Novo combate entre tropas cambojanas e tailandesas na fronteira

30

Cambodja-Tailandia disputa

Dois soldados combojados foram mortos durante um combate com tropas da Tailândia perto do templo Preah Vihear, na fronteira entre os dois países. Autoridades dos dois países confirmaram a ação militar e trocaram acusações sobre quem realmente iniciou as hostilidades.

A tensão entre os dois países pela disputa de uma área fronteiriça começou em julho do ano passado. Durante combates ocorridos no mês de outubro de 2008, 13 soldados tailandeses foram capturados e, posteriormente, liberados. A Tailândia negou a captura de seus soldados.

NOTA DO BLOG: Observar o padrão de “camuflagem digital” do uniforme do oficial cambojano. Este tipo de camuflagem está recebendo grande aceitação em diversos pontos do globo. Na América Latina já existem versões deste padrão em uso na Colômbia, Peru e Equador.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhores,

só para haver uma melhor compreensão, nos dias atuais com o avanço tecnológico da indústria bélica, com equipamentos de visão noturna, infravermelho etc., têm levado ao desenvolvimento cada vez mais sofisticado de tecidos e cores, como a Camuflagem Digital, formado por desenhos descontínuos em forma de pixels, que dão noção de profundidade variável ou tridimensionalidade, dificultando a identificação dos contornos de uma pessoa, este é o pulo do gato da camuflagem digital.

Jorge.D.G_santos
Jorge.D.G_santos
14 anos atrás

pena que o BRASIL nao tem o pulo do gato da camuflagem digital QSL TKS .

Adler Medrado
14 anos atrás

Obrigado comandante. Eu não fazia idéia do que era a camuflagem digital e se não fosse seu comentário eu estaria a uma hora dessas pesquisando no google pra descobrir do que se tratava. Valeu.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
14 anos atrás

Jorge,nao se preocupe,nao. La por 2050,quando tambem ja estiver obsoleta a camuflagem digital,ela chega ao Brasil.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Engraçadinho…

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Quer dizer sem graça mesmo 🙁

J Roberto
J Roberto
14 anos atrás

A camuflagem individual pode ser considerada mais importante que a blindagem pois não se pode atingir o que não pode ser visto. É leve e barato. Esses uniformes pixelizados são ideais para tropas de selva. A camuflagem de floresta é a mais fácil de fazer pois o soldado pode se esconder na vegetação. No deserto é mais complicado pois geralmente está em local aberto. Na cidade o problema é a proximidade com o inimigo. Os uniformes modernos estão usando padrões digitalizados para aumentar a furtividade visual. Foram introduzidos recentemente no Canadá (CADPAT) e EUA com o MARPAT dos Marines e… Read more »

J Roberto
J Roberto
14 anos atrás

Só uma correção:Como diz na nota do Blog,Peru e Equador também já utilizam este tipo de uniforme digital.
Acabei dando o pulo do gato!rsrs

Super Hornet
Super Hornet
14 anos atrás

J Roberto,

Gostou muito da sua explicação, mas só uma dúvida, me disseram que o MARPAT é originário do MARPAT isso é verdade?

Outra dúvida é aonde vc conseguiu essas informações pois são coisas que não tem em qualquer lugar.

Semper Fidelis

Super Hornet
Super Hornet
14 anos atrás

Olha eu errando aqui, eu quiz dizer que o MARPAT é originário do CADPAT.

Semper Fidelis

gaspar
gaspar
14 anos atrás

ate ler os comentarios do COMANDANTE e do J Roberto eu achaca que esse tipo de camuflagem era frescura…
nos teremos uniformes com essas camuflagens qnd paramos de importar os uniformes da China e fabricarmos aqui no Brasil…

existiria um uniforme para combates urbanos ? no padrao cinza ??

Marine
Marine
14 anos atrás

Sim Super Hornet,

O CADPAT foi o primeiro, sendo o MARPAT baseado e melhorado a partir do desing canadense.

O que o J Roberto falou pode ser encontrado em qualquer manual de infantaria mundial.

SF!

Super Hornet
Super Hornet
14 anos atrás

Sr. Marine, Obricado pela explicação e aproveitando a sua atenção e boa vontade em responder os meus questionamentos eu vou abusar um pouco e aproveitar para perguntar o que o Sr. acha do padrão de camuflagem ACU que se diz ser usual em qualquer terreno, apesar de eu acreditar nao ser muito útil em terrenos de mata ou floresta e também sobre o padrão MultiCam que me parece ser bem melhor que o ACU, esse sim acredito que pode ser usado em qualquer terreno e se o padrão MultiCam será realmente usado por alguma força regular. Há sai ia esquecendo… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Marine,

nem perde tempo com esse tal de Super Hornet, não…cara chato esse aí…

abração

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Marine,

brincadeira…o Super Hornet é um cara legal…o que mata é esse nick dele…hehehe

abração

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

É Hornet,parece que já ta na hora de vc ser substituido,po o SH é novo(FAB ta de olho)enquanto isto tu é de mil novecentos e la vai turbina KKKKKKKKKKKKKK 🙂

trackback
14 anos atrás

[…] questão do uso de uniformes com padrão de camuflagem digital no post sobre o Exército do Camboja despertou interesse e curiosidade dos participantes do blog das Forças Terrestres. Aqui vão […]

Marine
Marine
14 anos atrás

“Super Hornet”, Respondendo suas perguntas, minha opiniao profissional do ACU e que ele nao e bom em nenhum nem outro, e uma #@%! E ruim no mato e terrivel no deserto, melhorzinho no urbano ao escurecer, mas mesmo assim temos que pensar que “urbano” nao e a mesma coisa no mundo inteiro, quem ja viajou pelo mundo sabe do que estou falando. A alvenaria, as ruas, cor do edificios, modo que as ruas se entrelacam sao diferentes de regiao a regiao, camuflado cinza “urbano” para concreto nao serviria no Iraque ou Afeganistao “urbano” em que as casa utilizam e tem… Read more »

Patriota
Patriota
14 anos atrás

É pelo visto com relação a “camuflagem ” nossos vizinhos estão bem a frente, mas tambem fica dificil o EB adotar um novo padrão de farda com um orçamento tão mixuruca.

Adler Medrado
14 anos atrás

O que eu fiquei mais espantado é que até nisso que não pode se considerar como tecnologia de última geração, o nosso país está atrasado.

Existe nas nossas forças armadas algum tipo de setor que estuda as inovações militares? (Foi sarcástica mesmo essa pergunta).

Adler Medrado
14 anos atrás

uma coisa que pude observar somente agora na foto deste post (dos cambojanos), é que somente o chefão (não sei qual a patente do cara) usa a farda com camuflagem digital.

Adler Medrado
14 anos atrás

Acho que vi agora, parece que o ‘chefão’ é coronel .. hehe

J Roberto
J Roberto
14 anos atrás

Super Hornet Respondendo a sua pergunta,embora o amigo Marine já explanou bastante também é que: O CADPAT (Canadian Disruptive Pattern) teve sua pesquisa e desenvolvimento iniciada em 1995, foi testado a partir de1997 e introduzido em serviço em 2001. Os estudos da OTAN o considerado o melhor padrão de camuflagem para clima temperado e tropical. Foi demonstrado que podia reduz em 40% a possibilidade de detecção visual a uma distância de 200 metros. O CADPAT usa um padrão de “pixels” em dois tons de verde, um de marrom e mais o preto, formando desenhos descontínuos que dão noção de profundidade… Read more »

Super Hornet
Super Hornet
14 anos atrás

Senhores Marine e J Roberto,

Obrigado pela explicação

Semper Fidelis

Noel
Noel
14 anos atrás

Adler Medrado, a Força Aérea possui na Subdiretoria de Abastecimento, em São Paulo, um laboratório exatamente para avaliar uniformes: qualidade de tecido, propriedades da confecção, eficiência de material, etc.
Sds

Adler Medrado
14 anos atrás

Noel, Obrigado pela informação.
E o EB e MB?

As nossas indústrias têxteis não possuem capacidade de produzir este tipo de material? Ou o problema é o já conhecido “falta de verbas”?

Noel
Noel
14 anos atrás

Não sei informar quanto à MB e o EB, porém eles conhecem os laboratórios da FAB. Com certeza nossas industrias tem capacidade sim, uma prova é a produção dos macacões de vôo anti-fogo; porém, ai vai minha opinião pessoal: é a eterna falta de recursos orçamentários, veja bem, a Força Aérea começou a mudar o padrão dos seus uniformes a partir de 2001, e só completou o ciclo em 2005, e não em 100%, tinha muito estoque antigo que continuou sendo aproveitado; nas Organizações sediadas no Norte e Nordeste, a Força não distribui o uniforme de passeio, aquele todo azul… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Ulisses.

viu só! Cada coisa que aparece, né?

Mas eu estou brincndo assim com o Super Hornet porque eu o conheço e tenho liberdade para fazer isso…

não se preocupe. È um amigo meu.

abração

Ronin
Ronin
14 anos atrás

Possuo um time de paintball Real Action e já fizemos ínumeras experiencias com diversos padrões de camuflagem. Com certeza absoluta o padrão do EB é o melhor na nossa vegetação. Porém, como é proibido a sua utilização, resolvemos adotar outro padrão. Estamos em processo de RFI (hehehe) do Vegetata italiano. O padrão do nosso estado (Minas Gerais – Paintball Real Action) é o Multicam, que em diversos testes, desbancou Woodland, ACU (que por sinal é bem ruim na nossa vegetação e o Marpat). A vantagem do Multicam está principalmente na época do ano mais seco (entre maio e novembro) e… Read more »

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Paintball é legal. Quem pratica uma vez, só pensa em um repeteco. Ou dois repetecos; ou três.

abraços.