Para Jobim, América do Sul deve recuperar capacidade militar

19

vinheta-clipping-forteA América do Sul deve recuperar sua capacidade militar para que possa dizer não quando for necessário, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta quinta-feira, depois de um encontro com seu colega uruguaio Luis Rosadilla, em Montevidéu.

Não há uma corrida armamentista. Há sim a capacidade, e isso é importante, do subcontinente sul-americano de ter uma estrutura de dissuasão para que possa dizer sim ao mundo quando quiser dizer sim (…), mas tenha também a possibilidade de dizer não ao mundo quando tiver a necessidade de dizer não. E isso só é possível com capacidade de dissuasão, afirmou.

É importante ter em conta que a América do Sul tem a maior reserva de água potável do mundo, e uma grande produção de energia e alimentos, declarou, depois de um encontro com Rosadilla que durou o dia todo, que incluiu a participação do presidente José Mujica e dos chefes das Forças Armadas de ambos os países.

O grande erro cometido pela América do Sul, incluindo o Brasil, foi ter comprado materiais bélicos no exterior, e não nos ter desenvolvido para ter autonomia e não ficarmos presos, disse.

FONTE: AFP, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL
RL
13 anos atrás

…”O grande erro cometido pela América do Sul, incluindo o Brasil, foi ter comprado materiais bélicos no exterior, e não nos ter desenvolvido para ter autonomia e não ficarmos presos, disse.”

Concordo plenamente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

pela primeira vez vejo que nosso ministro da defesa disse algo realmente sensato, parece que ele descobriu o OBVIO!

Até que enfim reconheceu algo que já era para ter sido reconhecido a décadas.

Antes tarde do que nunca!

Acorda Brasil, que ainda dá tempo.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Ainda dá tempo para fazermos uma aliança sul americana e desenvolvermos meios de defesa conjunta.

Vamos fazer o Mercosul funcionar de verdade, sem “ganha-ganha”.

Aqui todo mundo perde se não nos unirmos.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O Jobim até parece bem intencionado.

O problema é que depois que inventaram o Ministério da Defesa, todos os políticos do Brasil passaram a interferir no meio desse processo.

Dai esculhamba tudo.

Vader
13 anos atrás

Blá blá blá do carajo… Quero ver é menos papo e mais ação do nosso palhaço veste-fardas…

Luiz Filipe Bastos
Luiz Filipe Bastos
13 anos atrás

Concordo com o nosso ministro em tudo neste texto. O Brasil está querendo um assento no concelho de segurança da ONU e para permanecer como um membro forte que se opôe ou admite acordos e sançoes,necessitamos sim manter soberania em nosso proprio territorio. O nosso “Softway” não vai durar para sempre, quando nós tivermos que lidar com situaçôes mais delicadas como a do Irã que ocorreu nestes ultimos meses (só para citar um exemplo recente porem não entrando em detalhes para não fugir da questão), teremos que mostrar um pouco mais de “Hardway” afim de nos beneficiarmos a curto e… Read more »

rats
13 anos atrás

o jobim é uma pessoa bem intencionada.. pena que não apite nada, porque quem manda nesse pais é os deputados e senadores!! acho ele um bom ministro só falta ter mais autonomia e autoridade. mas os mais esforçados pela nossa soberania e crecimento militar e tecnologico são os que menos podem fazer alguma coisa..como ja disse somos comandados por um congresso cheio de corruptos e mafiosos. com poucas execsões

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Deveria ter requisitos para fazer parte do Ministério da Defesa, os cargos deveriam ser mantidos por quem tem conhecimento de defesa e material de defesa, estratégia, não deveriam deixar qualquer politico meia boca entrar no meio da conversa, pois a maior parte dos politicos só sabem negociar quando o assunto é grana, principalmente para o bolso deles. Sou a favor de leis mais rigidas e punições mais rigidas, e uma reforma no sistema judiciario que é muito porco, assim conseguiriamos livrar nosso governo de imcopententes e conseguiriamos ser tratados como um país sério e teriamos “gabarito” para conseguirmos um assento… Read more »

André Oliveira
André Oliveira
13 anos atrás

Perfeito o posicionamento de Nelson Jobim. Deveriam estar na cadeia as pessoas que desmontaram a industria de defesa do Brasil na década de 80.

André Oliveira
André Oliveira
13 anos atrás

Para os desinformados de sempre:

FONTE: http://langreen.blogspot.com/2009/10/governo-aumenta-gastos-militares-e-cria.html

Em 2008, o País gastou US$ 23,3 bilhões com defesa, montante recorde e 5% maior que o gasto no ano anterior. Projeções indicam que esse valor deve aumentar neste ano (2009) e que serão ainda maiores em 2010, caso a compra de aviões de caça para a Aeronáutica seja concluída.

Estes gastos representam investimentos reais no reaparelhamento das Forças Armadas, de acordo com a Política Nacional de Defesa, que prioriza a produção local.

Nick
Nick
13 anos atrás

Discurso é bonito, mas cada país da AS tem seus problemas , não há unidade por aqui. Fora os conflitos regionais…
Alguns países já gastam um % alto do PIB em FAs, % que o Brasil nem chega perto. E cade os caças sr MD???

[]’s

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Se ao menos nosso governo conseguisse conter o gasto público, e se esse dinheiro economizado viesse para P&D.

Cada centavo bem aplicado faz a diferença.

Parabéns ao nosso ministro da defesa por ao menos falar como um MINISTRO DE DEFESA.

Tito
Tito
13 anos atrás

Como fala bonito nosso Ministro.

O meu papagaio tambem fala. 🙂

rats
13 anos atrás

acho que antes de criticarem o ministro da defesa deverião ver quem é o manda chuva desses projetos de defesa!! o jobim é só testa de ferro pois todos sabemos que é os deputados e senadores especialistas em defesa do congresso que decidem tudo e olula é só garoto propaganda, pois quem decide tudo são nossos representantes do congresso e eu acho que o jobim faz o melhor que pode é uma grande pessoa pode não ser especialista em armantos mas tem muinto carater e vergonha na cara pena que os que fazem de fato as coisas andarem é que… Read more »

Eriikson
Eriikson
13 anos atrás

Robalheiras a parte, mas acho que deputados e senadores não tem nada haver com a indecisões do MD tipo FX-2.

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Eu não creio que seja uma questão de “deve ou não deve” se atualizar militarmente, a meu ver isso é mais que uma que uma questão meramente político-cultural, é uma sim uma necessidade, questão de garantia de soberania e defesa territorial. E não falo como um lunático repleto de teorias conspiratórias na cabeça, mas sim como alguém que enxerga os fatos que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos aqui na America do Sul, eu não sou catastrofista, mas é preciso ser sego para não ver as ameaças potenciais que cercam (em especifico) nossa nação, lunáticos como Hugo Chaves e… Read more »

Brandalise
Brandalise
13 anos atrás

Demagogia eh coisa de demagogo. A vocacao do Jobim fala mais alto, e fico feliz em ver que a maioria das pessoas percebe.

No mais, assino embaixo dos comentarios do Tito e Vader.

Fica aqui registrada apenas a minha frustracao em relacao ao pobre jornalismo Brasileiro, que deveria pegar uma declaracao como essa, e contrapor com um texto de virar o cara do avesso. A verdade eh que o BBB tem mais espaco midiatico que essas questoes.

Abs!

weryke
13 anos atrás

Sendo que é os deputados que manda,o meu concelho é dezer á eles que olha pra frente como se foce dog polícial[…].Não conrroi seu berço!

Baschera
Baschera
13 anos atrás

“Em 2008, o País gastou US$ 23,3 bilhões com defesa, montante recorde e 5% maior que o gasto no ano anterior…”

Porém, ainda falta rancho e papel higiênico nos quárteis !!

E se não tivessemos comprado armamentos do exterior, teriamos ficado somente com os tacapes e alguns arcos e flexas fabricados aqui.

Mas que conversa mole…… sempre a mesma. Pior, divulgando estes valores, ao leigo, até parece que estamos com equipamentos no estado da arte e que nos quartéis se come caviar e se brinda com champagne francesa.

Sds.