O site WikiLeaks desencriptou um vídeo que mostra um ataque de helicópteros Apache no Iraque em 2007, contra “civis” e jornalistas da reuters que estavam no lugar errado e na hora errada. As imagens são fortes, mas mostram o que pode acontecer na guerra urbana.

Abaixo o mesmo vídeo, sem edição:

Subscribe
Notify of
guest

168 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor
Vitor
14 anos atrás

Eles nao tiveram chance. Ninguem viu de onde veio o tiro. Realmente a imagem é forte e pra quem entende ingles, a conversa tambem é “forte”.

@MauroVS
@MauroVS
14 anos atrás

O helicóptero foi requisitado para dar apoio aéreo a leste de onde partiam disparos.

O que o repórter fotográfico estava fazendo na posição dos insurgentes?

R.: Fotografando posições do exército para os isurgentes.

Era uma trabalho extra. A lente tele-objetiva foi confundida com um RPG, lança foguetes apontado para oeste na posição do exército.

Veja o vídeo sem edição:
http://www.youtube.com/watch?v=is9sxRfU-ik

Julio
Julio
14 anos atrás

Na guerra quem pode mais chora menos, mas, com as devidas proporções, assassinato é o que eu vi, não um efeito colateral decorrente de uma ação militar. Tipico dos americanos, matam e se colocam acima de qualquer julgamento internacional.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

sim a conversa é bem forte!!!

E mostra que na guerra dos yankees vale tudo, ver rpg e ak onde não há, isso que a câmera do Apache tem um belo zoom.

Imagino que esse piloto não queria voltar pra casa sem dar uns tiros.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Julio, até no EB eu tive aulas sobre o velho tratado de Viena, mas parece que os Americanos ou não sabem ou não dão a mínima para tradados, infelizmente não é a 1 vez nem a ultima.

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

cenas fortes, e acima de tudo tristes!!!

Mas não venham falar dos americanos….. eles cometem erros como qualquer outra nação, guerra é guerra…. eu que não estaria lá pra “cobrir” a guerra me tornar um alvo…..
foram onde não deviam pq quiseram!!

e outra,uma coisa é matar por engano numa guerra…. outra é matar inocentes por querer mesmo….

quantas vezes soldados não foram mortos por fogo amigo?? acontece gente….

infelizmente, mas acontece!!

Raul
14 anos atrás

Porque o fotógrafo faz aqueles gestos na esquina?
Realmente parecia muito um miliciano com um RPG, além disso a van não tinha nenhum tipo de identificação.

Não tem como culpar os tripulantes do helicóptero.

Julio
Julio
14 anos atrás

Nada pode justificar os supostos erros. Como todos, também lamento, mas, quantos civis iraquianos os americanos já mataram por engano….a guerra contra o Iraque, dizem, hoje, que foi um engano.

A diferença basica entre os soldados americanos e de outros paises europeus e até mesmo das américas é que existe o respeito pela vida humana, os americanos tradicionalmente não respeitam, são treinados para matar. Matam porque se consideram superiores, intocáveis.

Marine
14 anos atrás

Quanta baboseira anti-americana aparece nestes tipos de post…Lamentavel Galante que perdemos nosso tempo pra se criar um debate e recebemos essas asneiras como resposta! Primeiramente, Foi um erro do piloto? Com certeza! Foi um acidente tragico? Sim! Ele piloto, oficial, possivelmente pai de familia tera que viver com esse trauma na sua conciencia? Com certeza! Foi proposital? DUVIDO!! E facil pra um bando de bloguista que nunca sequer viu um RPG na sua frente, sequer ter um disparado a sua direcao bancar General de poltrona e julgar as acoes daqueles que a todos os dias nao sabem se voltarao pra… Read more »

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Pode ser a guerra que for, a zona é civil. E todo mundo por lá anda (ou andava) armado. No início do vídeo, os alvos pareciam que estavam como que passeando, esperavam uns aos outros, ficava amontoados. Não me parece de modo algum que pudesse ser confundido com um grupo hostil. O Zoom do heli não podia chegar mais perto para verificar melhor? Porque confundiram a teleobjetiva com o menor RPG do mundo. Independente, o pessoal da van estava claramente resgatando um ferido e indo embora, sem oferecer qualquer risco. Foi totalmente imperdoável o ataque contra eles. A própria postura… Read more »

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Essa guerra no Iraque não deu muito certo, lembra os russos no Afeganistão, foi disso para pior, ha relatos de armadilhas, compostas por poderosos explosivos em brinquedos, para alejar crianças e traumatizar pequenos vilarejos.
Espero que ache uma solução para esse pais logo, antes que a ferida abra tanto que não possa se fechar.
Certa vez li que um plano proposto por um general americano, baseaca em suborno, com o preço de alguns Apaches, era possivel subornar os lideres locais ou tribais

abs

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Reitero que não há justificativa para terem engajado contra a van.

Julio
Julio
14 anos atrás

Galante, sds, entendi sua colocação, sei que todo soldado é treinado para cumprir com o seu dever, mas, historicamente o soldado americano é treinado unicamente para matar. Marine,sds, respeito o seu posicionamento e sei que vc pode estar indignado com o que nós civis postamos, compreendo seu desbafo, mas, se formos levar ao pé da letra o que vc postou, devemos lembrar que os americanos são invasores, que estão lá matando civis e creditam como efeito colateral e acidentes o que é na verdade assassinatos. Quem esta errado nesse conflito? Qual a culpa dos civis que moram lá? que é… Read more »

Capixaba
Capixaba
14 anos atrás

Que iiisso gente, é tudo mentira… eles são santos, chegaram apenas para salvar a patria afegã e implantar a plena democracia e nada mais.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
14 anos atrás

E sempre a mesma coisa. Quando e um inimigo dos EUA,e terrorismo. Agora,quando e um Apache que mata muitos inocentes,e dano colateral. Por que nao fazem uma corte marcial??? A lei militar de todos os paises,incluindo os EUA,podem lidar com um caso atroz destes. E isso sai a luz porque por sorte saiu um video. Quem diria quantos outros casos desses ocorreram?

Capixaba
Capixaba
14 anos atrás

Não pergunte a um civil oque ele estava fazendo lá na zona de combate… pergunte esses soldados oque eles estão fazendo em uma cidade, ou alguns aqui acham que lá moram aenas soldados?

Marine
14 anos atrás

O cameraman, esta de joelhoes “peeking” os cantos de muros com algo negro nas suas maos, como traficantes fazem em favelas e insurgentes cansam de fazer. Qualquer combatente vera isso como uma acao suspeita. No inicio do video pode-se notar pelo menos um carregando um fuzil na sua mao direita com o cano apontado pro chao. Em guerra e assim pessoal, voce ve um inimigo armado que adora se esconder no meio da populacao, voce ve um grupo de homens de idade militar, alguns armados voce nao para pra perguntar se o resto estava a caminho da igreja eu reuniao… Read more »

Marine
14 anos atrás

E como ja falei antes, nao gostou?

Pega um fuzil entao e vai la fazer melhor!! Agora o pessoal que acha que insurgente e so pobre coitado so precisa nos dizer qual seu cemiterio favorito porque nenhum voltaria pra casa…

Mas nao se preocupem pelo menos a gente lhes visita la aonde estao enterrados com a “conciencia limpa”.

General de poltrona e tecnico da selecao….Todo mundo sabe melhor do que os outros.

M1
M1
14 anos atrás

“Galante disse:
6 de abril de 2010 às 14:24
Aqueles jornalistas não estavam usando coletes com a inscrição PRESS e a van que chegou também não tinha nenhum adesivo no teto indicando que era da Reuters ou da Imprensa.”

A camera não é infravermelho? Ao meu ver se tivesse alguma inscrição no colete ou na van nao seria possivel ver por uma camera utilizando infravermelho.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
14 anos atrás

Marine,”peeking” means espiando in portuguese. And we will agree to disagree on your last posting. Although I do respect your service to your adopted country. Tell me,though,whatever happened to that other brazilian national,Joao,if I remember correctly,that got shipped to Afeghanistan? Any news? He dropped off the grid a few months ago. I hope he”s still on the land of the living.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

A Usarmy cansou de fazer essas burradas no Iraque, esse é só mais um entre tantos…

Rapha SC
Rapha SC
14 anos atrás

“Os jornalistas estavam andando no meio de gente armada com AK-47. Queriam o quê?

Quem está numa guerra, no meio de gente armada, tá pedindo pra tomar tiro” (Galante)

Respeitosamente, este foi um comentário infeliz de vossa senhoria.
Os colegas (reporteres e cinegrafistas) que cobrem diariamente a violência em zonas de conflito (Bagdá, Gaza, favelas do Rio de Janeiro e etc) não merecem tamanha barbaridade.

Saudações

Raphael Costa

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Sem querer ser cetico com a discussao e tambem respondendo ao questionamento do M1,

a suite optronica do Apache compreende em dois modulos. um de observacao noturna e um de observacao diurna, que foram modernizados em 2005, como pode ser visto neste site. http://www.lockheedmartin.com/products/mdsa/index.html

Seguranca em primeiro lugar! Nas partes finais do video foi visto a quantidade de soldados americanos, hummers, e bradleys que estavam ali por perto, pois chegaram rapidamente ao lugar.
Estes reporteres deveriam ter sidos mais cuidadosos, adotando as medidas ja mencionadas nos comentarios acima, pois era uma regiao de intensa movimentacao militar.

claudio
claudio
14 anos atrás

Tudo bem que é uma guerra. Pessoas morrem e pessoas matam. Mas atirar nas pessoas q. vão socorrer já é d+

MA
MA
14 anos atrás

Marine, pelo que li aqui, ninguem disse que insurgente é pobre coitado e que merece ser acariciado pelo que faz… Os comentários foram todos direcionados aos erros cometidos pelos pilotos. Gostaria de fazer algumas ponderações, sendo estes homens fotografos de guerra, não é realmente o dever deles movimentarem-se dentro dos parametros de qualquer força de combate para observação do terreno e cobertura? Afinal, insurgentes já atiraram varias vezes contra jornalistas. Outra coisa, será que se fossem melhor treinados esses pilotos, não seria possível eles, mesmo sob pressão, identificarem a diferença entre uma camera e um RPG? Concordo que de minha… Read more »

Capixaba
Capixaba
14 anos atrás

Ir lá fazer melhor??? Ninguém tem que ir lá, eles é que tem que sair de lá. Eu não culpo os soldados pelo erro, mas sim aqueles que criaram e mantem esta guerra, que é tão falsa quanto nota de R$3,00. Não é a primeira vez e nem a última que vemos isso… este tipo de abordagem dentro de uma cidade é completamente errada. Neste quadro gerado por esta guerra, qualquer civil pode estar armado, até mesmo para defender a sua casa e família de saqueadores e pessoas mal intencionadas, tem que ter muita certeza para atirar assim, é por… Read more »

MA
MA
14 anos atrás

E nas primeiras cenas, não havia ninguém armado, eram apenas jornalistas levando equipamento de filmagem/fotografia. Mas naquele momento realmente seria muito difícil de identificar.

Quanto aos comentários, no mínimo estranhos, dos pilotos. Eu acho que num momento como aquele, nervosos e agora crendo que sua missão fora um sucesso absoluto, é de se esperar reações das mais diversas das pessoas. Quer queira quer não, são soldados, mas são pessoas…

TADEU
TADEU
14 anos atrás

LAMENTO PELAS CRIANÇAS, QUE EM MOMENTO ALGUM FORAM VISTAS PELOS MILITARES.
COM RELAÇÃO AO RESTANTE, ALI É UMA ZONA DE GUERRA, OS JORNALISTAS SABIAM, CORRERAM O RISCO E GANHAVAM PARA ISTO.
O EXÉRCITO BRASILEIRO MINISTRA CURSO DE SOBREVIVÊNCIA PARA JORNALISTAS TODOS OS ANOS.

Humanidade?
Humanidade?
14 anos atrás

Boa tarde a todos… Acompanho a muito tempo este blog, nunca participei de nenhuma discução, nunca me animei para tanto… Mas não pude ficar quieto diante das manifestações de algumas “pessoas” que comentaram o video que assisti… Primeiramente gostaria de dizer que fico muito triste com o que li nos post’s… qual a ameaça que aquelas pessoas representavam para os helicópteros apaches que sobrecovam o local? nenhuma na minha opinião, e neste ponto ouso discordar do meu amigo “Marine” exímio disparador de rpg’s, eu ou ele com um rpg na mão teria disparado contra o helicóptero na primeira volta que… Read more »

urss
urss
14 anos atrás

Marine e Galante concordo q este tipo de erros pode acontecer, mas daí a dizer q agiram bem vai um grande passo!
Ate fica a impressao q matar é um divertimento!
O facto é q erraram ao abrir fogo pois esta mais q provado q nao eram hostis coisa nenhuma!
Os soldados sao profissionais, sao pagos e bem para cumprirem a sua missao, se erraram devem ser responsabilizados por isso, nao vou crucificar os soldados americanos pois errar é humano.
Cabe aos seus superiores analizar a situacao e tomar as devidas precaucoes para q isso nao volte a acontecer.

Fernando83-RJ
Fernando83-RJ
14 anos atrás

Galante,

acho que você não sabe ler muito bem inglês.

Não tinha NINGUÉM armado ali com Ak-47.

Os pilotos americanos é que confundiram as máquinas fotográficas com fuzis…

Em nenhum momento os fotógrafos estavam misturados com civis armados.

E pelo amor de deus….um soldado bem treinado não pode confundir uma máquina fotográfica com um fuzil!!!

É deprimente que um dos responsáveis por esse blog tenha uma mentalidade similar à do RAMBO.

Espero que esse comentário seja postado.

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás

Aos 03:42 do primeiro vídeo, aparece 2 caras armados, foram confirmados como insurgentes ou eram seguranças dos jornalistas? Me parece que era prática comum entre jornalistas e outros profissionais contratarem escolta armada.

[]s

Edgar
Edgar
14 anos atrás

Espero que Mr. Obama conserte rápido as besteiras que seu insano antecessor fez. Acho que o piloto realmente não teve culpa, ele estava cumprindo uma missão, foi uma infelicidade os jornalistas estarem na hora errada e no momento errado, mas nunca fazem todo esse barulho quando um padeiro iraquiano morre, um pedreiro, uma faxineira, etc. Infelizmente eles estão em guerra, Mr. Bush e seus conselheiros é que devem carregar o sangue destes inocentes em suas consciências, não estes oficiais que apenas cumprem seu dever. Espero que, como prometeu em campanha, Mr. Obama retire seus homens do front iraquiano o mais… Read more »

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás

Marine e principalmente Galante(desculpe, o blog é seu), não esqueçam da regra de ouro da internet: Don’t feed the trolls.

Edgar
Edgar
14 anos atrás

Ah sim, sou civil e a única arma que já peguei foi a mais letal do mundo, a caneta.

Belisario
Belisario
14 anos atrás

Eles náo estavam na hora errada e no lugar errado…foi um ataque covarde mesmo!

TADEU
TADEU
14 anos atrás

GALANTE,
PARECE QUE NÃO ENTENDERAM ESSE BLOG AINDA.
DÁ PRÓXIMA VEZ COLOCA RECEITA DE BOLO DE FUBÁ, ARROZ DOCE, TAPIOCA….

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

As argumentacoes de criticas aos pilotos tem sido levianas e muito ralas, assim como o proprio filme tem se mostrado. Uma argumentacao consistente foi do MA “MA disse: 6 de abril de 2010 às 17:12.” Senhores, sou civil ligado a area militar e tenho muito cuidado e diligencia na minha profissao. Negligencia pode ser considerado crime em algumas situacoes e em outras, a morte, como presenciamos com o video. Muitas das opinioes aqui expressas nao levaram em conta que esse video foi de 2007, a ocasiao que foi filmado e a situacao que se encotravam as pessoas, formando um juizo… Read more »

@MauroVS
@MauroVS
14 anos atrás

Reitero que o reporter fotografico estava fazendo um jogo duplo, por isso não foi devidamente uniformizado, para não ser identificado. Vacilou fotografando as posições da infantaria e tombou na posição dos disparos feitos contra a infantaria. Contei pelo menos três AK-47. O engajamento de apoio aéreo foi requisitado e autorizado, no primeiro combate a leste da infantaria e no segundo, a sudoeste a 200 m. do primeiro engajamento, aos 30:25 min., no vídeo não editado disparando três mísseis no edificio. Exceto as crianças feridas por estilhaços. Certamente os adultos não eram civis inocentes, mas insurgentes ou mais propriamente guerrilheiros. Minha… Read more »

MA
MA
14 anos atrás

Agora que foi dito que haviam seguranças armados com os repórteres, são regulamentados e identificados, peço desculpas pela minha afirmação contrária. Realmente isso mostra como estavam desorganizados os repórteres. Mas repito, mesmo com todas estas falhas por parte deles a tragédia poderia ter sido evitada. Mas aposto que depois desse incidente, os jornalistas nunca mais cometeram esse infeliz erro… Galante, pelo contrário, a atitude deles em determinados momentos não é fria. Eles se exaltam, fazem piadinhas, e observações de caráter questionável, isso não é coisa de quem já está “acostumado com a guerra”, é sim comportamento de alguém nervoso, que… Read more »