colombia uniforme digital

colombia uniforme digital 2

A questão do uso de uniformes com padrão de camuflagem digital no post sobre o Exército do Camboja despertou interesse e curiosidade dos participantes do Blog ForTe. Aqui vão algumas fotos do uniforme utilizado pelo exército regular da Colômbia, introduzido em 2006. Este padrão substitui o antigo BDU de origem norte-americana.

Apenas como curiosidade, o fuzil que aparece nas fotos é o IMI Galil, padrão do Exército da Colômbia e produzido localmente pela InduMil, uma empresa do Estado colombiano semelhante à Imbel do Brasil. Excluindo Israel, a Colômbia é o único lugar no mundo onde estes fuzis são fabricados.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
15 anos atrás

Poggio,

Sempre achei muito interessante tambem que eles ainda utilizam as M-60 tambem ao inves da SAW/Minimi.

Dizem os colombianos que a M-60 tinha um fator psicologico grande na FARC pelo seu grande e caracteristico barulho.

Semper Fi!

Marine
Marine
15 anos atrás

Desculpem por tomar o espaco colegas mas gostaria de apenas responder a uma pergunta do Super Hornet em caso ele nao veja no outro post e tomei a liberdade de faze-lo aqui ja que os assuntos sao relacionados: “Super Hornet”, Respondendo suas perguntas, minha opiniao profissional do ACU e que ele nao e bom em nenhum nem outro, e uma #@%! E ruim no mato e terrivel no deserto, melhorzinho no urbano ao escurecer, mas mesmo assim temos que pensar que “urbano” nao e a mesma coisa no mundo inteiro, quem ja viajou pelo mundo sabe do que estou falando.… Read more »

trackback
15 anos atrás

[…] da foto inferior não está com uniforme padrão dos peruanos. Este padrão parece mais com a camuflagem digital do Exército da Colômbia (ver post […]

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

Interessante essas matérias sobre os uniformes modernos que algumas Forças Armadas estão adotando em suas tropas.É a revolução digital dos uniformes,aumentando a furtividade dos combatentes. É bem sabido que o ramo militar da nossa sociedade é o grande motor de muitas investigações e avanços tecnológicos.Interessante também é um novo uniforme militar digital que a Coreia do Sul desenvolveu para os seus soldados. Com distribuição pelas forças armadas a começar já no próximo ano este é um uniforme que permite transmitir por vídeo o campo de visão do soldados. Para além disso, este uniforme também inclui tecnologias como GPS com reconhecimento… Read more »

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás

Senhores Marine e J Roberto,

Mais uma vez obrigado pela Explicação.

Ao pessoal do Blog, eu gostei muito dessa série de matérias sobre as camuflagens em uso na América do Sul.

Semper Fidelis

Higgins
Higgins
15 anos atrás

Camuflagem digital: Ela serve para quê? Padrão de recorte vertical, típico do pixels, não algo natural. Folhas, capins, tenham alma larga ou estreita, são sinuosas e quando recortadas, possuem padrões curvos. A natureza é assim. Dá-se portanto, que um soldado com uma camaflugem recortada em padrões verticais, poderia ser melhor visualizado por um inimigo do que com um padrão antigo, comum! Mesmo porque, se a camulhagem em “pixels” se mostra adequada para ajuste de camuflagem contra a visualização áerea (satélites e vant’s), o mesmo não se dá no campo da infantaria, no meio da mata. A não ser, claro, se… Read more »

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás

Sr. Higgins,

Eu nunca vi um camuflado digital em campo de batalha, mas se o Sr Marine diz que é bom eu fico com a opinião dele, pois pelo o que me parece ele é o único com real experiência de combate que frequenta esse blog, se tiver mais alguém seria interessante se manifestar e dar a opinião também.

Semper Fidelis

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

Conforme já comentei em outro post,o uniforme Canadian Camouflage pattern (CADPAT) do Canadá, comparado com o uniforme de verde oliva único, permite chegar 30% mais perto do inimigo, em média, dependendo do terreno,conforme as fotos:

https://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/furtercadpat.jpg

https://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/furtercadpat.jpg

sds!

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Marine,

O Multicam não perdeu a concorrência pro Universal Camouflage Pattern do ACU? Acho difícil o US Army voltar atrás e colocá-lo em operação. Até onde eu saiba o Multicam só é usado, hoje em dia, por algumas forças especiais e particulares e não tem previsão de substituir o uniforme padrão ACU no US Army. Mas, você é o nosso correspondente interno na infantaria norte-americana! 🙂

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Higgins,

Estive em 2007 na Arábia Saudita e, na ocasião, pude conversar com militares norte-americanos do Marine Corps e do US Army já trajando estes uniformes. A impressão que eu tive, em ambiente urbano e desértico, é que os uniformes pixelados são MUITO mais discretos que qualquer outra camuflagem que já vi ou usei (sou ex-FN). Parece que o tecido “assume” a cor do ambiente onde está inserido e, ao ver estes militares de longe, não tem como discernir nada dentro da silueta. É ver para crer.

Almeida
Almeida
15 anos atrás

A propósito, diferentemente do Marine, achei o uniforme ACU do US Army mais bonito e discreto do que o MARPAT dos marines. Mas eu os vi em condição de uso normal, não de combate. Não sei como eles parecem ao estarem sujos e no meio da poeira, lama e fumaça de pólvora…

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

E o Brasil? vai ficar com esse padrão até quando? com o FAL até quando? o PND prevê alguma coisa concreta para tal? Como as coisas são demoradas neste país, chega dar nojo de tanta inoperabilidade! Tava olhando o vídeo do Exercito Sul Coreano e vendo como eles treinam o básico, como usam soluções simples para treinar tiro, no Brasil o Recruta dá 10 tiros apenas, antes de dar baixa, e olhe lá… até quando vamos ficar vendo este tipo de Exército com 100mil incapazes, na sua grande maioria, são bons para pintar meio-fio, para pintar meia-árvore, fazer faxina, descascar… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

seria bem interessante uma camuflagem de pixels na caatinga,po a farda da caatinga na minha opinião é uma das fardas mais feias do mundo, porem eu sei que é muito funcional.mas o soldado Brasileiro precisa ser modernizado urgente,do coturno ao fuzil.só pra lembrar que o coturno feito no Brasil é um dos melhores do mundo, mas n sei pq apenas poucos batalhões o usam.

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás

Uma coisa que ainda nao comentarão é sobre o fuzil utilizado pelos colombianos que o é o Galis favricado sobre licensa. No meu entender o Galil pode-se se considerar de “mesma” geração que o FAL e no meu entender o Brasil precisa sim substituir o fuzil padrão, mas se eu pudesse escolher eu fecharia um acordo com a FN e faria aqui na Imbel o FN Scar sobre licesa, mas já escutei que tem um lobby forte da Taurus para a utilizaçáo do Tavor que ela está fabricando sobre licensa, no meu entender esse Tavor é desajeitado demais.

Semper Fidelis

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Rodrigo,

Concordo que o modelo de roupa de camuflagem do EB para a caatinga seja muito feio. O tom de Abóbora/laranja não contrasta legal.

Super Hornet,

A Taurus está fabricando o Tavor sobre licença???????????? Essa para mim é nova, eu não sabia. É um fuzil muito bonito, além de leve. Porêm, o sistema bullpup não me agrada muito. O sistema de remuniciamento parece ser complicado, obrigando o soldado à perder completamente o foco da mira.

Mas, que é um belo rifle, isso ele é.

abraços.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

O FN Scar é exclusivo dos eua,o fuzil de exportação da FN é o FN2000, pelo menos na matéria que eu li estava fora de cogitação oferecer o scar para outros países. e entre tavor e fn2000 sou muito mais o fn2000, mas esses 2 já foram recusados pelo EB,que preferem armas com perfil mais convencional(mais baratas)

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás
Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Me equivoquei, eu prefiro o tavor!

Acho que o ideal para o Brasil seria o hk 416, e hk 417 para as regiões de selva!

Marine
Marine
15 anos atrás

Higgins,

O MARPAt foi desenvolvido com varias “dicas” dos USMC Scout/Snipers que sao os mestres de camuflagem dos EUA, entao nao se preocupe eles sabem o que fazem e os uniformes digitais sao incriveis na camuflagem em comparacao.

Almeida,

O Multicam pelo que sei esta suposto a substituir o ACU por causa do projeto do soldado futuro do Army conhecido como “Land Warrior”, mas eu so os vi ate hoje com unidades de testes e experimentais.

Semper Fidelis!

Higgins
Higgins
15 anos atrás

Eu vi o soldado com camuflagem digital na foto, num tópico mais recente: Tão boa era a camuflagem que vc via com nitidez, o soldado…

ramillies
ramillies
15 anos atrás

Vai tarde a informação, mas melhor tarde que nunca. A África do Sul fabrica três versões da Galil (com algumas adaptações locais): R4 – espingarda de assalto, R5 – carabina e R6 – carabina compacta para tropas para-quedistas e tripulações de blindados.

Leandro "The Pitbull" Bacelar
Leandro "The Pitbull" Bacelar
14 anos atrás

Senhores recentemente foi aberto pelo EB (Cigs em questão) uma análise para possível escolha de um novo rifle de assalto, e dentre eles estavam o AK103, G36C, M16A4, FN200 entre outros além do nosso conhecido FAL… O FAL continua se portando melhor no combate na selva, não só por sua durabilidade e confiabilidade, mas tbm pelo calibre 7.62 mm que não desvia a trajetória ao resvalar nos mais pequenos galhos encontrados em mata fechada. Quanto a adoção de um padrão digital, não vejo isso como uma necessidade imediata, visto que o nosso padrão green lizard se comporta muito melhor ao… Read more »