sábado, outubro 23, 2021

Saab RBS 70NG

10 mil MRAP para tropas no Iraque

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Em 20 de fevereiro foi entregue o 10.000º MRAP Veículo Protegido contra Emboscadas e Minas às tropas que estão operando no Iraque em cerimônia realizada no Campo Liberty. Esses veículos salvaram a vida de milhares de soldadosdesde que entraram em serviço no TO iraquiano, em abril de 2007. Mais de 11.700 veículos foram entregues para a área de operações do Comando Central dos EUA, sendo que só no Iraque são 10.000.

O General de Brigada Michael Lally, comandante da 3ª Brigada de Apoio Expedicionário, disse que em uma oportunidade um de seus MRAP teve a metade frontal arrancada pela detonação de um Dispositivo Explosivo Improvisado (IED), e os seus três tripulantes conseguiram sair do veículo e retornar sem ferimentos.

Os MRAP quando chegam ao Iraque são distribuídos pelas unidades respeitando o critério da ameaça de cada área de operações, pois em algumas regiões esse tipo de emboscada é maior do que em outras.

Os MRAP estão passando por um serie de modificações baseadas nas experiências da tropa, como: melhoria na blindagem, suspensão, assentos, dirigibilidade noturna, entre outras, e frota tem atingido uma disponibilidade de 95%.

FONTE: Notícias do Corpo Multinacional no Iraque

- Advertisement -

52 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bidas
bidas
12 anos atrás

Só para os incrédulos, considerando que os EUA tenham cerca de 140000 homens por lá(mais coisa menos coisa) e que no máximo o um MRAP leva 10 tripulantes (tipo o RG-33 6X6) mas o normal é transportar menos tipo 5 ou 6. 10000 MRAP’s ainda parece muito?

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Aqui no Brasil,qual o veículo blindado que nós temos capaz de dar proteção para emboscadas e IED”S num conflito assimétrico?

sds.

Excel
Excel
12 anos atrás

Que máquina de guerra fabulosa são os Estados Unidos. Se não fosse por seu uso político questionável seriam admirados incondicionalmente. Anyway … belas máquinas esses blindados.
Aliás tá aí a prova de que não se vence os EUA pela via militar, mas por outros meios como a financeira ou política, pois recursos materiais para a guerra eles tem mais do que quase todos os demais países juntos.

Claudio
Claudio
12 anos atrás

Respondendo a pergunta acima, para resistir ao ataque de uma IED como existem no Iraque só os nosso tanques, os Urutu / Cascavel não agüentariam.
Na verdade se armadilha for umas três granadas de 155mm nem os nossos tanques dão conta do recado, por sinal nem um tanque Abraham.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Nada como o emprego real para desenvolver um equipamento.

LeoPaiva
LeoPaiva
12 anos atrás

É realmente uma bela máquina, perfeita para o fim a que se propõe, e a quantidade também impressiona, entretanto, lembremos que boa parte dos Merkava destruídos no Líbano, na última ofensiva, foi alvo de IEDs e não de RPGs, ou seja, se o IED for potente não há veículo forte o suficiente para garantir a integridade da equipagem, sorte dos soldados que a maioria dos dispositivos tem baixa ou média potência. E por falar em ameaça a blindados, os russos lançaram no final de 2008 uma nova versão de RPG, o RPG 30, apelidado de “Matador de Abrams”, ele possui… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

LeoPaiva,

Como vc mesmo citou em correta observacao nao ha blindagem que defenda contra tudo, como dizem os engenheiros de combate “nao ha problema no mundo que nao possa ser resolvido por explosivos suficientes.”

Mas como tudo isso e um jogo de gato e rato, ja que os insurgentes tem que agora enterrar/esconder maior quantidade de explosivos para tentar destruir um MRAP eles acabam ficando expostos por mais tempo fazendo isso, sendo assim mais capazes de serem neutralizados pelas forcas da coalizacao.

Sds!

henrique
henrique
12 anos atrás

O exército brasileiro precisa urgentemente desse tipo de veículo, visto q nossa cavalaria não tem veículo leve blindado para transporte de infantaria. Ao meu ver a aquisição desse tipo de veículo é até mais importante que o novo veículo de transporte de tropas que esta sendo desenvolvido.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
12 anos atrás

11 mil? Nãopode…tem que ter algo errado nessa conta!

Dalton
Dalton
12 anos atrás

Rlobo…

Só para contrariar, rs…mas, o que o Yamamoto disse, ao menos no filme, foi:

” acordar um gigante adormecido ” e nao um tigre.

Há uma quase unanimidade hoje no sentido de que ele nunca disse tal frase. Foi um efeito a mais no excelente filme “Tora Tora Tora”.

Mas…se ele nao disse, ele certamente pensou algo parecido, pois ele , mais do que ninguem, havia morado nos EUA e havia comentado entre seus pares sobre o poderio industrial americano e a capacidade do povo americano, tambem.

abraços

LeoPaiva
LeoPaiva
12 anos atrás

Marine, Acredito que a estratégia de vigiar constantemente as rotas mais utilizadas não seja uma tarefa fácil e eficiente dada a extensão do território, há tempos foi publicada uma reportagem sobre sistemas rádios-eletrônicos – JIN [ neutralizador geral de IED] e NIRF [neutralizador de radiofreqüência IED], produzidos no intuito de evitar o comando de detonação do IED via rádio ou celular, não sei se essas idéias prosperaram, me pareciam boas. Acho mais confiável usar tecnologia junto com métodos de vigilância (VANTs por exemplo), do que apenas tentar flagrar os membros da resistência (Iraque), ou dos grupos associados a terroristas (Afeganistão,… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

11.700 veículos??? fala sério! não seria 1.700? quantos militares americanos estão atualmente no Iraque? 150mil? se forem 10.ooo caminhãozinho dá para tirar todos os americanos de lá em 2 viagens! 🙂

Abraços
Francisco

Marine
Marine
12 anos atrás

LeoPaiva, Pode ter certeza que ninguem esta colocando batalhoes espalhados por rodovias como se fosse passeata para vigia-los. Existem varios metodos de ECM desde em humvees ate em C-130s mas nao vou comenta-los aqui por razoes de seguranca mas obviamente nao funcionam com IEDs que sao “hard-wired”. Existem diversos tipos de IEDs como ja comentei aqui antes: senao based stations, hard-wired, cell phones, washing machine type timer, pressure plate, EFPs e muitas outras cada uma tem suas vantagens e disvantagens e existem metodos e TTPs diferentes para derrota-las. O segredo e inteligencia confiavel para quebrar a cadeia logistica das celulas… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

Francisco AMX,

O numero e correto e demonstra a capacidade industrial americana em tao pouco tempo principalmente quando o programa MRAP foi considerado o de maior prioridade de aquisicao do pentagono.

Sds!

Flamenguista
Flamenguista
12 anos atrás

Politicamente é muito mais caro as baixas americanas do que todos esses carros juntos. O interessante é que essa idéia de MRAP foi dos sulafricanos, se não me engano.

Marine
Marine
12 anos atrás

Flamenguista,

Voce esta absolutamento certo nos dois pontos!

Semper Fidelis!

Hornet
Hornet
12 anos atrás

Cinquini,

eu particularmente adoro os Beatles, como vc sabe. Foi só uma zuação.

E essa música do vídeo é fantástica. Como eu também adoro jazz, o Louis Armstrong é um dos meus heróis…

mas fala baixo porque os iraquianos da foto já estão zangados com esse papo musical todo…hehehehe

abração

Hornet
Hornet
12 anos atrás

ops…postei no link errado…acho que já estou com sono…esqueçam esse post acima…

Hornet
Hornet
12 anos atrás

o post errado era para o Cinquini, num comentário que ele fez na matéria da retirada das tropas dos EUA no Iraque…é a idade, já estou variando das idéias…hehehe

RLobo
RLobo
12 anos atrás

10.000 veiculos? meu Deus do céu!!
Acho que já está na hora dos EUA invadirem e ocuparem o Brasil rsrsrs já pensaram como tudo ia ser modernizado e trocado?
Sem contar que trocariam o principal… os ocupantes de Brasilia e dos estados rsrsrs
Brincadeira!!!
Não acordem o tigre, já dizia o almirante Yamamoto!

Patriota
Patriota
12 anos atrás

Caramba nossa força de blindados é uma piada perto da dos EUA

RLobo
RLobo
12 anos atrás

Dalton… é verdade… a palavra tigre rima com gigante rsrsrsrs
Numa eleição um candidato a governador chegou na cidade de Cascavel e na hora do seu discurso, subiu no palanque bebim bebim rsrsrs e começou a discursar… meu povo de jararaca (foi um corre corre entre os puxa saco) até que um deles chegou pro candidado e disse baixinho “Dr. não é jararaca é cascavel”, o que o candidato respondeu: é tudo cobra venenosa, é tudo a mesma coisa!!!
Então meu caro Dalto… Tigre e gigante é a mesma coisa rsrsrsrs
Um grande abraço!!

LeoPaiva
LeoPaiva
12 anos atrás

Para falar a verdade eu tenho a solução perfeita para evitar os IEDs no Iraque, 100% garantida, nunca mais um soldado será atingido por IED ou qualquer outra arma, é só os EUA se retirarem em definitivo, parando com essa invasão criminosa e ilegal, façam como no Vietnam, arrumem uma “Paz Honrosa” e vão saindo de fininho, alguns milhares de cada vez, e o último que sair apague a luz. De um lado restarão apenas as lembranças negras de 1,5 milhão de mortos, o país arrasado, e mais de 4200 viúvas americanas, do outro lado ficam a indústria Bélica americana… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

Marine! capacidade industrial tem minha empresa! os USA é outra coisa uhauhauhaauh

Abraço Diretor ou Chairman! como preferir! 😉

Francisco

Marine
Marine
12 anos atrás

Francisco AMX, Hehehe, pois e eu acho que por causa das baixas americanas nessas guerras o pessoal as vezes se esquece do poderio militar do pais, nao da pra argumentar com 500 bilhoes de dolares de defesa por ano, mais porta-avioes do que o resto do mundo, centenas de navios, milhares de tanques de primeira linha, milhares de cacas e bombardeiros, armas nucleares aos milhares, o maior numero de tropas de elite e FEs do mundo… Nao vou falar sobre politica mas com relacao a capacidade militar e um imperio igual nunca se viu na historia e o pessoal as… Read more »

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
12 anos atrás

Pô Marine,

Vc falando desse jeito, minha depre como brasileiro patrióta dispara. Tinha que lembrar da Barroso???????? E ainda por cima, comparar com os dois Nimitz.

Pegou pesado,rs,rs,rs.

abraços.

Marine
Marine
12 anos atrás

Vassily, Beleive me, eu tambem fico deprimido as vezes com o nosso estado mas acho que finalmente tenhamos acordado para o assunto defesa. Apenas quis fazer uma pequena comparacao so pra nao perdermos a perspectiva do real poder americano. Ja eram imbativeis em guerra convencional agora entao depois de 8 anos de guerra com centenas de milhares de tropas veteranas e conhecimento adquirido e aprimorado em guerra assimetrica ate os ingleses que eram considerados o estado da arte nisso ja passaram a tocha para os EUA. Muitas das decisoes estrategicas podem ter sido falhas mas na ponta da lanca as… Read more »

WAR
WAR
12 anos atrás

Sou um fã do sucesso e eficiência americanos e de seu sistema político e econômico (tirando as coisas erradas que existem em todas as atividades humanas). Precisamos imitá-los no que tem de bom. E, todos devem aceitar e entender, SÃO NOSSOS ALIADOS, NEM QUE TEMPORÁRIOS. Agora, este ufanismo do amigo marine pode ser contestado de várias formas, a saber: – Não tiveram coragem de invadir (merecidamente..) Cuba, com medo, não só das baixas (engolíveis, claro) mas, principalmente, dos mísseis nucleares russos. Os velhinhos daqui devem se lembrar. – Após apanharem dos chineses na Coréia (e dos russos, nos ares da… Read more »

Dalton
Dalton
12 anos atrás

WAR… Também sou um fã como voce, e testemunhei muita coisa interessante por lá, visitando bases navais, museus, campos de batalha e por aí vai… Mas, só trocando uma ideia, acho que sou um dos poucos por aqui que nao considera o Vietnã uma derrota para os americanos e escrevo isso com total imparcialidade, deixando de lado preferencias pessoais, pois assim como tem muita gente boa lá, tem muita gente ruim tambem…como em todo lugar. Em primeiro lugar, foram os norte-vietnamitas que propuseram um cessar fogo, depois que os americanos finalmente começaram a bombardear pesadamente o Vietnã do Norte. Ofensivas… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Os EUA ainda são a maior potência militar do mundo, mas essa capacidade militar não irá durar muito tempo, com essa crise que é pior do que vocês imaginam, e com a queda do PIB americano em relação ao resto do mundo, as forças militares americanas passarão por uma reestruturação em breve e inicia-se nesse governo de Obama, é impossível manter os gastos astronômicos americanos em suas forças armadas, para vocês terem uma idéia da queda do PIB americano em relação ao resto do mundo em 1929 era 50% do PIB mundial, no início do ano passado eram 26%, e… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Sem contar que a dívida pública no final desse ano deve atingir 12 trilhões de dólares e o PIB americano é de 14 trilhões, o deficit será de 1,7 trilhões esse ano com juros de 0,25%, imagine se os juros fossem maiores.

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos, Respeito sua opiniao amigo mas voce esta enganado, vivo aqui e apesar dessa ser a pior crise das ultimas decadas ela esta afetando o mundo todo e nao so os EUA, se o pais cair, cai o resto do mundo junto! Se nem a depressao de 1929 acabou com o pais nao sera essa agora, mas concordo que os tempos de festa acabaram aqui por pelo menos alguns anos. Com relacao as FAs voce esta enganado mais uma vez, pois o orcamento para os proximos dois anos ainda vao contar com um aumento de 20 bilhoes de dolares comaparados… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine Os EUA cairem o mundo não cai não é muita pretensão, os outros 74% do PIB mundial dão conta do recado, agora diversos países sofrerão com a queda do império, o mundo sofrerá um pouco mas no final dará tudo certo, quanto a queda será rápida porque durará muito tempo esta crise 2 ou 3 anos e se um país não cresce durante 4 ou 5 anos perde muito de sua força econômica para manter uma força armada muito poderosa como esta, quanto ao orçamento doas forças armadas dos EUA tenho certeza que será cortado, é assim em todo… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine

Só para vc ver a capacidade de recuperação dos países, em dezembro a venda de carros no Brasil caiu 50%, em janeiro subiu 15% e fevereiro 25% e já voltou ao normal, tendo fila de 40 dias para chegar um carro depois de comprado, se os EUA caírem problema deles o mundo supera isso.

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

uam crise que nem esta o Japão passou 10 anos para superá-la, com baixissimos indices de crescimento, ou seja 10 anos de recessão, a crise foi idêntica.

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos, O orcamento vai ser aumentado em 20 bilhoes, voce pode procurar em qualquer jornal americano ou ate nas websites do governo, o orcamento acabou de sair essa semana. Ja com relacao a crise mais uma vez concordo que e braba mas como vc mesmo disse o Jappao passou por uma de 10 anos e ainda e a segunda maior economia do mundo – dificil dizer que isso foi o fim do pais ne? Da mesma forma sera os EUA, nao sera o fim dele. O que quis dizer que seria o fim do mundo tambem e a economia global… Read more »

WAR
WAR
12 anos atrás

Parceiros bogueanos, Dalton em 28 fev, 2009 às 11:43 Os políticos estavam no comando! Foi o que falei, eles sempre estão. Quem administra os países são eles (ou o Hitler, o Stálin o Chaves, o Pinochet ou o Fidel,que foram ou são anomalias humanas, frutos dos problemas sociais locais). Os militares, são técnicos de um tipo especial e tem que ser tratados como tal (com regalias etc). Quando se candidatam, democraticamente (como Ike, nos EUA, De Gaule, na França, Lott no Brasil, que perdeu fragorosamente para o idiota do Janio Quadros), não raro são bons e honestos governantes. Quanto às… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

WAR, Desculpe se fui simplista no meu argumento e voce tenha levado-o como apenas alguem se gabando. O que quis dizer com “invencivel” e que hoje em pleno 2009 (Nao quero dizer ha 10, 50 ou 100 anos atras) nao ha uma marinha no mundo capaz de afundar a USN, ela nevega com impunidade pelo mundo com total controle e capacidade de projecao de poder. Nao ha forca aerea no mundo hoje capaz de varrer a USAF dos ceus, ela e capaz de atingir qualquer alvo no mundo ao comando do presidente, qual cidade do mundo capaz de prevenir uma… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine

Os EUA terão seu PIB reduzido em 1,5%, O Brasil crescerá no mínimo 0,5%, mas a expectativa é de 3%, só porque os EUA vão mal das pernas não quer dizer que o mundo também vá ficar do mesmo jeito, a China crescerá de 4 a 7%, os EUA tendo crise com certeza diminui o crescimento dos outros países mas não os impede de continuar crescendo.

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine

Esse pensamento de invencibilidade era o que predominava antes do vietnã, o que ganha guerra não são armas nem caças, tanques ou navios, o que faz ganhar a guerra é a determinação de seu povo em vencer.

Basta ver Israel tendo o 5º mais poderoso exército do mundo e não consegue subjugar os palestinos, Israel só derrotará os palestinos se aniquilar todos, porque eles lutam mesmo sabendo que morrerão muito mais que os Israelitas, como derrotar um povo como esse? o mesmo aconteceu com o vitnã, com a Rússia na 2º guerra, a história ensina isso muito bem.

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

correção

morrerão muito mais palestinos que israelenses.

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos, Nao foi isso que quis dizer, com certeza havera paises que vao creser mesmo com a economia americana diminuindo esse ano. Agora a economia americana nao vai parar de crescer para sempre, em 2010 ela estara nivelada ou crescera meio ponto e ninguem vai passar os EUA por causa de uma ano ruim, eles nao chegaram aonde estao em um ano e nao sera um ano que vao acabar com eles. A Europa esta passando tantas dificuldades quanto os EUA e tambem o Japao, a Russia esta muito pior, a China diz oficialmente que esta bem mas todos nos… Read more »

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine

Os EUA ainda serão a maior economia do mundo por pelo menos uns 20 anos, não duvido disso, mas o que estou dizendo é que seu exército não ficara nesses patamares por muito tempo, daqui a 3 anos vamos ver quantos caças, e porta-aviões os EUA terão…eu acredito que em 5 anos o orçamento militar será reduzido em 1/3 no mínimo e que vai começar a ser reduzido no ano que vem….aí no ano que vem veremos se aumenta o orçamento militar, mesmo estando previsto, orçamento é previsão.

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos, Com certeza determinacao conta mas nao existe determinacao no mundo que compense por falta de equipamento ou treinamento se nao todos os exercitos do mundo iriam dar palestras de motivaccao 24hrs por dia ja que seria muito mais barato do que comprar tanques… Israel pode acabar com os palestinos a hora que quizer! O que os impede e a opiniao publica internacional, essa era de “political correctness”, essa era de que tudo e qualquer coisa ofende a todos, somos todos tao sensiveis hoje…Nao digo que seria com poucas baixas mas Israel varreria os palestinos para o mar se quizesse… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos,

1/3 de reducao e impossivel no cenario atual com as responsabilidades atuais, teriam que cortar todos os projetos novos e botar centenas de milhares na rua e isso nem Clinton ou Carter fizeram. O clima politico para isso nao existe hoje, o povo nao aceitaria que as FAs fossem canibalizadas dessa maneira.

Mas vamos esperar pra ver como disse antes pra ver quem esta certo.

Abracao!

paulo s
paulo s
12 anos atrás

porque esse pessoal de esquerda sempre diz os eua foram derrotados militarmente no vietnam. a derrota foi politica dentro do proprio pais,por pressao da midia e do pessoal do policamente correto.
estou começando a achar que essa gente tem inveja dos eua
sera que eles bebem coca cola?
sera que eles usam internet?
boa noite a todos

marlos barcelos
marlos barcelos
12 anos atrás

Marine A opinião pública faz parte da vontade de vencer, continuo achando que Israel só vence os palestinos se matarem todos e tem condições para isso, mas é inviável, no mundo de hoje ninguém deixaria, nem os EUA tem força para exterminar um povo, veja os EUA no Iraque venceram a guerra? ainda está em guerra na minha opinião, fdominou território mas o inimigo continua a lutar e enquanto tiver inimigo tem guerra ou estou errado? é impossível derroar uma nação que não se entrega, vc pode tomar territórios mas vão sempre ter que ficar lutando e perdendo soldados, pra… Read more »

Dalton
Dalton
12 anos atrás

Oi Marlos… Acabei de chegar e pelo visto vc andou dando trabalho para o Marine hoje…rs Ninguem melhor que o Marine para responder mas acho que ele responderá algo parecido com o que penso: A guerra no Iraque já acabou faz tempo. O que existe lá é uma operaçao policial. O governo anterior foi DESTITUIDO e no lugar existe outro, com um longo caminho a percorrer, é verdade. Os proprios Iraquianos querem os americanos fora de lá, e para isso já disseram que estao preparados para assumir no ano que vem. Os tais blindados, provavelmente boa parte ficara com o… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
12 anos atrás

O mais perto que temos dele é o GUARÁ e o AV-VBL da AVIBRAS que o Brasil não compra. No Haiti os militares usavam coletes comuns “pindurados” nas portas e laterais das Land Rovers para “tentar” se proteger. Uma vergonha total !!!

Esses veículos são de muita utilidade principalmente em conflitos urbanos.

Marine
Marine
12 anos atrás

Marlos, Guerras sao eternas…mesmo porque a palavra ja foi usada e abusada com guerra contra as drogas, contra a fome e por ai vai entao ja nao da mais para dizer o que e o fim de uma guerra. Isso tambem e irrelevante, o fim do conflito existe quando um dos lados considera cumprido seus objetivos ou quando considera o fim nao mais justificativos dos meios e do esforco de guerra. Nosso debate nao e sobre o Iraque e sim sobre a dominancia militar e economica americana hoje e isso e incontestavel. com relacao ao Iraque nao estou aqui para… Read more »

Últimas Notícias

Recife (PE) sediará a nova Escola de Formação de Sargentos do Exército

O CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO INFORMA: Na 339ª Reunião do Alto Comando do Exército, realizada de 18 a...
- Advertisement -
- Advertisement -