Não só devido à composição ideológica, mas também por vínculos pessoais, o governo Lula sempre foi próximo de Cuba. Com ministros ex-exilados na ilha, além de assessores chegados aos irmãos Castro, o presidente colocou a diplomacia brasileira mais ativa na condenação ao embargo comercial americano, de fato um equívoco pela sua duração.

Uma visão de mundo com viés da esquerda da década de 70, temperada pelo nacionalismo cultivado por militares do regime ditatorial daquela época, fez o governo praticar a militância antiamericanista, ser condescendente com Hugo Chávez e com a propagação do antidemocrático e populista bolivarianismo pela América do Sul.

Hoje se vê que esta mudança de eixo na outrora mais estável das políticas de estado brasileiras, a externa, não se deve apenas à fé ideológica de poderosos do Palácio do Planalto, algo derivado da circunstância de determinadas pessoas estarem ao mesmo tempo em cargos de mando em Brasília.

O problema é mais grave, pois tudo faz parte de um projeto articulado, com seus intelectuais orgânicos, formuladores de um projeto que vira pelo avesso a postura clássica do Itamaraty, historicamente alinhado aos melhores princípios do Ocidente.

O descaso demonstrado por Lula e companheiros com o desrespeito aos direitos humanos em Cuba não é fato isolado. Pode ter aspectos particulares em função dos vínculos de pessoas do governo com os irmãos Castro, mas é apenas um entre outros casos.

Esta postura ganhou de vez tinturas de política oficial com a revelação, feita pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, de que o Brasil enviara correspondência a todos os países representados na ONU com a proposta de que sejam evitadas resoluções de censura a governos acusados de agredir direitos humanos. Em troca, o Brasil propõe uma política de diálogo, para demover os agressores.

A carta do governo Lula, reconheça-se, é coerente com a posição leniente assumidapelo Brasil em votações quando esteve em questão repreender contumazes atropeladores dos direitos da pessoa humana, como o Sudão, Coreia do Norte, Sri Lanka e o Irã.

Mais uma vez transparece nesta política da vista grossa a assassinatos, torturas, etc. a preocupação de se marcar diferenças com os Estados Unidos. Na questão nuclear este cuidado é nítido. Não que o governo de Brasília tenha sido enganado por Ahmadinejad; é evidente, hoje, que ele prestou um serviço à ditadura teocrática, porque deve considerar legítimo o desejo dos aiatolás de ter a bomba.

Uma pista para se chegar a esta conclusão é a crítica aberta ao Tratado de Não Proliferação Nuclear, assinado pelo Brasil, feita pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, talvez o mais proeminente ideólogo de um projeto de Brasil estatizado, “não alinhado” e nacionalista ao extremo.

A despreocupação com os direitos humanos no mundo, como forma de tentar atrair países menores, ganha outra dimensão analisada por este ângulo mais amplo. Não será pelo comércio, devido à pequena dimensão das economias destas nações.

É grave que tão ampla mudança não seja acompanhada pelo Congresso, como deveria. Cabe à Comissão de Relações Exteriores do Senado colocar a nova política externa na agenda, para discuti-la e avaliar se é esta a direção correta da diplomacia de um país democrático.

FONTE: Editorial do Jornal Globo, 06.08.2010

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
Pedro
13 anos atrás

Lula esta certissimo nessa questão! A tal ONU no que diz respeito a direitos humanos só vale para quem é pobre ou não é lacaio/capacho dos EUA. Veja, Israel matou milhares de palestinos e outros milhares morrem lentamente e outros milhares foram expulsos de casa. Agora tivemos a carapuça da OTAN caíndo no Afeguinistão, mostrando esquadrões da morte, morte deliberada de civis, corrupção e “desaparecimento” de dinheiro. Agora pq a ONU não puxa a orelha da OTAN e dos EUA? Ou de Israel? Pq são ricos ou “alinhados”! E agora pq puxar a orelha de quem não é rico e… Read more »

Andre
Andre
13 anos atrás

Certíssima a matéria, pois estão mesmo a enfiar no lixo o respeito que o Brasil sempre teve pelos outros países… nunca fez nada para ajudar, mas também nunca fez nada para atrapalhar, e agora, esse governo safado, que não tem vergonha em mostrar suas preferências pessoais, está para acabar, graças a Deus, e para nunca mais voltar, se assim Ele quiser… é um absurdo termos recebido o presidente do Irã, mesmo sabendo do tratamento que ele tem para seu povo, e da sua vontade de obter a bomba nuclear, e se depender do Sr. Lula da Silva, vão obter mesmo,… Read more »

groo
groo
13 anos atrás

O embargo à Cuba é um equívoco por sua duração? Se tivesse durado menos não seria um equívoco? Qual seria a duração “correta” do embargo?

JRodrigues
JRodrigues
13 anos atrás

Cuba,aquilo é lugar dos inferno, Esse tal de Fidel vive mandando prender iraquianos, afegões, iranianos e tudo que tem anos, você sabe o que acontece lá? Tortura!, Execuções, prisões indiscriminadas, Cuba deveria Fecha Guantanamo!

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

pelo fim da ONU- covil de ditaduras bananeiras, canibais africanos e apedrejadores de mulheres islãmicos. Pela volta da intermediação de países democráticos das questões transnacionais, como era feito no início do século vinte. Despeçam e mandem trabalhar ou morrer de fome a burocracia da ONU e suas ONGs associadas pervertidas e inúteis.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Pedro disse:
7 de agosto de 2010 às 14:07

Concordaria com a sua visão e a do GF em geral, se o Brasil fosse um país 100% independente do mundo, mas não é! Pelo contrário depende e muito dos outros países e notadamente dos membros permanentes do CS.

Sendo assim não vale muito a pena chutar o pau da barraca!

É exatamente o mesmo caso do filho adolescente que faz desaforo para os pais, fala que é adulto, independente e o caralho a sete, mas na hora do vamos ver não é capaz de ganhar o próprio pão para sobreviver.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O Congresso não está ausente. Está amordaçado. Até mesmo a Comissão de Relações Exteriores do Senado, que deveria cuidar disso. A turma alinhada ao governo recebeu ordens pra ficar de bico calado. E obedece sem retrucar. A oposição, onde a grande maioria tenta a reeleição, não pode falar mal do Lula porque isto pode representar perda de votos. Além disso, se tocarem em pontos considerados sensíveis ao governo, eles correm o risco de terem suas emendas ao orçamento (já aprovadas) ficarem em banho maria, ou seja, sem verba, sem obras nos seus redutos eleitorais. Quem detém a chave do cofre,… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

A postura do Congresso continua pusilanime…

A aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul contrariando a “clausula democratica” do mesmo, deu provas claras da subissão ridícula do Legislativo brasileiro.

Ou alguém considera um país democrático em que o presidente manda prender juizes da suprema corte que não se submetem a sua vontade, que fecha emissoras de radio e tv que lhe fazem oposição?

Sobre a diplomacia do tira-sapato, este governo inaugurou a diplomacia “barrado devidamente calçado” Ou vocês não sabem que o nosso nanico chanceler ( devidamente calçado) foi BARRADO ao tentar entrar em Gaza?

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Se existe órgão nacional dispensável é o nosso Senado, com suas comissões, inclusive a de Política Externa. Quem manda é Lula e o Toptop. A Câmara dos Deputados deveria ser reduzida a um terço e os deputados deveriam ser cobrados pelo povo e ter seus mandatos caçados se não cumprissem horário e pautas. A política externa está sendo traçada e cumprida pelo Toptop, principalmente pela omissão dos Senadores. Quem assiste à TV Senado sabe o que digo.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“Lula esta certissimo nessa questão! A tal ONU no que diz respeito a direitos humanos só vale para quem é pobre ou não é lacaio/capacho dos EUA.” posso até concordar quanto a Israel, mas voc~e esqueceu alguns “não-capachos” que são tratados a pão-de-ló pela ONU: Sudão- massacre de cerca de 2.000.000 de animistas e cristãos do Sul e mais 150.000 em darfur Congo- morte de cerca de 8.000.000 nos últimos 20 anos Cuba-17.000 mortos na represão política, 150.000 mortos na tentativa de fuga da ilha presídio e centenas de presos políticos torturados Zimbábwe- massacre de 30.000 matabeles na década de… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Pinochet74.

Você foi perfeito nas suas considerações, excelente.

Brasil acima de tudo.

Zé das Couves
Zé das Couves
13 anos atrás

O Brasil mandou a tal correspondência. E a intenção não foi construtiva nem humanitária, coisa em que nem a Velhinha de Taubaté acreditaria (embora o criador dela, é verdade, esteja muito provavelmente achando tudo uma beleza). Quem acha que a atitude foi certíssima, que é por aí mesmo, que assim se escreveu outra bela página da altivez nacional, deveria parar para pensar e tentar enxergar aonde é que isso vai nos levar.

dell72
dell72
13 anos atrás

ONU como está não adianta nada mas como era também náo resolve (Hitler teve tudo o que quis até apertar o calo dos Ingleses, Franceses…)
e o nosso pralamento é piada, vejo o congresso e só o que me vem a mente é o CQC
infelizmente não tenho a solução nem conheço quem a tenha.
Não sou “vermelho” como alguns penssam apenas tenho opnião própria e nesse sentido EU sou de acordo com a politica externa apresentada, não existe modelo de governo JUSTO isto é fato

Belisário
Belisário
13 anos atrás

É! Acho q a matéria do galante nao foi feliz. O mundo nao é simples assim, com “os melhores principios do ocidente”, q todos já descobriram q n sao os “melhores”. O “ocidente”(eua) está cada vez mais acuado..vagarosamente todos descobrem q podem e devem ter armas e q a ONU sempre foi uma grande mentira. Eram todos bobinhos…agora n são mais. O mundo está mudando galante! Obs. Se nao tiverem coragem de falar e criticar as torturas e massacres dos EUA e Israel pelo mundo(guantanmo, afeganistao, africa etc), pelo amor de Deus! parem de falar no tal direitos humanos e… Read more »

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Os comunas pegam fatos isolados em Guantanamo e trombeteiam aos quatro ventos que “uzamericanu” sao cruéis e outras coisas do gênero. Comparado aos que paraísos socialistas, tais como o dos irmãos assassinos bilionários, fazem, é uma colônia de férias. Israel é sistematicamente atacado pelos grupos terroristas. Tem que se defender. Claro, claro, os seus inimigos são todos humanistas, inclusive a Turquia. Ah, só tem o caso do Chipre, dos armênios, mas o maldoso é Israel. Israel já tem o direito de atacar o Irã só pelo fato desse financiar grupos que praticam terrorismo contra seu território e seu povo. Mas… Read more »

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Que infelicidade a nossa. Pra que serve ser democracia e meter o pau na ditadura, pagar indenizacoes a pobre coitados que sofreram em suas maos e depois defender o contrario mundo a fora. Ah, esqueci, vamos sempre meter o pau no Brasil e puxar o saco de todos la fora. Essa eh a regra basica de nossa politica e sabedoria popular.

Tito
Tito
13 anos atrás

Esse é o legado do “nosso” governo, manter boas relações com quem comete crimes contra humanidade desde que se tenha uma causa em comum: Ir contra as pretensões dos EUA. Essa política estúpida só nos levara a um destino, um lento e progressivo isolamento dos países desenvolvidos. Mas isso é caso pensado, é a intenção desse governo que ai está, querem nos tornar Cuba, não pela força das armas mas num processo de transformações lentas e quase imperceptíveis, porem constantes, o tal projeto de 25 anos de governo do PT. Infelizmente creio que que já seja certo que isto vai… Read more »

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

VITOR: não nego o óbvio, não nego a tortura no período do contra-golpe de ’64; mas os ‘indenizados’ no meu entender não eram pobres coitados. Eram combatentes, que também torturavam em matavam. Acho que os soldados mutilados e as famílias dos que morreram defendendo o Brasil da cubanização que o Jango e o Brizola desejavam, por Justiça, também deveriam ser indenizados. Na realidade, acho que não deveria haver indenização, pois ela é ideológica, é a forma de dizer que tudo esteve errado e o certo era o que os indenizados queriam impor. Lastimo isso, pois a História mostra que foram… Read more »

FelipeTP
FelipeTP
13 anos atrás

Todo mundo fala de Israel. Mas em nenhum momento as pessoas falam dos rebeldes do Iêmen. A Arábia Saudita é acusada de uso de fósforo branco sobre os rebeldes. Mas quando é Israel, o mundo vem abaixo.

Está muito claro que só importa aquilo que está relacionando com adversários ou amigos. O resto não importa.

As atitudes e demagogia do governo e dos anti-governo, não são baseadas em justiça, apenas em oportunismo. Não há coerência e sim pega-se casos isolados afim de justificar ou desmoralizar algum lado.

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Quem, de livre e espontânea vontade, resolveu combater a ditadura (na verdade uma ditamole), seja por motivos ideológicos ou por qualquer outro, não deveria receber indenização. O povo não deveria pagar essa conta aos que são os verdadeiros golpistas. Somente quem, não tendo combatido a ordem estabelecida, sofreu algum infortúnio do Estado à época (por exemplo não ter qualquer relação com os golpistas comunistas e perder o emprego), é que deveria ter direito. Mas essa vergonha virou uma indústria, que piorou no governo do atual inquilino do Planalto. Até porque grande parte dos integrantes do atual governo eram os comunistas… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Bem, o que vc vai falar de uma Comissão de Relações Exteriores cujo presidente é Fernando Collor de Mello? O parlamento brasileiro é uma piada de mau gosto.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
13 anos atrás

O Globo vai na tese da “direita” brasileira que o Brasil se deva manter como apoio aos interesses dos EUA. Mas em questões econômicas em muitos pontos o Brasil vai entrar em colisão com os interesses de Washigton. Um ponto não interessa ao Brasil uma guerra entre dois mercados da indústria brasileira que é a Colômbia e a Venezuela. É um importante para o Brasil ter estes mercados livres. Outro ponto é o consumo de petróleo do Brasil que vem crescendo continuamente com o aumento da frota de veículos. Assim a Venezuela cada vez mais vai virar um ponto central… Read more »

CosmeBR
CosmeBR
13 anos atrás

Jorge Nunes disse:
8 de agosto de 2010 às 12:47

Parabéns, excelente comentário!

Brasil Acima de Tudo

Athos
Athos
13 anos atrás

Jorge, bom comentário. Eu ainda acrescentaria os jornalistas pagos pela CIA na Venezuela para atacar o Chaves como exemplo de manipulação. As conseqüências são sabidas. A ideologia é prejudicial ao interesse nacional. Acaba poluindo o raciocínio e esse “dirigíveis” acabam defendendo o interesse alienígena sem saber. Enfim, todos estes Pinoches e anticomunistas que andam por aí precisam morrer. Assim como os defensores dos Fidéis e Chaves. Apenas com a morte desta geração surgirá uma terceira via, livre de PRÉ-conceitos. Repare que eu não disse se aposentar ou sair da vida política. A terceira via só surgirá com a morte desta… Read more »

Cezar Gouvêa
Cezar Gouvêa
13 anos atrás

Acho que esse blog, tão equilibrado na abordagem dos assuntos em que se especialisa, deveria de abster-se de reproduzir análises tão distorcidas ideologicamente e tão indigentes em sua argumentação. Os leitores de ‘forte.jor’ já têm sua dose diária de inoculação de falsidades pela grande midia televisiva e escrita, como para dispensar sua reprise na Trilogia.

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

No mínimo desinformada, segundo o “amigão” hamã-dnejad…deplorável!

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, não procuro com meus comentários desmoralizar aqueles que postam idéias diferentes da minha(salvo quando sou atacado, o que aqui não é o caso), mas me incomoda colocarem fatos isolados de contextos. criticar a ONU po cumplicidade com Israel, mas silenciar quando a mesma toma partido de regimes fascínoras, mas que não saõ alinhados políticamente com os EUA, não é atitude de quem se quer democrata e/ou isento.Toda questão tem múltiplas facetas, explorar apenas uma reduz o debate a coleção de slogans, o que não é produtivo nem reflete o que todos querem nesse foro de debate, apesar de linhas… Read more »

ditongo
ditongo
13 anos atrás

É lamentável mas se o congresso nacional tem dificuldades pra debater as questões nacionais imagine as questões externas. A maioria dos deputados e seus assessores não sabem ao mínimo os princípios básicos da politica externa. Aí fica dificil o congresso participar e equilibrar forças perante o itamaraty.

Marcos.T
Marcos.T
13 anos atrás

Nosso congresso não consegue nem resolver nossos históricos problemas internos…
Melhor deixar como está porque senão é capaz desses idiotas conseguirem “enfiar” por acidente, o Brasil em alguma guerra estupida e a gente tenha que lutar e morrer por esses #@#!$%

Marcelo Bahia
Marcelo Bahia
13 anos atrás

Ô jornalzinho pró-yank! Deus é mais!!! 🙁

Sds.

Walfredo
Walfredo
13 anos atrás

Bem, verifica-se que aqui tem gente que é sempre contra o governo e quem é sempre favorável. Contudo todos sabem que direitos humanos, ecologia, liberdade de imprensa e tantas outras bandeiras escondem interesses econômicos e estratégicos. Democracia é bom, pois é ela que permite que um debate como esse exista, é pena de democracia nem sempre signifique participação de todos na decisões e, principalmente, com paridade de armas, ou seja, capacidade de cada setor da comunidade defender seus interesses em igualdade de condições. Se a oposição sequer pode falar mal do governo é por que o povo, soberanamente, não aceita… Read more »

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Sr. Walfredo,
quando se atingir a situação de que “a oposição sequer pode falar mal do governo”, é porque já estaremos na situação totalitária almejada por essa turma que infelizmente está no poder, e não porque o povo “não aceita mais ser escravo daqueles que criaram e engordaram a dívida pública”, até porque a dívida pública “engordou”, e muito, com esse governo que está aí.
Para quem não tem essa informação, é só dar uma breve pesquisada por aí, e não jogar dados ao vento.
Abraços.

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Exatamente Anticomunista, que o diga “Yes We Can” Obama, que é malhado como comunista e ladrão dos cofres publicos por uma parte dos americanos. Democracia é isso. Alguns satisfeitos e outros nao.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Sr. Walfredo, já que até o fazer oposição pode ser barrado pela iniciativa popular, que tal colocar para o povo decidir alguns temas vitais como: pena de morte, maioridade penal aos 14 anos, aborto, invasão de terras, censura, liberdade do porte de armas… por que o governo não coloca esses temas em plesbicito?Por que os ditos “movimentos sociais” não apoiam plesbicitos destes assuntos? “capacidade de cada setor da comunidade defender seus interesses em igualdade de condições” Pois é num lesbicito, mais do que “setores da comunidade” serem ouvidos, seram os próprios indivíduos que formam a comunidade que decidiriam.Mas , o… Read more »

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Nunca foi tão fácil ser antiamericanista !!! terá apoio “chapa branca” para sê-lo e quem saba alguma verba para custeios !!!

Vi essa reportagem com Lulla e fiquei ainda mais enojado, onde chama o tênis de esporte da burguesia; como se el não fosse um!!
http://blogs.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/tenis/burgues-e-a-mae/

E para os que falam do embaixador brasileiro que tirou os sapatas, ainda não sabem que mais embaixadores fizeram a mesma coisa na ocasião, como da China e Rússia em respeito à memória do 11 de setembo nos EUA. Não sabem mas, lhe és conviniente não ?!

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Talibãs matam oito profissionais em missão médica no Afeganistão

CABUL, 7 Ago 2010 (AFP) -Oito profissionais médicos ocidentais – seis americanos, uma britânica e uma alemã – e dois afegãos foram mortos a tiros numa remota região do nordeste afegão por islamitas talibãs que afirmam ter matado “missionários” cristãos. …”

E cadê a ONU ?!?!?! Os direitos humanos ?!?!? OS antiamericanistas ?!?!?

Tito
Tito
13 anos atrás

Não sei se é falta de inteligência ou má fé.
(Acho que os dois)

Biel
Biel
13 anos atrás

O congresso é uma piada !
Espero que o Lula tenha consciência do que faz , pois esta política internacional vai fazer as potências ocidentais se voltarem contra nós e acredite os primeiros
a correrem serão os franceses .

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, qual o problema dele ser antipetista? Não é lícito nesse fórum alguém ter esse posicionamento? Por que atacar qualquer um que se defina como direita de capacho, vira-lata, vendido, etc., sem saber realmente o que ele pensa sobre os EUA, pois assim como nem toda esquerda é pró-cubana automaticamente, nem toda direita é pró-americana ídem.Isso só prejudica o debate. E isso se aplica quando alguem ,sem referencia ao texto, sai atacando de dilmista, petista,etc.

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

Só digo que a “direita financeira” está mais que feliz com os companheiros, estão arrebentando nos títulos públicos com taxas de juros pornográficas…

A classe baixa está sob um gurda chuva de bolsas das mais diversas.

E a classe média está aí para pagar isso tudo com impostos retidos na fonte 🙂

Freire
Freire
13 anos atrás

Pinochet74 e Giap, rssss gosto de ver este antagonismo,parabens.mas o Molusco só fica do lado dos idiotas,Indio cocalero,Bufão chaves,EL Ditadores Hermanos Castro,Carrasco apedrejador ditador Iraniano, Ditador Canibal Africano, Por que Será Né?Bom com acessores como o Tenente Tarso Genro que fugiu do EB,Franklin Martins sequestrador e assaltante de banco, Dilma,veja a ficha da mesma na net. Carlos Mink veja a ficha do mesmo na net. Berzoini o capo esquerdista do sindicato dos Bancários.é isso que dá.

Brasil acima de tudo.

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Giap, 1) anticomunista é apenas uma de minhas características. Também sou antipetista, brasileiro, flamenguista, católico, etc. Mas escolhi aquele pseudônimo por ter mais relação com este forum, tendo em vista os militares terem prestado um grande serviço a este país impedindo sua transformação em uma ditadura comunista, e também por ter no início testemunhado posts a favor de comunismo/socialismo e contra países democráticos, tentando tornar esses piores do que aqueles, o que eu simplesmente abomino. 2) Perceba que, na maioria das vezes, coloco alguma observação política quando algum comentário também o fez. Note o teor político do post de 9.8.10… Read more »

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Nossa, que quebra quebra ideologico. Tão piores que eu !! Anticomunista, vc poderia usar um nick um pouco menos…hã, antidiplomático. Eu sou anti americano de carteirinha mas coloco um nome normal. Justamente para evitar a excessiva politização dos debates. MAS atrevam-se a xingar a Russia do meu lado…aí o bicho pega ! ah ah !! Falem mal do T90 e sai briga mesmo ! ah ah ah ah ah !! 🙂 Nosso Congresso é uma piada. E a reportagem, sinceramente, não pe ideologicamente válida, visto que a Globo não é imparcial naquilo que faz. Lula pode ter feito besteiras, mas… Read more »

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Wagner,
não tenha dúvidas que, em igualdade ou similariedade de condições, eu preferiria morar nos EUA do que na Rússia.
Veja, não sou antirusso. É uma país com uma cultura rica (música, dança, etc) e mulheres que, quando são lindas, são lindas mesmo, hehe.
Mas me sinto muito mais próximo dos americanos do que deles.
Sei que ninguém é santo, mas diga para nós os grandes crimes cometidos por Washington, que também digo para vc grandes crimes cometidos pelos russos (incluídos os soviéticos).
Pode começar.
Abraços

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Praga, Budapeste, Berlim. São muitos. Nunca neguei os crimes da Russia. E sinceramente eu preferiria viver, tal como vc disse em igualdade de condições, na Russia, do que em meio aos norte americanos, que são arrogantes, materialistas e bossais que se acham os donos do mundo. Não sinto atração nenhuma pela cultura norte americana, ela me dá nojo. Tirando os stratrek e Starwars, nao curto mais nada deles, podendo evitar. E sinto a falta de outras culturas, sinto mesmo. Parece que as vezes so existem os EUA na terra. isso é deprimente. Fico com a Russia, com certeza. E vou… Read more »

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

que profundeza intelectual, não ?? ih ih !! 🙂

Tito
Tito
13 anos atrás

anticomunista disse: 9 de agosto de 2010 às 21:36 “5) Para aquela pessoa que postou às 14h54min de 9.8.10, caso aquele post tenha se dirigido a mim: primeiramente coloco o nome que bem entendo e, em segundo lugar, se eu tenho falta de inteligência e má-fé, vou supor que Vossa Excelência é um ser inteligente e de boa-fé. Já que é assim, deve ser fácil rebater os meus argumentos de hoje às 9h41, tendo em vista eu ter, segundo sua opinião, aquelas características. Vamos, estamos esperando seus argumentos acerca da referida postagem.” Meu amigo, desculpe se me fiz entender errado,… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Tem um problema nisso tudo. A questão de direitos humanos na ONU ainda é inóqua. Explico: Os países que possuem assento no CS da ONU veêm este tema de acordo com seus interesses e de aliados. É simples. A China por exemplo. Qual a punição que deram a este país quando, segundo a ONU, fere os princípios de direitos humanos? E isso acontece direto. E a Arábia Saudita, Egito, e outros aliados do ocidente? O que acontece com estes países? SIMPLESMENTE NADA! Esta discussão no que se refere a direitos humanos na ONU dever ser ratificada por TODOS os países… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Pois é Giap, vê como são as coisas. E você também acha? 🙂

Tito
Tito
13 anos atrás

Você é que esta dizendo amigo giap. 😉