sexta-feira, outubro 15, 2021

Saab RBS 70NG

Passagem de Comando do 1º BAvEx

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Gen. Peternelli e Cel. Guilherme

vinheta-especial-forteOcorreu no dia 07 de janeiro a passagem de Comando do 1° Batalhão de Aviação do Exército, e o ForTe participou das solenidades que ocorreram nas dependências do Batalhão Falcão, no Comando de Aviação do Exército.

Assume o 1° BAvEx o TC Silva Júnior, comandante substituto, no lugar do Cel. Guilherme, comandante substituído, que foi transferido para o Gabinete de Comando do Comando do Exército em Brasília.

As nove horas da manhã, ocorreu a passagem aérea de Comando, tendo o Maj. Rodrigo (sub-comandante do 1° BAvEx) apresentado a tropa ao TC Silva Júnior, para que e em seguida, o Cel. Guilherme ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.

TC Silva Júnior e ex-comandantes do 1° BAvExCavEx_07.01.10 015

A passagem aérea de Comando é uma tradição nas unidades aéreas militares, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo.

Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura em coluna tática pela Esquadrilha Falcão, composta por 14 aeronaves dos modelos HA-1 Fennec e HM-1 Pantera.

Esquadrilha Falcão em vooEsquadrilha Falcão em voo

Este voo foi abrilhantando pela presença de vários ex-comandantes do 1° BAvEx, em especial a do Cel. Telles (1° comandante do 1° BAvEx) que juntamente com os demais ex-comandantes, participaram do voo como 2P.

Esquadrilha Falcão em coluna tática

Tivemos o privilégio de embarcar no HM-1 Pantera, pilotado pelo Gen. Peternelli (também um dos ex-comandante do 1° BAvEx e atual Comandante da Avex) para participar deste voo e registrar a passagem aérea de Comando.

HM-1 Pantera EB 2006 voando em ala

Tendo a aeronave do Comandante da AvEx ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de passagem aérea de Comando.

O HM-1 Pantera EB-2024 pilotado pelo Cel. Guilherme, deixa a liderança da Esquadrilha Falcão e se desloca para o seu lugar no dispositivo (a esquerda da aeronave do Comandante da AvEx).

Em seguida, o HM-1 Pantera EB-2012 pilotado pelo TC Silva Júnior, abandona a penúltima posição da Esquadrilha e se posiciona a direita da aeronave do Gen. Peternelli, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra.

HM-1 Pantera Cel. GuilhermeHM-1 Pantera TC Silva Júnior

Ao fim da passagem aérea de Comando, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assume, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Falcão para uma passagem baixa sobre a pista do CAvEx.

Após o pouso, o Cel. Guilherme e o TC Silva Júnior, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves e, em seguida, se juntaram ao Comandante da AvEx, ex-comandantes e demais tripulantes para uma foto histórica no interior do hangar do 1° BAvEx.

Esquadrilha Falcão Comandantes e ex-comandantes do 1° BAvEx

1° BAvEx

Vídeo da Passagem Aérea de Comando

Cerimônia de Passagem de Comando

Passagem de Comando 1º BAvEx

Antes da cerimônia militar, foi realizada a inauguração da foto oficial do Cel. Guilherme, pelos seus filhos e esposa, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do Batalhão Falcão e também o recebimento do Distintivo de Comando.

CavEx_07.01.10 055Condecoração de Distinção de Comando

As 17:30hs, deu-se a cerimônia militar de passagem de Comando, na presença de diversas autoridades militares e convidados.

Palavras de despedida do Cel. Guilherme

Passagem de Comando

Revista a tropa

Apresentação TC Silva Júnior ao Gen. Peternelli

NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Cel. Guilherme por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando, tendo a certeza de que teremos no TC Silva Júnior a continuidade deste trabalho junto ao 1° BAvEx. Desejamos aos Comandantes substituto e substituído muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no Exército Brasileiro.

Agradecemos também ao Cap. Bruno Lopes (RP do 1° BAvEx) pelo apoio na realização desta cobertura.

FOTOS E VÍDEO: Guilherme Wiltgen/ForTe

- Advertisement -

8 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
11 anos atrás

Parabéns ao 1o BAvEx. Que a aviação do Exército e a Infa Aeromóvel continuem fazendo o imprescindível trabalho que fazem.

Sds.

PS Wiltgen: muito legal voar no Pantera né?

Felipe Cps
Felipe Cps
11 anos atrás

Ah, parabéns pelas fotografias, estão ótimas. E a foto do meio, do Pantera, naquele ângulo 2 horas (do observador) ficou excelente. Agradeceria se o ForTe pudesse liberar pra download para wallpaper, ou enviar-me no e-mail.

Abs.

Guilherme Poggio
Editor
11 anos atrás

Parabéns ao 1o BAvEx ao Wiltgen pela fantástica cobertura exclusiva!

Wiltgen
11 anos atrás

Felipe CPS,

É uma aeronave espetacular, muito boa de voar!
As fotos estão com resolução para wallpapper, basta clicar com o botão direito sobre ela e ir em “Exibir Imagem”, que ela amplia. Se mesmo assim não der certo, me manda um e-mail (wiltgen@forte.jor.br) que te respondo enviando as fotos. A da chamada no PA também está muito legal.

Poggio e Galante, obrigado!

Abraços,

Rodrigo - DF
11 anos atrás

Valeu, ótimas fotos e um excelente video, valeu mesmo.

Sd Chumbo
Sd Chumbo
11 anos atrás

passagem de comando do caramba, meus pés doem até agora, foi um saco.

robledo
robledo
11 anos atrás

tambem fui militar por 9 anos(93 a 2002) foi muita saudade. Gostaria de saber o email da 5 seçao para rever uma escolta que participei entre 97 ou 98 com ten Bonfin no comando quando veio um oficial da Thecoslovaquia ao Brasil. Obrigado. AVIAÇAO!!!!!!!!!!!!

Últimas Notícias

ESPECIAL: Apresentação das capacidades do Exército Francês

Por Jean François Auran* Colaborador especial do Forças Terrestres/Forças de Defesa Parece às autoridades militares francesas que o mundo está se...
- Advertisement -
- Advertisement -