Americanos terão comando separado de brasileiros

20

Rodrigo Rangel

vinheta-clipping-forteEmbora lidere a missão de paz da ONU no Haiti, o Brasil não coordenará a ação dos 5 mil soldados americanos que chegarão nos próximos dias para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto de terça-feira. Nas próximas horas, 3.500 paraquedistas dos EUA devem desembarcar no país caribenho. Outros 2 mil fuzileiros serão enviados em seguida. Com este contingente, o Brasil deixará de ser o país com o maior número de militares no país.

Até o terremoto, o Brasil tinha 1.266 militares do Exército em ação no território haitiano, todos subordinados à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Dezenove países integram o efetivo militar da força de paz, que conta com 7 mil homens espalhados pelo país. “Cada país que enviar militares comandará o seu pessoal”, disse uma fonte do Exército brasileiro. O maior temor agora é que a população faminta ataque os caminhões da ONU que transportarão os suprimentos. A segurança no aeroporto deverá ser reforçada e a ajuda deverá sair em comboios escoltados por militares.

FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wally
wally
14 anos atrás

Claro que vão ter comando separado dos brasileiros! O que esperavamos? Acham mesmo que os americanos iam pedir licença para os brasileiros? Esse povo pró-americano acha que é especial, que americano presta atenção no Brasil. Ninguém está ligando não… Aliás aposto como os americanos foram lá resgatar americanos, duvido que vão tirar negros dos escombros do jeito que são racistas. Aliás ficou meio constrangedor a atropelada que os americanos deram em nós, os supostos salvadores do Haiti… Sabe, se vamos mesmo nos comprometer com o Haiti como viemos fazendo, temos que ser auto-suficientes, fazer o trabalho abnegadamente e não esperar… Read more »

luciano
luciano
14 anos atrás

AMERICA RULES…. e nisso q dá nao ter uma FA. preparada com bons materiais e boa logistica e sucateada. aind quer entrar no conselho de seguranca da onu… NUNCA. infelizmente.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Esperar que os brasileiros tenham todas as condições até que possam atuar, seria aumentar o sofrimento dos haitianos, infelizmente.

E americanos são todos racistas. Que “bela” generalização !

Mas, vamos acompanhar e ver quem teve melhores resultados……

cinquini
cinquini
14 anos atrás

Uma coisa é a missão de paz da ONU, essa liderada pelo Brasil, outra coisa é a ajuda humanitária que está chegando, essa sim autonôma mesmo 😉

Não vamos confundir as coisas, ok?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

ONDE ESTARÁ WALLY??? 🙂 Cara, inacreditável que um completo desqualificado antiamericano como estes tenha o despudor de, numa hora de dor para o Haiti e para as famílias de brasileiros que perderam entes queridos lá, vir com um comentário infeliz, indelicado, idiota e canalha desses: “Aliás aposto como os americanos foram lá resgatar americanos, duvido que vão tirar negros dos escombros do jeito que são racistas.” ISSO É COISA QUE SE DIGA, Ô CIDADÃO? VOCÊ SABE QUANTOS AFRO-AMERICANOS E LATINO-AMERICANOS SERVEM ÀS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA? Ou seria melhor que os americanos não fossem para lá? Acho… Read more »

andrepoa
andrepoa
14 anos atrás

Bem, eu lembro que em periodos de seca terrivel, o governo montou as chamadas frentes de trabalho no nordeste sob supervisão do exercito. As vezes uma tarefa poderia levar uma hora com a retroescavadeira mas se optava por ocupar 30 pessoas durante o dia. Talvez o Brazil possa organizar algo parecido no Haiti. Mobilizando os Haitianos em prol deles mesmos e, dando alguma remuneração, por menor que seja, vai ajudar e muito aquela multidão de desempregados a beira do colapso social.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Errata: em meu comentário leia-se “É como o imbecil do cônsul do Haiti, que disse que “a tragédia no Haiti foi boa para a gente”

Marine
14 anos atrás

Vou propor o seguinte entao, que demos meio volta no nosso Carl Vinson, fragate, destroier, 3 anfibios e USNS Comfort, manda tudo de volta pros EUA, retornemos os para-quedistas e fuzileiros americanos. Manda de volta pra casa os helis, os controladores de voo americanos que estao possibilitando o aeroporto funcionar, os hospitais de campanha, os bombeiros, medicos e enfermeiras, devolve tudo e mandemos so o infeliz do comentario acima, ele sim deve saber fazer tudinho o que o pessoal citado esta fazendo. Outra devolva nossos $100 milhoes por favor e descontem da conta corrente do infeliz… E cada pessoa ignorante… Read more »

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
14 anos atrás

verdade Felipe, eh so abrir isto aqui que vira circo o cidadão que postou, pelas palavras, deve ser o Celso Amorim Orgulho, do que ?, o que foi feito de pratico no Haiti ate o terremoto, nem um projeto requenguelo como o Cingapura da vida os caras que vc critica, da noite pro dia tinha 2.500 caretas lá, navios e avios e nos dependeremos de transportadores de miojo, vulgo CASA se algum c 130 der pane ou se acontecer uma tragedia semelhante por estes dias por aqui Eh cara, vc se nao eh o Celso Amorim, deve ser o Galvão… Read more »

cinquini
cinquini
14 anos atrás

Felipe, só mais uma coisa, eu alguma vez te acusei de ladrão?
Sou filiado ao PT, entao toda vez que vc fala que alguem é “PeTalha” vc está me ofendendo também!

Não é com um comentário medíocre que se responde outro comentário medíocre, eu acredito que todos aqui temos que ter polidez no comentários.

Essa é a última vez que eu solicito isso a vc, ok? 😉

Abraços amigo!

Saci
Saci
14 anos atrás

Felipe Cps, você poderia nos poupar de seus comentários, sempre partidários e toscos, nunca fala nada de bom e só taca o pau no Lula, chineses e etc. eu já me peguei várias vezes pensando em colaborar com o blog, mas quando vejo comentário como seu desanimo.

Faz um favor para todo mundo muda de país.

Quando ao assunto em questão, não vejo problema os americanos trabalharem separados, desde que seja mantindo uma troca de informação e seja organizado.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Marine em 15 jan, 2010 às 15:18: Infelizmente Marine, pra essa catervinha vermelhuxa os Estados Unidos são a Geni do mundo. Quando não faz “ah, mas porque não fez”, quando faz “ah, mas porque fez”… Uma lástima. E a gente tem que aturar desqualificados desta espécie vindo aqui para falar bossas do gênero… haja paciência com esses orangotangos… MO: é só abrir os comentários que parece que tudo que é barata sai das trevas onde se esconde pra vir aqui torrar a paciência… Na minha modesta opinião isso é contraproducente porque, salvo raríssimas exceções, não aparece nada de útil e… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

cinquini em 15 jan, 2010 às 15:27:

Vc é filiado, Cinquini? Cara, isto sim é uma surpresa, não parece o tipo. Bem, ninguém é perfeito.

Faça como quiser Cinquini. É uma pena, mas eu sou o que sou. Sinto muito. Paciência.

Sds.

Alexandre Galante
Admin
14 anos atrás

Pessoal, temos que aprender a conviver com as diferenças, com respeito a todos. Preferências políticas não deveriam interferir em nossas discussões, mas a ideologia de uma forma ou de outra sempre está presente, na forma de pressuposições. Então, o que devemos fazer sempre é respeitar uns aos outros, combatendo os argumentos e não as pessoas. Nada de falácia ad hominem por aqui, por favor. Como é ano eleitoral, vamos ter que endurecer as regras para postagem de comentários. As regras ficarão nas home-pages dos blogs da Trilogia. Em breve elas serão publicadas. Conto com a colaboração de todos. Lembro que… Read more »

andrepoa
andrepoa
14 anos atrás

Nossa, creio que poderiamos nos dedicar mais ao debate do que foi, esta e será feito lá no Haiti e a participação brasileira.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
14 anos atrás

cara, lendo um coment do Da Guerra, alias muito bem colocado

alguem ouve falar de Timor Leste ? Alguem se lembra ? e Bissau ?

se hipoteticamente, acontecesse algo lá agora, o que fariamos ?

detalhe isso eh agovernamental, pois seja quem for, do Pedro i ao atual presidente, nossa reação pifia seria a mesma

MO

Flavio De Paula
Flavio De Paula
14 anos atrás

sempre as mesmas pessoas causando polemicas, e uns falando besteira… alguem acha mesmo que quem esta debaixo de escombros vai querer saber quem esta no comando? os se americanos e brasileiros tem comandos separados? eles querem é ser resgatados. toda ajuda é bem vinda. agora, vergonha é o Brasil não fazer mais, e os EUA ter que, como sempre, fazer quase tudo. Oras, temos 1200 militares la….eles, em menos de 1 semana, vao mandar 10 mil…nao precisa mais falar nada não é entao, que todos, os nossos, os deles, e os de todo mundo, possam coloborar e ajudar quem precisa.… Read more »

Fly Man
Fly Man
14 anos atrás

Ok, alguns estão certos, logo após o terremoto, a prioridade era salvar o pessoal da ONU e os turistas, depois a população. Mas não venham com essa história de “americanos racistas”, saibam que até para nossos soldados, a prioridades deles eram salvar seus colegas e compatriotas (seja turista jornalista ou da ONU). Mas o problema la é a superpopulação. Organizar aquele tanto de gente que não tem nem onde morar será um sacrifico enorme, e necessitará de uma tremenda logística estratégica. Neste caso, na minha opinião, os japoneses e os americanos são os mais indicados para tau, mas nesse caso… Read more »

Fly Man
Fly Man
14 anos atrás

Não tenho religião (acho besteira), mas acredito sim eu Deus. Não sou partidário, mas sem ordem, por mais ruim que seja, é melhor que a anarquia total.

O mundo é esse pessoal, amem ou vão embora. rsrrsrsr

Mas é aquela velha história pessoal, ruim com ela, pior sem ela.

Bom domingo a todos.

Celso Cruz
Celso Cruz
14 anos atrás

O Haiti é o país que mais sofreu turbulências (leia-se USA, EUROPEUS e políticos corruptos)… Desde sua independência, foi isolado e excluído do comércio mundial, especialmente por ser república de ex-escravos.

Aos que se mostram contrários (a ajuda brasileira), reflitam melhor sobre o assunto… O momento não deve ser visto como oportunidade para críticas ao Governo Lula… isto é oportunismo barato!