Irã anuncia 10 novas usinas de enriquecimento de urânio

1

vinheta-clipping-forteTEERÃ – O governo do Irã anunciou neste domingo planos de construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio e disse que os trabalhos começarão dentro de dois meses, segundo informações da rádio estatal IRIB.

A construção dessas fábricas provavelmente deixará ainda mais tensas as relações com os países do Ocidente, que suspeitam de que a república islâmica quer desenvolver bombas nucleares, intenção negada por Teerã.

Os anúncios foram feitos depois que o Parlamento iraniano se pronunciou a favor de uma redução da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália pela resolução de condenação votada pela agência da ONU contra o Irã na sexta-feira.

A decisão da AIEA exige que o regime de Teerã congele o projeto imediatamentee foi aprovada por 25 votos contra três – Cuba, Malásia e Venezuela. O Brasil foi um dos seis países a se abster, junto com Afeganistão, Egito, Paquistão, África do Sul e Turquia. O Azerbaijão perdeu a votação.

Segundo o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, a resolução aprovada pela AIEA “mostra o crescente déficit internacional de confiança” nas intenções iranianas. Ainda segundo ele, o tempo para que o Irã alcance uma solução diplomática para a questão “está se esgotando”.

No início de setembro, foi descoberta a segunda usina de enriquecimento de urânio do país. A usina subterrânea, localizada próxima à cidade de Qom, começará a operar em 2011 com capacidade para 3.000 centrífugas. Acredita-se que as obras começaram em 2002, mas o governo só teria revelado a existência da instalação depois que espiões americanos e britânicos descobriram a usina.

FONTE: O Globo / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt
14 anos atrás

Bem, é um problema a postura do governo do Irã. Podia aproveitar a mão do Lula e começar a dialogar sério com o Ocidente. A não ser que ele realmente queira ter a capacidade de produzir bombas nucleares. O problema é que isso não leva a nada… quer dizer leva somente à morte de mais gente no OM. É preciso parar essa escalada de violência… deixar os moderados no Irã chegarem ao poder. Mas parece que para todos os lados qto pior, melhor. Se Israel ataca as plantas nucleares a ala ortodoxa dos religiosos e politicos iranianos se fortalece. Se… Read more »