quinta-feira, outubro 28, 2021

Saab RBS 70NG

Irã anuncia 10 novas usinas de enriquecimento de urânio

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

vinheta-clipping-forteTEERÃ – O governo do Irã anunciou neste domingo planos de construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio e disse que os trabalhos começarão dentro de dois meses, segundo informações da rádio estatal IRIB.

A construção dessas fábricas provavelmente deixará ainda mais tensas as relações com os países do Ocidente, que suspeitam de que a república islâmica quer desenvolver bombas nucleares, intenção negada por Teerã.

Os anúncios foram feitos depois que o Parlamento iraniano se pronunciou a favor de uma redução da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália pela resolução de condenação votada pela agência da ONU contra o Irã na sexta-feira.

A decisão da AIEA exige que o regime de Teerã congele o projeto imediatamentee foi aprovada por 25 votos contra três – Cuba, Malásia e Venezuela. O Brasil foi um dos seis países a se abster, junto com Afeganistão, Egito, Paquistão, África do Sul e Turquia. O Azerbaijão perdeu a votação.

Segundo o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, a resolução aprovada pela AIEA “mostra o crescente déficit internacional de confiança” nas intenções iranianas. Ainda segundo ele, o tempo para que o Irã alcance uma solução diplomática para a questão “está se esgotando”.

No início de setembro, foi descoberta a segunda usina de enriquecimento de urânio do país. A usina subterrânea, localizada próxima à cidade de Qom, começará a operar em 2011 com capacidade para 3.000 centrífugas. Acredita-se que as obras começaram em 2002, mas o governo só teria revelado a existência da instalação depois que espiões americanos e britânicos descobriram a usina.

FONTE: O Globo / Agências Internacionais

- Advertisement -

1 COMMENT

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt
11 anos atrás

Bem, é um problema a postura do governo do Irã. Podia aproveitar a mão do Lula e começar a dialogar sério com o Ocidente. A não ser que ele realmente queira ter a capacidade de produzir bombas nucleares. O problema é que isso não leva a nada… quer dizer leva somente à morte de mais gente no OM. É preciso parar essa escalada de violência… deixar os moderados no Irã chegarem ao poder. Mas parece que para todos os lados qto pior, melhor. Se Israel ataca as plantas nucleares a ala ortodoxa dos religiosos e politicos iranianos se fortalece. Se… Read more »

Últimas Notícias

Forças Armadas da Ucrânia usam drone turco Bayraktar TB2 em Donbass

As Forças Armadas da Ucrânia usaram drones de ataque de média altitude Bayraktar TB2 em Donbass. Os drones de ataque...
- Advertisement -
- Advertisement -