Ministro Nelson Jobim abre amanhã a feira LAAD 2009

0

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, abre nesta terça-feira, dia 14, às 10 horas, no Riocentro (Rio de Janeiro), a LAAD 2009 – Latin America Aerospace & Defence, mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. A feira é promovida e organizada pela empresa Clarion Events e conta com o apoio institucional e operacional do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

O Ministério estará presente na feira com um stand de 336 metros quadrados, no qual também estarão representados os Comandos das Forças Armadas. Pela primeira vez na LAAD, o Ministério da Defesa terá um espaço único e integrado com as Forças.

A feira reunirá os principais fabricantes da indústria de defesa brasileira e mundial, militares das três Forças, diplomatas e funcionários do governo. Estarão presentes desenvolvedores de tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares e sistemas de comunicação.

O Ministério da Defesa convidou delegações oficias de vários países do mundo para conhecer a feira e 42 confirmaram presença. Também visitarão a LAAD, e serão recebidos pelo ministro Nelson Jobim, os ministros da Defesa do Peru, da Suécia e do Paquistão. Segundo a Clarion Events, a LAAD 2009 terá 300 expositores, de mais de 30 países. A expectativa é de que passem pelo evento 16 mil visitantes.

Na opinião do ministro da Defesa, a feira acontecerá em momento oportuno, quando o governo brasileiro firma o compromisso de estimular a indústria de defesa e de ampliar o diálogo nessa área com os países estrangeiros, especialmente os vizinhos da América do Sul. Essas orientações estão contidas na Estratégia Nacional de Defesa, documento aprovado em dezembro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e que estabelece diretrizes e ações de médio e longo prazo com o objetivo de reformular e dinamizar o setor de defesa do país.

“Neste momento,consideramos a LAAD um espaço privilegiado não só para discutir negócios, mas também para promover debates, apontar tendências e, sobretudo, estreitar os espaços de cooperação tecnológica entre os países”, ressalta o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O tema do stand institucional do Ministério da Defesa também será a Estratégia Nacional de Defesa. A proposta é demonstrar a importância da atuação integrada das Forças Armadas para promover a paz e a segurança para o Brasil, idéia central da Estratégia de Defesa.

Entre os projetos que serão demonstrados pelo Exército estará a nova família de blindados sobre rodas. A plataforma base, denominada Viatura Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR), está sendo desenvolvida em parceria com a Iveco Latin America.

A Marinha demonstrará, entre outros, os sistemas de monitoramento da Amazônia Azul e a Aeronáutica mostrará aos visitantes, entre outros projetos, o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) desenvolvido pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) em conjunto com centros tecnológicos do Exército e da Marinha, Avibrás e empresas privadas. São projetos que têm em comum um alinhamento com a visão de futuro expressa na Estratégia Nacional de Defesa: tecnologia nacional assegurando o monitoramento e o controle do território brasileiro, por ar, terra e mar.

O Ministério da Defesa também organizará durante a LAAD o IV Simpósio Internacional de Logística Militar. O seminário acontecerá em paralelo à feira, entre os dias 15 e 17, e contará com palestrantes estrangeiros.

FONTE: MinDef

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
15 anos atrás

Tinha feito o comentário abaixo no post anterior, mas como este acabou de ser postado e é sobre a LAAD vou repetí-lo :

– Olá Poggio e demais amigos,

desculpe o off-topic, mas acabei de ler no BASE MILITAR :

“Elbit Systems fecha contrato com o Exército Brasileiro … para o fornecimento de torres não tripuladas, a serem instaladas na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Médio de Rodas (VBTP-MR).”
( alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/305-elbit-systems-fecha-contrato-com-o-exercito-brasileiro )

É parece que o negócio tá andando.

Em tempo : desculpe minha ignorância, mais alguém mais na América do Sul tem algo semelhante ?

Abraços.-

Mauricio R.
15 anos atrás

“Em tempo : desculpe minha ignorância, mais alguém mais na América do Sul tem algo semelhante ?”

Talvez os chilenos mas os argentinos estão trabalhando em um projeto de retrofit das torres do TAM, retirando as partes hidráulicas e substituindo-as por eletricas.
Semelhante ao que foi feito pela Noruega em seuas Leo IA-5.

Mas tem alguma empresa nacional participando ou é direto de Israel que as torres serão fornecidas???

Mauricio R.
15 anos atrás

Ah, e qndo o “trapalhão-mor” do MD será demitido???
Tá fazendo uma tremenda lambança no FX!!!

Marcelo Bahia
Marcelo Bahia
15 anos atrás

“Em tempo : desculpe minha ignorância, mais alguém mais na América do Sul tem algo semelhante ?”

Abraços.-

Colega,

Ninguém mais na América do Sul possui este tipo de torre controlada remotamente. Os chilenos utilizam VTP mais antigos, como os piranhasI (D), versoes: 6×6 e 8×8. Foram entregues em 1994. Também utilizam os ótimos M-113, mas sem torre de controle remoto.

Um abraço.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
15 anos atrás

Pessoal!!! Trabalho de frente para o Aeroporto Santos-Dumont com o Pão-de-Açúcar ao fundo. Morram de inveja!!!É a vista mais linda do mundo! E acabou de pousar o VC-01 (A319 ACJ) trazendo o Lula e o Jobim para a LAAD.

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
15 anos atrás

Amigos Mauricio R. e Marcelo Bahia,

muito obrigado pela atenção e esclarecimentos.

Abraços.

VirtualXI
VirtualXI
15 anos atrás

Marcelo… cuidado com a bala perdida !

Pois é… Jobim no MD é dose. Agora nada contra a reativação do SU-35. Porém o pior foi a eliminação. Então é uma dupla burrice que no final se perdoa com a inteligente decisão de se trazer novamente a tona o melhor caça do programa FX.

fuzileiro
fuzileiro
15 anos atrás

Se fosse o melhor caça do programa não estaria de fora do short list.