O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, comunicou ao Alto Comando da Força, reunido na última quarta-feira, em Brasília, que o Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa decidiram suspender os acordos militares com Honduras e chamar de volta o tenente-coronel Paulo Pimentel, que é instrutor militar no país. Até anteontem, o Itamaraty dizia que não tinha sido informado da decisão e que ela seria extemporânea e “até bizarra”, pois o impasse hondurenho tem a intermediação do presidente da Costa Rica, Óscar Arias.

O governo e a diplomacia brasileira consideram que o retorno do presidente Manuel Zelaya encerraria a crise. O Exército também nega oficialmente a suspensão dos acordos militares e diz, via Centro de Comunicação Social, que “deve ter havido confusão”, já que o oficial Pimentel foi designado para comandar o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Escola, no Rio de Janeiro. Seu nome consta de uma lista de 183 oficiais que o Exército divulgou nesta semana para assumir comandos.

Só que isso ocorrerá apenas a partir de janeiro do próximo ano. Conforme a Folha apurou, a decisão foi tomada pelo Planalto e pelo ministro da Defesa, Nelson jobim, que teria encontro anteontem, às 17h, com o embaixador de Honduras em Brasília, Víctor Manuel Lozano Urbina. Mas a reunião foi cancelada de última hora, sem que nenhum dos lados explicasse o porquê. O convênio militar entre Honduras e Brasil começou em 1995 e inclui ainda outros dois países centro-americanos, Guatemala e El Salvador. Em Honduras há cerca de dois anos, o tenente-coronel Paulo Pimentel é instrutor na Escola de Comando e Estado Maior das Forças Armadas, na capital, Tegucigalpa.

Esse centro atende apenas a elite militar, pois é destinado a oficiais e especializado em altos estudos militares. Seria o equivalente hondurenho à Escola de Comando do Estado-Maior do Exército brasileiro, embora no país centro-americano sirva às três Forças. Na semana passada, o governo brasileiro já havia suspendido a análise de financiamento de três projetos de infraestrutura no país, cuja soma poderia chegar a US$ 320 milhões. O Itamaraty ainda listou e colocou em “banho-maria” programas de cooperação em áreas como energia e saúde, incluindo o projeto do Brasil com os EUA para a produção triangular de biocombustível em Honduras.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bandeira
14 anos atrás

Estranho, e continuamos apoiando “democracias”, como Venezuela, Libia, Irã, Cuba e outras tantas na Africa, e Honduras, até onde entendo, quem tentava dar o “golpe”, era o Sr. Presidente em exercício, que foi sacado do cargo em cumprimento a Constituição do país, relamente não dá para entender. Se no hai gobieno nõ hay democracia, e se hay gobierno, somos contra.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Não vejo nada de estranho nisso, uma vez que a OEA condenou o golpe de estado em Honduras. E o Brasil é um membro da OEA. A OEA não condenou a Venezuela, a Bolívia e nem nenhum outro país da América do Sul. A OEA, todos os países membros (por unanimidade, incluindo os EUA para deixar isso bem claro), ao menos até agora, não vê transgressão das normas institucionais nesses países sul-americanos (Venezuela, Bolívia e tal), ao contrário do que houve em Honduras. A OEA condenou o golpe de estado em Honduras. E, portanto, nada de anormal que os países… Read more »

germa
germa
14 anos atrás

hornet desculpa, mas dessa vez seu comentário foi muito a quem dos que vc geramlemte posta;o presidente deposto deveria ser deposto sim,uma vez que não respeito/acatou as esferas legislativas nem o judiciário. fazendo uma breve analogia, se o Molusco se candidatasse ao terceiro mandato(considerenando que o mandato ainda não acabou)e não fosse aprovado pelo STF e nem pelo plenário seria aberto um processo de IMPEATCHMENT e se caso condenado teria sua candidatura e o mandato seria suspenso.se mesmo assim ele se recusasse seria possivel o uso da força para tira-lo. No caso Hondurenho a constituição não tem o IMPEATCHMENT,logo como… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Germa, discordo totalmente do seu ponto de vista. primeiro – vc diz: a OEA foi responsável pelos golpes militares na Américas. Vc afirma isso. E vc não tem provas, porque ninguém tem provas disso e não tem como acusar a OEA de ter dado os golpes de estado na AL nos anos 60 e 70, as motivações destes golpes foram outras, distantes da OEA (e eu conheço muito bem a história contemporânea, pode acreditar, pois é minha área de pesquisa e de doutoramento na universidade…mas isso não importa). A OEA não foi a responsável por nada disso. Se fez vistas… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Digo que debato com que for, e debato mesmo, mas não vou ficar andando em círculos pois tenho mais o que fazer. Quem quiser debater que apresente argumentos novos, pois argumentos velhos, cansativos e obtusos vou desconsiderar, porque paciência tem limite…e a minha, neste assunto, já chegou no limite. Sou professor, professor de história por um acaso, essa é minha profissão. Mas não sou desocupado pra ficar remoendo a mesma coisa sempre… se vierem com argumentos do tipo: – o presidente de Honduras desrespeitou a constituição; – não foi um golpe de estado, mas sim uma atitude legítima do Congresso… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Germa.

ah! outro engano seu:

“só lembrando que ele tem no MAX mas 18 meses de governo.”

errado. O mandato dele acaba (ou acabaria, com o golpe já não sei mais o que dizer) em novembro deste anos. Ou seja, mais apenas 5 meses, ou por volta disso.

O que mostra mais uma vez que esses golpistas são umas antas quadrupedes…hehehe

Dar golpe de estado em fim de governo do deposto não é apenas sinal de burrice, é comprovação da burrice…hehehe

abraços

angelo
angelo
14 anos atrás

O que é o Estado bolivariano? Agora fiquei pensando, deve ser aquele regime onde existe eleição ilimitada, aquele onde rádios e tvs que criticam o executivo tem a concessão suspensa, onde o presidente se envolve na vida política de outras nações do continente e por aí vai. Bem pelo menos foi o povo que o elegeu e o mantém no poder. Assim como Cuba também tem seu governo mantido pelo povo. onde reina o “paraíso socialista”. Claro que tem sempre aqueles idiotas balseiros, que adoram se aventurar no Inferno Capitalista americano, nem que para isso tenham que entrar em uma… Read more »

angelo
angelo
14 anos atrás

Gente perigosa como o Hornet, Felipe Cps, Bandeira e muitos outros não teriam lugar em regimes como Coréia do Norte, Líbia, Irã, Venezuela e outros mais. Sejam regimes fechados de esquerda ou de direita, eles não poderiam externar suas opiniões. Por isso, viva a democracia.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Hornet

Valeu pela aula!

Se alguém estiver disposto a contrapor nos mesmos termos, também estarei extremamente grato.

Abraços.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Bem, dizer o que? O PeTralhismo tendo aderido ao golpismo bolivariano, com as ONGs ONU, OEA, etc., apoiando, e aliado ao novo herói pop da esquerdalha, o personalista Barack Hussein, resta ao Exército acatar as ordens…

Tristes tempos os que vivemos no Brasil… Mas nada que dure para sempre: em Honduras o povo já se livrou dos bolivarianos. Que a onda não pare por aí e este carcinoma seja estirpado de uma vez por todas de nosso continente.

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

O que é interessante é a seguinte frase: “Até anteontem, o Itamaraty dizia que não tinha sido informado da decisão e que ela seria extemporânea e “até bizarra”, pois o impasse hondurenho tem a intermediação do presidente da Costa Rica, Óscar Arias.”

Traduzindo, para quem conhece um pouco de diplomacia: o PeTralhismo está forçando a barra para cima de Honduras usando tudo que está ao seu poder, inclusive o Exército. Mas nem todo o Itamaraty está contente com essa situação…

Sds.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

“Tristes tempos os que vivemos no Brasil…”

Tem certeza?Este tempo atual do Brasil é o melhor desde a ditadura militar(na verdade,um dos melhores em toda a nossa história).É muito facil ver corrupção e etc,mas cadê os “detalhes”?Detalhes como:

-Nos anos 90,o número de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza no Brasil era de 36%,mas atualmente é de 19%,claro,tem que diminuir mais,mas essa foi uma grande vitória.

Não vou mais entrar neste mérito pois esse não é o assunto do post.

Um abraço a todos.

Bandeira
14 anos atrás

Hornet,
Desculpe, não se trata de política internacional, se trata de política interna, e acho sim muito estranho, pois se não mantemos acordos militares, seguidamente estamos enviando comida e medicamentos a esses países, e quanto ao acordo militar com Honduras, é no maxímo uma piada.Quanto ao OEA, pde até ser um organismo internacional, mas me cite algo de útil que ela tenha feito, a não ser dar palpites furados, tanto que quase não consegue se sustentar. Se é realmente sua área de uma olhadinha no que diz a constituição de Honduras. Sds.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Caro Bandeira,

acredite, não tem nada a ver com política interna, é política externa mesmo.

Uma coisa que precisamos aprender, no Brasil, é a não ideologizar a política externa. Temos que nos concentrar em nossos interesses como país e ponto final. Mas acho que o Itamaraty aprendeu isso. E deve ter aprendido com os EUA, pois os EUA fazem isso e de maneira muito profissional, diga-se de passagem.

abraços

rapha S  C
rapha S C
14 anos atrás

O Sr. “dono da verdade” Reinaldo Azevedo está fazendo a cabeça de alguns (Sr. Germa e Sr.Felipe Cps) neste blog. Parabéns ao Hornet pela lucidez e imparcialidade.

Raphael

Noel
Noel
14 anos atrás

Que isso, Hornet, perdeu a linha??? Chamando o pessoal que discorda de vc de burros. Olha desde o outro post sobre Honduras estava acompanhando e concordando com seu posiccionamento sobre o tema.
Mas o que vc fez, é o que diz no popular, dar uma carteirada, tipo: eu sou isso, eu sou aquilo, sei mais que vocês, e vocês não sabem nada…

Wi
Wi
14 anos atrás

Bandeira em 12 jul, 2009 às 14:09 “…de uma olhadinha no que diz a constituição de Honduras.” …… Todos os que apoiam o golpe, se valem do “argumento”( uma falácia..) que não foi golpe, foi defesa da constituição !!! Por onde quer que se olhe, este argumento falacioso não se sustenta, está cheio de furos ! A constituição de um país democrático deve ser elaborada pelos legítimos representantes deste povo, que num regime republicano de direito, são os deputados constituintes, eleitos em eleições idôneas e realizadas num regime de plenas liberdades e direitos civís. Uma constituição elaborada ou alterada, durante… Read more »

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Nada mais natural, o q aconteceu em Honduras foi um golpe de Estado contra o Governo de um aspirante a Ditador o Sr Zelaya, é cobra comendo cobra.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Rapha S C: Já que você não gosta de “rótulos”, por uma questão de justiça poderia evitar falar da personagem em questão como “Sr. Dono da Verdade”, rotulando-o como se tudo o que ele dissesse fossem tolices, coisa que não condiz com a realidade. De mais a mais, evite “rotular” as pessoas como “cabeça-feita” pois tanto eu quanto o colega Germa (e olha que já discordei dele anteriormente) somos inteligentes o suficiente para não precisarmos que coisa ou pessoa alguma “faça a nossa cabeça” (viu como vc também “rotula” as pessoas?)… No mais, seja bem-vinda ao blog (tive a impressão… Read more »

Harry
Harry
14 anos atrás

Caros,
O Que é o termo bolivariano? depois de muita pequisa, descobrir, significa: BOns petrodolares nos LIVRão da miséria por varios ANOs
enquanto nos (Bolivia, Equador, Paraguai e Argentina dos Kischener) fizermos de conta que nos deixamos dominar pelos idéias do Hugo.
Abs

Bandeira
14 anos atrás

Wi, me desculpa, mas se não foi reformada, vale o que está escrito, do contrário também é golpe, pode perguntar a qualquer especialista em direito.E a nossa “democratica”, está servindo p/muita gente se locupletar, para criar classes especias de cidadãos, agora não sei se você viu as notícias de ontem, está sendo criada uma lei, p/amparar descendentes de escravos, com a módica quantia de 200.000,00, a título de reparação por danos aos ancestrais. Viva a democracia.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Noel, não, de forma alguma. Chamei os golpistas de burros. Não os colegas do blog. Em algumas questões não cabe discussão, e foi contra isso que me pronunciei. Não faz sentido, por exemplo, alguém “discordar” da lei da gravidade. Assim, as pessoas podem achar que o golpe de estado é algo bom, ser indiferente a ele, ou recriminá-lo. E nesse sentido eu nunca chamaria ninguém de burro ou algo do tipo, pois neste caso não se trata de burrice, se trata de visão de mundo. Uns podem ser mais reacionários e anti-democráticos a ponto de achar “justificável” e aceitável um… Read more »

Igor
Igor
14 anos atrás

Concordo com Hornet, Wi. Plebiscito era apenas uma consulta, lei não estava pronta. Uma consulta sobre reeleição. Diversos países democráticos do mundo tem reeleição. Lá o presidente queria fazer um plebescito, talvez um ato mais democrático do que foi aqui e em outros páises. Aqui foi aprovada pelo cn e ainda com supostas compras de parlamentares. Falam dos bolivarianos, mas será que a atual Colombia com Uribe, este que quer o terceiro mandado, seria um deles? Um erro não justifica o outro. Se ele atropelou as instituições ele deveria responder, assim como o Hornet disse, processo legal com amplo direito… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Rapha SC (?): Reinaldo Azevedo não “faz a cabeça de ninguém” não (aliás, “fazer a cabeça” é coisa de maconheiro alienado). Ele apenas escreve o que muitos gostariam de dizer, mas não tem coragem ou tempo pra verbalizar. Ou você, no fundo da consciência, acha mesmo que a massa do povão é esquerdopata como você e alguns colegas de blog, inclusive alguns “inteléquituais”? Mui ao contrário, o povão é o que vcs chamariam “direitassa”: Gosta mesmo é de dinheiro, liberdade, capitalismo, democracia, livre-concorrência, aquelas coisas que os esquerdopatas tanto detestam e lutam para derrubar (para promover a “justiça social” bolivariana)…… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Quanto ao golpe civil que Zelaya tentou dar em Honduras, me recuso a entrar de novo neste assunto. Apenas relembro que, do ponto de vista estritamente legal não houve golpe algum, o que ocorreu foi a correta aplicação da norma constitucional explícita. E, como já demonstrei em outro posts, para essa constituição pouco importa se era uma mera consulta ou um plebiscito, embora seja claro, acho que para todos (até para os “esquerdas” do blog), que tal “consulta” serviria, no mínimo, para pressionar os poderes constituídos a aceitar a ditadura bolivariana e ATÉ PARA JUSTIFICAR UMA INVASÃO POR TROPAS ESTRANGEIRAS… Read more »

WAR
WAR
14 anos atrás

Sou e sempre fui pela legalidade democrática. Logo, não posso apoiar golpes. Mas (e aqui vai uma pergunta que ficaria bem em defensores de golpes preventivos): como a Democracia deve defender-se da “malandragem democrática” de tipos populistas como há hoje na Venezuela, Bolivia e Equador (além do defenestrado Hondurenho)?
Se fizerem logo eleições, tudo bem, certo? Mas, e se ficarem 21 anos como por aqui? Aguardo resposta dos amigos mais “politizados”…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

War: A única forma de democracias menos sólidas se protegerem de canalho-populistas como Zelaya, Ortega, o cocalero, o cafetão equatoriano, o padreco safado e o boquita, bem como, até de bons governantes que se querem perpetuar, como Uribe (e FHC no passado), é ter em suas cartas magnas uma cláusula pétrea como a constituição hondurenha tem, que propugna a imediata perda do cargo e inelegibilidade do mandante do executivo que meramente externar sua intenção de reeleição. Ou então espera-se “o ovo virar serpente”… caminho este que já sabemos aonda dá… Para que se tenha uma idéia, se o Brasil não… Read more »

Rapha S C
Rapha S C
14 anos atrás

OFF: Sr Felipe Cps, Esquerda?! Direita?! O que são estes rótulos ?! O que eu posso esperar de um colega que chama “esquerdopatas” todos aqueles que dicordam de “sua bela visão” de mundo ??? Em respeito aos demais colegas do Blog (pois este espaço precioso tem um fim específico), não vou perder meu tempo em argumentar com um cavalheiro que tem a mente presa ao discurso dos “dinossauros” da Guerra Fria. “Ou você, no fundo da consciência, acha mesmo que a massa do povão é esquerdopata como você e alguns colegas de blog, inclusive alguns “inteléquituais”? Mui ao contrário, o… Read more »

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Felipe Cps

Me desculpe,entendi mau rsrsrs.

Abração.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Tranquilo Ulisses 🙂

Wi
Wi
14 anos atrás

Repetiu-se um roteiro comum na América Latina, especialmente na Guerra Fria. E o pior com o mesmo velho discurso da guerra fria, só mudaram o nome do “bicho-papão”, antes se instalavam ditaduras na AL com a justificativa de combater os “comunistas comedores de criancinhas”. Agora os golpes são dados para conter o “diabólico bolivarianismo” (é assim mesmo que se escreve esta joça?) As Forças Armadas hondurenhas prenderam e deportaram o presidente. Tanques ocuparam alguns pontos estratégicos da cidade. Seguindo a praxe dos golpes, canais de notícias e rádios saíram do ar ou passaram programas amenos. Os militares, com apoio do… Read more »

Wi
Wi
14 anos atrás

no final, faltou o ‘nacional’:

…em detrimento dos próprios interesses nacionais.

Wi
Wi
14 anos atrás

ficou faltando:

‘…em detrimento dos próprios interesses NACIONAIS.
____________

Só para esclarecer:

Sou capitalista, gosto e vivo muito bem dentro deste sistema.

Más sou um capitalista nacionalista, os EUA defendem e promovem seus próprios interesses de todas as maneiras possívei, legais e ilegais…

E vai contra o meu interesse,inclusive capitalista, a colocação de títeres dos norte-americanos no poder, já que estes vão promover unilateralmente os interesses dos eua, isto equivale a “roubar no jogo” ! o que não é benéfico para os interesses do Brasil…

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Parabéns Hornet,

uma pitada jurídica no que vc falou: existe um processo LEGAL; os julgadores são os representantes do povo e o JUIZ é o Presidente do STF. Foi assim com o Collor.

Um abraço.

trackback
14 anos atrás

[…] saber mais: Brasil suspende acordo militar com Honduras Brasil suspenderá cooperação militar com Honduras Após golpe, EUA suspendem atividades militares em Honduras Militares ocupam as ruas da capital de […]

Victor de Levy
Victor de Levy
14 anos atrás

Hornet, Levando em consideração sua analogia de que “Não faz sentido, por exemplo, alguém “discordar” da lei da gravidade.”, podemos dizer que, de fato, não faz sentido discordar, mas há diferentes interpretações para um mesmo acontecimento ou lei. O Brasil, como membro da OEA, deve sim compartilhar das decisões e visões da OEA. Porém, ele não pode reforçar alianças unilaterais, isso é suicídio. Nenhum país comporta políticas internacionais voltadas para um unilateralismo ideológico. Você é um ÓTIMO ACADÊMICO, mas política não é a mera aplicação técnica, é muito mais do que isso. Finalizando, um suposto golpe é tão anti-democrático quanto… Read more »