Agora é oficial: o PMDB quer o ministro Nelson Jobim fora da pasta da Defesa. O líder da bancada na Câmara, Henrique Alves (RN), garantiu ontem que “o partido só vai indicar para o ministério ministros que votaram na presidente eleita” (Dilma Rousseff).

Ao seu lado, o presidente do PMDB e vice-presidente eleito, o deputado Michel Temer (SP), permaneceu em silêncio.

“O ministro Jobim e o ex-ministro Reinhold Stephanes são eleitores do (José) Serra”, completou Henrique, pouco antes de embarcar para Buenos Aires. Stephanes foi ministro da Agricultura, cargo ocupado hoje por Wagner Rossi, aliado de Temer.

FONTE: O Globo, via CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Berti
Berti
13 anos atrás

Acho que o “Nérsão” vai viajar…

Vader
13 anos atrás

Fora Lobim fanfarrão!

Marcos T.
Marcos T.
13 anos atrás

E quem sería o sucessor?
Alguem tem idéia?

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Fala-se muito de Jorge Vianna para esta pasta.
Parece que ele tem um bom relacionamento com a EADS.

Milan
Milan
13 anos atrás

Eu acho um absurdo, um “partido” determinar quem deve ser um ministro de estado. É lamentável sob todos os aspectos. Questões como competência, lisura, inteligência e liderança são secundárias. O que querem são holofotes e licitações, ah…muitas licitações…

jakson almeida
jakson almeida
13 anos atrás

Isso ta com cheiro do fim do rafale,agora olhem que interessante ,se coloca o gripen ng como escolhido da FX-2 e se anuncia um novo “FX-3” pra se escolher um caça de superioridade aérea,talvez o Eurofighter Typhoon,e ai se utiliza a turbina ERJ 200 no gripen ng.

Vilas Nobre
Vilas Nobre
13 anos atrás

Marcos T. disse:
11 de novembro de 2010 às 9:29
“E quem sería o sucessor?
Alguem tem idéia?”

Esta é uma pergunta muito boa que poderia gerar uma interessante discussão: quem hoje no Brasil seria a pessoa ideal para o Ministério da Defesa, aliando conhecimento técnico na área e capacidade de trânsito/articulação política ? Quem no Brasil (ou no PMDB, ao que parece) hoje se enquadraria neste perfil ?

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
13 anos atrás

Jobim já vai tarde!
Quem fica com os pés em duas canoas não é de confiança! Adios!

Aloisio
Aloisio
13 anos atrás

A Defesa precisa de um político forte para conseguir levar em frente seus projetos. Gostaria que o Jobim continuasse, mas parece que não vai dar certo. Meu medo é voltar ao esquecimento da época do FHC e início do Lula, ministros fracos e com pouco interesse na pasta.

Prefiro um político bem articulado, com muita influência no governo, mas com pouco conhecimento na pasta do que um expert no assunto, mas fraco no governo. Pouco conhecimento pode ser minimizado com uma boa acessoria e adquirindo know how com o tempo.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Tem males que vem para o bem…Jobim deu algumas pisadas na bola que não pegram bem. Lobby desavergonhado para a França, desmerecimento de relatorios tecnicos em prol de suas opiniões( aliança politica e T.T).

Mas realmente, se ele pensava em se perpetuar no cargo, ser amigo do Serra não ajudou. Mas na kinha opinião foi tarde.

Gbeck
Gbeck
13 anos atrás

Pois é.. escolhe o NG pro Fx-2 com a falada transferência de tecnologia e com o troco do Rafale compra de prateleira uns 12 ou 24 Eurofighter.. hehehehe. Quanto ao Jobim…. já vai tarde. Um ministro que compara jocosamente uma proposta séria de um avião de caça com engradado de refrigerante… fala sério.

João Augusto
João Augusto
13 anos atrás

Já vai tarde!
Foi bom para estruturar o Ministério e dar uma gotinha de notoriedade para a pasta mas, em compensação, fez cagadas épicas.
Agora está na hora de alguém mais bem assessorado(pelo menos) fazer um papel digno e honroso lá.
Que o seu sucessor saiba, ao menos, ser mais discreto quando for trair os interesses nacionais.
Vamos Gripen!

João Augusto
João Augusto
13 anos atrás

Acho que não deve escolher nenhum outro para ficar junto com o Gripen não. Ele vai ser muito bom, inclusive para superioridade aérea. O que se deve fazer é entrar num projeto de 5ª geração e, paralelamente, desenvolver armas eficientes. Talvez essa carência seja mais grave que a falta de vetores.

Edcreek
Edcreek
13 anos atrás

Olá, Ainda falam mal dele, foi o cara mais esperto do governo e não votou na sindica, kkkkkkk…. Como quem manda no governo é o PMDB(para variar um pouco) o Nerso vai sair da pasta, só espero que o “outro” não cancele tudo e começe do zero como nos outros governos por isso as FAA estão sucateadas por falta absoluta da continuidade. Já eramos para estar projetando/terminado( se houve continuidade dos projetos já feitos aqui no Brasil): Niteroi Amazonia Azul com 5.000 T de deslocamento e com 5X8 lançadores de Aster 15/30 e ou VL Mica para defesa anti-aerea/anti-missil; Barroso… Read more »

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Acho que o Rafale vai amargar mais uma, senão a pior derrota de todas (pois essa era contada como vitoria facil). Não deve ser somente isso, o fato de como o amigo falou “estar com cada pé em canoa diferente”. Acho que alguma discução ou desentendimento interno no MinDef e no PMDB minou o Jobim. Posso estar enganado, mas creio que o vencedor do FX jogou onde deveria, não no PT e sim no PMDB. Outra questão não seria esses discursos um tanto fortes que ele faz contra os EUA? Acho que isso pode ser um dos motivo dos EUA… Read more »

J Curitiba
J Curitiba
13 anos atrás

Já vai tarde!!!

Marcos SP Mooca
Marcos SP Mooca
13 anos atrás

O companheiro José Genoino é um nome dentro do PT para ministro da defesa… Aliás, já era nome cotado a anos atrás, só não foi nomeado à época pois temia-se repercuções negativas na caserna, hoje porém, graças ao novo ordenamento jurídico existente no ministério da defesa, onde os militares não tem mais nenhum poder político(regras implantadas pelo N. Jobin), a Dilma pode se sentir confortável para dar o cargo ao Genoino, o que diga-se de passagem tem muita probabilidade, uma vez que o mesmo é “companheiro de armas”(participou da luta armada como ela), tem alta afinidade política com ela, esta… Read more »

Darkman
Darkman
13 anos atrás

Olha tenho que comcordar com esse político.
A cada dia lendo as notícias pela imprensa vejo que o Rafale está ficando longe da FAB.
Acredito que possa dar GripenNG e depois mas um FX,para um caça de 5G e se tudo der certo PAKFA.

Batata do Nersão está assando !!!
(Desculpa o off topic).

Abs.

Capitain Kirk
Capitain Kirk
13 anos atrás

A saída do Jobim, se deve única e exclusivamente ao fato de ter votado no serra, contrariando assim, seu próprio partido, o PMDB. Mesmo que o PMDB o indicasse para ministro ele seria vetado pela presidente Dilma. Ela deixou muito claro que fará um ministério, que , seja uma equipe “una “. No governo dela, ministro que destoar, está fora.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Milan disse:
11 de novembro de 2010 às 9:44

Eu acho um absurdo, um “partido” determinar quem deve ser um ministro de estado. É lamentável sob todos os aspectos. Questões como competência, lisura, inteligência e liderança são secundárias. O que querem são holofotes e licitações, ah…muitas licitações…”

Chegou na minha frente……..Perfeito o comentario……São/Se comportam verdadeiras quadrilhas…………E ainda chamam(teimam) isso de democracia……….rsrsrs………….

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Porque não escolher um Ministro da Defesa militar ?

Mas sei que isso é improvavel…

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Outro nome cogitado para o Ministério da Defesa é o Senador Aloisio Mercadante, irmão do coronel Oswaldo Oliva Neto.

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

podem criticar o jobin, mais me digam , quem foi que mais correu atras da restruturação nos ultimos 30 anos. como alguem ai falou, pelo menos ele fez algo, vamos ver pelo lado bom , ele fez muito , pior se entrar outro politico que ta louco pra colocar a mão nesse mercado, corre muito lobby por tras, politica eh fo….

Nick
Nick
13 anos atrás

Já vai tarde Jobin Fanfarrão! (espero não queimar minha língua mais tarde) 😀

André
André
13 anos atrás

Mercadante??? Faz isso não…

Giordani RS
13 anos atrás

É…derepente ele está precisando de umas férias, sob a sombra da Torre Eiffel…

Brincadeira à parte, o que as FA precisam é de continuidade. NJ pode ter seus defeitos, mas sua saída agora pode representar um perigoso retrocesso.
Eu estranharia se o pmdb(em minúsculo mesmo) não visse a Pasta da Defesa como mais um cargo político, como mais um financiador de campanha…
🙁

o patriota
o patriota
13 anos atrás

acho válido,já que não deu apoio a Dilma na campanha e por muitas vezes se mostrou com amizade intima com o concorrente Serra,não vejo razão nenhuma para que continue na pasta a defesa!creio que teremos mudanças!!

V.T.G.
V.T.G.
13 anos atrás

E começou a palhaçada do PT!

Quero deixar bem claro que não estou defendendo a permanência do Sr. Joban como Ministro, estou apenas criticando o critério de escolha do partido.

Bastou votar na “presidenta” para se tornar apto o ser Ministro!

Este país tem o governo que merece!

Vader
13 anos atrás

André disse:
11 de novembro de 2010 às 12:17

“Mercadante??? Faz isso não…”

Porque não caro André? Alguém precisa arrumar um emprego pro mais novo desempregado do PeTismo paulista, heheheh…

gerson carvalho
gerson carvalho
13 anos atrás

Caros amigos, gostaria de sugerir o Sr. Paulo Vannuchi para o ministério da defesa. KKKKKKKKKKK!!!!!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Edcreek disse: 11 de novembro de 2010 às 10:13 Pois é… E não é no final do mandato que o Jobim mostrou ter uma qualidade? aahahahaahaha ———————————- Cor Tau disse: 11 de novembro de 2010 às 10:57 Mas você não se surpreendeu, certo ? ———————————– Giordani RS disse: 11 de novembro de 2010 às 12:35 O PMDB, vê tudo assim. ———————————– André disse: 11 de novembro de 2010 às 12:17 Concordo, Mercadante não! ———————————– Não é porque o Jobeta( putz..falei igual ao Supla ahahahahaha ) não votou na Dillma que eu agora irei gostar dele. É bom termos uma alternância… Read more »

gerson carvalho
gerson carvalho
13 anos atrás

Agora sério, vai ser alguem do PT que vai tentar liquidar de vez com o prestigio das FA. e quem poderá ajudar? , o chapolim….!

Ozawa
Ozawa
13 anos atrás

Aí ! Na onda do “clube da Luluzinha” que pretendem nomear nos ministérios, dizem umas 10 “ministras”, tá pintando uma mulher para pasta da Defesa…

Bem, eu voto na nossa colega Elizabeth que rotineiramente faz comentários de altíssimo gabarito e muita propriedade.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Marcos SP Mooca disse: 11 de novembro de 2010 às 10:33 A Dillma pode indicar até a chapéuzinho vermelho para o MD, que os militares irão aceitar. O problema é indicar um cidadão do patamar do Genoíno, para este cargo. Seria até interessante o Genoíno MD. Já ia chegar alterando o fardamento das FFAA. Criando o colete tático e coldre de cueca!!! A família tem experiência em usos alternativos desta peça de roupa. ahahahahahahahaahah Agora falando sério. Se querem alguém do PT… Esqueçam do PT de SP! Aqui estão os piores quadros do partido, metidos em tudo que é tipo… Read more »

Milan
Milan
13 anos atrás

José Genoino??? Aquele que delatou os “cumpanhero” antes mesmo do Exército perguntar?

Com esse cara, seria o fim. O fim.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

O PMDB quer, EU quero, Nós queremos!!!!

FORA Lobbyn!!!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Só digo uma coisa, companheiro de guerrilha ou não, qualquer um que vá para o MD vai fazer o de sempre NADA!!!!!! 😉

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Bom…o PC do B….sim, o PC do B, tambem mostrou interesse pela pasta e o nome seria Flavio Dino, ex-Deputado Federal, ex-Juiz Federal e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na gestão de Nelson Jobim.
Mas este eu já acho mais dificil…

Edcreek
Edcreek
13 anos atrás

Olá,

Se confirmar esse nomes, o que muitos achavam ruim(eu pessoalmente não acho tão ruim) vai ficar pessimo com os Ptralhas todos mamando…

Muito legal o que torna uma pessoa apta a um ministerio apenas fidelidade partidaria….

Brasil um pais de todos, desde que de com nariz vermelho.

Abraços,

o patriota
o patriota
13 anos atrás

agora esta ai a questão,quem será o substituto do Jobin?no PT a maioria foi perseguido na época da ditadura,e a maioria dos oficiais de alta patente eram oficiais naquela época,daí eu também pergunto,quem entrar será que vai se recordar daquela faze que o Brasil passou e desempenhará com qualidade o papel de ministro da defesa?será que teremos uma boa condução no reequipamento das forças armadas?

mario
mario
13 anos atrás

Se Genoino for indicado muda tudo, ai que o caça francês não ganha, talvez seja a consequência e a forma de salvar a “honra” do Jobin, caso a escolha não seja francesa ( caso ele tenha vergonha na cara, ele mesmo pede a conta )

Apollo2010Br
Apollo2010Br
13 anos atrás

Tem gente que ainda teima em acreditar q o PT , PC do B e etc são realmentes “VERMELHOS”…A parte mais ideologica do corpo humano é o bolso…a Politica brasileira a anos so tem um tipo de politico, que encontrou seu apice no lula, hora é contra os ” ricos” e fala como se fosse um popular ( dono da metade do ABC) e hora diz que nunca na historia desse país banqueiros e emprsarios ganharam tanto, ou seja politicos que dançam conforme a musica. Desculpem o desabafo Sobre a Pasta da desefa espero que venha alguem com certo nome… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

o patriota disse:
11 de novembro de 2010 às 14:16

Eu acredito que não deixaram para trás e nem a Presidente.

Se ela tivesse deixado para trás, não tentaria revogar a atual leida Anistia, que inclusive anistiou ela mesma e os seus companheiros, e impor o PNDH-3 que ela assinou sem ler !

Fora o bolsa ditadura que eles recebem.

Vários nomes para os comandos das FFAA, já foram colocados de lado por “problemas”, com movimentos ligados a subversão.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Afinal, essa notícia é boa ou ruim?

Se ele continuar, sabemos que não vai chover na horta das Forças Armadas, mas pelo menos temos vários programas em andamento!!

Se for substituído, o cara vai continuar com os projetos ou vai acabar com eles?

Esperança ou medo?

Como aqui tudo sempre muda, rola um certo receio muito grande.

Freire
Freire
13 anos atrás

KKKK,vai ser o Mercadante, filho de General e irmão de Coronel, rssss

Paulo Mendes
Paulo Mendes
13 anos atrás

Vai tarde, muito tarde!!! _____entreguista que fez acordo militar nebuloso e perigoso com os ianques e liberou o Rio para sediar uma base “civil”, tendo como pretexto o combate ao narcotrafico, mas que na verdade serah um QG da CIA em nosso Pais. O hipocrita desmoraliza nosso Pais, perante nossos
vizinhos, que compoem a UNASUL. Que moral teremos para protestar contra uma base militar ianque no Paraguai ou qualquer outro pais visinho????

AGILIZADOR
AGILIZADOR
13 anos atrás

Kara, acho que se mandarem o jobim embora eu vou chorar.
Mas, time que está ganhando nao se mexe…
Espero que a dilma e o presidente lula sejam a favor do Nelson Jobim pois ele fez muitas coisas boas…

Abraço

Marcos SP Mooca
Marcos SP Mooca
13 anos atrás

Alguém sabe onde anda o Almirante Mário César Flores? Até hoje, dos oficiais das Forças Armadas que eu vi é o mais competente, uma visão geopolítica ampla, há vinte anos atrás já defendia o esforço para se construir o submarino nuclear na MB, único nome de realce que lembro entre os militares, seria uma boa opção para ministro da Defesa, mas sabemos que “os companheiros” querem um nome político…

Gustavo Krepke
Gustavo Krepke
13 anos atrás

Como é que é??

O Cara votou mesmo no Serra??? OH Jobim!!! Ta cuspindo no prato em que come rapaz???

Com voto secreto… isso é intriga da oposicao!!!

Quer saber de uma coisa??? Se for mesmo… já vai TARDE!!!!

FANFARRAO

AGILIZADOR
AGILIZADOR
13 anos atrás

E outra, vou ser sincero, só “gostei” na dilma porque achava que ela ia seguir com oque já estava bom, espero que nao nos descepcione.

Abraço