Venezuela aprova incorporação da “milícia bolivariana” às Forças Armadas

29

A Assembleia Nacional (Congresso) da Venezuela aprovou ontem uma reforma para a Lei Orgânica da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), que permite a incorporação das milícias às entidades de defesa do país.

A nova lei modifica o nome das instituições militares, agregando o termo “bolivariano” à milícia e às Forças Armadas.

Assim, a Milícia Bolivariana será composta pela Guarda Territorial e os Corpos Combatentes e estará sob o comando do presidente da República, segundo informou o deputado governista Juan Mendoza.

“Por meio deste instrumento [legal] surge a Milícia Bolivariana, corpo especial que será treinado e integrado em todas as áreas em que for necessária sua atuação”, destacou o parlamentar.

Mendonza disse ainda que a lei baseia-se no princípio da co-responsabilidade da sociedade na defesa da nação e torna real a fusão cívico-militar, reiterada diversas vezes pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O deputado de oposição Ismael García, no entanto, denunciou que a reforma viola a Constituição e torna “uniforme” a militância do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). “A Constituição não autoriza este ou qualquer outro governo a uniformizar a militância de seu partido para ser chamada de milícia. Esse é o cenário do que aconteceu”, disse García.

O parlamentar indicou que os quatro componentes das Forças Armadas são o Exército, a Aeronáutica, a Marinha e a Guarda Nacional, e nem o Congresso, nem qualquer outro organismo tem a faculdade constitucional para agregar outro elemento às entidades militares.

García denunciou ainda que esta reforma já foi rejeitada pelos venezuelanos, quando houve um referendo sobre uma reforma constitucional de proposta por Chávez.

A primeira rejeição popular à proposta de reforma, que previa também a criação da milícia, foi proposta por Chávez em dezembro de 2007. Em julho de 2008, o presidente pôs em vigor, por meio de decreto, a lei que renomeou as Forças Armadas do país e institucionalizou a milícia bolivariana.

FONTE: ANSA

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Don D
Don D
14 anos atrás

Medida populista e temerária, as coisas estão cada vez pior na Venezuela, logo logo vira uma Cuba.
O caudilhismo ainda se manifesta na América latina. Lastimável.

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
14 anos atrás

Isso me lembra a SA e sobretudo a SS de Hitler, ele não deve confiar inteiramente nas suas Forças Armadas regulares e quer ter uma particular p/ se defender e fazer o trabalho sujo de ‘limpeza’ dos focos de resistência. E o mundo, assim como no passado, assiste calado aos atos deste ditador … a História é cíclica porque teimamos em não aprender c/ os erros dos nossos antepassados e jogamos na lata do lixo todo o sofrimento pelo qual tantos passaram. É triste e frustrante ser um consciente no meio de uma multidão de alienados, voluntariamente ou não.

Avg
Avg
14 anos atrás

Daqui a pouco o proto-ditador Chaves vai querer absorver os colombianos das FARC, e aqui o Lula vai querer o MST. Nota: o MST já se organiza como força militar, já tem até hirarquia similar ao EB, inclusive nos nomes dos postos (esta informação me foi passada por um coronel da reserva do EB e antigo membro da ABIN, de forma não oficial). Já vimos o caso de Honduras, onde o ex-presidente violou a constituição, foi LEGALMENTE deposto, mas a OEA ta distorcendo e querendo impor a volta do cara; e a atitude do nosso presidente colocou todos os funcionários… Read more »

Avg
Avg
14 anos atrás

erratas:

hirarquia = hierarquia
m = me
neuta = minha
ameicana = americana
chegace = chegasse
apoias = apoiar

Avg
Avg
14 anos atrás

eita

neuta = neura

luciano
luciano
14 anos atrás

“Medida populista e temerária, as coisas estão cada vez pior na Venezuela, logo logo vira uma Cuba.”

Pergunta: O milicia cubana foi inspirada nas FFAA da Suíça, e lá não tem nada de errado. por que cuba tem??

E nesse caso da milícia venezuelana, evita ter golpes pelo exercito, pois, com uma milicia bem organizada o exercito pensa duas vezes antes de cair na conversa yanke.

ferrazfa
ferrazfa
14 anos atrás

De pleno acordo com Baqueiro….
Waffen SS mesmo!!!

ferrazfa
ferrazfa
14 anos atrás

A Europa e o resto do mundo também assistiram de forma impassível o crescimento do movimento NAZI… É o ciclicidade histórica… Só quem desconhece totalmente a história, apóia as atitudes do atual governo. Todos deveriam assistir “O Triunfo da Vontade (Der Triumph des Willens)”, patrocinado pelo Partido Nacional-socialista alemão – NAZI)em 1934, dirigido e montado por Leni Riefenstahl. Bolsa-família (entre as outras dezenas de formas de comprar o voto do cidadão), desarmamento da população civil, descrédito das FA, Foro de São Paulo, atrelamento das decisões judiciais à vontade do partido, entre tantas outras formas de corrupção ativa e passiva, SERIA… Read more »

Don D
Don D
14 anos atrás

“Pergunta: O milicia cubana foi inspirada nas FFAA da Suíça, e lá não tem nada de errado. por que cuba tem??” Meu caro, pelo simples fato que a Suiça é um regime transparente e democrático, não uma ditadura velada como a de Cuba. Essa é a diferença, e na Suiça a defesa está BASEADA no princípio da milícia, sendo que todos os cidadãos do sexo masculino, entre os 20 e os 42 anos estão obrigados à prestação de SERVIÇO MILITAR periodicamente. Apesar de estarem na condição civil, são todos MILITARES da reserva, diferente do objetivo da Venezuela, que quer implantar… Read more »

Fearless
Fearless
14 anos atrás

Lembrando que os opositores também colocam as mãos nas armas na milícia suíça porque todos lutam pelo país e não por um partido.

Don D
Don D
14 anos atrás

Muito bem colocado Fearless.

AVG
AVG
14 anos atrás

Daqui a pouco o proto-ditador Chaves vai querer absorver os colombianos das FARC, e aqui o Lula vai querer o MST. Nota: o MST já se organiza como força militar, já tem até hierarquia similar ao EB, inclusive nos nomes dos postos Já vimos o caso de Honduras, onde o ex-presidente violou a constituição, foi LEGALMENTE deposto, mas a OEA ta distorcendo e querendo impor a volta do cara; e a atitude do nosso presidente colocou todos os funcionários da embaixada brasileira lá em perigo, criando um problema internacional onde não tinha. Das duas uma, ou a AL, América Latina… Read more »

eduardo
eduardo
14 anos atrás

A Venezuela já esta indo pro buraco faz tempo, a inflação la chegou a 32% o ano passado, eles já acham uma “guerrinha” com algum vizinho (pequeno)para o povo não ficar pensando “bobagem”. Quanto a Cuba eleição lá existe como na Suiça, desde que seja para eleger um Castro.

luciano
luciano
14 anos atrás

“Meu caro, pelo simples fato que a Suiça é um regime transparente e democrático, não uma ditadura velada como a de Cuba” Se você se informasse um pouco, a milicia cubana no caso, não é controlado por uma pessoa só, e sim por todos os integrantes. e cuba não é uma ditadura, pois, não se vê coisas como, uma suposta “policia cubana” reprimindo um protesto, além de haver eleições periodicamentes para representantes. além do mais, antes cuba era uma verdadeira zona, maioria da população vivia em barracos em era analfabetizada. Hoje, quero ver uma pessoa que não saiba ler naquela… Read more »

AVG
AVG
14 anos atrás

Pessoal perdão pela repetição, achei que só iria se publicado se eu se eu tivesse registro no blog, ai repetiu.

angelo
angelo
14 anos atrás

Pois é…Cuba realmente é um paraíso…Falta papel higiênico, falta liberdade, sobram presos políticos e todo mundo que pode pega um barco e foge para Miami. Antes que me esqueça, mesmo antes da Revolução, o indice de analfabetismo de Cuba era um dos menores da America. Atualemente, o lindo sistema de saúde pública, exige que parentes de pacientes levem roupas, ventiladores e até medicamentos para os internados. Mas já melhorou, a pouco tempo foram liberados telefones celulares para a população…que inveja dos cubanos e de seu sistema democrático. “Nem ditadura de direita, nem de esquerda, Viva a democracia”

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
14 anos atrás

Há outro exemplo de força de segurança pessoal p/ proteção do ditador : a Guarda Palaciana no Iraque do Saddam Hussein, lembravam dela ?

AVG
AVG
14 anos atrás

Desde tempos imemoriais os governantes tem sua guarda pessoal. Isto é mais que normal. As mais famosas se não me engano são a Guarda Pretoriana durante o império em Roma, e o Serviço Secreto dos EUA, além da SS de Adolf.
O problema é que numa ditadura ou regime totalitário, estas guardas pessoais além de servirem como protetor da instituição presidente ou rei, ela passa a ter atribuições de polícia política do lider, e ai fica brabo.

Don D
Don D
14 anos atrás

Em resposta mais acima ao Luciano, eu estive por seis meses em Cuba e acho que é vc quem deve se informar mais, é tudo balela, pq NADA se faz em Cuba sem uma decisão do governo central, até mesmo se vc quiser comprar um carro (se tiver dinheiro para isso) precisa de uma demorada e burocrática autorização, quem manda lá ainda é o Fidel e seu irmão, o resto é marionete. Se fosse democracia quem quisesse sair poderia, é uma ditadura de esquerda sim, com direito a polícia politica e tudo. E se vc não sabe, antes do golpe,… Read more »

Don D
Don D
14 anos atrás

Completando antes que algum afoito diga, não defendo o governo anterior de Fulgêncio Batista, que era igualmente ditador, e não se preocupava com o povo. Só não posso permitir que se ache que o atual governo de Cuba é a solução para a AL, como alguns presidentes pensam por aí.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
14 anos atrás

Eu não me preocuparia, pois o Chapolim está dando um tiro no próprio pé, levando seu próprio país à falência. Me preocupo sim com o Molusco que está afinado com o discurso dele.

Também não me preocupo com o MST armado, pois a UDR (União Democrática Ruralista) também está, bem como os seringueiros, os posseiros, os grileiros, os bóis-frias, os índios, os traficantes… e o Exército, que pode dar conta de todos. Ou não?????

O Foro de São Paulo tem que ser combatido a todo custo!

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Lá vem o Chavez, Chavez, Chavez, todos atentos olhando pra TV.

Lucas Calabrio
Lucas Calabrio
14 anos atrás

Prezados
Isso é preocupante.
So falta a Venezuela ter um pretexto para invadir Honduras.
Sds

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Waffen SS bolivariana. Simples assim.

luciano em 09 out, 2009 às 12:11: Porque você não muda para o paraíso democrático, de alfabetização e de saúde, que é sua Cuba? Vai com Deus cidadão…

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Começa com essa milícia, depois vira uma SA…ai eclode uma guerra e esse troço se torna uma SS, com direito a Waffen-SS e tudo! Será que os venezuelanos estão tão cegos quanto os alemães da década de 30 (que culminou com a ascenção de Hitler ao poder definitivo em 36, exterminando em seguidas as SA na “Noite das longas facas”)? Isso é o início de uma ditadura ferrenha como a de Hitler, Stalin e a que hoje domina a Coréia do Norte! Ou o Brasil, a Argentina, o Chile e os USA escancaram os olhos ou logo, logo teremos um… Read more »

Luis Alberto
Luis Alberto
14 anos atrás

Eleicoes em Cuba – 1500 vagas, 1500 candidatos, todos eleitos por unanimidade. Uma beleza.

Douglas
Douglas
14 anos atrás

… Eleições em Cuba…. E tem gente que vem defender a capitania hereditária dos irmãos Castro. Outros blogueiros lembraram que o indice de alfabetização já era alto para a época da revolução, tanto é assim que a classe média cubana, antenada em regimes democráticos, apoiou Fidel nos primeiros momentos, porque Fidel lançou inclusive um livro “La Democracia” onde defendia eleições logo após a destituição do ditador Batista…. não foi o que ocorreu e o resto da história todos conhecem. Em Cuba não existe sequer livraria tamanho é o controle do governo sobre a informação. Só existem poucas bibliotecas oficiais com… Read more »

Douglas
Douglas
14 anos atrás

é triste

Tosco
Tosco
14 anos atrás

Marque um x na alternativa correta: Mais uma pergunta da série “O manual do idiota latino-americano”: “O (sic) milicia cubana foi inspirada nas FFAA da Suíça, e lá não tem nada de errado. por que cuba tem??” Respostas: (a) Porque a Suiça é uma democracia, não uma ditadura falida que nem a cubana. (b) Porque a Suiça é um país “confiável”, e não um país que quase provocou a 3ª Guerra Mundial nos anos 60, por causa de um ditador megalomaníaco. (c) Porque o povo da Suiça tem liberdade de expressão, de circulação, política e econômica, e o de Cuba… Read more »