A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta terça-feira um lançador de mísseis (sic) AT-4, de fabricação sueca e com poder bélico capaz de destruir tanques de guerra. Dentro de uma capa de violão, o artefato militar era transportado por dois indivíduos em uma moto no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A dupla abandonou o lançador e conseguiu fugir durante a perseguição.
De acordo com a Delegacia de Repressão a Fraudes do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), uma equipe realizava levantamentos nas proximidade do conjunto habitacional Marcos Freire quando desconfiou dos ocupantes da moto. Segundo o delegado Adalberto Barbosa, titular da Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos e Cargas, o garupa da moto carregava uma capa para instrumentos, mas o formato do objeto atraiu a atenção dos policiais, que pensaram se tratar de um fuzil.
A perseguição, conforme a polícia, começou na avenida marginal Norte Sul. Os desconhecidos jogaram a capa no chão e conseguiram fugir pelas vielas de uma favela. Ao abrirem o invólucro, os policiais se surpreenderam com o conteúdo. O lançador estava sem o míssil, segundo o Deic. Ainda segundo o delegado Barbosa, o artefato é utilizado por unidades militares brasileiras. Representantes do Exército estão tentando identificar a procedência da peça.

FONTE: Terra

*NOTA DO EDITOR: o título original traz “lança-míssil”.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J.Claro
J.Claro
13 anos atrás

Mais que coisa não!! Parece novo. A cambada está mesmo partindo para meios de grosso calibre mesmo.

Marine
13 anos atrás

Nada demais, esses lancadores sao descartaveis e de certa forma relativamente faceis de um algum militar “guardar” um apos uso.

Na verdade os bandidos nao representavam amaeca alguma com isso e simplismente teriam sido presos por idiotice, nao poderiam fazer nada com isso a nao ser enfeite.

Sds!

arlei
arlei
13 anos atrás

pois é, acho que o AT-4 não é recarregável e concordo com o Marine

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

de vez em quando a PM (RJ) apreende artefatos similares a este… não é novidade que os bandidos estão se armando e se nada for feito a situação vai piorar.

MA
MA
13 anos atrás

Ou usar em algum helicoptero ou viatura… Oq estaria fora de cogitação, por colocar toda a força de segurança local no alerta contra eles…

Além disso, lembro que em outra notícia disseram a mesma coisa e era só casco descartado de AT-4 usado. Logo…

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Todos sabemos por onde entram estas aberrações que “nossos” bandidos usam, e nossas froteiras continuam desguarnecidas…ahh…kd o VANT que nossa querida herdeira da coroa mencionou para vigilancia destas mesmas fronteiras…. E o nosso opositor querendo criar um “Ministério da Segurança”…. Dureza viu… Eita pleito dificil…. Agora…aparelhar adequadamente nossas FA…nem pensar; Falar em defesa durante a campanha…menos ainda…pois não dá voto Se as coisas permanecerem desta maneira, dentro em pouco teremos blitz da policia, onde nossas forças de segurança irão pedir documentos e carteira de motorista para bandidos passeando pelas cidades de Urutu ou Cascavel e com nossos VANTS sobrevoando estadios… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Marine disse:
26 de outubro de 2010 às 20:34

“Nada demais, esses lancadores sao descartaveis e de certa forma relativamente faceis de um algum militar “guardar” um apos uso.”

Segredinho: o AT-4 “era” descartável 🙂

No mais, acho que deve ser produto de furto de algum Batalhão de Infantaria do Exército. É relativamente fácil para alguém de dentro surrupiar um casco usado desses. Mas na mão de paisano só serviria pra enfeite mesmo.

Marine
13 anos atrás

Alias no nosso escritorio de recrutamento tinhamos um na parede como enfeite mesmo hahahaha.

Ja em algum TO real nos sempre os destruimos com medo do inimigo usar como tubo de morteiro mas que bandido carioca sabe fazer isso?!

Semper Fi!

Colt
13 anos atrás

Aí fica a questão. Quando que haverá um aumento efetivo da fiscalização policial? O país não tem policiais em número suficiente para a população. É simples. Não tem para investigar os crimes ocorridos e nem para o policiamento ostensivo. Um exemplo, a tal lei seca, o cidadão de bem, não pode tomar duas cervejas depois do expediente ou na hora do almoço; mas não são esses que tomam duas cervejas que causam acidentes, são os que enchem a cara; contra esses, precisa de policiamento ostensivo. Mas, como NÃO TEM POLICIAIS em número suficiente, vem o legislador e impõe uma lei… Read more »

Uitinã
Uitinã
13 anos atrás

os estoques estimados no brasil do AT-4 Bofors e de 1500 unidades e esta sendo substituído pelo nacional ALAC pra min parece um tubo usado sem nenhuma periculosidade.

Antonio Costa
Antonio Costa
13 anos atrás

Houve uma época que se comentou da existência de guerrilheiros vindos da África que estavam nos morros cariocas. Temos tb alguns marginais que serviram em forças que operam os mais diversos tipos de armamentos.Todo cuidado é pouco.

Ricardo Pinto
13 anos atrás

Tava demorando muito isto ocorrer

Eu ainda uma vez falei que estes traficantes malucos ainda iam enfiar um stinger em um dos esquilos da policia um dia desce…

Imagina um destes na barca da rota ????

Tem é que fechar fronteira… Para estes caras não terem acesso a este tipo de armamento

[ ]´s

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
13 anos atrás

Pessoal,

Isso não é ameaça, só se forem usar como tacape, porque é descartável como já citou o Marine e ainda que haja alguns ex militares no trafico, nenhum tem capacidade tecnica para uso como tubo de morteiro deste casco, como foi citado pelo amigo marine.

Eles querem mostrar armas , mesmo que não sirvam de nada, é só guerra psicologica, leiam manual de treinamento de alguns batalhões de onde são oriundos alguns dos chefes de morro e favela

Joel
Joel
13 anos atrás

Pela foto que eu vi no UOL o AT4 possuia o texto em seu corpo todo em portugues, ou seja, mais doq ue vigiar a fronteira temos que vigiar os quarteis.

No meu tempo quando o soldado dava um misero tiro de fal tinha que entregar o cartucho vazio pro instrutor de tiro.

Claro, o At4 é uma arma descartável, diferente do CArl Gustav, mas se a pessoa infarta vendo aquele troço apontado em sua direação, ele não deixa de ser responsável pela morte.

Além disso o uso de simulacros de arma também é crime em nosso pais.

Infa
Infa
13 anos atrás

lançador de missil kkkkkkkkkk depois da vez que eu vi uma reportagem que aparecia um AT4 apreendido junto com sua “munição” que era uma granada de bocal de fuzil eu não duvido de mais nada desses nossos jornais rs
E fiquei curioso, por quanto sera q a bandidagem embusteira compra uma carcaça dessa de AT-4? rsrsrs

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 anos atrás

Bem amigos, o fato de este ser descartavel ou não é neste caso apenas a ponta do Gelo. O grande questionamento é que se eles obtiveram este artefado de um quartel, nada impede que também obtenham fuzis, granadas e até lançadores recarregaveis. Já é noticiado a muito tempo a existencia destes armamentos nas mãos de bandidos, semdo os mesmos até mostrados em rede nacional (quem não lembra da reportagem da Record no qual aparece um RPG com o simbolo do Superman pintado). A verdade é que estes artefatos ainda não foram utilizados, pois os grandes chefes de trafico e quadrilha… Read more »

fn
fn
13 anos atrás

Volta e meia voltamos ao mesmo debate,at4 é descartavel não pode ser reutilizado,até hoje não vi nenhum at4 apreendido estar municiado.Os que aparecem são sempre assim só casca.Comprar um AT4 no mrcado negro não é a mesma coisa que comprar um Fuzil,é muito mais lucrativo comprar 3 ou 4 fuzis do que um AT4 se é que tem alguem que venda.Derrepente as FARCs vendam mas ainda acho dificil.Não sei como o EB faz para se desfazer dos tubos de at4,mas este deve ter vindo de algum paiol onde estava guardado para descarga ou sala da sargentiação. Como já falei em… Read more »

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

essa coisa ai deve ser lixo, se tava vazia eh porqe ja foi usada, como o marine falou la encima e descartavel, oh imprensa? vamos colocar as noticias corretamente, isso se chama de sensacionalismo.pra quem entende um pouco do assunto chega ser besta essa noticia, a ja sei o bandido iria bater na cabeça de alguem com isso.soh por deus.

Andersson
13 anos atrás

Isso realmente e descartável, talvez ja tivesse usado

Andersson
13 anos atrás

Coloca o Exercito na rua!

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Não tem jeito,neste país temos que retirar/eliminar 90% da população e começar de novo,com os que são verdadeiros ”brasileiros” —> ?
Não posso escrever o que realmente penso,pois seria preconceituoso,mas enfim……

Brasil,a terra que nada funciona,inclusive os habitantes !

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 anos atrás

FN. Infelizmente, a questão de porque eles ainda não usaram todo o potencial do armamento que possuem, é uma questão obscura para todos nós. A verdade é que muitos grupos já possuem equipamentos anticarro, minas, granadas, .50, .30 e lançadores de granadas. Mas oque se tem visto, é apenas o uso de granadas. Acredito, em minha opinião particular, é que o unico fator para o não uso, é o fato de na atual situação, todos os ambitos de governo tratam a questão como segurança pública. Já no momento em que aparecer na televisão um viculo policial destruido por uma arma… Read more »

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Ainda tem gente aqui neste país que esse tipo armamento soh é encontrado em favelas cariocas hahahaha faça-me rir !!!!

SNIPER
SNIPER
13 anos atrás

Caros Companheiros Leitores; Inicialmente, a arma da foto é um AT-4 já usado. Apesar de estar inutilizado, devemos nos perguntar como foi parar nas mãos de bandidos, se deveria estar no quartel servindo como meio auxiliar de instrução! Sobre “Guerra Civil”, como foi postado aqui por alguns companheiros, sugiro primeiro que tomem conhecimento da Convenção de Genebra e das peculiaridades do Direito Internacional dos Conflitos Armados. Depois pensem bem e concluam sobre o que é Guerra Civil, quais suas implicações durante e após o conflito e se isso se aplicaria ou não! Leiam também sobre o emprego das FA em… Read more »

fn
fn
13 anos atrás

Carlos. Eu gostária de ter certeza que eles não tem tal armamento mas quem duvida é louco(expressão usada por aqui)concordo com muitas das tuas opiniões. Amigo uma pergunta, se o beira-mar tivesse comprado o missil terra-ar tua acha que ele não teria usado,eu pessoalmente acho que sim do mesmo modo que eu acho que os tráficantes ja teriam usado o armamento que eles tem(ou supostamente tem). Usado não contra um VTR normal mas contra o blindado sim.Bom espero que para sorte nossa eles não tenham ,e eu não tenha que dizer tu tava certo desde o inicio. UM ABRAÇO Ad… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Mais uma demonstração da ignorância de nossa imprensa leiga. Ou então é um caso clássico de sensacionalismo barato e proposital.
Esse “lança-rojão” (que na verdade é um canhão sem recuo) é tão perigoso quanto um estojo deflagrado de um cartucho de fuzil.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Pessoal. Sou nascido e moro em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul um dos estados que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia, dois países famosos por contrabando de armas e tóxicos. Como vivo aqui sei perfeitamente qual a nossa realidade. Todos nós aqui sabemos que MS é o corredor de armas e drogas que aparelham e sustetam as facções criminosas do país. O norte do estado do Paraná também é um corredor. O que acontece é que a nossa polícia estadual não tem efetivos para combater este ilícito. Nem os esfetivos de Policias tanto Feral quanto Rodoviária Federal… Read more »

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

“…mas que bandido carioca sabe fazer isso?!” Não sei o porque do “bandido carioca”. Infelizmente, nos grandes centros do Brasil, a coisa está igual. É só tentar entrar em um desses “feudos” e a carga vem pesada. Um exemplo: é bem conhecida história do PCC em São Paulo, as autoridades desprezaram todas as denuncias, inclusive do Ministério Público, falaram: tudo (eles gostam de falar assim!) esta bem, é papo de nossos inimigos políticos e blá blá blá, blá blá blá. E os bandidos, em certos lugares, são governo. Enquanto isso, a concentração de militares no Sudeste, até parece que nossos… Read more »

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

Marine disse:
26 de outubro de 2010 às 21:06

“… nos sempre os destruimos com medo do inimigo usar como tubo de morteiro mas que bandido carioca sabe fazer isso?!…”

Não se engane com isso (acreditar que bandidos são desorganizados). É sabido e notório que há ex-militares recrutados entre eles… manuais de instruções de uso restrito são apreendidos em incursões nas favelas. uma simples busca no google por informações pode revelar detalhes estarrecedores para qualquer um… podem procurar :p

Marine
13 anos atrás

Celso,

Nao duvido da criatividade da bandidagem brasileira, mas dai a utilizar um tudo de AT-4 como morteiro, ter a municao no calibre necessario e o restante dos problemas dessa arma caseira sanados… Realmente penso que esteja alem da grande maioria da bandidagem, gracas a Deus!

Sds!

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

segue (notícia de 2003) corroborando que disse antes:

http://www.defesanet.com.br/noticia/odiafoguetes/

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

olhem para o fim da página (.url da notícia que postei acima). é informado nº de série e de onde possivelmente foi desviado… de 2003 para HJ, que foi feito? nada… :^(

Marine
13 anos atrás

Celso, Sem contar que o AT-4 disparo um projetil de 84mm e nao de 81mm como os morteiros ocidentais, segue ai uma descricao da arma para voce entender como nao e facil transforma-la num morteiro: “The AT4 may be compared to a less-expensive one-shot Carl Gustav recoilless rifle. The AT4 took many of its design features from the Carl Gustav, which operates on the principle of a recoilless weapon, where the forward inertia of the projectile is balanced by the mass of propellant gases ejecting from the rear of the barrel. But unlike the Carl Gustav, which uses a heavier… Read more »

Marine
13 anos atrás

Continuando com o problema serissimo da back blast (que alias seria engracado ver algum traficante tentando usa-la como morteiro):

“he disadvantage of the recoilless design is that it creates a large back blast area behind the weapon which can cause severe burns and overpressure injuries both to friendly personnel in the vicinity of the user and sometimes to the users themselves, especially in confined spaces. The back blast may also reveal the user’s position to the enemy.”

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Quero ver quem vai ser o corajoso a disparar um desses contra a polícia.

Humberto
Humberto
13 anos atrás

Olha, se eu fosse um policial e estivesse no meio de um pega para capar, vendo alguém me apontando esta coisa, não ficaria teorizando se o mesmo pode ou não estar carregado..Iria tentar me proteger o melhor possível.
[]

fn
fn
13 anos atrás

Traduzindo o que o Marine falou:(e resumindo)

Se tu tentar usar o tubo o AT4 como morteiro tem 99% de chance dele explodir na tua cara.
Ad Sumus
SDS

hkozamek
hkozamek
13 anos atrás

Esse era só o casco. Mas em 2005 ou 2006 um desses foi utilizado na tentativa frustada de resgate de criminosos no cadeião de Santo André – SP.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
13 anos atrás

Colt disse: 26 de outubro de 2010 às 21:11 Aqui em Belo Horizonte, a polícia faz greve quando bem quer, mas quando o cidadão de bem faz greve, é bala de borracha nas coisas, cegando um garoto de 10 anos, spray de pimentas nos olhos de todo mundo, inclusive de idosos e mulheres grávidas! Eu também não gosto de policiais por isso, mesmo sabendo que a raíz é o governo! É verdade, o Brasileiro é dissuadido pelo próprio estado, pois quando busca seus direitos, corre o risco de ser morto, ou por policiais fanfarrões (não estou generalizando) ou de ser… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
13 anos atrás

Não sou daqueles malucos da “ala radical”, mas bem que essa gente realmente não merece estar na política.

Marcelo Ramos Ruizree
Marcelo Ramos Ruizree
13 anos atrás

Embora haja histórico de carros da polícia do Rio de Janeiro destruídos por granadas explosivas de 40mm (disparadas de lançadores acoplados a fuzís M-16/AR-15), nunca uma única viatura policial foi destruída por um desses foguetes o qual poderia incapacitar o mais poderoso blindado do nosso Exército.No Brasil o AT-4 é empregado pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais Navais. Embora os Suecos sejam particularmente rígidos quanto a exportação de seus produtos militares, pelo menos um exemplar de AT-4, em condições de uso já teria sido encontrado em poder da criminalidade do Rio de Janeiro, na Favela de Acari. Especula-se… Read more »

fn
fn
13 anos atrás

Marcelo,muito boa a tua explicação juntando com outras aqui postadas estamos bem servidos de informações.
sds

JRodrigues
JRodrigues
13 anos atrás

Ridículo!!!publica aí se tens coragem.