Lançamento poderia ocorrer em 4 de julho, Dia da Independência nos EUA, diz jornal

A Coreia do Norte pode realizar um lançamento de teste de um míssil de longo alcance no mês que vem em direção ao Havaí, segundo fontes do Ministério da Defesa japonês citadas nesta quinta-feira, 18, pelo jornal The Daily Yomiuri.

Segundo o Ministério, o míssil poderia ser lançado entre os dias 4 e 8 de julho e sobrevoaria a província japonesa de Aomori (norte).

O dia 4 de julho marca o aniversário do lançamento do Taepodong-2, realizado em 1996, e coincide com o Dia da Independência dos Estados Unidos, enquanto 8 de julho é o aniversário da morte do ex-líder norte-coreano Kim Il-sung, ocorrida em 1994.

Após analisar imagens de satélite captadas pelos EUA, o ministério japonês assinalou que a Coreia do Norte dispõe de bases de lançamento em Kitteryong, próxima à fronteira com a Coreia do Sul, Tongchang-ri, perto do Mar Amarelo (Mar Ocidental) e em Musudan-ri, no nordeste do país, desde onde lançou um foguete de longo alcance no dia 5 de abril.

O Japão acredita que a Coreia do Norte lançará no mês que vem de Tongchang-ri outro Taepodong-2 ou um Taepodong-2 melhorado, que tem um alcance entre 4.000 e 6.500 quilômetros, por isso cairia no mar antes de chegar ao Havaí, que está a cerca de 7.000 quilômetros da base norte-coreana

FONTE: Estadão / EFE

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

É fora do tópico, mas queria compartilhar: iniciou na sexta-feira passada (12/06/09), as 22:00 no NatGeo (cabo) a série Generais.
O primeiro programa foi sobre os combates em El Alamein na II Guerra Mundial. O foco da série são a estratégia adotada pelos generais envolvidos no conflito (Rommel e Montgomery neste episódio), situações decisivas particulares, condição da tropa (chegaram a falar sobre a influência do sistema sanitário no evento), entre outros. Muito bom realmente. Muitíssimo melhor do que o episódio do History Chanel sobre o F 22, ou mesmo do que o da Guerra das Malvinas.

ABraços

Vassili
Vassili
14 anos atrás

Finalmente consegui me cadastrar no ForTe. Posso, finalmente voltar à comentar os posts.

Mas que a senha é bem chata de ser adquirida, é………….

abraços.

Igo
Igo
14 anos atrás

Lançar ele pode, atingir são outros 500…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ai ai ai, essa é a melhor prova de que a democracia é a melhor forma de governo… a paciência que o Tio Samuel tem demonstrado é impressionante…

André Oliveira
André Oliveira
13 anos atrás

A China garante a segurança da Coréia do Norte e os Estados Unidos tem na Coréia do Sul, na prática, sua mais rica colonia, pois são quem de fato comandam o agrupamento militar presente no Sul da península. É só jogo de cena pois a China impedirá qualquer agressão mais forte aos norte americanos. Se ocorrer alguma coisa lá, provavelmente será uma escaramuça curta na fronteira ou no litoral, como ocorreu recentemente. Não entendo até hoje por qual motivo o PC norte coreano não implementou no país as mesmas reformas que tornaram a China a virtual maior potência econômica do… Read more »