A Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) adquiriu, através de licitação internacional junto a CEBW, uma nova unidade do imageador térmico Star Safire III (FLIR), com entrega prevista para o mês de dezembro do corrente ano.

O equipamento adquirido, possui uma série de recursos que irão possibilitar uma melhor capacidade operacional ao sistema em uso hoje na AvEx, como zoom de 71x, resolução de 640×480, torre estabilizada em cinco eixos, spotter cope com filtro de penetração em cerração, laser ranger (fornece com precisão a distância até o alvo), laser point (possibilita a aeronave iluminar alvos no solo que se tornam visíveis às tropas utilizando OVN), geo point package e inertial measurement unit (indica latitude e longitude diminuindo a carga de trabalho dos tripulantes).

O novo FLIR já vem com configuração compatível ao sistema já utilizado pelo EB e com garantia de 3 anos ou 1.000 hora de voo.

A DMAvEx tem planejado a aquisição de mais um FLIR, reparação do Star Safire I e a aquisição de uma viatura de suporte ao sistema de transmissão de imagens, tendo como meta dotar cada BAvEx com um sistema Olho da Águia.

FONTE: EB FOTO: Flir Systems

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Challenger
Challenger
14 anos atrás

Pena que a quantidade é pouca, acho que seriam necessarios pelo menos 30 unidades pra atender a contendo a força.

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Finalmente alguma coisa pra comemorar na AVEx.

Infelizmente é só UM!

O tipo de coisa que eu não entendo. Comprou só um para testar e ver o suporte do fabricante? Se tudo correr bem será comprado mais?

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Desculpem o off-topic, mas nem tanto, mas veja o nível a que chegou a Folha de São Paulo e seus gênios especialistas em defesa: ARTIGO – De armas e perguntas Clóvis Rossi SÃO PAULO – Tentemos uma olhar brasileiro sobre a decisão do presidente Barack Obama de cancelar o escudo antimísseis que seu antecessor queria erguer na Polônia e na República Tcheca. Ontem, Obama anunciou que, em vez dele, adotará uma nova “arquitetura de defesa” que garante ser mais segura, de mais rápida implantação e mais barata. A nova “arquitetura” será formada por sensores e interceptadores tanto a bordo de… Read more »

lex
lex
14 anos atrás

Meu amigo Rodrigo em 19 set, 2009 às 1:11
Mais qe raio de comentario foi esse desse tal de Clóvis Rossi?!?!?????
rsrsrs…
E o pior é qe esses tipos de jornalistas escrevem nos maiores jornais do Brasil enfluenciando a população leiga no assunto..

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

******off-topic****** Jobim confirma impasse com AIEA Defesa Escrito por Defesa Brasil Qui, 17 de Setembro de 2009 11:52 Ministro recusou pedido da Agência para vistoriar o IME. Vasconcelo Quadros O ministro da Defesa, Nelson jobim, confirmou ontem na Comissão de Relações Exteriores do Senado que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tentou fazer uma operação de fiscalização dentro do Instituto de Engenharia Militar (IME) do Exército por causa da pesquisa do físico brasileiro Dalton Girão Ellery Barroso, que desenvolveu cálculos complexos sobre explosivos nucleares. Barroso chegou a desvendar as dimensões internas do modelo de uma ogiva nuclear americana, a… Read more »

gerson
gerson
14 anos atrás

Caros amigos, Este tópico dará uma idéia de que não é só na defesa que as coisas não andam no Brasil!! Em um estado tão pobre como o ceará que nos últimos 10 anos fez investimentos enormes para deixa a área do porto de Pecem pronta para receber uma refinaria e uma siderúrgica chega a ser uma covardia que por causa de umas poucas pessoas que dizem ser índios ( antes do porto lá não morava ninguem) a FUNAI vai nesta semana oficializar a área como terra indígena e com isso ela irá acabar com o sonho de emprego e… Read more »

wiltgen
14 anos atrás

RodrigoBR, Não é só um é mais um, pois se vc der uma lida no post vai ver que tem um link para o HA-1 Fennec do 1º BAvEx, que já possui o FLIR instalado, chamado na AvEx de o Olho da Águia e são duas aeronaves operacionais que possuem este equipamento, agora serão três. A AvEx tem muitas coisas a comemorar, pois em apenas 23 anos de recriação e os poucos recursos destinados à Força, é a única que possui aeronave de asas rotativas com FLIR e ainda dominam plenamente o voo com OVN. A MB adquiriu ano passado,… Read more »