Irã realiza manobras para defender instalações nucleares

3

vinheta-clipping-forteO Irã iniciou ontem uma série de manobras de defesa aérea destinadas a proteger as instalações nucleares do país de possíveis ataques. Os exercícios terão duração de cinco dias e também têm o objetivo de melhorar a cooperação entre as unidades do Exército. Eles abrangerão um terço do território iraniano, incluindo as Províncias de Bushehr, Arak, Isfahan e Yazd, onde estão algumas das principais instalações nucleares do país.

Em alusão a um possível ataque de Israel, o comandante da força aérea dos Guardiães da Revolução, general Amir Ali Hajizadeh, assegurou que “os F-15 e F-16 [israelenses] serão aniquilados por nossa defesa antiaérea”. “E, caso consigam escapar, as bases das quais tiverem saído serão atacadas com mísseis terra-terra antes que aterrissem.”

O general minimizou as ameaças de Israel, classificando-as de guerra psicológica. “Temos certeza de que eles não são capazes de fazer nada contra nós já que não podem prever nossa reação”, disse.

O governo de Israel não descarta uma operação militar contra as instalações nucleares do Irã caso o país não ponha fim a seu programa de enriquecimento de urânio e aceite as propostas feitas por países ocidentais. Em outubro, EUA, França e Rússia ofereceram um acordo para o intercâmbio do urânio, mas Teerã ainda não respondeu oficialmente, dando sinais de que pode recusá-lo.

Também ontem, o ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi, disse que seu país planeja continuar o desenvolvimento e produção de seus próprios mísseis de defesa aérea. A afirmação foi aparentemente uma resposta ao atraso na entrega, pela Rússia, dos mísseis antiaéreos S-300, um importante item da defesa aérea do Irã.

FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt
Colt
14 anos atrás

Interessante, manobras de defesa qdo o chefe das FAs está viajando, coincidência. rss A própósito, a visita do presidente do Irâ, muito embora, com certeza polêmica, tem uma certa lógica. Lula tem dito que não adianta somente os países amigos sentarem para discutir a questão do Irâ, isso vira um clube de compadres. Segundo o discurso do presidente, o Irã precisa fazer parte do grupo, também negociar, expor suas reinvidicações, e realmente isto faz sentido. A experiência tem mostrado que enfrentar RADICALMENTE, governos RADICAIS, mina as chances e possibilidades de políticos moderados, nesses países, assumirem os governos. Vale dizer, um… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

Brilhante avaliação Colt, concordo plenamente. Eu considero Cuba como um exemplo do que você falou. Todos os atos de agressão americanos contra o governo de Fidel só fizeram fortalecer a posição dele. Tivesse os EUA deixado as coisas correrem seu curso natural, teria sido mais uma ditadura que teria caído com o tempo, por força do capitalismo, como tantas outras pela América Latina. Todo mundo tem orgulho, até os governantes. Se você fala grosso com ele, é lógico que aquele país não vai abaixar a cabeça, se ele tiver condições para tal. O tempo e o diálogo podem resolver as… Read more »

Colt
Colt
14 anos atrás

Verdade Clésio, Cuba hoje seria uma outro pais se a abordagem tivesse sido diferente.