Número de recrutas no estado de São Paulo é 40% menor

9

Falta de verba foi a causa principal

O corte no orçamento do Governo Federal fez com que o Exército reduzisse o número de recrutas no Estado de São Paulo em até 40%. “O soldado precisa de farda, alimentação, vale transporte e várias outras coisas que demandam gasto. Como não tem esse dinheiro para dar para o soldado, o Exército achou por bem cortar o efetivo a ser incorporado”, explica o sargento do Tiro de Guerra de São Carlos, Joanicio Antonio Frutuoso.

A redução do número de recrutas não vai refletir somente nos quartéis. Em um estado de paz, os atiradores têm um papel importante nas campanhas em benefício da comunidade. Durante a epidemia de dengue enfrentada por Araraquara em 2008, os soldados foram responsáveis pelo trabalho de inspeção casa a casa. Em São Carlos, eles já ajudaram na arrecadação de agasalhos e alimentos e campanhas de vacinação e doação de sangue.

Para o especialista em Forças Armadas da USP, João Roberto Martins, é uma ajuda importante que deixa de existir, mas o melhor seria que a sociedade não necessitasse dela. “Diminuindo o efetivo do exército, diminui na mesma proporção o número de voluntários, mas o melhor seria que não fosse preciso o auxílio de soldados em campanhas na área de saúde”, afirma.

Prefeituras já estudam o remanejamento ou até a contratação de funcionários para que campanhas comunitárias não sejam prejudicadas.

FONTE: EPTV

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

E o seu ministro ainda quer que os reservistas prestem 1 ano de “serviços socias” fora dos seus estados!!
Com qual dindin eles vão bancar moradia , alimentação, uniformes e treino desse pessoal??? Não tem nem pros proprios soldados…realmente, falar é facil..na hora de colocar a mão no bolso é que são elas!
E na boa, nnosso exercito hj tem muitas outras prioridades do que fazer os reservistas de assistentes socias militares….
Abraços!!

Alfredo
Alfredo
15 anos atrás

Soldados?? Melhores cidadãos?? Para que?? Isso NÃO dá voto! 2010 tá chegando, a verba do Bolsa-família já foi devidamente suplementada e vem aí o BOLSA-CULTURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

massa
massa
15 anos atrás

Vale transporte? Desde quando soldado fardado paga ônibus ou trem, muito estranho…

Neste país há dinheiro para todos, o problema é o mau uso deles, não é somente culpa dos políticos, todos nós somos responsáveis.

luciano
luciano
15 anos atrás

Noo e melhor acabar com o alistamento obrigatório e manter um numero menor de efetivo? mas bem treinados, e pagos e armados.

joao terba
joao terba
15 anos atrás

É uma pena quantos jovens querem servir,cade o programa soldado-cidadão,nesta época de desemprego o governo deveria convocar mais jovem faz o contrário,fico triste,depois haja policia para combater ás drogas.

Marcos
Marcos
15 anos atrás

massa,
Você deve morar na Austrália, Suiça, Marte, pois aqui no Brasil, os integrantes das Forças Armadas pagam passagem sim, minha gente antes de vocês postarem algo, por favor pesquisem antes

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

É a coisa aqui em SP tá feia para o Exército.Moro perto de um quartel do TG,no começo eram 240 recrutas que serviam,hoje caiu para 70 soldados.A cada ano que passa vai diminuindo por falta de verbas,é complicado.

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Alguém pode confirmar se o Exército está convocando reservistas para apoiarem administrativamente as operações em SP para a recuperação do armamento roubado em Caçapava?

/Marcelo Ostra
/Marcelo Ostra
15 anos atrás

Marcos, em algumas cidades realmente não pagavam passagem, Eu mesmo m 18]989 na FAB nao pagava, mas há um dois anos atrás passaram a pagar, como se baseia mem usos e costumes (pois localmente era iniaginavel militar fardado pagando condução), por aqui isso foi uma “TRAGEDIA”

MO