O cartaz feito pelo Exército em comemoração ao Dia do Soldado, 25 de Agosto, trará uma grande novidade. Os soldados presentes no cartaz estarão empunhando o novo Fuzil Imbel IA2, que antes mesmo de ser lançado já ganhou o apelido de “SCAR Brasileiro”.

FOTOS: LeUZz / Defesa Brasil

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre esse e outros assuntos no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lanterna Verde
Lanterna Verde
13 anos atrás

Parabéns ao pessoal da edição por trazer imagens deste novo fuzil que com certeza será mais um sucesso da IMBEL.

geyzon
geyzon
13 anos atrás

Qual será o calibre? Pelo visto pelo menos em fotos a imbel caprichou!!! Será que o exercito ira distribuir mesmo para a tropa????

thiago
thiago
13 anos atrás

se o preço nao for abusivo, creio que este fuzil equipará em breve boa parte da nossa forças armadas….
belissima arma, espero que ela se sai bem nos teste de selva, poeira e etc…

parabens aos engenheiros da IMBEL

thiago
thiago
13 anos atrás

pelo qu eu sei o pedido oficial é de 200.000 rifles

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Pode me criticar a vontade, mas eu não estou vendo nada de “scar”, pois pelo que se da pra ver pelas fotos o IA2 é simplesmente um re-aproveitamento do projeto do fal. Quem serviu o EB deve se lembrar do peso e do numero elevado de peças, hoje um fuzil de combate deve ser “adaptável” ao combate tendo no maximo sete componentes,sendo:
Coronha
Culatra
Empunhadura
Guarda-mão
Cano
Ferrolho
Dispositivo de disparo

Tito
Tito
13 anos atrás

Será?

Vamos aguardar…

Raul
Raul
13 anos atrás

Parece mesmo um SCAR. Mas juro que só vi aqui ele sendo chamado de “SCAR Brasileiro”.

Uma bela arma, ainda baseada no MD-97L antigo. Mas parece que finalmente a Imbel conseguiu acertar a mão e obter qualidade e segurança.

Estou realmente com muita vontade de ver chegar o dia do lançamento oficial da arma, com muitas imagens.

abraços

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

200 mil rifles?!?!?!?!?

Tomara que seja verdade!!

Qual será o calibre? Alguém sabe mais detalhes?

arlei
arlei
13 anos atrás

geyson, parece ser um magazine STANAG de 5.56mm

Freire
Freire
13 anos atrás

Espero que seja um grande Fuzil,pois o MD97 é ruim.vamos esperar para ver, nas fotos parece sim um Scar.

Brasil Acima de Tudo.

le
le
13 anos atrás

Hum parece um 5.56 mm,com estetica muito bonita e trilhos para mira telescopica ,parabems a imbel,parece que desta vez acertou em cheio. sds

Luan
Luan
13 anos atrás

Não boto nem um fio de cabelo solto no fogo pela Imbel.

Fabio Silva
Fabio Silva
13 anos atrás

o bom é ver que os próprios brasileiros já estão a desacreditar no que nem conhecem… se for assim não exportaremos nem um folhetim do fuzil….

Lol
Lol
13 anos atrás

O carregador é mesmo um STANAG 5.56×45. Pro EB teria que ser um carregador igual ao do FAL, em 7,62×51 e feito em polímero, plástico de alto impacto, por aí.

Sds.

SABRE
SABRE
13 anos atrás

É já evoluiu muito,já estou esperando o IA3 espero que não leve mais 50 anos!

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Se de fato o pedido for de 200.000 fuzis como o thiago informa, eu simplesmente acho que se o governo tivesse negociado uma licença de produção do verdadeiro scar as forças armadas do Brasil estariam muito melhor,pois se entregaria um fuzil de 5ª geração genuino as nossas forças e não uma “gambiarra”,porque se observarem o IA2 recebeu uma coronha tipo scar(mas isso não o torna um scar) e um conjunto de trilhos e isso depois de treze anos, durante esse tempo o EB e varias PMs descartaram o MD97.

Cinquini
Cinquini
13 anos atrás

O IMBEL IA2 é um novo fuzil e nao é um MD97 com uma “roupagem” nova 😉

Sobre a qualidade da IMBEL, perquente a qualquer atirador se ele prefere competir com uma IMBEL ou com a concorrente nacional? rss 😀

Abração

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Eu posso estar enganado, mas com uma encomenda de mais de 100.000 scar pelo socom,em media cada fuzil saiu por US$800.Quanto cada IA2 vai custar?

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Eu prefiro a Taurus,nada contra as pistolas da Imbel que eu acho excelentes,eu so considero a ação dupla melhor pra auto defesa.

Bluejacket
Bluejacket
13 anos atrás

Como é que pode o pessoal criticar tanto um fuzil só vendo uma foto, e ainda por cima ruim.

Com o Ciquini disse o IA2 é um fuzil NOVO.

Por favor pessoal antes de criticar esperem o depoimento de alguem que atirou com a arma.

Lol
Lol
13 anos atrás

Cinquini,
que equipamento oóptico é esse ce está instalado no fuzil?

Sds.

Fabio Silva
Fabio Silva
13 anos atrás

Pois é Bluejacket já estão até sugerindo um outro modelo e fazendo o planejamento das compras…
é brabo

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Se com esses 200.000 fuzis vier uma grande quantidade de munição tudo bem. Pois senão é aquilo que falei em outro tópico: Um bom soldado com um fuzil ruim, ainda é um bom soldado. Um mal soldado com um bom fuzil, é apenas um bom fuzil. Tire o fuzil e fica com um mal soldado. Pessoalmente, acho o 7,62mm um calibre superior ao 5,56mm, tem mais poder de fogo, mais preciso, maior alcance e pode ser utilizado pelas MAG ainda, bem como por fuzis FAL ainda em uso. Se no Vietnã o 5,56mm teve poder de fogo insuficiente para matar… Read more »

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Olha Pedro eu não gosto do m-16/m-4 por ser um fuzil “delicado”,eu prefiro um sig,pergunte ao para-sar sobre a arma.Complexo de vira-lata é dizer amen pra tudo que os outros dizem.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Me parece um bonito fuzil.Vamos torcer para que seja uma arma de desempenho confiável.Espero que o EB tenha pensado numa solução flex com relação ao calibre.
Uma solução chamada multi calibre, ou seja pra mudar do 7,62 pro 5.56 bastar trocar apenas o cano. Se isso for possível é claro. Afinal sou apenas e tão somente um leigo que se interessa pelo temas relacionados as nossas FFAAs e a nossa Defesa. Abraço a todos

Vader
Vader
13 anos atrás

Ele é lindo, mas não é muito parecido com o SCAR não. Aliás, Cinquini, uma idéia, tira umas fotos do seu SCAR-F e põe do lado pro pessoal comparar? 🙂 Bem, o calibre é 5,56mm, isso é claro pelo carregador. Penso que isso é uma mudança boa, desde que não abandonemos o 7,62mm, mas o usemos conjuntamente. O cano não se parece muito com o MD97 não. Pelo jeitão, não parece ser muito leve não, mas posso estar enganado. Enfim, aparentemente já é uma melhora pro FAL. Mas eu também sou pra lá de reticente com a Imbel. Prefiro aguardar… Read more »

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

A nossa Imbel fabrica pistolas do modelo M1911 e exporta para os EUA.Isso demonstra o quanto a nossa Imbel é capacitada. O resto é trólóló de quem parece ter raiva quando um grande feito como esse é atingido por
uma empresa nacional.

Vader
Vader
13 anos atrás

Que m., não se pode falar porcaria nenhuma de p. nenhuma que sempre aparece um trolha pra dizer que é tudo “complexo de vira-lata”?

Pombas, vão se tratar, catzo… Vocês que tem problema na cabeça…

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Eu de tratamento tenho certeza que não preciso

Vader
Vader
13 anos atrás

Tem mais, cambada: em qualquer lugar do mundo se fala livremente, mal ou bem, de uma porrada de coisa do próprio país e ninguém fica de pegação no sacolé dos outros, tentando desqualificar o argumentador e não o argumento, catzo: nos EUA por exemplo neguinho fala mal até do F-22!!! Do F-22!!!

Vejam se param com essa babaquice de achar que ser nacionalista é ter de dizer que ama tudo e acha tudo lindo e maravilhoso!

Vejam se crescem, pombas: isso não é nacionalismo, é ser ufanista idiota, “Galvão Bueno”, massa de manobra, “Pacheco”, teleguiado!

Bluejacket
Bluejacket
13 anos atrás

Vader concordo com os seus dois comentários.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Cuidado amigo, pro seu amargor não passar do ponto.
isso faz muito mal tambem

Cinquini
Cinquini
13 anos atrás

As boas idéias tem que ser elogiadas sim e eu acredito que a IMBEL está no caminho certo no desenvolvimento desse novo fuzil! Senhores, só pra aguçar um pouco a memória de vocês, a pouco tempos atrás teve um general que reclamou dos fuzis da década de 60, hoje esse General (que muitos defenderam a candidatura dele pra presidente) é o comandante do CTEx que participa do desenvolvimento desse novo fuzil.
Nao preciso falar mais nada né?

Abração e vamos manter a calma pois estamos no mesmo barco 🙂

Piramboia
Piramboia
13 anos atrás

Pelo que estou vendo o fuzil já está sendo adotado imediatamente. O EB manteve o seu desenvolvimento e avaliação entre sete chaves, pois, nunca ouvi (pelo menos eu) falar dele. O outro fuzil da IMBEL, o MD-97, eu acompanhei através de publicações especializadas. O serviço de inteligência do nosso EB está de parabéns!

Caio
Caio
13 anos atrás
Fabio Silva
Fabio Silva
13 anos atrás

bom Jakson Almeida já que tu conhece este NOVO fuzil, por que não o apresenta para nós?
estás criticando algo que nem perto chegastes, espera pra ver.
e só uma observação os velhos FAL eram considerados excelentes fuzis em sua época, e ainda são peças úteis mesmo que muitos critiquem eu gostaria de saber que se atreve a ficar na frente de um??
abraços

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Acho que foi o mesmo que se pronunciou sobre a política indigenista do GF? Nessa ele também tinha toda razão.
Muito bom saber que ele está por teás desse projeto.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Nossa!! Que barberagem na escrita

Bronco
Bronco
13 anos atrás

Em todos os posts os comentários normalmente descambam para a troca de gentilezas e o que é bom mesmo ninguém discute. Cinquini ou outro que tenha tido acesso à informações relevantes a respeito do IA2, poderia nos adiantar alguma coisa a respeito do desempenho da arma? Sei que o EB testa uma ampla gama de armamentos, dentre eles alguns dos principais fuzis em uso no mundo, embora, claro, os tenha em pequenas quantidades. Mesmo porque o desenvolvimento deste foi resultado direito da observação in loco da utilização da família FAL e MD-97. Então, como em qualquer avaliação que se faz… Read more »

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Fabio Silva:
So um idiota fica na frente de uma arma de fogo,não importa a idade dela.O mauser K98 tambem e um excelente fuzil,mas na epoca em que ele foi lançado,o EB tem alguns que ainda atiram, talvez você queira ficar na frente de um.

Bronco
Bronco
13 anos atrás

Cinquini, o General a quem você se refere é o General Augusto Heleno?

Freire
Freire
13 anos atrás

Srs. o General citado, é o General Heleno, triplice coroado, extremamente capaz, respeitado ,nunca iria deixar um fuzil/frouxo chegar ao EB sem ser testado exaustivamente,ele é soldado/General 4 estrelas Combatente de Cavalaria,é o comandante que a tropa mais respeita no Brasil.

Brasil acima de tudo.

Renato
Renato
13 anos atrás

Mas pelo que entendi o fuzil simplesmente vai sair numa foto não? Alguém sabe em que ponto está seu desenvolvimento? Bem, espero que as lições do MD-97 tenham sido aprendidas.

Imagino que ele vai seguir/esta seguindo o mesmo caminho do MD, forças especiais para avaliação. Imagino que sua implantação vá levar ainda mais um tempo, afinal a Imbel também está com a reforma para PARA-FAL.

E após esse serviço ainda torço para o general se candidatar, o último debate presidencial teria sido muito mais interessante.

Marine
13 anos atrás

Bem primeiramente nao da pra comentar nada sobre o fuzil so com fotos e ainda por cima ruins.

Com relacao ao que sera espero que tenha os trilhos e acessorios para lhe fazer uma forca multiplicadora e mais importante que o EB tenha o orcamento e visao de equipa-los para toda a tropa.

RaMbOoBr
RaMbOoBr
13 anos atrás

Aleluia,depois de 50 anos tomara que o EB tenha um fuzil que não seja do período pré-jurássico.
Pensamento positivo galera!

Luis
Luis
13 anos atrás

Não confio em arma projetada pela IMBEL, mas vou aguardar e dar um voto de confiança para este projeto. Para o EB é necessário os dois calibre: 5,56×45 mm e 7,62×51 mm.

Se não der certo, existem outros modelos nos dois calibres citados que poderiam ser feitos sob licença no Brasil: FN SCAR L/H, HK 416/417 e SIG 55X/75X.

renato
renato
13 anos atrás

Quero ver mais fotos, e para os críticos deixa testa primeiro para criticar, só de ver a fotos vc acham tantos problemas

ezeca
13 anos atrás

hummm
ate que bonitinha!!!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

AEW………………………..
aeww

Nossa mas ficou bonito esse IA-2 não parece o MD não, bom pelas fotos e com essa resolução, não parecem.

Como o cinquini disse, tem um cara lá dentro que sabe o lixo que é o FAL, seja cal. 5.56 ou 7.62 não faz diferença, desde que venha em grande quantidade!!

A Imbel errou com o MD, mas lembre-se que era pra isso mesmo, o resultado está aí!

Darkman
Darkman
13 anos atrás

Esse provável Fuzil já mostra um salto de qualidade que poderemos ter em um futuro próximo.
Vamos esperar o resultado final

Abs.