estatística de 71,5% de pretos ou pardos.
Uma vez que apenas uns 10% das mortes no Brasil são investigadas, é mais lenha pro fogo em que se transformará nossa sociedade. Já tem algum plano de vazar do Brasil? É pra lá longe que vai querer mandar seu filhos.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Sim, faz parte do plano. Além de mudanças nos Códigos Penal e de Processo Penal, bem como na Lei de Execuções Penais. Sem a hipocrisia dos gramscistas e fabianistas. Não me consta que nos EUA (País mais armado do mundo) haja tiroteios no trânsito. Mas aqui há muito, nas Linhas Vermelha e Amarela. E não são causados pelas pessoas de bem! Leve uma pomba branca no seu carro.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Caro Nery, Gostaria de ter uma Glock em minha casa e, eventualmente, poder andar com ela. Atiro bem, gosto de armas em geral. Meu pai as vende (ficou prejudicado com as proibições), ou seja, não sou exatamente da turma da pomba branca. Falo sobre as eleições vislumbrando possíveis perspectivas de futuro para meu país e meus filhos. Aceito opiniões diversas, principalmente qdo os que as proferem são bem informados, conto que seja seu caso. O problema é que vejo pessoas razoáveis caindo na conversa simplista de quem não tem nada realizado pra mostrar, e, opinião minha após procurar, nada na… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Fabiano, obrigado pelos esclarecimentos. Desculpe se não fui educado mas, acredito que para problemas radicais somente soluções radicais. Cansei da hipocrisia e más intenções da esquerda psolista. Parece que descobriram o assassino da vereadora: é um bandido negro. Mas, agora, pra mídia canalha não interessa divulgar. O assassino não é um policial, como eles queriam.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Exatamente.

M. Silva
M. Silva
5 anos atrás

Campanhas de desarmamento derramaram uma enxurrada de armas nas mãos dos bandidos (desviadas das entregas – alô, policiais corruptos, será que um parente seus não poderia acabar vítima disso, ou até mesmo vocês?). E nossos bons vizinhos Paraguai e Bolívia deram sua contribuição com armas e drogas. Legislação cada vez mais leniente com o crime e decisões judiciais cada vez mais rigorosas contra a legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal fazem o combate ao crime virar uma tragicomédia. Abobalharam e acovardaram o povo com frases de “se reagir é pior”. Sei. Nunca divulgam as… Read more »

Augusto
Augusto
5 anos atrás

Mas o povo brasileiro não é pacífico, hospitaleiro e acolhedor?

Augusto
Augusto
5 anos atrás

Não é demais enfatizar: esses 62.517 mil são somente os casos de homicídios constatados. O número de desaparecidos por ano no Brasil (dentre os quais muitos mortos) são mais a metade de todo esse total. Sem contar o número de estupros: 49.497 registrados pela polícia, por ano.

Para lembrar: o Brasil tem o mesmo número de mortos em uma ano por homicídio que a Inglaterra teve de civis mortos durante TODA a II Guerra Mundial, o conflito armado mais sangrento da história!

nonato
nonato
5 anos atrás

Essas matérias tendenciosas de esquerda e o próprio governo alimentando o ativismo racial. Se um estrangeiro ler a matéria vai pensar que a população branca está matando a população negra. Ou que os mais velhos estão matando os jovens. Por que os dados não informam quem matou e qual a provável causa ou contexto dessas mortes? Claro que há situações diversas. Algumas pessoas foram mortas em assaltos. Outras em confronto com a polícia. Outros casos trata-se de briga entre facções, inclusive pelo menos uns 100 ou 200 naqueles casos de janeiro do ano passado. Cerca de 550.000 mortes no desgoverno… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Apenas consequência dos governos de esquerda. O discurso deles usa a pobreza para justificar os crimes, pode ter certeza que isso faz com que muitas pessoas que tem menos não pensem duas vezes em partir para o crime. Esse discurso cai por terra simplesmente comparando com outros países que sejam mais ou tão pobres e desiguais quanto o Brasil, a Indonésia e a Índia, por exemplo, são mais pobres e bem menos violentas. Sem contar a impunidade, estão sempre criando artifícios para proteger e tirar criminosos da cadeia cada vez mais cedo. Uma prova disso tudo é que onde a… Read more »

vitor
vitor
5 anos atrás

mentira o estatuto do desarmamento funciona sim , pode confiar

Melkor
Melkor
5 anos atrás

O aumento da violência é resultado de vários fatores que todos conhecem, inclusive nossos “representantes”. Uma educação construtivista (sempre um nome bonitinho) apoiada nas teorias de Paulo Freire e que vem imbecilizando nossas crianças e jovens há décadas (isso não é invenção de FHC, Lula ou Dilma). O resultado é refletido em toda a nossa sociedade, empregos, tecnologia, saúde e, claro, segurança. Hoje ensinam nossas crianças a fazer sexo anal sem dor ou por uma camisinha no parceiro com a boca, mas muito pouco ou nada é ensinado de ciências. Quem pode, paga por um ensino de qualidade, muitos desses… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Melkor
5 anos atrás

Na mosca

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Melkor
5 anos atrás

Onde é que ensinam essas coisas para crianças? Isso aí para mim é novidade! Já tinha ouvido falar de algumas coisas bizarras mas essa superou!

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

“De acordo com o levantamento, 71,5% das pessoas que foram assassinadas no país em 2016 eram pretas ou pardas. O estudo revela que, em 2016, a população negra registrou taxa de homicídios de 40,2 mortes por 100 mil habitantes” Mas desses 71,5% de pessoas pretas e pardas, quantas tbm foram assassinadas por pretos e pardos ? Pergunto isso, pq nessas horas esquerd0pata adora usar essas estatísticas, para dizer que somos um país racista, mas não mostra o outro lado pq seria muito incômodo para eles, afinal negros matando negros não é racismo, eae cairia por terra suas teorias. Na minha… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Na mosca

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Fora doutrina do Paulo Freire!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Na mosca mesmo viu, é f… ter que manter os filhos sempre dentro de casa e tal por causa dos caras da “firma” que ficam pelas esquinas. Nunca se sabe quando vai chegar outro dando tiro pra tomar a boca de fumo. Professores que ensinam suas ideologias toscas a nossas crianças e nós pais temos que nos desdobrar pra reverter certos “ensinamentos”.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

é meu amigo, quem tem filhos adolescentes no Brasil não pode dar mole.

Melkor
Melkor
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Com certeza.
Essa turma sempre transforma isso numa questão racial. Eles omitem que o mesmo mapa mostra que a proporção de negros que morrem é quase identica à dos negros que matam. Óbivio. São negros de periferia, baixa educação, sem apoio do estado e em grande parte envolvidos com drogas. Não tem nada com questão racial.
Eu gostaria de ver uma pesquisa que mostrasse a porcentagam de brancos de periferia envolvidos com o crime e mortes. Será que seria diferente?
A quem interessa a divisão de classes, sexo, cor, religião ou raça? Adivinha.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Melkor
5 anos atrás

Melkor, isso interessa para os globalistas e esquerd0patas, pois é assim que eles CONTROLAM a população mundial, o conceito deles é baseado na cultura do medo, pois assim eles vão moldando o comportamento do ser humano, e como consequência dessa mudança, conseguem fazer as pessoas a “PENSAR” (ter as ideias) igual à eles, com isso vemos uma DITADURA de ideias, é isso que acontece no Brasil há 30 anos.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

só completando, cultura do medo é o POLITICAMENTE CORRETO que vemos hoje em quase tudo, é a segregação e o empoderamento de classes, sexo, cor, religião, raça como foi muito bem mencionado por vc.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro, essas informações que vinculam assassinatos com cor de pele são totalmente erradas. O Paulo Cruz, professor e historiador, que inclusive é preto, fez uma matéria excelente para o jornal Gazeta do Povo, leia aqui: https://www.google.com.br/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/blogs/paulo-cruz/2018/04/19/racismo-estatistico/%3fformat=amp Ele utiliza os próprios dados do Estado e de ONGs para mostrar o quão é mentiroso essa falácia de que morre mais pretos do que brancos no Brasil. Essas ONGs e mídia somam os números de pardos e pretos, chamando de negros (que é raça e não cor) Quando você abre os dados de mortes de negros você percebe que morre 8 vezes mais… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

obg por compartilhar essa matéria Ivan BC, isso só confirma oq eu já sabia, que os esquerd0patas são uma piada!

Vinícius Almeida
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Essas ONGs utilizam o mesmo modus operandi ao calcular a população carcerária, nesse caso eles consideram todos os pardos como negros, porém não utilizam o mesmo método quando o calculo é em relação aos negros e pardos nas universidades, nesse caso eles separam os dois, muitas vezes o pardo até se torna branco.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Uma coisa importante que esqueci de mencionar, e para mim creio ser o mais importante de tudo, falta a maior parte da população crer em Deus (independente de religião ou igrejas, templos), ou simplesmente crer em uma força maior que seja, que permita ter amor ao próximo e assim perceber que a violência não é o caminho. Porém, enquanto isso não é possível não podemos nos descuidar como pessoas e de nossos lares e aqueles que possuem filhos, que olhem por eles e que os eduque como cidadãos responsáveis e de bem, que cresçam conhecendo os valores morais e bons… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não sou católico. Mas não podemos negar que até a década de 1960 o Brasil e o mundo eram mais conservadores. Valores como a virgindade da mulher eram valorizados. Hoje em dia se uma moça de 18 anos ainda é virgem é alvo de bullying. Ou o/a jovem de 18 anos que não toma bebida alcoólica. Filho não respeita os pais, alunos não respeitam professores, bandido não respeita mais a polícia, cidadãos não respeitam mais presidente nem prefeito (não falo nem de concordar ou não mas de pelo menos ter um respeito reverencial – não posso simplesmente sair na rua… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  nonato
5 anos atrás

É isso aí Nonato, a inversão de valores que a esquerda “politicamente correta” dividiu o país em norte pobre x sul rico, pretos x brancos, pobres x zelite, héteros x gays, nóis x eles, bandidos são vítimas da sociedade burguesa capitalista. Uma das regras do socialismo: dividir para conquistar, emburrecer para fazer massa de manobra!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Nos presídios, a maioria dos bandidos acredita em Deus. Tem um monte de padre pedófilo e pastor estelionatário que acredita em Deus e tem Jesus no coração.
Aliás, se o bandido mata e depois aceita Jesus no coração, está de boa e vai pro céu, então não tem problema em praticar crimes.
Respeito pelo próximo não tem nada a ver com religião ou acreditar em Deus. É apenas uma questão moral. Uma pessoa pode respeitar o próximo e não cometer crimes sem acreditar em Deus.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Olá Rafael, talvez eu não tenha conseguido passar a mensagem corretamente, por isso acho que você não entendeu corretamente o que eu quis dizer. É como eu disse, independente de religião ou de acreditar em um deus ou não, falta amor e respeito ao próximo, hoje em dia as pessoas são agressivas, estressadas, mal humoradas e sequer fazem questão de entender o que se passa no contexto do ambiente em que transita, hoje em dia todos são ávidos em tirar conclusões precipitadas e de julgar erroneamente. Por isso penso que, talvez, seja falta de meditar um pouco, e não se… Read more »

Diego
Diego
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Bandidos que acreditam em Deus? Peraí qual deus? Não me faz rir, se acreditassem de verdade não fariam crimes cruéis. Acreditar por acreditar não inibe ninguém a fazer o mal, é preciso ter fé e conhecer o valores morais do cristianismo e depois de tudo isso aceitá-los e praticá-los. Há muitos que saem das prisões e voltam ao crime e há os que não e nesses talvez a explicação seja conhecer a Deus, esses poucos convertidos é melhor que nada.

Camargoer
Reply to  Diego
5 anos atrás

Diego. Vários radicais religiosos (islamicos, cristãos, etc) comentem assassinatos cruéis, inclusive de crianças, em nome de suas religiões. A religiosidade não tem relação com criminalidade. Inclusive, ser ateu também não leva uma pessoa a ser criminoso. Esta argumentação é bastante equivocada.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Diego
5 anos atrás

O que é acreditar de verdade?
Bandido reza, vai na missa/culto, etc e mata.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Olá Rafael, um resuminho do que é acreditar de verdade para mim. Acreditar de verdade é quando você entende o sentido do que você está fazendo/seguindo e não se desvia do caminho, no seu íntimo você sabe que ao seguir esse caminho, você está buscando e contribuindo para você mesmo e seus familiares, amigos, conhecidos e sociedade em geral ter uma vida melhor. Aquele que crê em deus e tem fé de forma verdadeira, não tem o por que de querer mal algum aos seus semelhantes, ou qualquer ser vivo que seja. Ter fé e acreditar em alguma força maior… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Diego
5 anos atrás

Estou falando de valores tradicionais. Não apenas dizer que vai a igreja. Até recentemente cerca de 70% da população se dizia católica, não praticante. Realmente, nos presídios há um forte trabalho de algumas igrejas neopentecostais. Hoje em dia está na moda ser evangélico. Há cem anos ou há 40 ser “crente” era motivo de vergonha ou hostilidades. Meu bisavô morava no sertão da Paraíba. Teve que fugir para o Ceará pois estavam queimando igrejas evangélicas. Independentemente de alguém ser católico ou evangélico de boca, o fato é que a sociedade, que nunca foi perfeita, perdeu os valores morais. Há 40… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  nonato
5 anos atrás

Exato Nonato, colocou a situação de forma simples e objetiva.

Camargoer
Reply to  nonato
5 anos atrás

Caro Nonato. Longe de mim dizer como alguém deve cuidas de seus filhos. Contudo, meu avó era Pastor e minha avó professora de ensino fundamental. Todos fomos alfabetizados antes de entrar na escola. Na casa de meus pais, na casa de meus tios e na casa de meus avós havia uma pequena biblioteca que todos tinham permissão de usar, inclusive as crianças. Hoje eu também tenho uma pequena biblioteca. O resultado é que em casa todo mundo lê bem mais do que 55 páginas por dia. Em minha família, as crianças aprenderam a ler vendo os pais e avós lendo.… Read more »

nonato
nonato
Reply to  nonato
5 anos atrás

Quando falamos de valores tradicionais, tais valores estão enraizados na sociedade. Não se trata de obrigar nenhuma família a fazer nada nem de virar bagunça. Alguns valores são fundamentais. Uma espécie de disciplina, hierarquia, respeitar os mais velhos, respeitar as pessoas, respeitar marido e mulher. Mas hoje em dia vivemos na sociedade do hedonismo, do prazer imediato, da bagunça sexual, que todo mundo decide o que vai fazer não importa se é uma criança praticar sexo, ou um adolescente, namorado de 15 anos dormir na casa da namorada, se é uma moça de 16 anos ir a um baile funk,… Read more »

nonato
nonato
5 anos atrás

Basta ver a reportagem do fantástico de domingo. Se facções dominam fronteiras e nada é feito, por que ficar chovendo no molhado? A situação mostrada no fantástico já tinha sido objeto de reportagens no mesmo sentido há uns três anos Não precisa reinventar a roda. Onde estão as polícias e as forças armadas que não identificam quem são os líderes das facções e quadrilhas de traficantes, não prendem todos eles e desmantelam o tráfico? Não adianta ficarem 3 mil homens no Rio patrulhando as ruas e o crime organizado continuar atuando e as autoridades não saberem quem são, como atuam,… Read more »

Camargoer
Reply to  nonato
5 anos atrás

Caro Nonato. Ao invés de basear sua opinião em uma reportagem do Fantástico, recomendo você ler o relatório. Pelo que entendi, o Atlas de 2018 ainda não está disponível mas você poderá ler o Atlas de 2017. Estou fazendo isso agora. Mais tarde espero emitir minha opinião baseada do documento do IPEA.

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Veja na reportagem o que o relatório não mostra…
Está disponível no site…
O relatório todo mundo já sabe o que vai encontrar.
Que jovens foram mortos e que eram pobres e não eram brancos.
O relatório não mostra as causas.
No relatório só não vão conseguir emplacar outra bandeira: dizer que a maioria das mortes era de mulheres.

Camargoer
Reply to  nonato
5 anos atrás

Olá Nonato. O relatório do IPEA não discute as causas. Por outro lado, existem várias teses e dissertações sobre o tema, algumas das quais vão bem mais fundo sobre as causas do que uma reportagem do Fantastico (ou da revista Veja). Dá mais trabalho, demora mais sempre vale a pena.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Algumas considerações…

Cabe aos cidadãos se policiarem também, não comprem produtos de origem duvidosa, não usem drogas, não entrem em brigas desnecessárias, não frequentem lugares onde sabe-se que é grande o risco de confusões, seja paciente no trânsito! Seja o melhor amigo de seu(s) filho(s), se interesse pela vida dele(s), seja presente(s), inclusive na vida de seu cônjuge, se acha que não tem tempo para isso, trate de arrumar.

Parem de tentar dar um jeitinho brasileiro em tudo, não pague propina.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Puts. O Brasil produz mais mortos em um ano do que todas as baixas americanas durante toda a Guerra Do Vietnã. E ainda existem aqueles que negam que o Brasil esta em guerra civil. Os que possam, fujam dai o mais rapido possible. Vergonha.

Camargoer
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Caro João. Em 2016, ocorreram 17250 homicídios nos EUA (praticamente 1/3 do que ocorre no Brasil). O problema é que dos 25 paises com maior taxa de assassinatos, 12 estão na América Latina (Honduras tem uma taxa de 90 assassinatos por 100.000 habitantes, Venezuela 53, El Salvador 41, Guatemala 40, Jamaica 39, Colombia 30. Brasil 30). O problema é bem mais complexo.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Não conheço esses dados Camargoer, mas sendo estatísticos temos que levar em consideração o universo considerado, como a população desses países, e a confiabilidade das pesquisas. No caso dos EUA especificamente são +/- 1/3 do no Brasil para uma população aproximadamente 50% maior.

Dan01
Dan01
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Talvez a violencia seja tao forte na america latina por conta do trafico, AL praticamente abastece parte do mundo com drogas

Camargoer
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Caro Dan. Segundo o relatório, 70% dos assassinatos ocorrem por meio de arma de fogo e praticamente 50% são jovens ente 15 e 25 anos do sexo masculino (a maioria negros). As regiões mais violentas relacionadas a baixo IDH (baixa renda e baixa escolaridade). Estes são dados concretos. Contudo, eu também suspeito de que grande parte dos assassinatos estão relacionados ao tráfico, principalmente quando se percebe que as áreas mais violentas no México são aquelas próximas à fronteira com os EUA. Os registros mostram que cerca 5 mil mortos por policiais (8%). Uma reportagem do G1 mostra que em SP,… Read more »

Dan01
Dan01
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer Acredito que muitas vezes o trafico ainda poderia ter sua responsabilidade mesmo que indireta por muitas das mortes relacionadas ao que enquadram em motivos fúteis. O trafico ajuda a proliferar armas ilegais, causar homicídios que posteriormente podem levar alguém próximo a pessoa que morreu a se vigar, desestrutura famílias, etc. Fiz uma pesquisas e achei algumas fontes que apontam o trafico como um grande causador de homicídios. Eu também acho que seja um tema bem complexo pra se enquadrar apenas o trafico como vilao, e possivel que existam varios outros fatores por trás desses numeros. 78% das mortes têm… Read more »

Camargoer
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Olá Dan. Muito boa a sua colocação sobre o impacto do tráfico sobre a violência urbana. Eu lembro que cerca de 1/3 da população carcerária masculina foi condenada por tráfico (entre as mulheres esse número é maior que 2/3). Contudo, a maioria foi condenada por tráfico e são réus primários. Acho que apenas 20% dos condenados cumprem pena por homicídio mas é razoável pensar que muitos estão envolvidos com tráfico, até porque porcentagem de latrocínios é baixa.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Engraçado que foi justamente na AL que foi declarada guerra contra às drogas, a neoconzada foi ao delírio! – “Ah nossas crianças e jovens estão salvos! Iremos eliminar todos os traficantes da face da terra e mundo viverá em paz! Viva Olavo de Carvalho!” – O resultado foi o fortalecimento financeiro e militar dos cartéis e suas guerras urbanas sangrentas como as que ocorrem no Brasil, México e outros.

Camargoer
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Olá Dan. Em outra reportagem do G1, há um dado interessante. Em SP, ocorrem por ano cerca de 5400 homicídios, sendo apenas 230 latrocínios (4%). Outro dado interessante é que 2/3 dos homicídios em SP foram considerados dolosos (que houve intenção de matar). Portanto, é preciso muito cuidado para fazer afirmações sobre causas. Os dados são complexos. A única conclusão objetiva é que a situação é grave e não é algo recente. Os dados do Atlas da Violência de 2017 traz dados desde 2006 e as taxas de homicídio no Brasil já eram altas (26 mortes por 100,000 em 2006… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

SP esclarece cerca de 40% dos homicídios (muito acima da média nacional, diga-se de passagem). Portanto, não dá para dizer que apenas 4% dos homicídios são latrocínios, pois pode ser até 64% (claro que não deve ser tanto). . Frise-se que os latrocínios estão entre os homicídios mais difíceis de serem apurados (muitos são mortos na rua, sem testemunhas ou câmeras). Paralelamente, os homicídios passionais costumam engrossar a lista de crimes esclarecidos, assim como as mortes em confronto com policiais (por isso esses números são grandes em comparação com outros tipos de homicídios). . É esse tipo de crítica que… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

A unica esperanca para os brasileiros…

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte

Marcos10
Marcos10
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Pois é! Não vejo outra saída a não ser sair. O país vive uma crise que por hora não é financeira, mas é política. Os três poderes perderam completamente o rumo da coisa. O Executivo se vê refém do Legislativo. O Judiciário não tem um Norte jurídico. O jornalismo deturpa as informações. O crime organizado toma conta do país. E as pessoas que trabalham se veem cada vez mais acuadas. E qualquer pessoa que tente fazer algo sério pelo país será golpeado por todos os lados: pelo legislativo, pelo judiciário, pela imprensa. Começo a entender o método Pinochet. Parece que… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Rapaz se esse país não fosse tão bom para se ganhar dinheiro como rentista eu também já tinha me mandado daqui. Iria para os states me juntar ao Bosco e o Tadeu e ajudar Israel a comprar os F35 deles como taxpayer.

Hawk
Hawk
5 anos atrás

É muito fácil falar de teorias que todos nós já conhecemos desde o tempo de escola, pois contra fatos não há argumentos. A verdade é que todos nós estamos numa roleta russa, e é horrível viver assim, é como estar num meio de uma guerra onde não há guerra. E o que adianta todo mundo saber onde está o problema se quando alguém resolver fazer alguma coisa aparecem “defensores das vítimas da sociedade” pra todos os lados? Sem contar que os políticos estão mais preocupados em criar leis para si defenderem. O culpado do caos é a gente mesmo, não… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Hawk
5 anos atrás

O problema é fácil de resolver…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Camargoer, de fato, essa informação está no Mapa da Violência. . Ser um órgão do governo não atesta a qualidade do instituto. Acho que até milita em sentido contrário. No mais, reafirmo minha opinião: esse estudo e o IPEA são picaretas e ele não possui qualquer rigor estatístico. . Aos argumentos: . 1 – traçaram uma reta entre 1985/2003 e consideraram que essa taxa de aumento se manteria constante ao longo dos anos. Só de usar uma reta e não algum modelo estatístico mais elaborado já demonstra a limitação intelectual do estudo. No longo prazo, a população brasileira seria extinta… Read more »

Camargoer
5 anos atrás

Olá Colegas. Encontrei um artigo científico publicado e 2012 que faz uma discussão sobre algumas das causas de alta violência na América Latina. “Estudo multicêntrico da mortalidade por homicídios
em países da América Latina”.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Põe na conta da política de direitos humanos. Essa gentalha defensora dos direitos humanos proteje a escória de criminosos.

O lixo humano tem licensa para matar. As pessoas de bem estão a merçê da candidate.

O Brasil precisa da Pena de Morte, inclusive para menores que são assasínos. A população tem o direito a se proteger por seu próprio recurso. Porte de armas para os indefesos já.

Camargoer
5 anos atrás

Encontrei um fascículo da revista “Ciência & Saúde Coletiva” dedicado à violência na América Latina. Procurem por “O fenômeno da violência no Brasil e na América Latina: diversas abordagens teórico-metodológicas”, de onde poderão ter acesso a 30 estudos sobre o tema.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

A culpa é da Ditadura Militar. – O governo militar incentivou a migração de pobres da roça para as cidades com 2 objetivos: trabalhar na industria (sim ja existiu isso no Brasil) e facilitar a aquisição de terras para os latifundiários. – Ocorre que a burocracia pós democrática, para ser sustentada, teve de elevar os impostos de 25% para 42% em 20 anos. Isso quebrou a indústria e levou que o país ficasse dependente do setor agrícola e extrativista. – Mas os pobres não voltaram para a roça. Ficaram nas inviáveis capitais brasileiras. O desemprego e a subcultura das favelas… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Não, a culpa é de quem acabou com a indústria. A tua solução pelo jeito é que o Brasil volte a ser um país de camponeses kkkk

Bosco
Bosco
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Esse movimento para a cidade existiu e existe em todos os países do mundo, independente deles terem tido Regime Militar.

caio
caio
5 anos atrás

A América latina como um todo vem se curvando ao crime, suas elites econômicas, intelectuais, e artísticas pouco se importam já que o passaporte para a Europa vive no bolso.

alfredo CS
alfredo CS
5 anos atrás

Como eu sempre disse, é o maior GENOCÍDIO da historia da humanidade! Os ultimos 20 anos de “social democracia” foram prodigiosos em criar….condiçoes de exterminio de seu proprio povo. Esses dados sao oficiais, agora, desde quando os governantes nas esferas federal, estadual e municipal tem o interesse em colocarem dados realmente completos, se é que esses dados existem. Sem medo de errar podem miultiplicar esses dados por varias vezes. O mais tragicomico é que, a mesma ideologia que sempre se disse defensora das minorias esta causando exatamente o genocidio dessas minorias… Lembro tambem o numero de estupros que continua a… Read more »

Camargoer
Reply to  alfredo CS
5 anos atrás

Caro Alfredo. Existem outros países na Europa e Ásia que possuem taxas de assassinatos muiit menores que a brasileira (muito menores do que as taxas da América Latina). Muitos destes países que exibem taxas baixas são democracias social-democratas baseados em um modelo de bem-estas e no estado de direito. O problema brasileiro (e da América Latina) parece mais próximo a uma ausência do Estado do que excesso de Estado. Eu diria que parece mais razoável concluir que não chegamos a viver uma social-democracia do que ela tenha falhado.

Alfredo CS
Alfredo CS
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

É realmente uma contradiçao, nós temos excesso de “estadistas” e falta de liberdade economica-social…pela ausencia e onipresença de Estado… Ao inves de cortar impostos do diesel nossos estadistas deveriam cortar seus 45 ministerios e suas infinitas secretarias…mas temos visto que nós, cidadaos, somos a ultima preocupaçao…Estamos nos tornando uma Brasilzuela bolivariana…quanto pior melhor…pra eles.

Somos uma naçao de covardes, pobres de nossos filhos e netos…serao estuprados e assassinados, para depois pagarmos pensao para os filhos dos assassinos. chamam isso, eufemisticamente de social-democracia…a democracia dos direitos…

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Alfredo CS
5 anos atrás

Pessoal
Temos excesso de Estado onde não deve, e falta onde deve.
Basicamente é isto.
A violência não é fruto de coitadismo, o coitadismo dá é uma desculpa para os administradores públicos não fazerem o trabalho deles.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Os países da Europa adotaram esse modelo depois que já eram ricos, com um alto pib percapita. Vejo muitos querendo que o Brasil imite esse modelo de bem estar social mas o país simplesmente não é rico o suficiente para isso, qualquer tentativa de querer imitar só vai fazer a população sofrer com altos impostos e ao invés de bem estar vai causar mal estar e piora da qualidade de vida.

Camargoer
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Olá Smoking. Creio que seja o contrário. O modelo de Estado de bem-estar social foi implantado na Europa após a segunda guerra exatamente para compensar o problemas de pobreza do período do pós-guerra. A necessidade de montar uma sociedade que garantisse o mínimo de bem estar (saúde, educação, previdência, direitos trabalhistas, etc) em uma Europa e Ásia arrasada resultou na organização de um Estado focado no bem estar. Os EUA, ao contrário, tiveram sua estrutura industrial preservada (no pós-guerra os EUA representavam mais de 50% da produção industrial do mundo). Portanto, parece mais razoável pensar que o papel do Estado… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Na verdade é mais antigo e os regimes fascistas da Europa eram wellfare states, incluindo o nazismo que tinha o National Socialist People’s Welfare.

No Brasil isso só serve de desculpa para aumentarem os impostos a nível de Suécia e para comprarem votos com assistencialismo, mas nenhum serviço básico do Estado funciona.

Camargoer
Reply to  alfredo CS
5 anos atrás

Olá Alfredo. Apenas para ajudar a discussão, se fosse considerado o número de judeus alemães assassinados pelo regime nazista (300 mil de um total de 400 mi que tinham cidadania alemã) para uma população de 60 milhões de alemães durante o período do holocausto (3 anos), a taxa de assassinado seria de 150 por 100.000 habitantes. Fiz uma estimativa de qual teria sido a taxa de assassinatos na URSS creditadas a Stalin (assassinatos pelo regime e aqueles que morreram exilados nas gulags) daria um taxa de cerca de 200 mortos por 100.000 habitantes. Considerando apenas os assassinados pela ditadura no… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer, respondendo a questão do encarceramento brasileiro. Como falei acredito que o aumento do encarceramento vai acontecer, como medida de curto prazo. Mas concordo que isso só será efetivo se o estado retomar o controle das prisões. Na prática temos um grande número de prisões sob influência de facções criminosas, o estado só consegue manter o controle com a conivência desses grupos. Sem controle das prisões elas falham em cumprir sua função, especialmente em relação ao crime organizado.

Camargoer
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Olá Renato. É uma satisfação manter um debate franco. Ontem, sugeri um artigo publicado pelo pessoal da FGV ” “TAXA DE ENCARCERAMENTO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS”. Eles fizeram várias análises, inclusive a sobre as taxas de encarceramento nos diferentes estados. É um bom trabalho e um excelente ponto de partida. Você lembrou bem sobre o controle que o PCC exerce sobre o sistema carcerário. Encontrei um artigo recente (2017) que discuti o papel do PCC na criminalidade de SP “O paradoxo da política de segurança pública: Estado, PCC e a gestão da violência na cidade de São Paulo”.… Read more »

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Não gosto de escrever sobre este tema, mas vou escrever algumas frases, cada uma provêm uma reflexão: 1-) Uma rebeldia absurda da nossa sociedade contemporânea contra tudo que é ordem ou regras de convívio social de carácter mais conservador, buscando um novo status de comportamento em constante mutação, criando uma sensação de anarquia e de instabilidade; 2-) Confusão entre a aplicação da lei pelas autoridades e a opressão de um estado totalitário; 3-) Glamour do crime, que aumentou muito, por demais hoje. O que vou dizer soa bobamente, mas hoje o ídolo de parte da juventude é o personagem “coringa”… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

“um país e faz com homens e livros”. Monteiro Lobato. Uma pistola, revolver ou escopeta em casa também faz muita diferença. Todos os comentaristas possuem suas razões e não discordo. Posse e porte são distintos e endurecer as leis para latrocínios, trafico e outros crimes sempre dependerá do Congresso. saúde, Educação e Segurança possuem verbas e estas como em outras instituições são mal administradas( para não dizer outros nomes). Numa democracia acredito que deveria ter o direito de proteger a mim, minha família e meu patrimônio. Não entendo esta prerrogativas para que apenas algumas classes possam comprar armamento de defesa… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

Eu atribuo a maior responsabilidade pela insegurança pública no país aos que inverteram os valores nos últimos anos, com sua linha “politicamente correta” de condescender com marginais considerados por eles vítimas da sociedade capitalista e aos defensores dos “direitos dos manos”. O consumismo e o marketing enviesado de uma sociedade que passou a valorizar mais o ter do que o ser e não impõe limites criou um geração hedonista que, como diz a música, “só quero ser feliz, e andar de BMW na favela onde nasci…” não importa como. Essa é causa, e a permanecer essa realidade não ainda somente… Read more »

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Há muito tempo, quando tinha “face” discuti com uma professora da rede pública, formada em sociologia, sobre esse tema. Eu discorria sobre que não achava o modelo vigente no Ocidente perfeito mas que detinha em si os mecanismos para seu próprio aperfeiçoamento ao longo da história e dizia sobre o mal que o Marxismo Cultural, impregnado no Ocidente, estava causando em vários setores e inclusive no alarmante aumento do nível de crueldade de uma parcela da população (prefiro chamar assim do que aumento do nível de violência ou de assassinatos). Ela me respondeu dizendo que ela tinha obrigação moral de… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

Puxa, será que me enganaram, quando afirmavam que a limitação do comércio e posse de arma de fogo iria diminuir a criminalidade e principalmente os homicídios? Será que fui incauto ao entregar por troco de pinga arma de fogo registrada sob minha posse? Os políticos recentemente afirmaram que ia ser um bang bang digno do velho oeste se liberassem a posse para defesa, esta liberação principalmente registrada seguindo as obrigações para tê-la, onde os meliantes só precisam ir aqui pertinho e comprar uma de uso exclusivo? Será que eu ia me desfazer da minha Lurdinha (Imbel). Felizmente nunca acreditei nesta… Read more »

Camargoer
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Caro Saldanha. Segundo o relatório do IPEA, o desarmamento da população contribuiu para a redução do número de assassinatos, principalmente porque a maioria dos homicídios ocorrem por causas fúteis (embriaguez, ciúmes, brigas, brigas de transito, etc). O Cel Nery colocou um ponto de vista muito correto ao mencionar que uma pessoal com excelente formação e nível educacional terá condições de avaliar corretamente o uso de uma arma de fogo. Mais de 70% dos homicídios são caudados por arma de fogo, provavelmente por pessoas sem treinamento ou capacidade emocional para possuir armas. Em seu documentário, Michael Moore pergunta por que o… Read more »

Leonardo
Leonardo
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Citar Michael Moore equivale a levar em conta o que diz o brasil 247 a respeito do “gópi”.

Camargoer
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Olá Leonardo. Claro que eu fiz uma provocação ao mencionar o documentário “TIros em Columbine”, contudo a pergunta dele ainda faz sentido. Aliás, a pergunta que fazemos aqui o tempo todo é “por que os EUA tem menos homicídios que o Brasil tendo uma população mair armada?” que é essencialmente a mesma pergunta que Michael Moore fez ao questionar a razão do Canadá ser mais armado que os EUA e ser menos violento. A reposta não é o número de armas, porque o Japão tem menos armas que o Brasil e também tem menos homocídios e Honduras é um dos… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Falta ao brasileiro, assim como para outros povos, Capital cultural, que de certa forma, ajuda a moldar o caráter do indivíduo e da base de raciocínio, impedindo-o de agir (dando respaldo em suas decisões) de modo impensado.

Pessoas que nascem e crescem em ambientes formados por pessoas com maior base cultural, que dão valor aos bons costumes história e tradições, tendem a ser menos violentos e menos corruptos, caso de alguns dos países citados pelo colega Camargoer.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer, No Mapa da Violência tem quantas pessoas foram mortas por armas legais e quantas dessas mortes foram injustas? Bandido não faz exame psicológico para comprar arma, tampouco teste prático. Vai na quebrada e compra. E usa como bem querer. Eles não devem ser o parâmetro para dizer se o cidadão honesto pode ou não ter arma. Lá para cima já comentei, mas demorou para o site liberar e talvez você não tenha lido: a taxa de esclarecimento de homicídios é baixa então não tem como saber a causa da maioria dos homicídios. Em SP, que é o melhor nisso,… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Smoking
Eu pessoalmente acho que toda a culpa é sempre do administrador publico.
Não culpo o Caetano, não culpo o Branco rico, não culpo o pobre, não culpo a esquerda e nem a direita. Eu culpo o cara que passou no concurso e não faz o trabalho dele, culpo o politico que finge que trabalha e só faz tira o próprio da reta. Temos que culpar eles. Somente no momento em que o Brasileiro cobrar do seu politico trabalho, e exigir seus direitos, sem ter medo de carteirada, ai sim as coisas mudam.

Renato Vieira
Renato Vieira
5 anos atrás

Ao meu ver, não somente o Estatuto do Desarmamento mas as demais politicas sociais contribuíram sim para a escalada dos números. Basta ver o degrau ano após ano, com exceção de apenas um. A inversão de valores por parte da mídia, corroborado por sociólogos escrotos e políticos corruptos que enxergam um bandido de arma empunho como apenas vitima da sociedade ou como “suspeito”, enquanto o policial que atira nessa “vítima” é tratado por muitos como desproporcional uso da força, violento e criminoso…..tem contribuído para os números alarmantes, somados a isso, uma audiência de custódia aonde o bandido normalmente é liberado… Read more »

Juvenal Santos
Juvenal Santos
5 anos atrás

O texto não é meu, mas acho que exprimiu bem o Brasil. Não sei quem é o autor, infelizmente: “A grande sacada dos intelectuais criminosos foi incutir na cabeça da população que o objetivo da pena é ressocializar, reeducar. Assim a vítima passa a tolerar o dano que sofre e o criminoso fica livre para agir sem temer as conseqüências. O único caráter educativo da pena é fazer com que outros não desejem praticar o mesmo ato, por isto precisa ser severa. O que realmente diminui a criminalidade é a certeza da punição. Não basta que a pena seja severa… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Juvenal Santos
5 anos atrás

Juvenal
Minha opinião, o foco esta errado, culpe os políticos. Eles administram isto aqui. Se está assim é culpa deles. Sempre. Enquanto nos xingamos de comunistas, anarquistas, populistas, ptistas, e outro monte de istas, a CASTA politico, junto com a CASTA burocrata, nos sugam e levam o Pais a baderna.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Marcelo Baptista
5 anos atrás

Marcelo Baptista, disse tudo. Em quanto nos cegam com cortinas de fumaça as Oligarquias vão fazendo a suas funções de gafanhoto na lavoura.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Eu tive que fazer o curso obrigratório para manusear e o de tiro, para poder comprar e portar arma de fogo. Depois tive que ter uma entrevista com o chefe de polícia, a seguir, tive que enviar o meu certificado para polícia estadual de Massachusetts, que tem acessar a base de dados do FBI e da secretaria de justiça do Estado. Todos este pprocesso foi para comprar minha primeira arma de fogo, uma pistola 9mm. Smith & Wesson MP 2.0. A segunda arma é mais facil de comprar. Esse é um importante direito que temos como cidadão: o direito we… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Pois é Tadeu?
.
Eu não tenho esse direito.
Nem meu irmão que passa todo final de semana com a família em uma propriedade de 100ha no interior.
Nem mesmo meu outro irmão que dá aula e se desloca pela cidade várias vezes dia e noite.
.
Forte abraço,
Ivan, um antigo infante.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Camargoer ( 6 de junho de 2018 at 11:20 ); Os europeus contaram com pesada ajuda financeira dos Estados Unidos, cuja contribuição foi fundamental para a reconstrução da infraestrutura européia e estabilização economica desses países no pós-guerra. Ou seja, houve um agente externo aí, que contribuiu para a sustentação da Europa continental… Impossível tecer qualquer consideração sem se pensar nisso… Um modelo interessante para estudarmos aqui, consiste naquele aplicado nos países nórdicos ( notadamente Suécia e Finlândia ). Veremos aí que o raciocínio do ‘SmokingSnake’ se aplica perfeitamente. Qualquer país que deseje um estado de bem estar social, deve antes… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Camargoer ( 6 de junho de 2018 at 11:41 ); Evidente que existem aí questões socio-culturais que contribuem sobremaneira para a quantidade de homicídios. O que é notório é que os exemplos que citou, Canadá e Japão ( que são dois exemplos bastante distintos ), deixam claro que a arma, por si mesma, não se constitui em fator determinante no tocante as mortes em si, se olhar-mos de uma maneira geral. De toda a sorte, mesmo que não haja qualquer estudo que conheça que possa comprovar culpabilidade das armas em qualquer situação, ainda assim entendo que há de se estudar… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Camargoer ( 6 de junho de 2018 at 11:41 ); Continuando, Seja como for, se analisarmos apenas por estes exemplos ( que são dois grandes extremos, na verdade ), fica claro que, primeiro, a pacificação de uma sociedade sem armas somente seria possível pela presença de um Estado extremamente forte, que exerça um poder extremo e faça imperar leis de alto rigor ( logo ao ponto de deixar uma linha tênue entre o exercício legítimo do poder estatal e riscos a liberdade individual ); e segundo, que se houver a presença das armas, esta deve ser contemplada por leis tão… Read more »

Soldat
Soldat
5 anos atrás

E como sempre digo a politica Humanista dita civilizada só da certo nos EUA ( no mundo justiça e igual a tirania ou fascismo quando se que punir um homicida ou outros monstros), la um atropelador embriagado no minimo 15 anos salvo se a vitima não vier a falecer. No Brasil colocar o coitadinho na prisão por 3 anos já é considerado fascismo a justiça Brasileira é totalmente Hedonista pune a vitima 2 vezes enfim a vitima é sempre culpada de alguma forma a mais clara é essa vira mais um numero na estátisca. Resultado perdeu-se o controle não ha… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
5 anos atrás

O mais grave não são os 62.000 homicídios – cerca de 60% ligados diretamente ao tráfico.

O mais grave são os mais de 1 milhão de ROUBOS anuais, isso sim reflexo direto do Estatuto do Desarmamento.

Convém lembrar que a partir de 2007, o Anuário de Segurança Pública deixou de computar os roubos a residência – que estão diretamente ligados à política desarmamentista conduzida pela dupla PSDB/PT.

Sim, as primeiras campanhas desarmamentistas datam de 1998.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Rafael M. F.
5 anos atrás

Passaram a colocar os roubos a residência dentro da categoria “roubo”. Provavelmente para não dar munição aos críticos.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Columbeli, Apenas complementando, Considero um tremendo equivoco a utilização do termo “educação” para as tarefas que competem a escola. Educação, de fato, é a transmissão de valores. Isso, em um primeiro momento, compete aos pais. O que compete a Escola, em primeira instância, é a transmissão do conhecimento necessário para a formação técnica e cultural de um cidadão, o que inclui o acesso a nossa literatura e artes ( e as ocidentais, como um todo ), além das matérias comuns ( matemática, física, química, etc ). E no que tange a valores, o corpo docente tão e somente os reforça… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

Corretíssimo Colombelli, a formação do indivíduo é, ou teria que ser, responsabilidade da família. Minha falecida mãe, professora “das antigas” dizia: a família forma, a escola informa! Obviamente tudo isso mudou, e os motivos são muito bem explicados e variados em diversos posts desta matéria, e resta evidente que hoje não ocorre nem uma coisa nem outra.

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Colombelli, meu irmão de pago: Educação é bom, bonito, cabem em qualquer lugar e principalmente, como dizia meu avô, veteranos de “23”, cabe em qualquer lugar. Escola dá cultura. A minha cara metade trabalha como coordenadora pedagógica em uma escola particular muito renomada e se vocês imaginassem o que ela passa, principalmente com a geração de país do “filho ode tudo”, do filho(a) que constantemente sofre o tal “bulling, e filho que gosta de bater em professores e por aí vai. Tudo isto e fruto da educação provida estes país pelos grande “babalorixás” das psicopedagia by Piaget, Paulo Freire e… Read more »

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Colombelli, meu irmão de pago: Educação é bom, bonito, cabem em qualquer lugar e principalmente, como dizia meu avô, veteranos de “23”, cabe em qualquer lugar. Escola dá cultura. A minha cara metade trabalha como coordenadora pedagógica em uma escola particular muito renomada e se vocês imaginassem o que ela passa, principalmente com a geração de país do “filho ode tudo”, do filho(a) que constantemente sofre o tal “bulling, e filho que gosta de bater em professores e por aí vai. Tudo isto e fruto da educação provida estes país pelos grande “babalorixás” das psicopedagia by Piaget, Paulo Freire e… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Juarez
Resolvi isso de outra forma:
Os meninos fizeram Karatê Sho-To-Kan desde pequenos,
nunca foram zoados.
O mais velho chegou a faixa preta
O caçula marron.
São homens bem crescidos, não gostam de brincadeiras.
Recomendo crianças em defesa pessoal, reiterando. Defesa Pessoal.

Camargoer
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Olá Carlos. Escolhi outro caminho.
Minha filha estuda violino desde os 3 anos e dança no grupo de cultura japonesa da cidade. Mas estou pensando seriamente em começar a treinar aikido com ela.
Enfim, a atividade é o que menos importa, desde que pai e filha estejam juntos.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Defesa pessoal entra na lista de habilidades fundamentais, serve para evitar conflitos ou pelo menos tornar um resultado positivo mais provável. Não faz mágica mas desenvolve atributos como destreza, controle emocional e cia.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Prezado Ivan,

É lamentável a situação em que se encontra a sociedade brasileira. Desarmada, indefesa, pressionada pelos tais grupos defensores dos direitos humanos. Os assassinos e bandidos vivem impunemente.

O Brasil vive uma guerra civil assimétrica. Um povo violento e armado, massacrando o povo honesto e desarmado.

O Brasil precisa urgentemente de uma revolução educacional, uma reforma jurídica, e uma reformulação constitucional.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Curioso que isso é tipo do Brasil mesmo. Os outros Bric, China, Índia e Rússia não tem esses índices estratosféricos!