A Rússia afirmou no dia 17 de março que assinou um contrato para o fornecimento dos potentes mísseis S-300 ao Irã, dois anos atrás, mas disse também que as entregas ainda não começaram, pois dependem da “situação internacional”. Segundo alguns especialistas, os russos estão jogando com o Ocidente, com sua capacidade de desestabilizar a situação no Oriente Médio.
EUA e Israel se opõem ao fornecimento do sistema de defesa aérea S-300 (SA-10 Grumble), pois eles poderão proteger instalações-chave do Irã, como mísseis balísticos.

NOTA do BLOG: Enquanto isso, o Brasil continua dependendo de pequenos mísseis lançados de ombro para a defesa antiaérea de suas instalações estratégicas.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Xavier
Victor Xavier
15 anos atrás

Olá, galante… e o nosso astros ? não conta ?

Mauricio R.
Mauricio R.
15 anos atrás

Astros, não é sistema de misseís antí-aéreo.

Mas e aí, não há um veto ao fornecimento dessa classe de equipamento ao Irã???

Que tal a OTAN incorporar a Georgia e a Ucrânia???

Afinal se é conveniente aos russos pentelharem o Ocidente, a recíproca tb é verdadeira.

welington
welington
15 anos atrás

Mauricio R., Que tal os Russos colocarem em Cuba soldados, armas, ICBMs, bombardeiros táticos e pesados incluindo o TU-160, submarinos de ataque convencionais e nucleares, submarinos nucleares SSBN, cruzadores, caças de superioridade aérea, sistema antimísseis e/ou sistemas de defesa antiaérea, ETC. Será que desta forma os EUA iriam parar de fazer suas peripécias mundo a fora? O Irã tem o direito de possuir armas nucleares se este for seu desejo, assim como também o temos, desta forma o Irã terá um maior respeito no cenário internacional assim como Israel o tem, mas o principal motivo para o Irã possuir tais… Read more »

marcelo
marcelo
15 anos atrás

olha o wellington falando abobrinha aí geeeeeeeeeeeeente.

welington
welington
15 anos atrás

…………..

Fernando Gonzales
Fernando Gonzales
15 anos atrás

Para Victor Xavier, meu caro a muito tempo quem “Pentelha” os outros se chama EUA, se não fosse a contrapartida Russia – China, os EUA ja teriam abocanhado metade da America Latrina, e naõ pensa que isso seria bom, como pensa alguns ignorantes brasileiros, pois eles sempre vão nos tratar como gente de terceira categoria, portanto para de ver filmesinho americano disendo que eles são bonsinho, porque não são, não esqueça que foi eles que armaram a ditadura por aqui, o unico objetivo dos americanos é manter o mundo sob seus pés e os latinos como escravos…Quer ser escravo?

Raphael
Raphael
15 anos atrás

Putz Fernando, se voce quer dizer escravo igual aos Japoneses, Alemaes e Sul Coreanos??

Quero sim.

Igor
Igor
15 anos atrás

Ah ta … Até parece que os EEUU e as demais potências querem outros concorrentes.
Respeito a opnião do Welington, não acho que seja abobrinhas.

Douglas
Douglas
15 anos atrás

o Ira é uma teocracia medieval que apóia o terror islâmico, massacra opositores, oprime mulheres, e defende a aniquilação do estado de Israel.

A venda da russia é uma provocação sim.

Colocar no mesmo plano potencias europeias e os EUA com o Ira não é cabível.

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

Mudando de assunto…
Alguem sabe a qnts anda os nossos Ingla? Li uma vez, tem tempo ja, que os testes com eles haviam sido um fiasco…alguem sabe alguma informação concreta sobre isso????
Abraço!!

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Pois é…os EUA sao uma droga mesmo. Criaram aquela tal de lend-lease bill. mandaram para a URSS desde milhares de caminhoes studebaker sem os quais os russos nao poderiam enviar tropas e suprimentos ao front e onde montaram seus katyusha. Milhares de avioes, só de P-39 foram 4600; milhares de tanques e veiculos blindados para apoio de infantaria; toneladas e toneladas de comida, remedios e roupas… os proprios revisionistas russos estao começando a reconhecer esta ajuda, já que nao é considerado traiçao hoje em dia. Escravidao? Perguntem aos Paises do leste europeu o que acharam da dominaçao russa. Eu pessoalmente… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Galante,

Realmente e vergonhosa nossa capacidade anti-aerea, quer seja no EB, MB ou FAB…parece que nao aprendemos as licoes das ultimas guerras no mundo.

Colegas,

Olha vou ter que concordar com o Douglas e Raphael, Ira com armas nucleares tem que ser muito ingenuo pra achar que beneficiaria o mundo…E esse negocio de fulano tem direito e muito bonitinho no papel mas na realidade….

Abracao!

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Fico chateado que o Brasil não esteja cogitando um sistema de defesa aerea como esse o o S-400, são as únicas garantias de defesa contra uma potência maior… na minha opinião até mais importante que o F-X2, pois com o que temos podemos nos virar contra todos os países latinos, já contra uma coalizão de potências, “interessadas” em “salvar” a amazônia ou contestando os recusos da Amazônia Azul como internacionais (este é o mais provável conflito de grande proporções por recursos naturais nos próximos 50 anos, apontado por especialista militares do mundo todo, quer dizer…se acontecer algo de grande na… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Wellington seguindo seu raciocinio entao todo cidadao do mundo tem o direito de possuir um AK-47, pode levar pro shopping center, pra praia, churrasquinho com os amigos e ate no Maracana nos domingos…Imagine so que utopia maravilhosa todos os torcedores do Flamengo e Fluminense com seus AK-47s ja que eles tem o direito como qualquer outro impondo respeito um no outro… Lindo no papel a teoria do direito ne? Na verdade nao funciona, mas se houver quem disocrde comece uma peticao para armar todo mundo no Brasil com AK-47 ja que e o direito comum…Assim todo mundo vai impor respeito… Read more »

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Oooops…esqueci de finalizar. Quanto a questao do Irã, nunca vi os EUA ou a Russia dizerem publicamente que Israel deve ser riscada do mapa. Nunca os vi negarem o holocausto ou nao reconhecerem Israel. Em suma, a bomba nas maos dos Aiatolás que realmente controlam o Irã é muito mais perigosa do que nas maos de russos e americanos até pelo fato do radicalismo extremo que lá impera. Quanto a populaçao iraniana, há muitos que nao estao satisfeitos com o atual regime, mas talvez a eleiçao de um novo Presidente agora em junho, que seja mais moderado, contribua para uma… Read more »

welington
welington
15 anos atrás

Marine sou a favor do porte de armas para cidadãos de bem, pois a policia não esta em todos os lugares e todo o tempo, desta forma o cidadão tem o direito de possuir uma arma de fogo para se proteger de possíveis agressores, porem para isto acontecer seria necessário um treinamento continuo com revisões periódicas (Mentais e físicas) como na CNH brasileira alem claro da constante fiscalização para não haver pessoas não autorizadas com tais armamentos, um fuzil não, mas uma pistola sim, se o suposto cidadão agredisse outro com sua arma de forma a nãos e defender e… Read more »

Patriota
Patriota
15 anos atrás

pessoal Para os EUA qualquer coisa que não os favoreça é uma “ameaça” Israel é um país tão perigoso como o Irã eles simplesmente não sabem o que significa direitos humanos matam mulheres e crianças atacam comboios da ONU sem dar satisfação a ninguem pq são os amiguinhos do tio sam, qual é? esta ideologia anti russa da ditadura militar sempre foi ridicula simplesmente uma paranoia Uma coisa posso lhes dizer os russos seriam os melhores fornecedores de armamentos para o Brasil quase sempre estão dispostos a vender o que tem de melhor, sou a favor sim de que os… Read more »

welington
welington
15 anos atrás

Claro é muito mais seguro Israel possuir armas nucleares do que o Irã…

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Dalton! menos colega, menos! 🙂 Ah, e sou americanista no jeito de ver as coisas e viver, e defendo o “ruim com eles! pior sem eles”! Concordo com o que vc diz, mas me parece que a ênfase é enfática demais a os USA, na verdade os USA fizeram o que fizeram pq sabiam que sucumbiriam caso o eixo levasse a melhor! não foi para ajudar a Russia ou a França! todos os vencedores lutaram pela própria sobrevivência e vale lembrar que, a França foi o mais radiacal país a condenar a invasão da Polônia em setembro de 1939, declarando… Read more »

welington
welington
15 anos atrás

A única forma de reprimir possíveis agressores em um ataque inimigo ao Brasil como diz o Francisco AMX para defender a Amazônia seria um arsenal nuclear ninguém nem pensaria em tal situação se possuíssemos um arsenal nuclear.
Um abraço a todos.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Patriota,

voce nao está generalizando esta questao de estupro nao?

Houve casos de estupro cometidos por integrantes da FEB na Italia em 1945.

Pervertidos existem em todo lugar. Eu enquanto soldado jamais cometeria um absurdo destes e vc ? Tenho certeza que nao tambem, entao porque esta necessidade de tentar provar que os americanos sao demonios?

Minha experiencia é completamente diferente da sua, conheci pessoalmente muitos veteranos, até um piloto de B-25, e tem gente boa lá assim como tem na Russia , China e etc.

abraços

welington
welington
15 anos atrás

Claro esqueci dos ICBMs de longo alcanse eficientes!

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Ah e lembro ao amigo, tb, que a Inglaterra sofria até 1941 com a Blitz aérea, quase dizimando a RAF… e os USA o que fez além de mandar suprimentos??? só declarou guerra ao eixo quando o seu calcanhar foi mordido (PearlHarbor)! e te digo! acordou tarde, mais aida bem que acordou!

Abraço!

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Claro Francisco, as vezes deixo-me levar pela emoçao, afinal sou neto de italianos, sabe como é… mas o fato é que eles fizeram, claro que era uma luta de vida ou morte, e nao tiro o merito russo nao, apenas, é bom lembrar ou entao informar que a Russia nao venceu o eixo sozinha como já tive oportunidade de ler aqui. Resolvi deixar de apenas ler e comentar, e olha, só nao desisti deste blog , por causa dos editores excelentes e por pessoas como vc, o Marine, Bosco, Hornet, Vassily, Coral Sea, e olha a lista é grande mesmo.… Read more »

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Francisco,

Pearl Harbor fez o que o Presidente Roosevelt tentava já fazia 6 anos. Unir o Pais. Pois até entao, a politica era de isolacionismo, já que os europeus nao concordaram com as propostas americanas após a primeira guerra mundial e acabaram cavando eles mesmos a segunda guerra.

Wellington,

EUA serem “santinhos”? Seria o maior trouxa do mundo se assim pensasse. Nao é o caso nao, ter simpatia e tenho meus motivos, é uma coisa, mas, aceitar tudo que eles fazem seria muita ignorancia minha.

abraços

welington
welington
15 anos atrás

Dalton tenho simpatia pelos EUA, Rússia e Alemanha todos grandes desenvolvedores bélicos com cientistas gênios, mas não concordo com a invasão do Iraque, com a política interna Russa e muito menos com o nazismo, mas sei diferenciar as coisas, nestas nações em sua maioria existem pessoas boas, porem o que muitos pregão é que ou a Rússia é o Demônio do mundo e a outra parte prega que os EUA são o satanás e isto esta errado e digo mais, é puro preconceito.
Abração Dalton.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Tá na minha lista agora também Wellington!

É isso mesmo. Preconceito nao leva a nada.

abraços

welington
welington
15 anos atrás

Thanks DalTon!!!
Também te considero junto a uns 12 aqui do BLOG sendo os mais sensatos e que pensam simplesmente no melhor para o país e para o mundo.

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
15 anos atrás

Senhores, “eu ví em algum lugar´´ que existe sim, por parte das FAas, projetos na área de Sistemas de Defesa Aérea, pelo que sei existe pesquisas tanto no que se refere ao tipo MANPADS, bem como sistemas montados em veículos. Para que os senhores tenham uma melhor noção, um passo importante neste sentido, foi o desenvolvimento do Radar tridimensional totalmente nacional SABER X-60(M-60 quando estiver em produção)com 60 km de alcance. Gostaria de alertar, que inclusive já existe estudos para o desenvolvimento de uma versão robustecida do mesmo, com o alcance de 200 km. Este é apenas o primeiro passo,… Read more »

M. Torres
M. Torres
15 anos atrás

Cara nos dvia é compra alguns desses ai tb.
nossa capacidade anti-aérea conta só com uns misseis portateis de ombro e uns canhoes anti- aereos
vamo compra uns so pra derruba os SU-35 da Venezuela
Russo contra Russo

pedro
pedro
15 anos atrás

Essa noticia é requentada. No ano passado o Medvedev já tinha afirmado a transferência dos S300 e outros sistemas de defesa aérea ao Irã. E tem que transferir sim, afinal quem vai pagar é o iraniano, não sou eu, o orçamento é deles e eles gastam como quiserem….Israel joga bomba de fósforo em crianças e não pede permissão a ninguém, os EUA invadem o Iaque atrás de petróleo e também não pedem permissão a ninguém, então vamo esquentar um pouco o clima para quem quiser agredir o Irã como fizeram com o Iraque… Os equipamentos russos não são o “lixo”… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Nossa, fui na academia agora e olha o tanto que perdi…hehehe Wellington, tenho o maior rspeito por voce e pelo pessoal como o Francisco AMX, LeoPaiva, Bosco, Hornet, Cinquini, Dalton, CoralSea, LM, RL, Vassily, Mauro e outros…(desculpem a quem nao mencionei…)Alias fora os editores existem uns 15 que sao a alma do blog… O que quiz mostrar e que muitos paises nao sao confiaveis com tais armas e por isso na minha opiniao nao devem te-las, assim como todos cidadao tem sim o direito de se defender nem todos sao confiaveis com armas andando pela rua e por isso nos… Read more »

pedro
pedro
15 anos atrás

(….)a confiabilidade e a letalidade do equipamento russo.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Sou considerado ” americanofilo ” e provavelmente odiado por muitos aqui, mas nunca tive problemas em reconhecer a eficiencia das armas russas.

Tenho até livros e modelos sobre o assunto, seja navios, avioes ou tanques.

Portanto me odeiem por outros motivos.

Let´s roll

pedro
pedro
15 anos atrás

Longe disso Dalton! Pessoalmente nada contra os americanófilos. Também critico os russófilos se seus “super SU 35” ou os “quanticos PAK FA” que não saíram do papel ainda. As duas torcidas são um pouco como de “futebol”, (o seu é ruim, o meu é bom), quando na verdade ambos os países tem equipamentos acima da média. Nesse caso o S300 e o S400 estão acima da média daquilo que os EUA podem apresentar como ameaça aérea, mesmo levando-se em conta o tão temido F22…Assim como os NAEs americanos e Arleigh Burkes estão acima da média do que o mundo pode… Read more »

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Se esses sistemas chegarem ao Irã a coisa fica feia pro Ocidente. Mesmo. Não duvido que os EUA comece a por os F-35 em produção correndo, acabe com os cortes ao programa F-22 e até mesmo libere estes sistemas para Israel e membros da OTAN. O S-300 e S-400 desestabilizam qualquer cenário!

cleuber
cleuber
15 anos atrás

O Tio San ta provando do veneno lançado na Georgia e em tantas outras situações!Os S-300 ao contrario dos que dizem que os equipamentos militares russus são de 2° são um dos sistemas de Sam mais eficente do planeta inclusive batendo o Patriot americano!O s-300 só perde para o s-400 e por isso a tamanha preocupação dos EUA e de Israel.Se eu fosse Putin liberava logo essa entrega para o Irã!Os EUA não são a polícia do mundo não!
Abraços.

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Senhores O post fala que a Rússia vendeu MAS ainda não entregou. E isso já faz dois anos desde a assinatura do contrato. ESSA É A DICA Eu acho que está passando desapercebido no debate é , mais uma vez, o fato de a Rússia estar dando aula de geopolítica ao ocidente. EUA invadem o Iraque, os russos saem pelos fundos com pilhas de documentos. Um A-10 interrompeu a fuga, mas o estrago estava feito; China e Índia compram, modificam, pirateiam produtos russos e ninguém chia(sic); O gasoduto que passa pela Ucrânia vira e mexe está no noticiário de INVERNO… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Dalton e Marine, grato pela consideração. E podem ter certeza que a recíproca também é verdadeira. Como já foi dito aqui, e como todos já sabemos, o Brasil não tem defesas anti-aéreas que vá além dos caças da FAB e defesa de ponto, defesa de ponto “bem pontual” mesmo…hehehe E por que isso acontece? Ao meu ver, porque o Brasil sempre pensou em sua defesa dentro do contexto da América Latina. Como aqui na AL também não existe nenhuma força aérea com capacidade real de atacar o Brasil, então pra quê defesas anti-aéreas mais sofisticadas. A FAB já dá conta… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Hornet

tem toda razão,quem dera se seus comentários tivessem mais importância INCLUSIVE PARA OS EDITORES DESTE BLOG.Mas não tem nada não amigo,vc e eu e outros que acreditam no Brasil ainda verão maravilhas e os cães ficaram calados.

Parabens e abraços.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Historicamente a vantagem sempre esteve do lado com uma postura ofensiva. Um sistema antiaéreo por melhor que seja é incoparavelmente menos útil que aviões de caça e a vantagem estará sempre do lado do caça que determina a hora e o modo de atacar o sistema, ou seja, têm o beneficio da iniciativa e da surpresa. O ideal é um sistema integrado de defesa aérea bem coordenado e bem equilibrado com caças, aeronaves de apoio, aviões radares, sistema móvel de mísseis, radares terrestres móveis, canhões, postos de comando alternativos, etc. Achar que um sistema, puro e simples, por melhor que… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet, Grato a inclusao. Voce esta absolutamente certo, estamos desenvovelndo nossa defesa de acordo com a nossa realidade e nao nesse negocio leigo de que se Pais X tem sistema de arma Y e nosso PIB e maior do que o deles entao nos deveriamos ter sistema de arma Y + e por ai vai… Voce provavelmente mais do qualquer um sabe que esse tipo de pensamento me deixa doido com a falta de entendimento do assunto e sempre e porque alguem leu uma ficha tecnica e agora se acha o maximo… Enfim podemos sentar aqui o resto do dia… Read more »

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Roberto CR, Sua observação faz muito sentido, é como se a Rússia tivesse esse fornecimento ao Irã como uma moeda de troca, seria algo assim: “Se o ocidente instalar o escudo de mísseis na Polônia eu entrego os S-300 ao Irã”. Entretanto, na geopolítica internacional, nem sempre as coisas ficam só na ameaça, como no caso da retirada forçada da base americana no Quirguistão, patrocinada pelos russos, as coisas já não iam bem no Afeganistão e agora mais essa dificuldade no reabastecimento… O mais interessante nisso tudo é a grande dependência recíproca de todos os países, todos querem cantar de… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Bosco

Certissimo voce! So um leigo acha que um sistema de armas sozinho resolva todos os problemas da nacao em capacidade AA…O pessoal do super-trunfo esta ai mais uma vez…

SDS!!

welington
welington
15 anos atrás

Pedro em 20 mar, 2009 às 16:37 Israel então (a probabilidade cidadão judeu de origem arabe chegar a primeiro ministro lá hoje é a mesmo que éra a de um judeu ser direitor de campo de concentração, por exemplo, para que se veja que bela democracia) Pedro ri pra c*/5¨&. Marine você sabe que não só tenho respeito mas uma completa admiração pela sua pessoa, quando vier visitar sua terra natal se der para nos conhecermos seria um imenso prazer. Entendi o que você quis dizer mas acho que em níveis de países estes tem o direito de possuir tais… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Um sistema antiáreo sempre poderá ser penetrado e atacado, bastando para isso que se use das táticas adequadas e das armas certas no. Ao contrário de um sistema antiaéreo naval que opera em um cenário completamente diferente, um sistema de mísseis sup-ar é altamente vulnerável e o mesmo precisa ser muito bem defendido contra ataque aéreo. Parece um contra senso mas é a mais pura verdade. Se não se estabelecer defesas apropriadas para o sistema, em camadas, a exemplo do que ocorre nas defesas de um GT da US Navy esse sistema S-300/400 é um alvo altamente vulnerável, principalmente contra… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Marine

Não fala mal do super-trunfo!!!
rsrsrs

Abraços

Bosco
Bosco
15 anos atrás

PS.
Um sistema antiaéreo sempre poderá ser penetrado e atacado, bastando para isso que se use das táticas adequadas e das armas certas no momento propício.

welington
welington
15 anos atrás

S-T……… o.O, sem comentarios!!!

Bosco
Bosco
15 anos atrás

A melhor maneira de se defender um sistema anti-aéreo desse porte é estabelecer a superioridade aérea por meio dos caças e usá-lo como um sistema de defesa complementar para tapar os furos.
Ele nunca deve estar inserido em uma doutrina em que o estabelecimento da superioridade aérea não seja fundamental sob pena de ser neutralizado já no primeiro dia de uma guerra