A Polônia adquiriu 219 unidades de vários modelos do HMMWV com recursos provenientes de ajuda militar fornecida pelos EUA. Nas fotos algumas dessas unidades operando com morteiros de 120mm.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão
14 anos atrás

Como disse o meu amigo ULISES no aéreo, lá vem artilharia pesada…

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Os Russos é que fiquem no canto deles pq ai vem artilharia pesada. Agora mudando um pouco de assunto os poloneses poderiam contribuir bastante com nossa industria de defesa, estava lendo uma entrevista com o embaixador da Polônia no Brasil e pelo que percebo existe grande interesse por parte destes em fazer parceria com nós brasileiros em projetos militares , eles dominam varias tecnologias na area de aeronaves de asas rotativas, blindados , misseis e etc. Quem sabe de uma parceria destas não fabricamos um helicoptero de ataque nacional Agora gostaria de perguntar se o Murruá tem capacidade de transportar… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Patriota, o marruá, é basicamente, um Engesa 4×4 melhorado, não se pode comparar com um HMMWV…, o marruá é bem mais simples, e frágil, é um legítimo “JEEP” multi propósito, em área conflagradas não seria melhor que um utilitário “possante” qualquer… já um Hummer foi concebido pensando numa ampla aplicação, incluindo um TO de média e alta intensidade(tendo este uma variante com blindagem capaz de repelir IDE e até mesmo carga oca de baixo calibre (RPGs) Será que a Agrale não teria condições de desenvolver um “Jeep” peso pesado baseado neste conceito do Hummer? mais robustez e capacidade de blindagem… Read more »

Meia-dúzia
Meia-dúzia
14 anos atrás

Alguém saberia dizer o modelo desse morteiro?

Mauricio R.
Mauricio R.
14 anos atrás

“Agora gostaria de perguntar se o Murruá tem capacidade de transportar a mesma quantidade de equipamentos como estas
viaturas acima.”

Mas nem c/ reza brava, o Marruá não é um veículo da classe do Hummer; ainda é um jeep.

Everson
Everson
14 anos atrás

A OTAN tá “socando” eqpto ocidental bem nas froteiras da Rússia…

José "Jacahead" da Silva
José "Jacahead" da Silva
14 anos atrás

Everson, Para a maioria de nós que nascemos e fomos criados durante a Guerra Fria a primeira idéia que vem a cabeça é a de que a Aliança Ocidental esta as portas de Moscou, através da Polônia, quando seria o contrario, eles estavam as nossas portas (deles). A Polônia é uma nação com laços mais fortes com o ocidente do que com o oriente, assim como os três estados bálticos, Lituânia, Letônia e Estônia. A linha de ruptura, para mim esta na Ucrânia e na Bielo-Russia e é dai que pode sair confusão. A Polônia hoje é uma das nações… Read more »

José "Jacahead" da Silva
José "Jacahead" da Silva
14 anos atrás

Os Poloneses estão dando provas que muito equipamento russo tem lá sua qualidade, e olha que eu não sou fã de equipamento russo.

O fuzil deles é uma versão aperfeiçoada da serie AK todo equipado no padrão ocidental. Continuam usando os Mi-8/17, os BMP, T-72 entre outros tantos equipamentos.

É importante notar que eles continuam usando por qualidade, mas também, por uma questão de falta de recursos para substituir rapidamente esse equipamento. Também se acostumaram e conseguiram ver quais desses equipamentos podem funcionar ao lado do material ocidental sem causar grandes problemas.

Everson
Everson
14 anos atrás

José “Jacahead”

Grato pelo seu comentário….

De verdade… pela educação e pelo conteúdo interessante….

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Pelo que se percebe o morteiro polonês parece bem semelhante ao K6A3 Israelense, usado pelo CFN. É uma arma mais moderna, leve e precisa que o morteiro pesado 4.2, arma orgânica mais pesada da Infantaria do EB (um verdadeiro monstro – em todos os sentidos). No CFN são usadas com uma Central de Tiro ATAC, também israelense.

Quanto aos Humvee, são excelentes opções para a Infa Mtz e para recon da cavalaria. Mas acho que sai mais barato comprá-los do que desenvolver um aqui, embora tenhamos plena capacidade para tanto. Faltaria apenas o de sempre: vontade política.

Abs.

Fábio Mayer
14 anos atrás

A doutrina russa de defesa sempre teve por linha de atuação agregar territórios ao redor de suas áreas sensíveis, seja impondo-se como nova proprietária deles, seja tendo nações “amigas” ou “aliadas” na marra naquelas regiões, razão pela qual Stálin fez questão de colocar a Polônia em sua área de influência ao fim da segunda guerra. Essa perigosa inclusão na OTAN de países do antigo Pacto de Varsóvia é justamente o que mais incomoda os russos atualmente, que dizer sabendo que muitos de seus armamentos mais sensíveis, em posse dessas antigas aliadas, estão sendo estudados pelo ocidente. É o maior foco… Read more »

Amadeus
14 anos atrás

Bom, aqui no Brasil o mais parecido com o Hummer, me parece ser o VLEGA-Gaúcho (Veiculo Leve de Emprego Geral Aéreo transportável).

É um projeto conjunto entre Brasil e Argentina, existe na versão aberta e na versão blindada.
Dá para transportar até 2 veículos um em cima do outro dentro do avião, feito para ser lançado inclusive de para-quedas.

Sua versão blindada parece ser mais leve que a do Hummer, más é melhor do que nada e deve facilitar o transporte aéreo,

Neste link tem uma matéria e fotos da versão blindada:

http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=24&t=1759

E aqui na versão aberta:

http://www.ctex.eb.br/VLEGA_GAUCHO/Vlega_gaucho.htm

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhores,

já tive a oportunidade de ver bem de perto um HMMWV, no caso aqui bem ao nosso lado na Bolivia, o exercito deles possuem alguns, e confesso que não achei lá essas coisas não, agora que o bicho é um trambolhão ha isso é…