Foi comemorado no último dia 15, os dezenove anos de criação do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

A cerimônia militar foi presidida pelo General da reserva Moura Barreto e contou com a presença do Cel. Robert, Chefe do Estado Maior da AvEx, os Comandantes do 1°, 2° e 3° BAvEx, BAvT e demais OM da AvEx e diversos convidados militares e civis como o Sr. Eduardo Marson Ferreira, Diretor Presidente da Helibras.

Seu atual Comandante é o Cel Cav QEMA Fábio Benvenutti CASTRO.

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), foi criado em 1991 e efetivado no ano seguinte em Taubaté, tendo suas origens no Núcleo do Centro de Instrução de Aviação do Exército, implantado com o objetivo de iniciar os trabalhos que permitiriam a criação do CIAvEx.

Enquanto as suas instalações estavam sendo construídas, os primeiros instrutores eram formados na Marinha do Brasil e na FAB, para depois se incorporarem ao efetivo do CIAvEx.

Em suas missões a Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI), também conhecida como Esquadrilha Pégaso, utiliza os helicópteros HA-1 Esquilo, ministrando cursos e estágio, visando à formação, especialização e aperfeiçoamento de pilotos e tripulantes para AvEx, bem como a sua habilitação para ocupação de cargos e o desempenho de funções ligadas à mesma.

O CIAvEx disponibiliza os seguintes cursos e estágios:

  • Oficias: Curso de Piloto de Aeronave (CPA), Curso de Piloto de Combate (CPC), Curso Avançado de Aviação (AAv), Curso de Gerência de Manutenção de Aeronaves (GMN), Curso de Gerência de Manutenção de Aviônicos (GMA), Curso de Gerência Administrativa de AvEx (GAM), Estágio de Pilotagem Tática (EPT) e Estágio de Operações Aeromóveis (OAM)
  • Sargentos – Aviação Manutenção: Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Curso de Mecânicos de Aviônicos (MVN), Curso de Mecânicos de Aeronaves (MAE), Curso de Mecânicos de Armamento de Aeronaves (MAA), Curso de Inspetor de Aviação Manutenção (IAM) e Estágio de Manutenção 2° Escalão (EMS)
  • Sargentos – Aviação Apoio: Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Curso de Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de AvEx (TAS), Curso de Controlador de Tráfego Aéreo (CTA), Curso de Metereologista da Avex (MET), Curso de Informações Aeronáuticas (AIS), Curso de Combate a Incêndio Bombeiro Resgate e Prevenção de Acidentes (BRP) e Estágio de Operações Aeromóveis para não Especialistas em Aviação (SAM)
  • Civis – Cabos e Soldados de todas as Forças: Curso de Formação de Sargentos (CFS)

A EHI opera hoje 14 HA-1 Esquilo, 01 HA-1 Fennec (configurado para OVN) e 01 HM-1Pantera, utilizados para a parte prática de instrução de voo.

O Centro de Instrução conta com uma excelente estrutura de ensino, contando com um simulador sintético da aeronave HA-1 Esquilo com quatro cabines desta aeronave em escala 1:1, onde os alunos e os pilotos já formados, podem simular diversos tipos de operações, que vão desde um voo em formatura até operações aeromóveis com o uso de OVN.

O CIAvEx também é homologado pela empresa TURBOMECA, fabricante de motores de aeronaves, sendo hoje a única escola da América do Sul nessas condições, ressaltando  que existem apenas três escolas nessa situação em todo o mundo: duas na Europa e uma no Brasil (CIAvEx).

Após a cerimônia, todos os convidados assistiram ao desfile da tropa, encerrando as comemorações alusivas a data.

FOTOS: Guilherme Wiltgen/ForTe

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida
Almeida
13 anos atrás

Com todo respeito devido a esta grande unidade mas, já passou da hora de termos um Centro de Instrução de Asas Rotativas unificado entre as 3 Forças.

Difícil é decidir onde será localizado…

marujo
marujo
13 anos atrás

Alguém tem noticia dos 18 M-35 que seriam comprados para a Avex ainda neste mês de outubro?

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

pra 12 anos estão muito bem….

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Marujo,

A delegação russa para a venda dos Mil Mi 35 e baterias antiaéreas Tor M2E virão ao país depois das eleições.

Inquiridor
Inquiridor
13 anos atrás

a aviação do exercito é uma piada.
Porque não comprar o Ka-50 Black Shark?
Este sim… é respeitavel!!

Sopa
Sopa
13 anos atrás

“A EHI opera hoje 14 HA-1 Esquilo, 01 HA-1 Fennec (configurado para OVN) e 01 HM-1Pantera, utilizados para a parte prática de instrução de voo”

Meus DEUS, que tristeza, que má vontade, que vergonha, que revolta, será que não tem verba pra comprar 16 heliz modernos, como o Lakota ?????

Brasil, um País para outros !!

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Alguém saberia dizer quais países possuem aviação, inclusive asa fixa, em todas suas forças?