Home Data Comemorativa Passagem de Comando do 1º BAvEx

Passagem de Comando do 1º BAvEx

1098
8

Gen. Peternelli e Cel. Guilherme

vinheta-especial-forteOcorreu no dia 07 de janeiro a passagem de Comando do 1° Batalhão de Aviação do Exército, e o ForTe participou das solenidades que ocorreram nas dependências do Batalhão Falcão, no Comando de Aviação do Exército.

Assume o 1° BAvEx o TC Silva Júnior, comandante substituto, no lugar do Cel. Guilherme, comandante substituído, que foi transferido para o Gabinete de Comando do Comando do Exército em Brasília.

As nove horas da manhã, ocorreu a passagem aérea de Comando, tendo o Maj. Rodrigo (sub-comandante do 1° BAvEx) apresentado a tropa ao TC Silva Júnior, para que e em seguida, o Cel. Guilherme ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.

TC Silva Júnior e ex-comandantes do 1° BAvExCavEx_07.01.10 015

A passagem aérea de Comando é uma tradição nas unidades aéreas militares, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo.

Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura em coluna tática pela Esquadrilha Falcão, composta por 14 aeronaves dos modelos HA-1 Fennec e HM-1 Pantera.

Esquadrilha Falcão em vooEsquadrilha Falcão em voo

Este voo foi abrilhantando pela presença de vários ex-comandantes do 1° BAvEx, em especial a do Cel. Telles (1° comandante do 1° BAvEx) que juntamente com os demais ex-comandantes, participaram do voo como 2P.

Esquadrilha Falcão em coluna tática

Tivemos o privilégio de embarcar no HM-1 Pantera, pilotado pelo Gen. Peternelli (também um dos ex-comandante do 1° BAvEx e atual Comandante da Avex) para participar deste voo e registrar a passagem aérea de Comando.

HM-1 Pantera EB 2006 voando em ala

Tendo a aeronave do Comandante da AvEx ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de passagem aérea de Comando.

O HM-1 Pantera EB-2024 pilotado pelo Cel. Guilherme, deixa a liderança da Esquadrilha Falcão e se desloca para o seu lugar no dispositivo (a esquerda da aeronave do Comandante da AvEx).

Em seguida, o HM-1 Pantera EB-2012 pilotado pelo TC Silva Júnior, abandona a penúltima posição da Esquadrilha e se posiciona a direita da aeronave do Gen. Peternelli, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra.

HM-1 Pantera Cel. GuilhermeHM-1 Pantera TC Silva Júnior

Ao fim da passagem aérea de Comando, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assume, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Falcão para uma passagem baixa sobre a pista do CAvEx.

Após o pouso, o Cel. Guilherme e o TC Silva Júnior, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves e, em seguida, se juntaram ao Comandante da AvEx, ex-comandantes e demais tripulantes para uma foto histórica no interior do hangar do 1° BAvEx.

Esquadrilha Falcão Comandantes e ex-comandantes do 1° BAvEx

1° BAvEx

Vídeo da Passagem Aérea de Comando

Cerimônia de Passagem de Comando

Passagem de Comando 1º BAvEx

Antes da cerimônia militar, foi realizada a inauguração da foto oficial do Cel. Guilherme, pelos seus filhos e esposa, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do Batalhão Falcão e também o recebimento do Distintivo de Comando.

CavEx_07.01.10 055Condecoração de Distinção de Comando

As 17:30hs, deu-se a cerimônia militar de passagem de Comando, na presença de diversas autoridades militares e convidados.

Palavras de despedida do Cel. Guilherme

Passagem de Comando

Revista a tropa

Apresentação TC Silva Júnior ao Gen. Peternelli

NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Cel. Guilherme por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando, tendo a certeza de que teremos no TC Silva Júnior a continuidade deste trabalho junto ao 1° BAvEx. Desejamos aos Comandantes substituto e substituído muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no Exército Brasileiro.

Agradecemos também ao Cap. Bruno Lopes (RP do 1° BAvEx) pelo apoio na realização desta cobertura.

FOTOS E VÍDEO: Guilherme Wiltgen/ForTe

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
robledoSd ChumboRodrigo - DFWiltgenGalante Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Felipe Cps
Visitante
Member
Felipe Cps

Parabéns ao 1o BAvEx. Que a aviação do Exército e a Infa Aeromóvel continuem fazendo o imprescindível trabalho que fazem.

Sds.

PS Wiltgen: muito legal voar no Pantera né?

Felipe Cps
Visitante
Member
Felipe Cps

Ah, parabéns pelas fotografias, estão ótimas. E a foto do meio, do Pantera, naquele ângulo 2 horas (do observador) ficou excelente. Agradeceria se o ForTe pudesse liberar pra download para wallpaper, ou enviar-me no e-mail.

Abs.

Guilherme Poggio
Editor
Member

Parabéns ao 1o BAvEx ao Wiltgen pela fantástica cobertura exclusiva!

Wiltgen
Visitante

Felipe CPS,

É uma aeronave espetacular, muito boa de voar!
As fotos estão com resolução para wallpapper, basta clicar com o botão direito sobre ela e ir em “Exibir Imagem”, que ela amplia. Se mesmo assim não der certo, me manda um e-mail (wiltgen@forte.jor.br) que te respondo enviando as fotos. A da chamada no PA também está muito legal.

Poggio e Galante, obrigado!

Abraços,

Rodrigo - DF
Visitante

Valeu, ótimas fotos e um excelente video, valeu mesmo.

Sd Chumbo
Visitante
Sd Chumbo

passagem de comando do caramba, meus pés doem até agora, foi um saco.

robledo
Visitante
robledo

tambem fui militar por 9 anos(93 a 2002) foi muita saudade. Gostaria de saber o email da 5 seçao para rever uma escolta que participei entre 97 ou 98 com ten Bonfin no comando quando veio um oficial da Thecoslovaquia ao Brasil. Obrigado. AVIAÇAO!!!!!!!!!!!!