vinheta-clipping-forteQuatorze americanos morreram no Afeganistão nessa segunda-feira em dois diferentes acidentes envolvendo helicópteros. Sete soldados americanos e três civis foram mortos na queda de uma aeronave no Afeganistão ocidental e outros quatro militares morreram na colisão de dois helicópteros, no sul do Afeganistão.

A porta-voz, capitão Elizabeth Mathias, disse que o fogo inimigo não está relacionado com as quedas das aeronaves. A aeronave maior era um helicóptero Chinook e os militares tem 98% de certeza que a atividade insurgente não está envolvida.

26 pessoas teriam sido feridas na queda do Chinook — 14 soldados do Exército Afegão, 11 soldados americanos e um civil.

Antes da queda, uma equipe da ISAF (International Security Assistance Force) da OTAN estava em operação de busca numa região suspeita de abrigar rebeldes envolvidos no tráfico de narcóticos, segundo a ISAF. Um tiroteio estourou em seguida e mais de uma dúzia de combatentes inimigos foram mortos.

Quando a a equipe da ISAF estava se retirando da área, um dos helicópteros caiu, sem razão aparente. Uma operação de resgate foi enviada ao local para resgatar as vítimas. Ambos os acidentes estão sendo investigados.

“Estas tragédias distintas de hoje sublinham os riscos que nossas forças e nossos parceiros enfrentam todos os dias”, disse o coronel Wayne Shanks, um porta-voz da ISAF. “Cada morte é uma perda enorme para a família e amigos de cada membro, de militares e civis. Nosso sofrimento é agravado quando temos uma perda tão significativa num dia. “Eu nunca posso expressar em meras palavras nossas condolências às famílias pela sua perda e sacrifício.”

A ISAF também disse que realizou quatro operações no leste e no sul do Afeganistão, no domingo, matando vários insurgentes e detendo seis supostos militantes.

A coalizão disse em uma breve declaração nesta segunda-feira que outros dois soldados americanos foram mortos em incidentes separados no fim de semana, no leste do Afeganistão. Um morreu ao ser atingido por um dispositivo explosivo improvisado, outro de ferimentos sofridos durante um ataque de insurgentes.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments